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Ianaconi

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro)

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vai ver q é pq eu tb não entendi o que tu disse

:vts

 

 

 

eu ja sakei oq era minha duvida num site americano aki e entendi tbm oq vc kis dizer.

 

e meu alternador e fonte dão conta das 2 baterias de 120 suave

 

mais minha duvida esta ainda na ultima foto do tutorial onde fala pra por o cabo do alternador no bloco do motor.

 

onde eu vo por isso no bloco do motor?

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fera se eu entendi bem sua foto no seu caso vc vai ter ki meter uma solda ou adaptar um terminal de entrada.

segue o link:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219129216-terminal-adaptador-de-bateria-para-modulos-tsunami-audio-_JM

 

esse tipo ai vc coloca o cabo dentro dele parafusa o cabo e depois conecta no buraco ai do seu alternador. so n seu se terá como vc travar ele no alternador e ai que entra a solda neh.

 

 

vlw

 

 

Opa.. valeu a ajuda

 

Terminal eu já tenho..

 

Acho que não detalhei bem no post da duvida.. mas enfim, vamos lá.

Já tenho um terminal para o cabo.. a questão é como fixar a ponta do terminal que tenho nesse terminal do alternador. O terminal que tenho aqui é desse tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220440750-terminal-terra-para-cabo-ate-54mm2-negativo-banhado-_JM

 

Seria algum tipo de adaptador entre o alternador e o terminal do cabo.

 

 

De toda forma, agradeço a força ! []-[]

Editado por cmpicolo

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onde eu vo por isso no bloco do motor?

de forma geral, é no bloco ou na carcaça do câmbio, acho que quase todos carros são assim (além do monobloco)

se o teu não tiver este ponto, é só se utilizar do próprio ponto de aterramento dele, q deve ser em algum ponto do monobloco

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de forma geral, é no bloco ou na carcaça do câmbio, acho que quase todos carros são assim (além do monobloco)

se o teu não tiver este ponto, é só se utilizar do próprio ponto de aterramento dele, q deve ser em algum ponto do monobloco

 

 

 

intendido vlw.

 

=P

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Opa.. valeu a ajuda

 

Terminal eu já tenho..

 

Acho que não detalhei bem no post da duvida.. mas enfim, vamos lá.

Já tenho um terminal para o cabo.. a questão é como fixar a ponta do terminal que tenho nesse terminal do alternador. O terminal que tenho aqui é desse tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220440750-terminal-terra-para-cabo-ate-54mm2-negativo-banhado-_JM

 

Seria algum tipo de adaptador entre o alternador e o terminal do cabo.

 

 

De toda forma, agradeço a força ! []-[]

 

 

cara vc quiz dizer que o cabo de distribuição do seu alternador é desse modelo plug ai? se for ai eu n sei em, porque o meu é um rosqueado a parafuso onde eu posso por esse terminal que vc citou ter.

 

qual carro e quantos amperes tem seu alternador?

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galera, minha bateria marca 12.4, com o carro desligado

carro ligado sem farois acessos e sem ar fica em 12.78

carro ligado e com farois e ar ligado fica em 12.68

 

conforme os valores informados, eu estou com problemas na bateria ou alternador?

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galera, minha bateria marca 12.4, com o carro desligado

carro ligado sem farois acessos e sem ar fica em 12.78

carro ligado e com farois e ar ligado fica em 12.68

 

conforme os valores informados, eu estou com problemas na bateria ou alternador?

 

 

 

 

 

edit: duplicou

Editado por Nilson duarte

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galera, minha bateria marca 12.4, com o carro desligado

carro ligado sem farois acessos e sem ar fica em 12.78

carro ligado e com farois e ar ligado fica em 12.68

 

conforme os valores informados, eu estou com problemas na bateria ou alternador?

se não mediu no alternador não tem como saber

mede nos 2

e o problema pode ser na própria condução da corrente também (cabeamento positivo e negativo)

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pessoal,

 

to querendo otimizar o aterramento original do carro, só que não sei direito aonde é o cabo (+) e o (-) do alternador da Spacefox. Pensei em apenas adicionar 1 cabo de 21mm² no negativo.

 

Li e reli aí onde o pessoal diz para ligar no motor, na caixa ou no cofre, mas minha dúvida é: Como?

 

Como prender um cabo no bloco do motor ou no corpo da caixa? E se for no cofre, seria lixar uma área de contato e colocar o cabo preso alí com algum parafuso e conector?

 

Alguém aí já fez no Fox/Space/Cross fox e teria fotos para disponibilizar?

 

Obrigado.

 

Abraços

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Fortes, é utilizando os locais originais mesmo, que GERALMENTE são (quando falamos em negativo/massa) bloco, câmbio e/ou carroceria

pra saber qual é o + e o - do alternador, é só seguir pra onde eles vão, ora bolas! o + tem que chegar na bateria e motor de arranque

 

se tu fizer isso, avisa onde foi feito, pq quero fazer no meu carro tb

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Fortes, é utilizando os locais originais mesmo, que GERALMENTE são (quando falamos em negativo/massa) bloco, câmbio e/ou carroceria

pra saber qual é o + e o - do alternador, é só seguir pra onde eles vão, ora bolas! o + tem que chegar na bateria e motor de arranque

 

se tu fizer isso, avisa onde foi feito, pq quero fazer no meu carro tb

 

Cristiano,

 

Fui fazer no feriado do dia 20 o big 3. Fiquei surpreso com o aterramento original da spacefox, a bitola do (-) é QUASE a mesma Pompéia 21mm² que tenho disponível pra usar. Aí fiquei na dúvida, vale a pena fazer mesmo assim?

 

Sobre o alternador, o da Space é impossível de fazer sem levantar o carro em um elevacar ou então tirar o parachoque. O motor todo dela é baixo e aí fica muito ruim de fazer.

 

Sobre o aterramento extra, no bloco tem vários "furos" rosqueados, que é só colocar um parafuso e fixar alí o cabo. Pensei em adicionar (-) da bateria pro bloco e (-) do bloco pra carroceria, e deixar o (+) do alternador pra bateria de lado...

 

que que tu acha?

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bom, o cabo pompéia de 21mm² não tem tudo isso, deve ser por volta de 16mm² e o resto é capa

o original do Marea já é 16mm², e ainda assim quero fazer também o big3 (tenho o cabo 35mm² de cabo de solda comprado, só falta achar quem faça e tempo pra parar o carro)

 

na minha leiguice, fazer só o aterramento não melhora a "qualidade" do carregamento da bateria, tampouco a tensão final do sistema, que é dada em função de maior ou menor resistência dos condutores, e como quanto maior a seção do condutor menor a resistência...

seria MAIS IMPORTANTE fazer o positivo que o aterramento

 

mas como eu disse, estou falando pela minha leiguice, talvez outras pessoas tenha informações melhores

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Ianaconi

 

edita a primeira pagina e coloca esse video pra ajudar o pessoal

 

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Comecei a pesquisar mais sobre o BIG3, e me interessei em faze-lo no meu carro.

 

Mais o problema surge antes mesmo de tentar rs...

 

Possuo esse terminal de bateria no carro "http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=21_42&products_id=5623"

 

E ele esta sendo usado da seguinte maneira.

 

Entrada 35mm -> Mono

Entrada 21mm -> + do alternador

Entrada 16mm "que não é 16mm nem fudendo" -> Stereo

Entrada 16mm -> sistema do carro

 

Pelo o que eu li no tópico, o correto é ligar dois cabos positivos do alternador até a bateria. Mais como vocês podem ver, eu não teria onde ligar este outro cabo... Será que eu posso deixar somente um cabo indo do alternador até o positivo, ou um distribuidor 2 vias daria conta? Ou um terminal na ponta do cabo, com a boca grande o bastante pra entrar no positivo da bateria, ficando embaixo do terminal ja bastaria?

 

Abraços

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Eu não entendi o teu post... Sério mesmo!

E achei MUITO suspeito o texto do link

 

- 1 Entrada para Cabo de até 35MM (0AWG)

- 1 Entrada para Cabo de até 21MM (2AWG)

- 2 Entradas para Cabo de até 16MM (6AWG)

 

Essas medidas ai não batem se forem convertidas... Ou erraram feio no sistema métrico, ou erraram feio no sistema AWG

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Eu não entendi o teu post... Sério mesmo!

E achei MUITO suspeito o texto do link

 

- 1 Entrada para Cabo de até 35MM (0AWG)

- 1 Entrada para Cabo de até 21MM (2AWG)

- 2 Entradas para Cabo de até 16MM (6AWG)

 

Essas medidas ai não batem se forem convertidas... Ou erraram feio no sistema métrico, ou erraram feio no sistema AWG

35 é 2

21 é 4

16 axo que é 6 mesmo.

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Mas a questão é : erraram nos mm2, ou nos gauge?

Um dos dois está errado, mas como saber?

Enfim... Continuo sem ter entendido o tópico rsrsrs

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Bom, pra simplificar, esqueçam o que eu disse ae em cima rs...

 

Resumindo, como instalei esse terminal de bateria no carro, todos as entradas ja estão sendo utilizadas... Eis que surge o problema em se fazer o BIG3, não tem onde ligar o cabo vindo do alternador. Pensei em comprar um terminal de 25mm² e coloca-lo naquele parafuso que prende o terminal no polo da bateria. E outra coisa também, é referente ao cabo original do alternador, como antes ele tinha um terminal pra ser ligado na bateria, eu tive que retirar este cabo para liga-lo na bateria, porém, percebi que ele ficou um pouco curto e esticado. Tem algum problema em troca-lo pelo de 25mm² também?

 

obs. As medias desse terminal estão completamente erradas, se soubesse que era assim, não teria comprado. Mais para melhorar a situação, eu comprei uma broca para aço, e estou literalmente arrombando essas entradas rs. Agora só me falta estanhar a ponta dos cabos e refazer a ligação.

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Não use terminal naquele parafuso de aperto junto ao borne da bateria, vai acabar danificando o polo da bateria e não vai conseguir aperto ideal.

 

[]'s

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Quais marcas de cabos vocês usam?

 

Acho que tem que ser bem resistente ao calor, não?

 

Vocês usam alguma proteção extra pra cobrir toda a extensão dos cabos? Como techflex, conduite civil, ou outra coisa?

 

E os conectores, vocês usam qual e como vocês fazem pra crimpar eles nos cabos? Fiquei sabendo que tem uma ferramenta própria de concessionário ou linha de montagem pra fazer isso.

 

Vou usar cabo de 54mm2 e acho que tem que ser os conectores mais grossos possíveis.

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Tenho a mesma duvida thiago... E tmb nao entendi como colocar um cabo do chassi para o motor. Onde no motor???

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No meu carro eu to utilizando Prysmian da linha Afumex 1kV, que suporta até 90ºc em operação normal(e suporta até 250ºc em curto-circuito).

 

Uma coisa que vale também, testei esse final de semana e obtive melhoras foi na otimização do aterramento da bateria extra.

 

Meus amplificadores estão ligados tanto (+) quanto (-) na bateria extra e dela saiam os cabos para o aterramento dela e dos amps. Adicionei mais 2 cabos de 10mm² no aterramento da bateria extra e já obtive melhora no carregamento da mesma.

Editado por Fortes

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No meu caso, eu vou ter que substituir a fiação original por fios novos 54mm. E tenho que ter 100% de confiança na conexão do cabo ao terminal olhal, porque uma zebra e o carro pode pegar fogo.

 

Os cabos originais tem conectores muito parrudos e são crimpados creio eu com uma máquina bem especial pra dar um aperto daqueles.

 

Agora andei olhando uma outra solução, não sei se é melhor ou não:

Consiste em usar uns cilindros pequenos de solda dentro do terminal olhal, depois coloca sob fonte de calor (maçarico por exemplo) e empurra o cabo com a ponta já descascada até o fim, pronto cabo com solda totalmente selada, muito legal.

 

 

Tenho a mesma duvida thiago... E tmb nao entendi como colocar um cabo do chassi para o motor. Onde no motor???

 

Thalles eu não sou nenhum expert em elétrica, posso tá enganado, mas vou falar o que acredito.

Esse cabo funciona como se fosse o negativo do alternador, pois o bloco do motor tá conectado ao alternador.

De modo que você pode aterrar o bloco do motor no chassis ou direto ao negativo da bateria.

Tem gente que fala que pode-se aterrar direto o alternador no chassis ou ao negativo da bateria.

 

No meu carro, um Vectra 08 o bloco do motor é aterrado direto no negativo da bateria, na verdade sai um cabo do negativo da bateria que vira um Y indo uma ponta pro chassis e a outra pro bloco do motor, informações dadas pelo mecânico na concessionária.

Então no meu caso, eu vou preferir aterrar o bloco do motor direto na bateria.

 

Você tem que ver aonde é o aterramento original do seu carro, eu usaria o mesmo local.

O local geralmente é um grande parafuso na carcaça do bloco.

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