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Ianaconi

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro)

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Pelo que eu havia entendido o fusível teria que ser igual a amperagem do alternador. No meu caso meu alternador gera 90A, então eu comprei um fuse de 100A já que não tinha de 90A, fiquei com medo de colocar um de 80A e o bicho partir..

 

Ainda não fiz no meu carro mas será em breve, já está tudo aqui.. Cabos de 4AWG, porta fusível MANL..

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Tópico exelente parabéns ianaconi [-]

Mas e quanto ao ruido e possível que tenham sido causados pelo BIG 3?

Alguem pode tirar essa duvida?

Editado por japacns

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Olá amigos me surgiram algumas dúvidas, quais são os melhores pontos para serem realizados aterramentos?

Alguem possui fotos do processo de instalação do BIG 3?

Grato.

Editado por Al!son

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Fiz hoje no meu Celta 2009, BIG3 com cabos 21mm.

Antes o mega capacitor marcava 13,2 com carro ligado e conta giros no 10, depois do BIG3 com carro ligado e contagiros no 10 esta marcando 13,9.

ganho de +- 0,7V.

 

 

Edit:

Após fazer o BIG3 meu som esta captando ruído do motor, o que a antes era quase imperceptível agora ficou bem alto.

Será que o BIG3 é o culpado por isso?

Amigo verifique o fio remote do seu amp e os cabos de velas, este problema pode ser decorrente de algum deles.

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Por isso que eu amo esse forum !!

muito obrigado lanaconi, foi muito util para mim !

 

Abraços

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Galera estou fazendo no meu corsa, so que surgui uma duvida,

 

na ligação original ta assim.

 

+ do alternador no + da bateria

 

- da bateria no chassis

 

- do bloco no - da bateria

 

 

sera que se eu ligar o - do bloco no - da bateria terei problemas?

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Galera estou fazendo no meu corsa, so que surgui uma duvida,

 

na ligação original ta assim.

 

+ do alternador no + da bateria

 

- da bateria no chassis

 

- do bloco no - da bateria

 

 

sera que se eu ligar o - do bloco no - da bateria terei problemas?

 

 

Problema algum cara, sendo que vai ter 2 pontos de aterro, bloco e chassi

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caros, já perguntaram aqui e ninguem respondeu, alguem já fez no peugeot 206?

 

o alternador é bem ruim de se chegar, e o fio passa por tras do motor.

 

tem problema se passar o fio por cima do coletor? junto da mangueira da DH, ou criar um suporte para ele passar em paralelo com ela?

 

foto para ilustrar :

2166AF_1.jpg

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Desinterrando [^] kkkk

 

 

Galera seguinte tive olhando fiação do meu alternador Gol g4 e da vergonha ate heiuhehei fio + num é nem de 10mm :(

 

tava querendo faze o tal Big 3 mas mas o fusivel ali que tem que adicionar. por exemplo meu alternador é de 75ah então colocaria um fuse de 80ah? certo?

 

e no caso dos fios + só irei aumentar a bitola irão passar pelos mesmos locais e entrando no fuse pra depos pra batera. certo?

 

 

eo negativo pelo que andei vendo assim meio rapido nao tem fio do alternador a lata :X só si eu nao vi. mas vou verificar isso.

 

si no caso de nao ter o fio - do alternador a lata do carro quer dizer que ta tudo aterrado direto no motor cerrto?

 

dai no caso precizaria adicionar um fio do alternadoor a lata do carro? ou nao precizaria ai???

 

Valeu galeraaaaa [-]

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pessoal, olha só...

 

depois q eu coloquei meu som (assinatura) já por 3 vezes a bateria morreu e o carro não pegou (sempre depois de uns 3 ou 4 dias de o carro ficar parado)

 

será que tem alguma coisa a ver? o que pode ser?

 

o alternador do carro é 120A, bateria original é 60A, mas estou com uma de Moura 65A (comprada a + - 1 ano)

hj o seguro veio fazer o carro pegar e eu pedi pra medir a tensão com o carro ligado, estava dando 13,6 ~ 13,7V

 

se eu fizer o BIG3 mando mais carga pra bateria e sano este problema de a bateria não suportar ficar tanto tempo sem receber carga?

posso fazer com cabo elétrico normal (BEEEEM mais barato, só que bem mais rígido tb) ou é melhor fazer com cabo de força? pq escolher um e não o outro?

eu estava lendo uma tabela, e lá diz que pra tensão de 65A (70 na verdade) o certo é um cabo de 21mm, já para 130A seria um imenso cabo de 54mm :blink: (joguei um pouco pra cima pq a tabela não tem exatamente os valores da bateria nem do alternador)

se for pra colocar um cabo de 54mm eu tiro o q tem e deixo só o novo, pq quem conhece Marea (meu carro) sabe que no cofre não tem espaço nem pra um fio de cabelo a mais!

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Brother dvd 2 din da pioneer consume bateria mesmo depois de desligado, já passei por isso, o recomendado e ligar o dvd no pós chave, assim quando retirar a chave, ele corta a corrente para o DVD, evitando o consumo indevido , Ok.

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Brother dvd 2 din da pioneer consume bateria mesmo depois de desligado, já passei por isso, o recomendado e ligar o dvd no pós chave, assim quando retirar a chave, ele corta a corrente para o DVD, evitando o consumo indevido , Ok.

Uso e recomendo:

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=153234

 

E nem estou mais usando Dvd...

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Brother dvd 2 din da pioneer consume bateria mesmo depois de desligado, já passei por isso, o recomendado e ligar o dvd no pós chave, assim quando retirar a chave, ele corta a corrente para o DVD, evitando o consumo indevido , Ok.

mas então os "monoDIN" tb, pq o meu é assim...

bem q eu tava desconfiado de ser o rádio

valeu pela luz

:legal:

vou falar com o instalador sobre isso e pedir pra ele refazer este detalhe

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Galera, alguém já fez o BIG3 no Astra?

 

To pensando em fazer, para assim quando colocar uma bateria auxiliar tb não ter problemas.

 

Estou querendo colocar um de 21mm que já tenho aqui e manter o original ou comprar um de 35mm e tirar o original. O que acham?

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Olá pessoal,

eu comecei a fazer o big3 no meu carro (206 2002/2003), quando cheguei no alternador,

ele tem 2 fios, um de1,5mm e outro de 16mm.

mais o de 16mm passa pelo motor de arranque.

16mm faz o trajeto alternador + arranque + bateria.

é esse que tenho que acrescentar?

ou é o de 1,5mm que tem um plug de plastico para conexão.

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Olá pessoal,

eu comecei a fazer o big3 no meu carro (206 2002/2003), quando cheguei no alternador,

ele tem 2 fios, um de1,5mm e outro de 16mm.

mais o de 16mm passa pelo motor de arranque.

16mm faz o trajeto alternador + arranque + bateria.

é esse que tenho que acrescentar?

ou é o de 1,5mm que tem um plug de plastico para conexão.

isso ai

o positivo é ALTERNADOR-ARRANQUE-BATERIA

o negativo é BATERIA-CAIXA/MOTOR-MONOBLOCO/LONGARINA (geralmente)

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Um tópico de poucas palavras mas que se tornou eterno.

Parabéns Diogo Ianaconi.

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Cavando aqui.

Tópico de real importÂncia.

Ja fiz isso em meu antigo carro e foi tiro e queda para a alimentação do som, sem falar nas piscadelas do farol.

Lembrando que o fuse é um item de sgurança, realmente todo cuidado é pouco.

:legal:

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bah eu to pra fazer essa bagaça aí de "grande árvore", mas quem diz que eu acho algum autoelétrico que tenha coragem de montar o esquema pra mim?

:unsure:

só me falta os terminais pra bateria, que no caso quero tipo engate rápido, mas tô na dúvida ainda sobre alguns, já que o terminal que eu vou usar é olhal pra cabo até 70mm (meu cabo vai ser 50mm, mas o terminal de 50 não permite que ele entre, vai entender)

os 3 terminais que estou vendo

o da FIAT

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207082509-terminal-de-bateria-negativo-original-fiat-c-engate-rapido-_JM

 

genérico

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-205269510-terminal-de-bateria-de-engate-rapido-jeep-lancha-jet-gerador-_JM

 

este parece melhor que o anterior, mas só com uma foto, não ajuda na escolha

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207841875-terminal-de-bateria-com-engate-rapido--_JM

 

este não é rápido, mas é bonitão

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203984763-frete-gratis-terminal-cabo-bateria-negativo-e-positivo-o-par-_JM

este último é quase certo q não vai ser, pois se não permite conexão via terminal olhal, não permite muito upgrade

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Galera, minha duvida é a seguinte.

 

Qual terminal usar para finalizar o BIG 3 da bateria para o alternador.

Pelo seguinte, observem a foto:

 

conectordoalternador.jpg

não é meu alternador.. imagem ilustrativa

 

O terminal "original" do alternador não comporta um cabo de 21mm ( cabo que estou usando no Big 3 )

Existe algum terminal que sirva para a situação ou tenho que fazer alguma adaptação ?

 

Valeu !

Editado por cmpicolo

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duvidas sobre a ultima foto do topico os cados de motor - alternador? vcs axam legal fazer no meu carro um fox cujo alternador de 90ah original cabos 10mm.

eu tenho 2 baterias de gel 120ah e uma fonte 100ah será ajudaria no meu set de som esse big 3 para carregar as baterias de gel. segue link da fonte: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219928052-fonte-automotiva-digital-100-amperes-144v-oxhi-zombie-_JM

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primeira coisa a saber é quanto de alternador mínimo tuas baterias precisam

minha bateria tá "justa" no sistema (ainda sem o Big3), pois precisa 120Ah, o mesmo que o alternador entrega

esta dado está na bateria ou catálogo do fabricante, normalmente

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intendi nd do que vc falou mais td bem.

 

 

 

 

ai galera vamos postar as fotos ai dos seus big 3.

 

 

abraço pra geral.

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Galera, minha duvida é a seguinte.

 

Qual terminal usar para finalizar o BIG 3 da bateria para o alternador.

Pelo seguinte, observem a foto:

 

conectordoalternador.jpg

não é meu alternador.. imagem ilustrativa

 

O terminal "original" do alternador não comporta um cabo de 21mm ( cabo que estou usando no Big 3 )

Existe algum terminal que sirva para a situação ou tenho que fazer alguma adaptação ?

 

Valeu !

 

 

 

fera se eu entendi bem sua foto no seu caso vc vai ter ki meter uma solda ou adaptar um terminal de entrada.

segue o link:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219129216-terminal-adaptador-de-bateria-para-modulos-tsunami-audio-_JM

 

esse tipo ai vc coloca o cabo dentro dele parafusa o cabo e depois conecta no buraco ai do seu alternador. so n seu se terá como vc travar ele no alternador e ai que entra a solda neh.

 

 

vlw

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