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Ianaconi

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro)

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Olha, voce aterra a bateria original na lata (do jeito que vem de fábrica, voce só aumenta a bitola desse aterramento), ae a bateria extra, voce aterra no chassi também, com cabeamento grosso.

EU acho que é so isso mesmo.

 

Entendi a dúvida ou viajei?

 

Entendeu sim!

 

Eu queria saber exatamente isso, se a bat auxiliar também precisava ser aterrada ao chassi, ou se um aterramento bem feito na bat do cofre apenas já resolveria.

 

Pelo jeito então o ideal é aterrar a auxiliar também né... correto?

 

Muito obrigado pela ajuda!

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Pessoal, e quanto ao terminais para o contato com a lataria do carro, qual dos dois tipos abaixo é melhor?

 

Pezinho:

th_IMG_0712_resize.jpg

 

Anel crimpado e depois soldado:

th_IMG_0701_resize.jpg

th_IMG_0702_resize.jpg

th_IMG_0714_resize.jpg

th_IMG_0715_resize.jpg

 

(Vou melhorar essa solda ainda)

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Entendeu sim!

 

Eu queria saber exatamente isso, se a bat auxiliar também precisava ser aterrada ao chassi, ou se um aterramento bem feito na bat do cofre apenas já resolveria.

 

Pelo jeito então o ideal é aterrar a auxiliar também né... correto?

 

Muito obrigado pela ajuda!

 

Nossa, tinha esquecido de você, me desculpe cara!

Rapaz vou falar aqui o modo como eu faria se usasse bateria auxiliar, mas não deixe de ler os artigos e também de dar uma pesquisada boa, já que vc está gastando uma boa grana é bom saber a respeito e não deixar na mão de quem está instalando.

 

Então, usaria cabos bem grossos por ex 35mm para garantir, ultimamente estou assim quanto a alimentação, é melhor sobrar sempre do que ter que comprar outros cabos depois.

 

Bateria da mala:

Aterrada na lata da mala, positivo vindo do borne da bateria do cofre com fusível.

 

E fazer o BIG normalmente com cabos grossos também.

 

Se for para deixar seu aterramento como está eu reforçaria mais no negativo da bateria do cofre mesmo, assim como você sugeriu.

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Pessoal, e quanto ao terminais para o contato com a lataria do carro, qual dos dois tipos abaixo é melhor?

 

Pezinho:

Anel crimpado e depois soldado:

 

(Vou melhorar essa solda ainda)

Eu usaria o anel crimpado que é mais barato e menor, bom para colocar ali nos locais adicionais do carro.

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Então, usaria cabos bem grossos por ex 35mm para garantir, ultimamente estou assim quanto a alimentação, é melhor sobrar sempre do que ter que comprar outros cabos depois.

 

Bateria da mala:

Aterrada na lata da mala, positivo vindo do borne da bateria do cofre com fusível.

 

E fazer o BIG normalmente com cabos grossos também.

 

Se for para deixar seu aterramento como está eu reforçaria mais no negativo da bateria do cofre mesmo, assim como você sugeriu.

 

Fala ae cara, obrigado pelas instruções!

 

Bem, estou suando cabos 34mm pra conactar uma bateria à outra. Acho q tá bom né.

 

Esses cabos que ligam uma bateria à outra, + com + e - com -, passam por um disjuntor. É o mesmo q usar um fusível?

 

O BIG3 vou fazer com cabos adicionais de 21mm, tá bom? (já tenho os cabos)

 

Vlw!!!!!!!!!!

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Fala ae cara, obrigado pelas instruções!

 

Bem, estou suando cabos 34mm pra conectar uma bateria à outra. Acho q tá bom né.

 

Esses cabos que ligam uma bateria à outra, + com + e - com -, passam por um disjuntor. É o mesmo q usar um fusível?

 

O BIG3 vou fazer com cabos adicionais de 21mm, tá bom? (já tenho os cabos)

 

Vlw!!!!!!!!!!

 

O disjuntor está só no cabo positivo neh? Como é o disjuntor? Existem sim disjuntores que podem ser utilizados em som automotivo.

 

E quanto ao 21mm já que tem pode fazer porque vai melhorar, o meu foi com 25mm. Mas adicione 2 cabos ao inves de 1 do negativo da bateria para o chassis.

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Do big 3 entendi 80%:

 

1 - Adiciono 1 cabo de 21mm, protegido com mangueira corrugada pra melhor proteção, do negativo da bateria até o chassis (lixado, sem tinta). Uso qual conector?

2 - Adiciono 1 cabo de 21mm, protegido com mangueira corrugada pra melhor proteção, do positivo da bateria até o alternador. De novo, qual bom conector usar?

3 - O cabo do chassis até o motor, eu nem sabia que existia hehehe!

 

OBS1: Quantos A deve ter o fuse do porta fusivel do cabo que vai do positivo ao alternador (60A? Creio que o alternador do celta seja +- isso)

OBS2: Adicionando cabos de 21mm nos 3 passos acima, está de bom tamanho pro meu sistema? Vi gente passando 35mm e o Ianaconi disse que o certo seria 50mm...

OBS3: Irei comprar: os cabos, mangueira corrugada para proteção dos cabos (pra todos 3?), porta-fusivel e fusivel e conectores. Preciso da ajuda de quais itens exatos devo comprar.

OBS4: Irei mandar 1 bom eletricista fazer tudo isso pra mim porque eu não me arrisco nisto não hehehe!

OBS5: Alguém aí de Sorocaba ou Votorantim querendo ganhar um troco R$ pra instalar isso pra mim? (rs)

 

Obrigado!

Fábio Lima

Editado por kintosh

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Mandei fazer hoje um small 2 aqui.... é small 2 pq seria um big3 pela metade... mandei na auto elétrica pq so meio medroso pra mecher nessas coisas. Foi adicionado um cabo de 10mm (só isso mesmo) ao aterramento e mais um de 10mm ao positivo. Melhorou MUITO ! Tava dando 13.5v-13.6v e as luzes piscando bastante com os graves (mesmo com capacitor) agora foi pra 14.2v-14.3v e não pisca mais nada.

Não segue bem a proposta do big3 que é mais voltado ao aterramento, mais mesmo assim já foi um grande melhora.

 

Ah esqueci de citar, esses 14.3v foi com alguns acessorios eletricos ligados, pois com tudo desligado depois medi aqui em casa e chegou a 14.5v

Editado por FanatiC

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Acho que ta bem explicado ali.

 

Cada carro tem o posicionamento diferente dos cabos.

 

Qualquer dúvida só levar na auto elétrica e pedir um auxílio.

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Além do vídeo da Rockford Fosgate, tem esse também que encontrei hoje:

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Mandei fazer hoje um small 2 aqui.... é small 2 pq seria um big3 pela metade... mandei na auto elétrica pq so meio medroso pra mecher nessas coisas. Foi adicionado um cabo de 10mm (só isso mesmo) ao aterramento e mais um de 10mm ao positivo. Melhorou MUITO ! Tava dando 13.5v-13.6v e as luzes piscando bastante com os graves (mesmo com capacitor) agora foi pra 14.2v-14.3v e não pisca mais nada.

Não segue bem a proposta do big3 que é mais voltado ao aterramento, mais mesmo assim já foi um grande melhora.

 

Ah esqueci de citar, esses 14.3v foi com alguns acessorios eletricos ligados, pois com tudo desligado depois medi aqui em casa e chegou a 14.5v

 

 

Posta mais detalhes disso ai cara, também so meio medrozo pra essas coisas de elétrica

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vo arranja uns cabo e faze isso no jipao do meu pai!!hehhehe

com ele ligado e o som da 11,6 ta loco mtoo ruimm

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Como pretender os cabos no borne da bateria?

 

No negativo ta ficando complicado, alem dos originais, ja tenho mais 3 cabos grossos (2 amps + big 3). O que fazer?

 

Valeu,

Marcus DT

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Existem vários terminais de bateria no mercado.

 

Ja achei na internet, mas nao estou achando para comprar nas lojas " comuns " .

 

Alguem teria uma dica de algum carro especifico, ou caminhao, que atende a nossa necessidade?

 

Sem condicoes de pagar 170 reais por um de grife...

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Alguém já fez no Gol G4? Estou com dúvidas:

 

- Parafuso do alternador (para fixar cabo que vem do positivo da bateria): ele possui uma capa preta (vide foto, ao embaixo/ao lado da marca azul), essa capa me parece fixa a cabeça do parafuso. Como devo retirá-la?

alter01.jpg

alter02.jpg

 

- Cabo do chassi para o motor: Posso utilizar o parafuso que prende o alternador no motor né?

 

- Cabo negativo bateria para o chassi: Posso utilizar o terra original (fica na parede corta-fogo)? Ou vocês indicam algum outro (não vi nenhum próximo da bateria que seja melhor que esse)?

 

Valeu,

Marcus DT

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Posso apenas fazer parte do Big3 ??

 

tava pensando em apenas por os cabos entre o chassis e a bat, e o bloco do motor e chassis

 

aquele entre o alternador e a bat, to na duvida ainda, pela questão do fusivel, tem que por ou não ?? ou ao inves disso, posso apenas trocar o fio original entre o alternado e a bat ?? dai ponho ou não o fuse ??

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cara acho o seguinte...seu carro só tinha os originais..e funcionava, então qualque fio que voce adicionar vai ajudar..

claro, também não vai me por um fio de 2.5mm neh..?!eu vou usar de 21mm..(só achei de 10mm, então vai se esse memo)

 

e quanto a adicionar o fusivel do alt. a bateria acho inutil..só acho que seja preciso se vc fazer um serviço bem porco com perigo de dar curto no alternador ou se no original tiver...pode ver que no video da RF os cara que manja muito e fizeram um cabo bem isolado não usaram..

 

e quanto a utiliza o mesmo parafuso do terra original..pode ser, melhora, mas eu colocaria em outro lugar...

 

 

[]s lukinhas

Editado por lukinhas.killer

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meu vo ti fala, o cabo do meu alternador tenho quase certeza que é de 4mm, pela noção no olhometro que tenho de cabos tenho certeza que é

 

 

tenho 150A de bateria e 45 de alternador ele não as carrega direito será que compensa fazer esse upgrade?

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