Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

_TrIo_Pancadão_

Agora é Pra Valer (novas Ideias) Help

Recommended Posts

Postado em

Galera graças a deus as coisas estam andando e voltar a dá continuidade no meu projeto, bem simplificando escuto muito forró, funk e axé, e as vezes racha de som.

Bem tinha em mente seguinte projeto:

-02 Eros SDS 18" 800wrms 8Ohm = R$ 1.200,00

-02 Oversound MG 12/400 8Ohm = R$ 600,00 (já tenho)

-01 SD 1000 4Ohm = R$ 550,00 (já tenho)

-01 SD 2300 4Ohm = R$ 1.050,00

-02 D405 + ST302 num Hurricane 4.120 ( a comprar) ou usar TI 2". faixa de R$1.000,00

Total na faixa de R$4.400,00 a R$ 4.500,00 fora instalação, alimentação, crossover ia passar dos R$5.000,00

Bem desse projeto ia usar Bandpass 6ºOrdem pros Eros e talvez troca-se os eros por tornados ou over bruthus 1.200 e no caso pegaria um SD3000, mais aew só se a grana aumentar, e se tocar realmente mais na Bandpass. Ideia da bandpass do IvoAcioly, pra detonar do forró e tremer tudo.

Bem ai conversando e vendo os custos são bem altos ai vou demorar e tal pra montar ai tava pensando em algo com melhor custo x beneficio q monta-se mais rápido e que não fizesse vergonha ai surgiu ideia do ivo de usar os protech, ai venderia o SD 1000 4Ohm + os MG 12/400 8OHM

E surgiu o projeto

-8 Protech de 12" 350wrms R$ faxa de R$1.100 com certeza ia vê desconto aew

-1 SD 3000 R$ 1.100 (semi-novo)

-02 D405 + ST302 num Hurricane 4.120 ( a comprar) ou usar TI 2". faixa de R$1.000,00

Isso daria na faixa de R$3.300,00 a R$3.500,00, é um diferença grotesca de preço q daria pra pegar boa bateria, boa crossover megacapacitor e lógico economizar, mais e aew, será que os de 12" vão agradar no forró, bater longe e bonito como os de 18" + MG, será qa diferença é grande entre os dois sistema, qual bateria mais forte?

Dicas sugestões?

Postado em
olha ... Eu não aconselho esse set não ... se fosse pra pegar protech , pegaria os de 15" ... de 12" o grave que vc quer , ele não vai dar !

Grande guto, meu medo é esse prq o grave de falante de 18" que, curti forró sabe como é a porrada é segura, redonda e treme tudo, o q vc acha a Bandpass 6ºOrdem é uma boa no lugar da tradicional dutada? qual desses atuais falantes vc iria SDS 800,1000 ou tornado 1100 ou investir mais nos bruthus 1.200w?

E o q acha dos MG 12/400?

Postado em

Com TODA certeza eu iria de 2 SDS de 18 de 800 RMS ... pois esse de 1000 ae pecou em alguns parâmetros pra deixar ele mais forte ... num vale a pena (ao menos ao MEU VER)

o que é mais gritânte é o BL de ambos ... horrível (o de 1000 , comparado com o de 800)

agora de médio grave eu não posso opinar , pois nunca escutei esse Over ...

mas se vc tiver possibilidade de colocar um parzinhu de Selenium MB3P de 12" seria show hehehe

Postado em

descrobri uma coisinha aqui que fez eu mudar minha opinião a respeito dos Protech no seu sistema !

mas eu colocaria os de 15" (woofer)

olha esse gráfico :

imagemqi3.th.jpg

Caixa MINÚSCULA e band pass ainda por cima ...

o que vc pode fazer é o seguinte :

4 de 15" nessa band-pass e 4 de 12" em seladinha ... Ficaria MUITO FILÉ !

OBS: até eu fiquei passado com esse gráfico ... nunca tinha brincado com BP pra esse woofers !

Postado em
só mais uma comparaçãozinha ...

Gostei viu !

imagemtr0.th.jpg

nao adianta muito......

mesmo que vc faça em bandpass os 2 de 15 protechs deles equivaleriam a 1 de 18 sds em dutada.....

vc colocou 75L pra cada.... 75x4woofers = 300L

com essa litragem vc faz uma bandpass pra 2 de 18 sds que vai dar pau indo e voltando nos protechs woofers.....

Postado em

De certa forma eu discordo de vocês!

Guto... você comentou que a resposta ficaria ruim nos protechs e talz.. tudo bem! Mas vc comparou protech Woofer né? E com a resposta indicada pelo rafael, ou seja, pra tocar apenas um par!

Ultimamente tava fazendo uns projetos loucos, e com ajuda do Charles (Teixeira Palio G3) a gente chegou à seguinte conclusão:

3 protechs SUB 12' em caixas de 60lts SURRAM 1 SDS15'

e...

3 protechs SUB 12' em caixas de 60lts tocam um pouco mais q 1 SDS18'....

Portanto, como a comparação (em proporção) foi 4 protechs 12' x 1 SDS... eu já afirmo: Se a caixa for bem feita, os protechs vão estuprar o SDS 15' e ganhar com uma folguinha do SDS 18', fora o menor delay e etc etc...

A caixa indicada pelo Rafael é mto boa, mas pra uso simples, com um par ou dois no max! A partir de 4 woofers, vc pode tentar uma caixa mais "flat" que o acoplamento se encarrega de ajudar o SPL!

Vejam abaixo as comparações (gráficos):

Simulação 1 Eros 815SDS vs 3 Subs Protech Light 12"

http://www.photodump.com/TeixeiraPalioG3/S.../SimuBloom.html

Simulação 1 Eros 818SDS vs 3 Subs Protech Light 12"

http://www.photodump.com/TeixeiraPalioG3/S...SimuBloom2.html

....se repararem no gráfico, 3 protechs versus 1 SDS é corvardia! o 18' quase chega, mas 3 x 1 é pesado! Admito que o SDS é MUITO competente... mas por mais 'forte' que o cabra seja, bater em três não é facil!!!

Segundo o amigo Charles:

Todos os sistemas e falantes citados recebendo um total de 1250w.rms, e a caixa fiz a melhor possível, que tocasse bem, descendo bem, e tentando ser plana, mas tomando cuidado com xmax e delay.

Guto.. afinal, vc não lembra a simulação que vc fez certa época.. onde 4 upgrades 10' conseguiam tocar o equivalente a um 18SUB800 da over? Então.. protech 12' tem mais SPL, desce mais... e consequentemente, toca mais!

AH, antes q venham dizer: " vc comparou 3x1, o tópico é 8x2"... Meu post serviu como guia... se 3x1 os protechs levaram, 4x1 a vantagem é garantida! E se dobrar tudo, continua a mesma coisa, só que os dois sistemas rendendo mais (tnato protechs quanto SDS).

EDIT: Acima de 200hz os SDS levam... porém, se a intenção é via de subgraves, deixa os 4/8 subs 12' mesmo.. e coloca os MG 12/400 citados, ou eros 312L (eu preferiria esse) :legal:

Já vi vídeo de Eros 312L tocando 50~70hz... então pra ele, 200hz pra cima é fichinha!!!

Postado em
De certa forma eu discordo de vocês!

Guto... você comentou que a resposta ficaria ruim nos protechs e talz.. tudo bem! Mas vc comparou protech Woofer né? E com a resposta indicada pelo rafael, ou seja, pra tocar apenas um par!

Ultimamente tava fazendo uns projetos loucos, e com ajuda do Charles (Teixeira Palio G3) a gente chegou à seguinte conclusão:

3 protechs SUB 12' em caixas de 60lts SURRAM 1 SDS15'

e...

3 protechs SUB 12' em caixas de 60lts tocam um pouco mais q 1 SDS18'....

Portanto, como a comparação (em proporção) foi 4 protechs 12' x 1 SDS... eu já afirmo: Se a caixa for bem feita, os protechs vão estuprar o SDS 15' e ganhar com uma folguinha do SDS 18', fora o menor delay e etc etc...

A caixa indicada pelo Rafael é mto boa, mas pra uso simples, com um par ou dois no max! A partir de 4 woofers, vc pode tentar uma caixa mais "flat" que o acoplamento se encarrega de ajudar o SPL!

Vejam abaixo as comparações (gráficos):

Simulação 1 Eros 815SDS vs 3 Subs Protech Light 12"

http://www.photodump.com/TeixeiraPalioG3/S.../SimuBloom.html

Simulação 1 Eros 818SDS vs 3 Subs Protech Light 12"

http://www.photodump.com/TeixeiraPalioG3/S...SimuBloom2.html

....se repararem no gráfico, 3 protechs versus 1 SDS é corvardia! o 18' quase chega, mas 3 x 1 é pesado! Admito que o SDS é MUITO competente... mas por mais 'forte' que o cabra seja, bater em três não é facil!!!

Segundo o amigo Charles:

Todos os sistemas e falantes citados recebendo um total de 1250w.rms, e a caixa fiz a melhor possível, que tocasse bem, descendo bem, e tentando ser plana, mas tomando cuidado com xmax e delay.

Guto.. afinal, vc não lembra a simulação que vc fez certa época.. onde 4 upgrades 10' conseguiam tocar o equivalente a um 18SUB800 da over? Então.. protech 12' tem mais SPL, desce mais... e consequentemente, toca mais!

AH, antes q venham dizer: " vc comparou 3x1, o tópico é 8x2"... Meu post serviu como guia... se 3x1 os protechs levaram, 4x1 a vantagem é garantida! E se dobrar tudo, continua a mesma coisa, só que os dois sistemas rendendo mais (tnato protechs quanto SDS).

EDIT: Acima de 200hz os SDS levam... porém, se a intenção é via de subgraves, deixa os 4/8 subs 12' mesmo.. e coloca os MG 12/400 citados, ou eros 312L (eu preferiria esse) :legal:

Já vi vídeo de Eros 312L tocando 50~70hz... então pra ele, 200hz pra cima é fichinha!!!

essa teoria seria linda em um paredão.... mais como o caso dele é mala ai complica mais...

Postado em

realmente... a caixa vai ficar grandinha!

Se for tirando o banco traseiro, rola numa boa! Nem q tire ao menos o encosto! Pois serão 480lts de caixa! (contra uns 300lts dos SDS) :legal:

E fazendo a caixa com 45lts.. vai ter um pico maior nos 60hz (os protech sub) porém, descendo um pouco menos (perdendo pros SDS abaixo de 50hz). Mas se a pretensão é um trio com subsonico em 50hz, 45lts dão conta! (aí a caixa em questão cái rpa 360lts totais)

EDIT: Ah, vale ressaltar que, no meu caso pelo menos, eu fiz o som modulado! São 4 caixas de 2 falantes! Ou seja.. posso usar apenas 1/4 do trio, 1/2 do trio ou o trio todo! Sendo que pra usar todo, os bancos traseiros saem! Mas só usarei todos em ocasiões especiais! ;) No dia-a-dia uso apenas uma caixa com 2 protechs 12'... e já fez muito trio 'certinho' passar vergonha! Inclusive, ontem, abafei 2 WPU 15' (no grave, SPL) ... pois o cara tava com caixa sem projeto (apenas fez uma q coubesse) e alimentada por um Power System A800 (e o meu com SD1000 e caixa bem feita) :legal:

Postado em
realmente... a caixa vai ficar grandinha!

Se for tirando o banco traseiro, rola numa boa! Nem q tire ao menos o encosto! Pois serão 480lts de caixa! (contra uns 300lts dos SDS) :legal:

E fazendo a caixa com 45lts.. vai ter um pico maior nos 60hz (os protech sub) porém, descendo um pouco menos (perdendo pros SDS abaixo de 50hz). Mas se a pretensão é um trio com subsonico em 50hz, 45lts dão conta! (aí a caixa em questão cái rpa 360lts totais)

EDIT: Ah, vale ressaltar que, no meu caso pelo menos, eu fiz o som modulado! São 4 caixas de 2 falantes! Ou seja.. posso usar apenas 1/4 do trio, 1/2 do trio ou o trio todo! Sendo que pra usar todo, os bancos traseiros saem! Mas só usarei todos em ocasiões especiais! ;) No dia-a-dia uso apenas uma caixa com 2 protechs 12'... e já fez muito trio 'certinho' passar vergonha! Inclusive, ontem, abafei 2 WPU 15' (no grave, SPL) ... pois o cara tava com caixa sem projeto (apenas fez uma q coubesse) e alimentada por um Power System A800 (e o meu com SD1000 e caixa bem feita) :legal:

bloom, vc me fez pensar num negoço bacana agora.....

axo que daria pra por 8 de 12" protech sub na mala de uma palio weekend, tava pensando em algo como 4 de 15 em bandpass.....

pra tocar forro fica legal?? eu testei com 2 sub de 15" e toca bem legal....

Postado em

Cara.. conforme os gráficos, na caixa de 60 litros... os 4x12' descem mais, embolam menos e tem mais SPL! Só não ganham acima de 200hz... mas se pretende usar MGs, tá bom demais!!!

Fora que, 4x12' contra 1x15' é ESTUPRO... os 12' levam MUITA vantagem! já contra 18' eles ganham com folga.. mas a vantagem não é tão gritante!!!

EDIT: Ah, pra forró 45lts tá bom demais! Forró não costuma ter muito abaixo dos 60hz.... tocar muito abaixo de 60hz é pra Brum'n Bass, etc... =)

Postado em
Cara.. conforme os gráficos, na caixa de 60 litros... os 4x12' descem mais, embolam menos e tem mais SPL! Só não ganham acima de 200hz... mas se pretende usar MGs, tá bom demais!!!

Fora que, 4x12' contra 1x15' é ESTUPRO... os 12' levam MUITA vantagem! já contra 18' eles ganham com folga.. mas a vantagem não é tão gritante!!!

EDIT: Ah, pra forró 45lts tá bom demais! Forró não costuma ter muito abaixo dos 60hz.... tocar muito abaixo de 60hz é pra Brum'n Bass, etc... =)

principal problema é o seguinte....

3x12 = 180L e 1140wrms

1x18 = 120L e 800wrms

ai quando se coloca em grande proporções acaba gastando mais em amp e menos em falante... no final fica um pelo o outro...... e como a vantagem pra som automotivo é espaço os de 18 ganham......

Postado em

mas a compressão dinamica nos 12' é melhor.. fora outros fatores! Inclusive, o que pesou mto pra mim.... é o fato de que eu consigo montar/desmontar o som todo sozinho sem suar! ;)

Postado em
mas a compressão dinamica nos 12' é melhor.. fora outros fatores! Inclusive, o que pesou mto pra mim.... é o fato de que eu consigo montar/desmontar o som todo sozinho sem suar! ;)

o papo tá ficando interessante, a mala do ecosport acho q cabe os 8 tipo:

00

000

000

tow me animando no caso dos protech o projeto saia mais cedo, mais nesse caso teria q ser os subs né? mais fico com pulga atras da orelhão prq são 2 de 18" 800wrms SD 2300 50 a 150Hz + 2 Mg12/400 80Hz pra cima, testei os mg em full e batem firme viu e em caixa bem errada, bloom me add no msn: wandicks@hotmail.com

todos argumentos e comentários, simulações seram bem vindas

num quero me arrepender depois

Flw

Postado em
2 de 18 em BP com certeza :)

Mas e o custo disso? E a litragem necessária? Dar apenas palpite é facil.. quero ver é apresentar o projeto e talz...

Nada pessoal! Apenas acho chato pessoal chegar e "bota isso!" como se fosse ordem ou enquete! Tem que trazer fundamentos... "Isso vai ficar melhor por causa disso e daquilo.." ;)

Postado em
Mas e o custo disso? E a litragem necessária? Dar apenas palpite é facil.. quero ver é apresentar o projeto e talz...

Nada pessoal! Apenas acho chato pessoal chegar e "bota isso!" como se fosse ordem ou enquete! Tem que trazer fundamentos... "Isso vai ficar melhor por causa disso e daquilo.." ;)

Antes de tudo, meus parabéns Guto pelas simulações, você mostrou o que já tinha visto tempos atraz, mas não tinha postado por faltad e tópico sobre o assunto então preferi manter a opnião pra mim, ah o Over 15G400 parece ser um woofer dá zorra, preço de uns 300 conto, mas nas simulações se dá igual ao HPL e WPU, sinceramente é um woofer que vale a pena comprar pra testar, infelizmente não conheço ninguém nesse tópico que tenha feito isso.

Bem Bloom, pra acabar com a palhaçada vou simular aqui, 4 Protech Light de 12" caixa com 45L contra 1 SDS de 18" em BP6ªordem pra ver o que dá né. Amanhã devem aparecer aqui os gráficos se der.

Edit: Dessa vez faço questão de postar gráficos de Delay, pico, e Xmax, além do SPL é claro.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

4 de 12 sub x 1 de 18 em bandpass...

precisa nem simular que nos já sabemos a resposta....

as bandpass que eu gosto o falante toca igual a dutada só que com pico nos 120hz, coisa de +6dB em 120hz a mais que uma dutada....

a litragem seria algo em torno de 150L....

poe os cortes 40hz~150hz, 100L-45hz 50L-100hz......

com certeza abaixo dos 100-80hz os protechs vão ganhar tranquilamente.....

agora pensa no custo disso:

4 x 130 (12) = 520,00 + Amp (1.520wrms) = 1.200 SD1800 por exemplo

Total: 1720,00

Ai você pensa no custo dos eros/tornado por exemplo com falante e amp....

no final sai de igual pra igual e com os eros você ganha espaço ainda, pq colocar 8 protech sub 12" por exemplo em 1 carro normal é fo**....

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...