Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Teixeira Palio g3

Caixas Hd15

Recommended Posts

Bem pessoal, seguindo a indicação do Paulo resolvi criar esse tópico aqui pra nós conversarmos sobre as mesmas, sem usar mais o tópico que ele cirou sobre o acoplamento, bem segue abaixo o projeto, algumas fotos do memsoo, sintam-se a vontade para postar, tanto com perguntas como respostas, e comentários, de quem já as ouvio pessoalmente, etc.

 

ProjetoHD15

 

Projeto2BySandrocafé

 

FotosHD15

 

Fotos2HD15

 

Eu achei isso usando a pesquisa, foi uma foto, que o Sandro Café posotu num tópico antigo, aí, mas nem tanto, sobre as VSA, nessa foto, mostra uma caixa que ele fez seguindo a idéia da HD15, mas usando 2 falantes Hinor 12HPF, segundo ele ficou legal, sem poc poc, mas com tumm, tumm, depois ele deve passar aqui pra comentar.

 

Foto:

FotoBySandroCafeHD15

 

Comentários meus: Bem o Paulo comentou que ela é um BPH, no caso é uma BP4ªordem, com Horn, daí pensei, bem e se eu adicionasse 2 dutos no blaffe traseiro do falante, a transformando numa BP6ªordem, tentando tirar uma resposta melhor nas baixas frequências, mas claro, simulaando muito bem pra ver como vai ficar ao menos na teoria, pra daí se arriscar na prática.

 

Bem ao meu ver a HD15 é uma caixa interessante, pro pancadão, pra quem quizer tirar uma resposta mais baixa de frequências nela, acho que poderia usar falantes mais macios, como subs mistos, gostei do Protech Light pra descer mais, mas ele penca no delay, que fica meio grande, um outro que simulei segundi a teoria dá BP4ªordem, foi os SDS, esses se sairam muito bem, delay muito bem controlado, SPL legal, bem parecido com o do Eminence Kappa, que é 1 dos woofers sugeridos para essa caixa.

 

Ah vou logo aí avisando, que tô sinceramente pensando muito bem, em faze-la viu, já até começei a juntar a grana, pelos calculos acho que vai ser algo como 2 chapas de mdf de 18mm, com 1,20mx1m.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah vou logo aí avisando, que tô sinceramente pensando muito bem, em faze-la viu, já até começei a juntar a grana, pelos calculos acho que vai ser algo como 2 chapas de mdf de 18mm, com 1,20mx1m.

 

fala ae charles tudo bele

 

me diz uma coiza , que chapa é usada pra fazer aquela curva :huh: num é a de 18mm naum né hehehe mais to curiozo pa sabe qual é usada !!!

 

pra num fica toc toc no som e muda pa tum tum vai ter perda d quantos db em ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah vou logo aí avisando, que tô sinceramente pensando muito bem, em faze-la viu, já até começei a juntar a grana, pelos calculos acho que vai ser algo como 2 chapas de mdf de 18mm, com 1,20mx1m.

 

fala ae charles tudo bele

 

me diz uma coiza , que chapa é usada pra fazer aquela curva :huh: num é a de 18mm naum né hehehe mais to curiozo pa sabe qual é usada !!!

 

pra num fica toc toc no som e muda pa tum tum vai ter perda d quantos db em ???

Não não Saulo, é que a minha quero fazer reta emsmo aquela parte, pra não dar tanto trabalho, e não gastar tanto, ali são 10mm pelo que me lembre. Sobre ficar toc toc toc, tum tum tum, só na prática pra ver, mas tem que se perder em algo pra ganhar em outra coisa né.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
-Essa caixa gera mais spl do que em uma caixa dutada ??

Sim Spyck, mas tudo depende de como monta-la, mas em geral toca mais que a dutada sim.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sim Spyck, mas tudo depende de como monta-la, mas em geral toca mais que a dutada sim.

 

Abraços

 

Charles Rafael

mais quanto mais ou menos em db a mais ela proporciona em charles tem algum exemplo ai pra passa pa gnt entende mais essa caixa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

achei legal a caixa.

 

Eu comentei alguns meses atrás que havia vendido um par de oversound 15/800. O cara que comprou os falantes não gostou e me devolveu os dois falantes e comprou um par de tornado 15'' 1100.

 

Eu queria pegar esses dois oversound 15/800 e colocar numa caixa que gerasse mais spl do que uma dutada e que não fosse caixa vsa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro você deve ter “enxergar” do que ta fazendo !!!

 

SE EU ENTENDI BEM...

 

Você tá se baseando apenas ESTETICAMENTE na HD15 e não ACUSTICAMENTE (cuidado)

 

Se ao introduzir um duto , e eliminar o grau de inclinação do baffle do Vb traseiro, e se assim, como você mesmo diz, isso resultará numa BP 6ª , então, você esqueça o gráfico original da HD15, esqueça as características dela , e calcule seu projeto como uma BP !!! e baseie-se por tal

 

Simplesmente !!!!!! O Maximo que você pode fazer é compara através de simulações, a eficiência do falante entre uma BP e a HD15, usando os mesmo parâmetros do falante do originalmente utilizado na HD15, pra ter “uma idéia” das modificações de comportamento da resposta, que poderá ocorrer com as modificações que você fez

 

 

********************

 

E já vi gente que por não ter conhecimento compra gato por lebre , mas, aqui curiosamente, você tem o conhecimento necessário, todavia, tá com uma lebre nas mãos e quer transformá-lo em gato !!!!

 

Ou seja, se isso resultar em insucesso, a foi por que você assim quis !!!!

 

 

No próprio site da speakerplans tem as informações e simulações a respeito da HD 15 , neste link , trás uma pagina com outros links pra TODOS os tópicos que falam sobre a HD15 !!!

 

http://www.speakerplans.com/forum/forum_to...opics.asp?FID=8

 

Não há lugar melhor pra se tirar as duvidas, no que no próprio site idealizador do projeto

 

Teixeira, BOA SORTE no projeto e BOA LEITURA !! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o Paulo diz que não ... Mas eu já postei COMO simular uma caixa dessa !

posta denovo, nao custa nada.

 

 

teixeira, seria bom se voce trocasse as siglas e resumos pelas palavras inteiras, fica dificil pra leigos entenderem. ex: bph = band pass horn

vaçleu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual a vantagem de uma caixa dessa sobre uma dutada de mesma litragem? ou até mesmo uma band pass 6a ordem normal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
qual a vantagem de uma caixa dessa sobre uma dutada de mesma litragem? ou até mesmo uma band pass 6a ordem normal?

 

"As vantagens vêm de encontro com a busca pessoal de cada um" !!!!

 

No gráfico do projeto original , tem-se um “morro” na resposta , com ápice lá perto dos 150HZ , entretanto, tanto freqüências “abaixo” quanto “acima” de ponto especifico, tudo se transforma em uma grande queda livre de dB !!!

 

 

Em suma: faz um "barulho desgraçado" hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"As vantagens vêm de encontro com a busca pessoal de cada um" !!!!

 

No gráfico do projeto original , tem-se um “morro” na resposta , com ápice lá perto dos 150HZ , entretanto, tanto freqüências “abaixo” quanto “acima” de ponto especifico, tudo se transforma em uma grande queda livre de dB !!!

 

 

Em suma: faz um "barulho desgraçado" hehehehe

Olá!

 

Vou tomar chimarrão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"As vantagens vêm de encontro com a busca pessoal de cada um" !!!!

 

No gráfico do projeto original , tem-se um “morro” na resposta , com ápice lá perto dos 150HZ , entretanto, tanto freqüências “abaixo” quanto “acima” de ponto especifico, tudo se transforma em uma grande queda livre de dB !!!

 

 

Em suma: faz um "barulho desgraçado" hehehehe

Olá!

 

Bem isso, só que ao encontro, hehehe. De encontro = contra; Ao encontro = a favor, ao desejado, ...

 

 

Paulo.

Palabenz !!! [-]

 

Sua primeira "critica comstrutiva" em muitos anos !!!!

 

 

PorÊm, !!! nao abisolutamemte:

 

 

Nota:

 

"De encontro a" ou "ir de encontro" a têm como acepção « contrariar; OpOr-se ». E pode ser usado para expressar uma oposição ou uma aceitação sem que seja uma coincidência.

 

Além disso, as expressões são usadas tambem no seu sentido mais óbvio, de encontrar mesmo, assim como, por um lado, e de bater, ir contra, por outro, como nos seguintes exemplos:

 

*Subiu a rampa para ir ao encontro do Presidente.

 

*O carro desgovernou-se e foi de encontro ao muro.

 

 

*****************

 

Essa frase eu tirei de um livro de um grande escritor da literatura estrangeira !!

 

Onde as regras lingüísticas são as vezes desconsideradas : O NOME DISSO É :

 

>>> Deixa eu te apresentar a : “licença poética” !!! diga Olá pra ela Paulo

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Primeiro você deve ter “enxergar” do que ta fazendo !!!

 

SE EU ENTENDI BEM...

 

Você tá se baseando apenas ESTETICAMENTE na HD15 e não ACUSTICAMENTE (cuidado)

 

Se ao introduzir um duto , e eliminar o grau de inclinação do baffle do Vb traseiro, e se assim, como você mesmo diz, isso resultará numa BP 6ª , então, você esqueça o gráfico original da HD15, esqueça as características dela , e calcule seu projeto como uma BP !!! e baseie-se por tal

 

Simplesmente !!!!!! O Maximo que você pode fazer é compara através de simulações, a eficiência do falante entre uma BP e a HD15, usando os mesmo parâmetros do falante do originalmente utilizado na HD15, pra ter “uma idéia” das modificações de comportamento da resposta, que poderá ocorrer com as modificações que você fez

 

 

********************

 

E já vi gente que por não ter conhecimento compra gato por lebre , mas, aqui curiosamente, você tem o conhecimento necessário, todavia, tá com uma lebre nas mãos e quer transformá-lo em gato !!!!

 

Ou seja, se isso resultar em insucesso, a foi por que você assim quis !!!!

 

 

No próprio site da speakerplans tem as informações e simulações a respeito da HD 15 , neste link , trás uma pagina com outros links pra TODOS os tópicos que falam sobre a HD15 !!!

 

http://www.speakerplans.com/forum/forum_to...opics.asp?FID=8

 

Não há lugar melhor pra se tirar as duvidas, no que no próprio site idealizador do projeto

 

Teixeira, BOA SORTE no projeto e BOA LEITURA !! :legal:

Brigadão Trovac, aos poucos vou lendo e traduzindo, e pegando algumas coisas interessantes pra postar aqui.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brigadão Trovac, aos poucos vou lendo e traduzindo, e pegando algumas coisas interessantes pra postar aqui.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Faça isso mesmo !!!

 

Também fiquei curioso a respeito desse projeto !!

 

Dias atrás dei uma estudada no G-Sub,(também projeto da Speakerplans), mas, como to sem tempo por conta do trabalho, abandonei temporariamente

 

 

Use o “babelfish” é o melhor tradutor on-line, ele só traduz sem seguir nenhuma regra gramatical, mas já ajuda !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Onde as regras lingüísticas são as vezes desconsideradas : O NOME DISSO É :

 

>>> Deixa eu te apresentar a : “licença poética” !!!  diga Olá pra ela Paulo

 

:legal:

 

Olá!

 

Vou tomar chimarrão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Só neste post temos:

 

Parabéns com z sem acento;

Construtiva com m;

Absolutamente com abi...

 

Saudações,

Paulo.

 

Melhor voltar ao tópico.

Vossê definitivamemtte não entendeu nè !!! mas, como vossê bem diçe, e tem abisloluta rasão, vamos voutar ao trópico !! rsrsrsrsr

 

 

O senhor delegado da minha cidade vai me atuar por crime doloso (crime comissivo) , matei o português o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brigadão Trovac, aos poucos vou lendo e traduzindo, e pegando algumas coisas interessantes pra postar aqui.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Faça isso mesmo !!!

 

Também fiquei curioso a respeito desse projeto !!

 

Dias atrás dei uma estudada no G-Sub,(também projeto da Speakerplans), mas, como to sem tempo por conta do trabalho, abandonei temporariamente

 

 

Use o “babelfish” é o melhor tradutor on-line, ele só traduz sem seguir nenhuma regra gramatical, mas já ajuda !!

Antes de tudo, muito obrigado Trovac pela indicação de programa, realemten pelo que já pude testar aqui, é bem interessante, sobre a G-SUB, parece ser boa, mas segundo teoria, em quais pontos, seria melhor do que a relação a dutada cara? Pq já ouvi falar que até o local onde o duto fica em relação ao conjunto magnético do woofer, muda a resposta.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda teimando no meu tão sonhado projetinho da HD12:

 

hd12quadradafrente.jpg

 

hd12quadradalado.jpg

 

hd12quadradatopo.jpg

 

Tô vendo que vou ter que esperar a preguiça passar e meter a mão na massa pra ver no que dá... Ou alguém se habilita ???? :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual falante sandro?! =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Brigadão Trovac, aos poucos vou lendo e traduzindo, e pegando algumas coisas interessantes pra postar aqui.

 

 

Antes de tudo, muito obrigado Trovac pela indicação de programa, realemten pelo que já pude testar aqui, é bem interessante, sobre a G-SUB, parece ser boa, mas segundo teoria, em quais pontos, seria melhor do que a relação a dutada cara? Pq já ouvi falar que até o local onde o duto fica em relação ao conjunto magnético do woofer, muda a resposta.

 

Abraços

 

Charles Rafael

 

O duto tem que se estender por toda a extremidade da caixa (horizontal), independentemente de qualquer outra coisa !!! (é o ponto “x” do projeto, juntamente com a característica de uma câmara única)

 

Na resposta de SPL no site, mostra uma linearidade, mas, ela proporciona um PUNCH entre 100Hz & 160Hz !!

 

O problema dessa caixa é que para sua engenharia ter 100% de êxito, e isso inclui uma (Very High Fidelity) como diz na planta do projeto !! é imprescindível a combinação de uma caixa muito grande a um falante com alto “Vas” , o que daria graves bem pronunciados em subgrave , e punch acima de 100Hz (mérito da caixa) [combinação de características que responsável pelo sucesso dessa caixa]

 

No Brasil não tem falante apropriado para essa caixa, em alguns casos pode até se ter uma melhora, principalmente em som automotivo, onde comumente se usa uma “litragem” bem ABAIXO do ideal, pois, como VOCE MESMO DISSE , essa caixa faz com que um único Alto-falante “veja” todo uma “litragem” da caixa !!! e isso faz a diferença !!

 

porem, para uma boa sintonia, falantes nacionais comumente pediriam dutos mais estreitos, o que desvirtuaria o projeto original .

 

E com relação a grande litragem , alto-falantes de baixo Vas, neste tipo de caixa, com o passar das horas, surgem a infeliz e inevitável compressão de potencia, é quando essa caixa faz um triste caminho inverso : “passa do vinho pra água”

 

A velocidade do ar no avantajado duto se torna lenta e muito lamelar , algo deprimente ...

 

 

Já em PA , não é algo tam vantajoso !!!

 

 

Nada é perfeito !! né pasmafaute

 

 

________ ______________________________________

 

Veja isso, só para melhorar a "noçao"

 

http://www.the12volt.com/caraudio/thiele.asp

 

 

 

E como informaçao nunca é demais :

 

http://www.epanorama.net/documents/audio/s...parameters.html

 

http://idealgratis.com/cursos_gratuito/som...omotivo_p04.php

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...