Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

EliasSoares

[diy] Primeiro Trio

Recommended Posts

Postado em

E ae galera, olha eu denovo, depois do projeto da montana quase pronto (falta passar massa e lixar pra cobrir com courvin), agora voltando com um projeto de Trio interno.

Estou montando junto com um amigo, para um colega nosso.

O Carro é um Ford Focus.

Ele tinha um trio em uma L200, com 2 woofers de 15" CV3 da selenium 150W Rms, 3 cornetas e 2 tweeters (os drivers 1 da selenium e 2 de marca fuleragem, todos de 8 ohms por 50W, e os st da selenium 50w também).

A caixa que tava montada era simplesmente podre. Não cheguei a medir, mas no olho, ela tinha cerca de 90 litros ou menos, mas a caixa era feita de RETALHOS de madeira.

Tinha mdf, compensado, tudo o que você imaginar. Os dutos eram de 1" e 1/2, com menos de 8 cm de comprimento.

A caixa das cornetas não precisa nem falar também né?

Tudo isso estava ligado em apenas um módulo Corzus 1002 branco de 380W rms segundo a propria tampa do aparelho...

Daí vocês imaginam como estava tocando o som né?

O woofer não mechia praticamente, grave nenhum, só barulho nas cornetas e distorção.

Não sei como estava a ligação nos canais do módulo, pois quem desmontou o som foi meu amigo, eu não estava presente. Mas imagino que a impedancia estivesse totalmente errada também.

Então comecei o projeto da caixa com auxilio dos aplets de calculo de caixa do site do Autosom... Decidi fazer a caixa com 120L, 2 dutos de 3" por 12cm, com sintonia em 35hz.

Fiz então o desenho da caixa no Google Sketchup da caixa. Tive a ideia de por uma sobra de madeira no fundo para separar os módulos do banco...

A caixa ficou assim no projeto:

frentewe1.jpg

fundoza1.jpg

Então, compramos a mdf e começamos a fazer.

Aí vão algumas fotos.

Não temos fotos de todo o processo, mas temos algumas interessantes.

somcaixa001wv1.jpg

O primeiro corte

somcaixa003ri1.jpg

Uma lateral já pronta

somcaixa004sy0.jpg

As duas laterais ja prontas e a frente, fixadas com grampo temporario para

tirar medidas.

somcaixa007rr6.jpg

Os woofers (Imundos por sinal)

somcaixa008hd0.jpg

A frente já furada

somcaixa009hs7.jpg

Frente, laterais e teto

somcaixa012ce9.jpg

O Focus

somcaixa020oa1.jpg

Dando as marteladas finais na caixa

somcaixa024jn9.jpg

Um woofer no lugar

somcaixa026ji6.jpg

Pasmem, essa é a caixa antiga (sem muitos detalhes)

somcaixa027rw7.jpg

O módulo fixado no local

A caixa foi feita toda no domingo, colocamos pra tocar no domingo pela noite já, quando ligamos no 2080 da montana, pá. Proteção. Um woofer estava em curto. Mas ja foi resolvido, a cordoalha que vem da bobina estava em contato com a aranha do autofalante.

Ontem terminamos tudo na caixa, consertei o woofer e colocamos no local.

Fizemos o cabo rca e ligamos. (sem a caixa corneteira, estamos tentando convencer ele a comprar outro modulo p/ empurrar agudos)

O som ficou exelente ao lado do antigo som dele, mas a caixa ficou com alguma falha que tá batendo muito quando dá o grave, não sei se é pelo fato de a caixa não estar vedada ainda nem nada, vamos ver isso amanhã.

Amanha eu pego as novas fotos que tão na camera dele e mostro como ficou a caixa corneteira e o som pronto no local. A caixa encaixou direitinho, meio cm a mais a caixa não entrava.

Espero opiniões e sujestões!

Valeu galera!

Postado em

Tá só no prego, mas tá bem fixa, tem 1 prego a cada Cm pra fixar bem.

Hoje fizemos o courvin na caixa, na corneteira e tudo, instalamos definitivamente no local, mas houve um pequeno problema: O módulo queimou pela batida do som, abri agora a noite o modulo, uma solda em baixo da placa dele, bate na carcaça quando dá batida.

Amanhã vou no centro comprar os transistores que queimaram (1 ou dois, vou testar só amanha) e trocar, e colocar uma pelicula isolante entre a carcaça e a placa, pra evitar esse problema.

As fotos só vou por amanha, valeu galera.

Postado em

http://i238.photobucket.com/albums/ff41/ar...es/S6308502.jpg

a caxia ja pronta faltando so o corvin

http://i238.photobucket.com/albums/ff41/ar...es/S6308508.jpg

testando o som no porta malas do focus. Dimensões perfeitas: Sorte? ou Inteligencia?

http://i238.photobucket.com/albums/ff41/ar.../S6308510-1.jpg

http://i238.photobucket.com/albums/ff41/ar...es/S6308513.jpg

http://i238.photobucket.com/albums/ff41/ar...es/S6308514.jpg

cabo rca que nos fizemos

http://i238.photobucket.com/albums/ff41/ar...es/S6308516.jpg

fundo da caixa dentro co focus

http://i238.photobucket.com/albums/ff41/ar...es/S6308517.jpg

com um dos bancos levantados e o outro rebatido

http://i238.photobucket.com/albums/ff41/ar...es/S6308519.jpg

som mais caixa de cornetas

Modulo queimado mas amanha revolveremos isto e o dono do som vai comprar duas cornetas novas selenium de 50w rms e um a-400 so para os falantes

Postado em

Por mim o trio ficaria melhor ainda, mas o dono do carro tá economizando $$ até a ultima gota, então...

Ele queria tocar os woofers, st e drivers no mesmo amplificador, como tava antes. Conseguimos convencer ele de comprar + um módulo pra empurrar as cornetas...

Postado em

:vts legal o trampo de vcs....estou com um mesmo problema, to com uma caixa que é fora de litragem ideal para os selenium bass de 200 rms, não está vedada corretamente, dá para brincar, mas poderia ter mais qualidade.

quanto ao módulo aconselharia comprar um somente para a parte stereo, as regulagens ficam melhores.....

dessa forma que vc coloccou, (woffers virados pra dentro) tem mais grave? ou é somente para dar um aspecto mais agressivo?

coloca um videozinho desse trio tocando.......falow..abraços

Postado em

A caixa tá pronta, vedada e tudo mais.

O módulo tinha queimado, consertamos hoje, e queimou logo em seguida, o chip controlador pwm dele tá queimado provavelmente. O dono do som vai vender o modulo queimado e comprar um novo.

O som tá tocando muito bem, mas os faltantes e o modulo são de baixa qualidade, aí lasca.

Postado em

:rever1: Trio Finalizado

s6308531xm9.jpg

s6308531xm9.452a8f2621.jpg

Finalizamos o trio porem o amplificador continua queimado e o dono vai vender uns aros que ele tem e pegar a grana e investir no som

vai trocar os woofer de 15" por 2 de 15" da linha tonado da selenium e comprar um taramps 2500 eu acho e dar um upzinho no som :legal:

Continuarei postando as fotos do som depois do up que ele dará

Postado em

Pq os woofers virados pra dentro? To montando meu trio agora e não vi isso ainda... Tenho 2 Woofers Spyder Trio 12" 300w rms cada aqui... Qual a diferença nesta posição?

Postado em
Pq os woofers virados pra dentro? To montando meu trio agora e não vi isso ainda... Tenho 2 Woofers Spyder Trio 12" 300w rms cada aqui... Qual a diferença nesta posição?

tbm observei isso, vc notou alguma diferença com os woofers invertidos, ja vi isso com sub agora com woofer é novidade pra mim, vc notou diferença na musicalidade deles?

Postado em

Não ha diferença, so que o volume da caixa fica menor por conta de nao ter que descontar o volume do woofer.

Eu prefiro assim até porque diminui o risco de rasgar o cone e dispensa telas coisa que eu acho horrivel mas util

Postado em

Seria possível então fazer este mesmo projeto, porém com os dutos do lado oposto dos alto-falantes? Assim teríamos uma caixa lisa com apenas dois dutos e viraríamos os falantes afim de ficarem escondidos. Afinal, assim além de ao meu ver ficar feio, você expõe os conectores e fios, que podem ser facilmente danificados em um acidente de trajeto no movimento da mão de curioso! Kkkk

Postado em

Zalan, em termos de beleza, é porque você não viu esses woofers virados pra fora, muito mais feios. O dono pretende depois pintar a aranha e o conjunto magnetico p/ dar um embelezamento. Quanto aos fios, o modo que fizemos poderia ter sido melhor, mas por falta de $$ do dono...

Com o sub virado pra dentro a caixa diminuiria cerca de 3~5 litros, no nosso caso não afeta nada, mas em alguns casos é util. Foi mais por estética mesmo.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...