Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gutows

Iniciando A Construção De Um Crossover

Recommended Posts

Postado em

Desisti de vender as coisas do carro por algum tempo, e estou pensando em melhorar com algum ajuste fino o kit que hoje utilizo. Eu sei que o kit não possa ser considerado hi-end, mas com ele eu busco alta qualidade com baixo investimento que fiz. Sei que não posso esperar coisas maravilhosas dele, mas posso tentar extrair o maximo possivel dele com bastante ajuste fino e qualidade em cabos.

O kit é composto por um mid do CS50B + um twt Tangband 28-847SE. Com corte de 1ª ordem em 3000hz.

Nunca utilizei crossover nesse kit. Utilizei por muito tempo um capacitor eletrolitico mesmo por preguiça de comprar outros melhores. Agora é tempo de mudança

Comecei a mudança colocando capacitores da Solen dando um corte na casa dos 6,7uF que daria perto dos 3000hz. Os capacitores está ligados em paralelos, sendo 2 de 1,0uF e 1 de 4,7uF contabilizando os 6,7uF por canal.

A diferença foi sensivel nessa troca. Creio que ganhei melhor detalhamento, sinto isso. Pode ser placebo, mas creio que tem fundamentos. Utilizei 3 capacitores ao invez de apenas um de 6,8uF pois o artigos do Autosom.net recomendavam a utilização de capacitores em paralelo.

Porém, com o tempo o ouvido foi ficando mais critico, e algumas coisas vem surgindo. Agora comecei a encanar com uma possivel sensibilidade a mais que o TWT tem em relação ao mid, e gostaria de tira-la. Comecei lendo que poderia colocar resistores para poder baixar a sensibilidade e igualar com a do mid, e depois me deparei com a rede zobel que pelo que andei lendo, consegue baixar a sensibilidade do twt e ainda retirar os picos que o twt e o mid podem ter (e tem, é sensivel isso, principalmente o mid).

Bom, minhas perguntas nessa primeira parte são em relação ao funcionamento de uma rede zobel:

-Ela tem a propriedade de igualar as sensibilidades que são diferentes? A sensibilidade do Twt é 90db (1w/1m) e a do mid-bass é de 88 dB (2,83V/1m). Eu não entendi muito bem esse unidade de medida utilizada pela Bravox e por isso não consigo interpreta-la em relação a do twt. Se tivesse a mesma unidade de medida poderia considerar que as duas tem diferenças, mas agora me surgiu essa duvida.

-A qualidade dos componentes devem ser diferenciadas como nos twt? Devo usar capacitores Solen ou de qualidade semelhante (quais tem qualidade semelhante?) e resistores de qualidade boa também ou o investimento não vale o custo?

-Utilizei para os calculos uma calculadora que está nos artigos do Autosom que foi criada pelo djvini, se não me engano. Posso usa-la, mesmo ela considerando uma potencia aplicada de 200wrms? A potencia nesse caso só me ajudaria para comprar os capacitores com tensão maiores que as necessárias? Tensões maiores que as necessárias não prejudicam o conjunto e sua qualidade sonora?

-Andei lendo que o capacitor que a formula apresenta nem sempre é o melhor, sendo que as vezes é necessário determinar-lo testando e de forma empirica (um topico que o Mogar toca nesse assunto). Devo utilizar o capacitor calculado pela formula ou o de formula empirica. Se for de forma empirica, o que devo considerar em relação ao som para aumentar ou diminuir o capacitor.

Bom são varias perguntas e gostaria da ajuda de vocês. Se o topico tiver em local errado, por favor moderadores, move-los.

Grato

Postado em

Já usei essa configuração... aliás, neste exato momento esou utilizando algo parecido... CS50B + tweeter Foster cortado em 9k 1a ordem.

Sei do potencial do que vc tem. Acertando direitinho, vai ficar MUITO bom. Primeiro lugar, esse corte que vc tá usando tá ótimo. Se quiser melhorar, coloque um LP pro mid em 3k/2a ordem, pra evitar qualquer problema com a resposta do mid. Nos classificados tem sob encomenda.

Zobel é bom, mas nem sempre. Experimente usar resistores de 2R e 5R em série om o tw, antes dos capacitores, pra dar uma atenuada.

Postado em
Experimente usar resistores de 2R e 5R em série om o tw, antes dos capacitores, pra dar uma atenuada.

Só pra mim entender, o resistor vai entre o tw e os caps, é isso?

O que você quis dizer com isso: "Zobel é bom, mas nem sempre"?

Desculpe me atravessar, mas é que isso muito me interessa [¨] .

Postado em
Já usei essa configuração... aliás, neste exato momento esou utilizando algo parecido... CS50B + tweeter Foster cortado em 9k 1a ordem.

Sei do potencial do que vc tem. Acertando direitinho, vai ficar MUITO bom. Primeiro lugar, esse corte que vc tá usando tá ótimo. Se quiser melhorar, coloque um LP pro mid em 3k/2a ordem, pra evitar qualquer problema com a resposta do mid. Nos classificados tem sob encomenda.

Zobel é bom, mas nem sempre. Experimente usar resistores de 2R e 5R em série om o tw, antes dos capacitores, pra dar uma atenuada.

Opa Kleber, obrigado pela resposta.

Pretendo eu mesmo pretendo montar os filtros. Não sei, é um negocio que eu gosto e gostaria de aprender, pelo menos nesse momento.

Eu tava pensando em importar algo para fazer um Kit 3 vias, porém no momento não tenho disponibilidade de tempo e também de carro para fazer algo. Então, vou partir para sua recomendação.

As bobinas vou importar ou cotar na Sta Ifigênia na Lider, já que pretendo ir lá por esses dias. Uma coisa que não entendi muito bem no artigo é o seguinte: quanto maior a bitola do fio melhor? Não entendi muito bem aquele assunto de 7% de resistência da bobina e tals. Eu entendi o porque não pode ter, mas sim aquela tabela que mostra os valores.

Para o corte que você sugeriu eu vi pela tabela que seria:

Indurtor (bobina)

0.3mH (poderia usar essa bobina? http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=879)

Capacitor

10uF (e os capacitores seriam esses em parelelos: http://www.madisound.com/catalog/product_i...products_id=749 http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=756)

A pergunta é? Seria interessante utilizar capacitores em paralelo como usei para corte passa alta? Capacitores Solen tbm neles de valores diferentes?

Seria interessante montar esse cross em alguma tipo de placa? Há muitas perdas montando ele em uma placa?

Sobre o zobel também gostaria de explicações melhores sobre o porque é bom e porque é ruim.

Obrigado pelas respostas até agora.

Abraços

Postado em
Só pra mim entender, o resistor vai entre o tw e os caps, é isso?

O que você quis dizer com isso: "Zobel é bom, mas nem sempre"?

Desculpe me atravessar, mas é que isso muito me interessa [¨] .

Amp -> resistor -> capacitor/crossover -> tweeter

Nessa ordem, sempre, pois se o resistor ficar entre o crossover e o falante, a frequência onde ele está sintonizado muda, ou seja, o corte muda.

Zobel é boa sim. Piorar nunca piora, se for criteriosamente montada, mas seu uso não significa ealmente que as deficiências serão corrigidas. Eu mesmo não uso nenhuma, e não penso em usar, a não ser que diagnostique que algum defeito de resposta seja causada por fatores elétricos, que é o que a Zobel corrige. Fatores acústicos, como um pico na resposta, são corrigíveis através de filtro notch, não com zobel. Nas altas a zobel pode ajudar, ou piorar, já que se trata de um filtro passa alta + resistor... em altas frequências esse resistor divide a potência aplicada com o tweeter, de forma desigual, e é aí que a coisa pode ficar ruim.

Mexer no lado elétrico é sempre uma armadilha, pois o tweeter não mantém uma impedância constante. Um resistor em série com ele tende a melhorar o SPL nas frequências mais altas, já que a atenuação será menor quando o tweeter apresentar maior impedância (nas altas frequências). Já um LPAD pode acabar amansando o tweeter, pois a atenuação será maior quando a impedância do tweeter subir.

No final das contas, muita coisa só se consegue descobrir mesmo é na prática.

Postado em

Opa Kleber, obrigado pela resposta.

Pretendo eu mesmo pretendo montar os filtros. Não sei, é um negocio que eu gosto e gostaria de aprender, pelo menos nesse momento.

Eu tava pensando em importar algo para fazer um Kit 3 vias, porém no momento não tenho disponibilidade de tempo e também de carro para fazer algo. Então, vou partir para sua recomendação.

As bobinas vou importar ou cotar na Sta Ifigênia na Lider, já que pretendo ir lá por esses dias. Uma coisa que não entendi muito bem no artigo é o seguinte: quanto maior a bitola do fio melhor? Não entendi muito bem aquele assunto de 7% de resistência da bobina e tals. Eu entendi o porque não pode ter, mas sim aquela tabela que mostra os valores.

Para o corte que você sugeriu eu vi pela tabela que seria:

Indurtor (bobina)

0.3mH (poderia usar essa bobina? http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=879)

Capacitor

10uF (e os capacitores seriam esses em parelelos: http://www.madisound.com/catalog/product_i...products_id=749 http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=756)

A pergunta é? Seria interessante utilizar capacitores em paralelo como usei para corte passa alta? Capacitores Solen tbm neles de valores diferentes?

Seria interessante montar esse cross em alguma tipo de placa? Há muitas perdas montando ele em uma placa?

Sobre o zobel também gostaria de explicações melhores sobre o porque é bom e porque é ruim.

Obrigado pelas respostas até agora.

Abraços

Use o calcbob pra calcular as bobinas. Assim vc consegue descobrir qual bitola vai te oferecer uma bobina pequena e com baixa resistência. É claro, quanto maior a bitola, melhor.

Se vc for usá-la pro mid, pode pensar em 1,5mm², mas a bobina vai ficar grande e pesada. Os fabricantes usam mais fina, com comprometimento do desempenho. Atenha-se a uma bobina com até 10% de resistência, relacionada à carga. Para 4 ohms, ela não pode ter mais de 0,4 ohms. Eu prefiro trabalhar abaixo dos 5% sempre!

Bobinas, se for pra pegar essa solen, é mais jogo mandar fazer aqui. Importar, só se for pra trazer de fio chato. Capacitores "bypassados" sempre. Se vc tem um cap, deve colocar outro com até 10% do valor em paralelo, ou vários associados pra fechar o valor final, o que for mais conveniente.

Postado em

Bom, obrigado pelas respostas Kleber e Tatu (via PM).

Eu estou decidido a trazer os componentes de fora. Como disse comprei os Solens aqui no Brasil e por 6 capacitores eu paguei quase 70 reais neles na MultComercial na Sta Ifigênia. Outra coisa que me fez ficar tentando a pegar as coisas de fora é o problema que a Lider tem. O preço sai perto de 30 reais o kilo do cobre, e ainda precisa enrolar, levar o projeto da Bobina para ele.

Assim, a bobina já enrolada, os capacitores na Madisound creio que ficariam mais baratos do que mandar enrolar e comprar os capacitores. Como também não pretendo pegar apenas isso, resolvi valer a pena o frete. Assim, estou pensando em comprar também componentes para fazer um rede Zobel que calculei apartir da calculadora do Djvini.

Vai ai a lista:

6 x 5 ohm - 15 watt wirewound resistor (Zobel)

2 x 0.33mH 14 AWG Perfect Lay (Passa baixa)

6 x 1 ohm - 15 watt wirewound resistor (Zobel)

2 x Carli Mylar 3.3 mfd (Zobel)

2 x T20-4 Hi-Vi 20mm textile dome tweeter 4 ohm (Teste)

1 x 6.8 mfd Solen Fast Cap 400V (Passa baixa)

2 x 2.2 mfd Solen Fast Cap 400V (Passa baixa)

2 x 1 mfd Solen Fast Cap 400V (Passa baixa)

4 x 10.0 mfd Polypropylene Cap 10MFDP_TYEE (Zobel)

6 x Carli Mylar 1 mfd (Zobel)

2 x Carli Mylar 12 mfd (Teste)

2 x Onkyo 4" full range (Teste)

Como disse pretendo testar algumas coisase já aproveitando o frete.

Pesquise para trazer coisas na Partsexpress, mas o preço do frete por UPS valeria a pena para trazer coisas na certeza e coisas que realmente preciso. O preço inicial é de 70 dolares para 3lbs e de 100 dolares para 6lbs e subindo.

Na Partsexpress eu estou agim de trazer uns cabos Dayton OFC para speaker.

Se alguém interessar entrar comigo para comprar algo na Partsexpress ou Madisound podemos entrar juntos.

Qual cabo speaker para twt poderia utilizar?

Abraços

Postado em

Na lider, o preço do cobre pra bobina enrolada é de 60 lascas o kg.

Neste caso, eu mandei fazer bobinas de 1,37mH, com fio 12AWG. Resultado: Bobina de 700g, 42 reais.

Levando a indutância pra ele, ele enrola em 2h, basta encomendar pelo telefone, que vc pega elas ainda quentinhas envernizadas, prontas.

Antes de importar bobinas, pense no peso total, no frete, e impostos.

Frete costuma ser de 30 a 50 doletas + taxas de importação de 60%, inclusive em cima do frete.

Em testes do Eddie, Capacitores Siemens eletrolíticos tiveram desempenho muito próximos dos Solens. Não vale o investimento. Vou confirmar com ele se eram os Siemens mesmo que ele tinha feito o teste.

Para fazer acerto, no RTA, ou na zoreba, testa tudo isso aí com capacitores genéricos mesmo, a curva não vai mudar significativamente. O que vai mudar com os caps mais refinados (e se quiser, usa apenas 1 cap por seção, em paralelo com os demais, para dar um bypass e melhorar a qualidade do conjunto com melhor custo-benefício), é a sonoridade, mas não os picos de resposta.

Tenho bobinas de 1,37mh e 0,212mh, se precisar para teste!

Postado em
A sensibilidade do Twt é 90db (1w/1m) e a do mid-bass é de 88 dB (2,83V/1m). Eu não entendi muito bem esse unidade de medida utilizada pela Bravox e por isso não consigo interpreta-la em relação a do twt. Se tivesse a mesma unidade de medida poderia considerar que as duas tem diferenças, mas agora me surgiu essa duvida.

2,83V a 4 Ohms geram cerca de 2W, ou seja, a sensibilidade do seu mid-bass é mais ou menos de 85db(1W/1m)

Postado em

Atualizando:

Bom, acabei de encomendar com o user Protheus duas bobinas fio 14 de 0.3mH.

Como os colegas falaram o preço do frete inviabiliza qualquer coisa imporetação.

De qualquer forma o corte vai ser a sugestão do Kleber: segunda ordem em 3000hz.

Bom, a bobina está encomendada. Agora vou sexta de manhã comprar os capacitores. Estou pensando em pegar os Siemens e Solens em associação (recomendação do nosso Doug). Qual seria melhor? Acho os Siemens na Sta Ifigênia?

Outra pergunta é: monto numa placa ou no arame mesmo? Na placa (universais mesmo) terei alguma perda?

Abraços

Postado em
nao vai misturar caps diferentes para fazer o corte no cross hein. ou usa os solen, ou usa os eletroliticos

Algum motivo, razão circustância Fabio? Alguma incompatibilidade técnica, fisica ou sonora?

Pensei em utilizar essa associação pois no topico de Artigos do Autosom.net temos:

Tente utilizar somente os capacitores de filme, mas se nao quiser gastar tanto, pois provavelmente devido ao corte baixo, terao valores altos (isto significa $) , vc pode associar capacitores eletroliticos (nao polarizados e com voltagem acima de 200 V) de baixo valor (tipo 5 a 10 micro faraday) até conseguir a capacitancia desejada, e melhor do que isto, seria fazer o que o pessoal chama de By-pass , que basicamente eh colocar em paralelo um capacitor de melhor qualidade ( pelo menos 1/5 da capacitancia total), isto significa por exemplo, se vc pretende obter uma capacitancia total 50 micro faraday, associe em paralelo 4 capacitores eletroliticos de 10 micro Faraday mais 1 capacitor de Filme (Solen por exemplo) de 10 micro Faraday, esta assosiacao final, tera 50 microfaraday como o desejado, so que com caracteristicas sonicas muito superiores do que se vc utilizasse apenas 1 capacitor eletrolitico de 50 microfaraday !!!! Sacou.........

Como gastei quase 70 reais para fazer 6,7uF, imaginei que para fazer 10uF (como na tabela do Autosom.net) gastaria 100 reais. Se a diferença sonora não for muito grande, usaria um de 4.7uF da Solen e o resto associação em paralelo com eletroliticos despolarizados da Siemens.

Obrigado pelo seu comentário no topico.

Abraços

Postado em
Não existem incompatibilidades técnicas não. Na prática, pode misturar eletrolítico com filme, sem perigo.

Kleber, há perda com o uso de placa universal para colocar os componentes?

Abraços

Postado em
Não existem incompatibilidades técnicas não. Na prática, pode misturar eletrolítico com filme, sem perigo.

va ja ouviu um logo apos o outro?? percebeu alguma diferença??

Postado em
va ja ouviu um logo apos o outro?? percebeu alguma diferença??

Tira um e põe o outro? Sim...

Ligar junto é uma coisa... avaliar diferenças entre eles é outra. Vc pode ter resultados muito bons misturando um capacitor eletrolítico de alto valor e caps pequenos de qualidade, sem ter que revender um rim no mercado negro.

Postado em

nao, falei ligar junto, mesmo... e depois ligar soh eletrolitico ou soh film

um cap de 3 dolares nao eh vender um rim.... os solen sao mto honestos no que custam. e o frete eh barato e tax free

Postado em

Fabio, onde você consegue frete barato? Por exemplo: na partsexpress o frete meio que "inicial" custa 70 dolares para mandar para o Brasil (via UPS).

Na Madisound não é possivel calcular (vem via USPS). Há outro sites que vendem com um frete mais em conta?

No primeiro momento usarei os eletroliticos mesmos já que o preços do Solen aqui no Brasil são caros em relação ao da Madisound por exemplo (provavel que venha sem impostos, ai vale a pena) e depois comprarei Solen ou uns Claritycap que foram me recomendandos também.

Abraços

Postado em
Fabio, onde você consegue frete barato? Por exemplo: na partsexpress o frete meio que "inicial" custa 70 dolares para mandar para o Brasil (via UPS).

Na Madisound não é possivel calcular (vem via USPS). Há outro sites que vendem com um frete mais em conta?

No primeiro momento usarei os eletroliticos mesmos já que o preços do Solen aqui no Brasil são caros em relação ao da Madisound por exemplo (provavel que venha sem impostos, ai vale a pena) e depois comprarei Solen ou uns Claritycap que foram me recomendandos também.

Abraços

http://www.partsconnexion.com/

Postado em

Abraços

O frete deles não é muito abusivo né?

Não dah para calcular no site. Gostei dele, tem muitas coisas, varias categorias e os preços são semelhantes.

Você jah pediu por ele Diogo?

Abraços

Postado em

Abraços

O frete deles não é muito abusivo né?

Não dah para calcular no site. Gostei dele, tem muitas coisas, varias categorias e os preços são semelhantes.

Você jah pediu por ele Diogo?

Abraços

Sim, manda e-mail pra eles, que passam o frete..

Não tem como fugir mto do frete..

Olha no site da USPS que você vai ter uma noção.

Abraços!

Postado em

Abraços

Ae ...... o Diogo sempre ajudando a galera.

Mas me senti um analfabeto olhando esse site [^]

Postado em

Sim era esse que eu ia recomendar...

quando eu entro nesse site, o meu ticket medio eh 400 dolares :(

pede frete USPS que rola... nao precisa de claritycap nao, o melhor cxb eh o solen mesmo, no maximo multicap

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...