Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
bnobrega

Carga Da Bateria E Carregador

Recommended Posts

Galera, blz?

Depois que montei o som eu quase num liguei sem o carro estar ligado ... Uma vez ou outra pra lavar os 2 carros... coisa baixa.. sem lascar pra valer...

Só que percebi que a tensão da bateria (que antes sustentava aos 12.6 - 12.8V) só tá sustentando aos 12.3 ... O que está acontecendo ? É a carga dela que ta baixa?

Eu de manhã cedo, qndo ligo o carro e ligo o som, marca 14.2, as vezes até 14.4 V ... mas eh so aumentar até o volume 20 (regulado podendo ir ate o 42 sem clipar) e a tensão cai pra 13.5 ... se demorar demais (40 mim + -) a tensão cai pra 13.3... É a carga da bateria que ta baixa ?

Se for carga baixa, que carregador vocês indicam? (Carregadores que NÃO seja fonte (banda, BL, essas coisas) e que venda pronto, pois sou um desastre pra fazer essas coisas...)

Esse presta? Será que carrega bateria de GEL ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733...ozinho-lcto-_JM

Agradeceria pela ajuda...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nada fora do normal, quando menor a carga da bateria menor a voltagem que ela vai conseguir mandar estabilizada.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que não é nada preocupante, se sem ligar o som ela estiver mantando assim dos 13v ta bão já... com som ligado até uns 12 e poquinho é aceitável...

Compartilhar este post

Link para o post

nao vi nada de errado aí não..

e acho que esse carregador é bom sim!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, vlw as repostas..

mas agora fiquei incucado ...

Medi a tensão das baterias individuais (multimetro minipa - um amarelinho que vende na somcuritiba) ... e pra minha surpresa, com o carro desligado e som baixinho (volume 7), percebi que a tenção das baterias eram:

Bateria original corsa 12.6V

Bateria Hawker 100A 12.7V

Ai pergunto: Pq o voltimetro taramps marcava apenas 12.4V ?

Acho então que num preciso de carregador... ou preciso ?

Teoricamente estão cheias, nao eh ?

EDIT: Se eu precisar do carregador, ele carrega baterias de GEL ?

Abraços,

Bruno N.

Editado por bnobrega

Compartilhar este post

Link para o post

Revivendo tópico...

Galera, eu estou com 3 baterias Alphacell no carro..

E deixei o som desligado a dias, meu alternador é de 120Ah..

E me parece que elas não estão carregando 100%..

Um amigo aqui do fórum, colocou as dele para carregar em um carregador carga lenta, ficou 3 dias.. e não carregou 100% as baterias..

Alguém sabe me dizer se esses carregadores normais ou alternador normal de carro carregam essas Alphacell, ou tem que ser uma carga especial com tensão de carga maior?????

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,

Use um carregador inteligente do tipo flutuante que forneça 10A máximos e carregue uma bateria por vez .

Poderia usar outro inteligente de até uns 30A mas são muito caros (seria para carregar as 3 em paralelo).

Eu tenho este aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223002226-carregador-de-bateria-12v-10-amp-automatico-c-reativador-_JM

s_MLB_v_O_f_183733333_4.jpg

Funfa direitinho.

PS: os flutuantes atendem o padrão de carga das AGM.

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, esse carregador aí é de 13,8V não carrega 100% nem as baterias comuns. Baterias em geral devem ser carregadas com tensão de 14,4V (algumas até mais que isso).

Alberes, bateria de gel ou AGM carrega da mesma forma que qualquer bateria "comum". O alternador tem 120a de capacidade máxima, mas ele não entrega essa capacidade à todo momento quando está carregando as baterias, só se a tensão das baterias estiver muito baixa mesmo (9V, por exemplo), aí PODE SER que ele entregue os 120a.

O correto é você comprar uma fonte dessas automotivas mesmo (JFA, Usina, dB Sound, etc.) de 50A e 14,4V (não menos que isso) e deixar as baterias carregando durante a noite inteira.

edit.: se for deixar as baterias carregando por muito tempo, deixe as Alphacell em local bem ventilado, pois quando ela é carregada por muito tempo em local sem ventilação, se a temperatura dela aumentar muito a bateria pode estragar.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, esse carregador aí é de 13,8V não carrega 100% nem as baterias comuns. Baterias em geral devem ser carregadas com tensão de 14,4V (algumas até mais que isso).

Alberes, bateria de gel ou AGM carrega da mesma forma que qualquer bateria "comum". O alternador tem 120a de capacidade máxima, mas ele não entrega essa capacidade à todo momento quando está carregando as baterias, só se a tensão das baterias estiver muito baixa mesmo (9V, por exemplo), aí PODE SER que ele entregue os 120a.

O correto é você comprar uma fonte dessas automotivas mesmo (JFA, Usina, dB Sound, etc.) de 50A e 14,4V (não menos que isso) e deixar as baterias carregando durante a noite inteira.

edit.: se for deixar as baterias carregando por muito tempo, deixe as Alphacell em local bem ventilado, pois quando ela é carregada por muito tempo em local sem ventilação, se a temperatura dela aumentar muito a bateria pode estragar.

Tem certeza disso ?

http://www.arraistec.com.br/produtos/aps-31.php

http://www.arraistec.com.br/pdfs/manual_aps-31_n.pdf

Saída 14,4 VCC PICO ! 10A max

FLUTUAÇÃO 13,5 VCC 1 A MAX

A Flutuação dele é de 13,8 v.

Se mencionar que o correto para se carregar baterias de forma lenta ( o que é recomendavel) é utilizar um carregar de no máximo 10% da capacidade nominal da bateria.

EDIT: o que faz bateria ferver é justamente o lance de enviar carga constante , o que é feito por um carregador NÃO inteligente .

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas, vc está com algum carregador??! Queria fazer um teste antes de comprar 1..

Tinha até conversado com o Kikin pra gente rachar uma USINA de 120ah.

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei uma Xs power, To querendo compra um carregador q seja mais funcional para esses modelos

Compartilhar este post

Link para o post

eu peguei uma Unipower AGM de 90Ah hj!!!

quando o cara veio aki ela estava em 12,8V, mas ele disse q estava lavando o carro com o som ligado baixo!!! ela ja esta em 12,64V!!! ate ta bom, mas tbm to ATRAS DE UM CARREGADOR q carregue a 14,4V e flutue em 13,8V!!! q nao seja caro neh!!!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tbm tenho esse carregador EXPERT CHARGER e funciona legal... :legal:

Editado por raphael_spl

Compartilhar este post

Link para o post

Tem certeza disso ?

http://www.arraistec.com.br/produtos/aps-31.php

http://www.arraistec.com.br/pdfs/manual_aps-31_n.pdf

Saída 14,4 VCC PICO ! 10A max

FLUTUAÇÃO 13,5 VCC 1 A MAX

A Flutuação dele é de 13,8 v.

Se mencionar que o correto para se carregar baterias de forma lenta ( o que é recomendavel) é utilizar um carregar de no máximo 10% da capacidade nominal da bateria.

EDIT: o que faz bateria ferver é justamente o lance de enviar carga constante , o que é feito por um carregador NÃO inteligente .

Só li o que dizia no anúncio, e lá citava 13,8v.

O Alberes tem 400ah em baterias, uma fonte de 50A é sim o ideal para ele, visto que ele nunca vai usar os 50A máximos que a fonte entrega, nunca vi fonte ou carregador trabalhar mandando toda sua capacidade carregando baterias.

E outra eu nunca vi um carregador/fonte que mande carga constante, seja carregadores com transformadores (vulgo "chupa-cabra"), fontes chaveadas, fontes lineares e etc. Quando uma bateria está carregando com o passar do tempo a tensão sobe e a corrente diminui, nunca vi bateria carregar o tempo todo com uma corrente "constante", fixa, a corrente só vai diminuindo com o aumento da tensão, quando a bateria está quase completamente carregada a corrente é irrisória.

Bateria ferve quando a tensão de carga está acima do normal. O que eu disse sobre as Alphacell serem carregadas em lugares com boa ventilação é o que recomenda o manual.

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas, vc está com algum carregador??! Queria fazer um teste antes de comprar 1..

Tinha até conversado com o Kikin pra gente rachar uma USINA de 120ah.

Eu tenho um carregador de 2 amperes que eu mesmo fiz usando um transformador, uma ponte retificadora e um capacitor, e também tenho uma fonte chaveada "xing-ling" de 5,5a de 15V (uso um diodo na saída para reduzir a tensão ~0,7V, aí a tensão dessa fonte fica sempre entre 14,3 e 14,7V).

Mas isso aí é só um "quebra-galho" pra mim mesmo, como tenho 320ah em baterias o correto é comprar uma fonte automotiva de uns 50A mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Só li o que dizia no anúncio, e lá citava 13,8v.

O Alberes tem 400ah em baterias, uma fonte de 50A é sim o ideal para ele, visto que ele nunca vai usar os 50A máximos que a fonte entrega, nunca vi fonte ou carregador trabalhar mandando toda sua capacidade carregando baterias.

E outra eu nunca vi um carregador/fonte que mande carga constante, seja carregadores com transformadores (vulgo "chupa-cabra"), fontes chaveadas, fontes lineares e etc. Quando uma bateria está carregando com o passar do tempo a tensão sobe e a corrente diminui, nunca vi bateria carregar o tempo todo com uma corrente "constante", fixa, a corrente só vai diminuindo com o aumento da tensão, quando a bateria está quase completamente carregada a corrente é irrisória.

Bateria ferve quando a tensão de carga está acima do normal. O que eu disse sobre as Alphacell serem carregadas em lugares com boa ventilação é o que recomenda o manual.

Lucas, não complica vai....rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um carregador de 2 amperes que eu mesmo fiz usando um transformador, uma ponte retificadora e um capacitor, e também tenho uma fonte chaveada "xing-ling" de 5,5a de 15V (uso um diodo na saída para reduzir a tensão ~0,7V, aí a tensão dessa fonte fica sempre entre 14,3 e 14,7V).

Mas isso aí é só um "quebra-galho" pra mim mesmo, como tenho 320ah em baterias o correto é comprar uma fonte automotiva de uns 50A mesmo.

É btfé.. vou ver se eu racho com o Kikin uma Usina de 50 ou 120Ah.

Vlw Lucão..

Compartilhar este post

Link para o post

Usina agora está com fonte de 60ah.

E o preço seria 2x o valor dessas de 10ah com frete +/-.

Qualquer coisa mim procurem!

Eu tenho uma de 120ah aqui semi nova! :legal:

Editado por redin.gyn

Compartilhar este post

Link para o post

Usina agora está com fonte de 60ah.

E o preço seria 2x o valor dessas de 10ah com frete +/-.

Qualquer coisa mim procurem!

Eu tenho uma de 120ah aqui semi nova! :legal:

isso que sempre quis saber. essas fontes automotivas carregam a bateria tmb?

e se carregam ficam em flutuação tmb?

tenho alguns automoveis que ficam mais parado que andando. precisava de algo assim, pra manter meus 2 carros "carregados" faz 1 mes que nao dou partida e outro faz mais de ano!

Compartilhar este post

Link para o post

isso que sempre quis saber. essas fontes automotivas carregam a bateria tmb?

e se carregam ficam em flutuação tmb?

tenho alguns automoveis que ficam mais parado que andando. precisava de algo assim, pra manter meus 2 carros "carregados" faz 1 mes que nao dou partida e outro faz mais de ano!

Pelo que vi nos videos do dono da spark usina ela mantem sempre 14,4v e vai diminuido a corrente quando a bateria carrega mais a tensão "14,4" fica estavel ou seja não entra em flutuação automatica "13,8".

Acaba que se ficar ligada direto ela mantendo em 14,4 acho que acaba danificando a bateria.

E tem tambem o seguinte a carga vai ser sempre RAPIDA a fonte manda alta corrente ate que a tensão estabilize ou seja se tiver uma bateria de 150ah e fonte de 100a e a bateria tiver com 10v ela vai mandar 100a ate subir pra 14,4v e isso acaba danificando as bateria pois o esquenta a bateria e acaba estufando as plascas separadoras.

Pra manter carro que fica parado eu iria numa de 10a dessas ai que entra em flutuação automatica e tem controle de corrente, ai não corre risco de danificar as baterias.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já comprei um carregador destes, cada bateria de 150A demorava em torno de 12 a 15 horas para carregar. Ele esquentava muito aí coloquei um ventilador de 8cm do lado de fora dele e resolveu o problema. Tive um atendimento nota 10 do vendedor que sempre que precisei ele me respondeu e me instruiu. O bom desse carregador é o curto beneficio pois é barato e bom. Hj tenho uma Taramps 100A, porque aumentei minha potencia para a Taramps 10.9.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...