Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RenanLopes

- = Campeonato Spl ! = -

Recommended Posts

Prezados,

Noto que em campeonatos geralmente não se usa falantes profissionais para a categoria SPL, mesmo estes, na grande maioria, terem sensibilidade alta.

Praticamente já formei minha opnião, não vou cita-las aqui, pois gostaria de ouvir um pouco vocês em relação ao assunto...

No decorrer vamos abordando os itens mais específicos nessa comparação!

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu digo que a fusão dos dois mundos toca mais.

Cone + bobina (mms) leve

B forte

Alto excursionamento

Compartilhar este post

Link para o post
Eu digo que a fusão dos dois mundos toca mais.

Cone + bobina (mms) leve

B forte

Alto excursionamento

Murilo,

Mas isso seria caracteristicas de um falante profissional.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
alto eu digo alto mesmo!

E quanto seria esse excursionamento? 12 mm, 15 mm, 25 mm ou mais?

Compartilhar este post

Link para o post

acredito EU que pra competição um falante tem que ter um XMAX de no mínimo 15mm , MÍNIMO ...

e falantes profissionais infelizmente não tem isso =( !

mas lembro de um Um GOL usava um EROS SDS de 18" em FREE pra competir , e era forte pra caramba ...

mas se não me engano ele usava freq. muito alta pra medição !

e como agora a maioria das entidades deixa Fixado máximo em 80 hz o RTA , fica difícil competir com falante profissional !

Compartilhar este post

Link para o post
E quanto seria esse excursionamento? 12 mm, 15 mm, 25 mm ou mais?

O que me preoculpa é que nesse grande deslocamento o falante fica altamente sem controle. Claro que no caso de competição de SPL isso tão pouco importa, mas o que acontece é que a grande maioria utiliza falante "comuns" para competir, e justamente nessas circunstâncias, pq n usar os profissionais?

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

olha só Renan !

Eu to usando pra competir , 2 Protech protótipo de 15" , que o rafa me disse que tem acho que 18mm de XMAX ...

Agente usando freq. FIXA de 61 Hz , ele fica extremamente LOUCO de tanto pular , isso pq estamos usando um Taramp's 2.5 rms ... Imagina quando for o T6000 ou o T8000 que queremos colocar ??? Vai ficar ABSURDO !

Vc acha que um falante profissional güenta isso ???

Se sim ... Me diz 1 modelo ... que suporte no caso 61 HZ com 8000 RMS por 3 Seg. (visto que eu faço 3 picos de 1 seg. por medição !)

Compartilhar este post

Link para o post
olha só Renan !

Eu to usando pra competir , 2 Protech protótipo de 15" , que o rafa me disse que tem acho que 18mm de XMAX ...

Agente usando freq. FIXA de 61 Hz , ele fica extremamente LOUCO de tanto pular , isso pq estamos usando um Taramp's 2.5 rms ... Imagina quando for o T6000 ou o T8000 que queremos colocar ??? Vai ficar ABSURDO !

Se sim ... Me diz 1 modelo ... que suporte no caso 61 HZ com 8000 RMS por 3 Seg. (visto que eu faço 3 picos de 1 seg. por medição !)

Guto,

Mas o que salientei é que no teu caso esse falante está dedicado a campeonatos, ou vc me garante que ele toca redondinho com todo esse Xmax? Se sim, imagino o Bl pra controlar toda essa excursão.

Citando exemplos...

Já vi vários competirem com Extreme de 15" e pq não 15SW3P, entende?

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
Guto,

Mas o que salientei é que no teu caso esse falante está dedicado a campeonatos, ou vc me garante que ele toca redondinho com todo esse Xmax? Se sim, imagino o Bl pra controlar toda essa excursão.

Renan

O BL dos Light II é de 20 tesla/metro.

Citando exemplos...

Já vi vários competirem com Extreme de 15" e pq não 15SW3P, entende?

Primeiro por q no manual é o Extreme o indicado para campeonato de SPL e não o 15SW3P, outro detalhe é para carros tipo "Street" esses falantes profissionais não "rendem" alto SPL. Ja fiz vários testes, e os subs com suspensão de espuma ou borracha tem maior rendimento no SPL na faixa de 60Hz do que os subs com borda de tecido.

Nos carros tipo "paredão" ai sim, os subs de borda de tecido, tem redimento similar aos automotivos.

Lembrando que os cones de papel fino dos falantes profissionais normalmente "dobram" na região da borda com excesso de potência/excursão!

Tem algum tempo que ando tbm fazendo alguns testes nesse sentido por aqui.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
olha só Renan !

Guto, qual a necessidade de dar 3 picos? Nas suas medicoes deu diferenca? No terceiro pico a bobina nao vai estar aquecida e perder rendimento nao? So umas duvidas basicas....muitos competidores fazem esse mesmo processo, mas so vejo no SPL...no trio é um tapa so.

Compartilhar este post

Link para o post
olha só Renan !

Guto, qual a necessidade de dar 3 picos? Nas suas medicoes deu diferenca? No terceiro pico a bobina nao vai estar aquecida e perder rendimento nao? So umas duvidas basicas....muitos competidores fazem esse mesmo processo, mas so vejo no SPL...no trio é um tapa so.

eu sou meio retardado mesmo por isso que faço hehehe

mas o certo é o PRIMEIRO só !

pois como vc disse a bobina já tá na Lona , junto com a bateria !

Compartilhar este post

Link para o post

eu brinquei uma vez um bomber upgrade veinho que tava de bobeira na garagem, bobina dupla 4+4, ligando um banda 3kWRMS em cada bobina e soltando o dedo....ate uns 5 segundos ele tocou....depois virou fumaça....mas quase arrancou a tampa trazeira do gol. Deu muita pressao....Pena que o rta num tava funfando no dia...mas deu pra rir bastante.....

Um dia eu arrumo um corsa e tento a vida no spl...de Elba 4 portas num rola.....

Compartilhar este post

Link para o post
Que tal colocarmos fotos de alguns alto-falantes usados em competições?

fotos eu nao tenho, mas ja vi:

Hinor Gladiator

Selenium Extreme

Shocker ( um modelo intermediario...o de 20K nunca vi )

Toma

Compartilhar este post

Link para o post
fotos eu nao tenho, mas ja vi:

Hinor Gladiator

Selenium Extreme

Shocker ( um modelo intermediario...o de 20K nunca vi )

Toma

Faltou:

Spyder X-Max ( um cavalo por sinal )

Spyder Nitro

Compartilhar este post

Link para o post
Que tal colocarmos fotos de alguns alto-falantes usados em competições?

Muito bom!!! Mas dos subs destruídos após os campeonatos!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
eu queria mesmo é ver esse XMAX fora da caixa , nunca vi !

fora da caixa tb nunca vi, mas tinha um corsa aqui em MG que era uma pedrada. Tocava com Xmax....se nao me engano o Paulinho Som ja tocou com eles tambem

Compartilhar este post

Link para o post

O loco, qual é o Xmax desse falante?

Pessoal nunca fui em campoeonato de spl, como é o processo? Vc solta o pause por alguns segundos usando uma faixa de frequência?

Compartilhar este post

Link para o post
Taí os Xmax 3X com Kevlar

To na espera pelos de 15"

:vts

subs12qa0.jpg

Murilo duas perguntas de um leigo no assunto :

Primeiro o que é Kevlar ???

Segundo , isso ae é produto de venda no mercado ????

Abraços

Netão !!

Compartilhar este post

Link para o post
Taí os Xmax 3X com Kevlar

To na espera pelos de 15"

:vts

subs12qa0.jpg

É, quando se tem investimento suficiente para por as idéias em pratica realmente é bem mais fácil.

Os subs têm duplo GAP como eu já tinha pensado em fazer........

Interessantíssima essa foto Murilo, obrigado por compartilhar conosco.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Netão, creio que o Rafael tem mais propriedade para responder sobre o Kevlar, o bicho adora Resistência dos Materiais! ehehehe

Mas é uma fibra trançada bem leve que após ser resinada e sair do forno ganha grande rididez. O papelão costuma dobrar, quebrar e rasgar com grande excursionamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Murilo duas perguntas de um leigo no assunto :

Primeiro o que é Kevlar ???

Segundo , isso ae é produto de venda no mercado ????

Abraços

Netão !!

Neto

Kevlar é o nome da fibra utilizada na fabricação dos cones, a mesma utilizada para fabricação de coletes a prova de bala.

Ela confere ao cone altíssima rigidez mecânica com pouca massa, q faz com o q o sub tenha alta sensibilidade.

Quanto a esse conjunto motor alto, não confere um Xmax “tão grande” por que o sub tem 2 GAPs.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...