Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AtilaMendes

DRZ9255 Vs I-Pod

Recommended Posts

Aproveitando o tópico do Glauber, mais uma pergunta talvez não tão básica, mas que me catuca a um bom tempo! Seguinte:

 

Vi que o Glauber irá utilizar um DRZ 9255 conectado a um IPod, para poder tocar seus MP3s. Agoras as perguntas:

 

1ª) O DRZ 9255 controla o IPod pelo Cenet, ou apenas recebe o audio reproduzido por ele?

 

2ª) O DRZ faz o processamento deste sinal do IPod? Como sabemos um CD de áudio utiliza um conversor AD, discretizando o sinal 44.100 vezes por segundo, onde cada amostra terá 65.536 níveis de quantização (16bis por amostra), resultando em 705,6 Kbit/s por canal e no total de 1411Kbit/s em dois canais (2.0). O milagre do DRZ seria em parte, o poderoso e eficiente Upscaling de amostras que ele faz (aumentando de 44.100 mil amostras para 96.000 amostras por segundo), e a correção dos erros de quantização do PCM, por interpolação baseada em cálculos probabilísticos e cálculos numéricos ("convertendo" de 16 para 24 bits por amostra). O MP3 por derivar de um CD de áudio, utiliza as mesmas quantidades de amostras por segundo, ou seja, 44K amostras por segundo. Tudo isso para perguntar o seguinte....o DRZ simplismente pega o sinal já processado pelo IPod (enviado pelo cabo de conexão Cenet) e não faz nenhum tipo de tratamento característico e envia o sinal para as saídas pré-amplificadas? Ou ele (O DRZ) faz um processamento digital do MP3 armazenado no IPod, da mesma forma como ele faz em um CD de áudio que é inserido no conjunto óptico do player?

 

NOTA: Caso o DRZ não faça o processamento digital do audio enviado (enviado digitalmente lógico), o fato de plugar um MP3 Player no DRZ, nada mais, nada menos que põe por água abaixo todo o diferencial do DRZ, justamento o seu poderoso DSP, que fica inutilizado nesse caso.

 

3ª) Só a título de curiosidade, o sinal pré-amplificado player, que chega até o amplificador, vai em banda base mesmo, ou é inserido em uma portadora (modulado)? Se vai modulado, qual o tipo de modulação que se utiliza normalmente?

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso te responder a primeira.

 

Comprei uma interface original da Clarion que poderei controlar o ipod pelo player via CeNet.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atila, na boa, compra um bom CD e coloca no DRZ, se voce quer extrair a melhor performance dele. Qualquer coisa alem disto, ou uma disqueteira por CE-net, nao vai adiantar...

 

O ipod eh um recurso paleativo para quem nao quer levar todos os cds junkie (que todo mundo tem aos montes).

 

Nao preciso (e nem sei) entrar na teoria eletronica/tecnologica. Basta ouvir o resultado nos dois modos e ver se pra voce faz diferença ou nao..

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Atila, na boa, compra um bom CD e coloca no DRZ, se voce quer extrair a melhor performance dele. Qualquer coisa alem disto, ou uma disqueteira por CE-net, nao vai adiantar...

 

O ipod eh um recurso paleativo para quem nao quer levar todos os cds junkie (que todo mundo tem aos montes).

 

Nao preciso (e nem sei) entrar na teoria eletronica/tecnologica. Basta ouvir o resultado nos dois modos e ver se pra voce faz diferença ou nao..

 

abs

Acredito que não vale a pena colocar nada a mais nele, senão perde qualidade.

 

O que eu estou pensando em talvez fazer mais pra frente é ligar um DVD-Changer no DRZ, que seria o Clarion VCZ-625. Ele custa cerca de U$200, e seria uma disqueteira de 6 CDs/DVDs. Acredito que seja uma boa opção.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1ª) O DRZ 9255 controla o IPod pelo Cenet, ou apenas recebe o audio reproduzido por ele?

Apenas recebe o sinal já decodificado. Ipods não possuem saída S/PDIF, ou seja, do áudio digital não processado. O que poderia ocorrer é do próprio DRZ considerar o Ipod apenas como um "pen drive", apenas lendo os arquivos nele, mas não é o que acontece.

 

2ª) ....o DRZ simplismente pega o sinal já processado pelo IPod (enviado pelo cabo de conexão Cenet) e não faz nenhum tipo de tratamento característico e envia o sinal para as saídas pré-amplificadas? Ou ele (O DRZ) faz um processamento digital do MP3 armazenado no IPod, da mesma forma como ele faz em um CD de áudio que é inserido no conjunto óptico do player?

 

Não, não faz. Ele apenas pega o áudio, joga no DSP, e já era. De qualquer forma, esse upscaling de 16 pra 24 bits não faz milagres em MP3, já que o MP3 basicamente é um formato onde tudo o que possa ser "excluído", é jogado fora, em prol do espaço de armazenamento. O ganho que se consegue no processo é em microdinâmica, aquela que a conversão de formato já destruiu.

 

NOTA: Caso o DRZ não faça o processamento digital do audio enviado (enviado digitalmente lógico), o fato de plugar um MP3 Player no DRZ, nada mais, nada menos que põe por água abaixo todo o diferencial do DRZ, justamento o seu poderoso DSP, que fica inutilizado nesse caso.

 

Sim, fica inutilizado. O controle de Ipod é apenas uma facilidade adicionada ao produto, mas não é, nem de longe, sua função principal. Serve pra quebrar um bom galho nas viagens, por exemplo, onde o MP3 é até uma segurança a mais no trânsito.

 

3ª) Só a título de curiosidade, o sinal pré-amplificado player, que chega até o amplificador, vai em banda base mesmo, ou é inserido em uma portadora (modulado)? Se vai modulado, qual o tipo de modulação que se utiliza normalmente?

 

Não existe modulação nenhuma. É apenas o sinal de áudio mesmo, purinho, a ser amplificado (ter sua amplitude aumentada) e enviado aos falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Atila, na boa, compra um bom CD e coloca no DRZ, se voce quer extrair a melhor performance dele. Qualquer coisa alem disto, ou uma disqueteira por CE-net, nao vai adiantar...

 

O ipod eh um recurso paleativo para quem nao quer levar todos os cds junkie (que todo mundo tem aos montes).

 

Nao preciso (e nem sei) entrar na teoria eletronica/tecnologica. Basta ouvir o resultado nos dois modos e ver se pra voce faz diferença ou nao..

 

abs

Acredito que não vale a pena colocar nada a mais nele, senão perde qualidade.

 

O que eu estou pensando em talvez fazer mais pra frente é ligar um DVD-Changer no DRZ, que seria o Clarion VCZ-625. Ele custa cerca de U$200, e seria uma disqueteira de 6 CDs/DVDs. Acredito que seja uma boa opção.

 

Abraços.

Compreendo, o negócio mesmo é utilizar CDDA. É o mais óbvio mesmo! A idéia do Ianaconi pra mim é uma boa, pois me amarro em DVD automotivo. Tocar um showzinho fera enquanto dirige é bem massa! Uma vez roubaram o som do meu carro e levaram toda a minha coleção de CDs (uns 3 ou 4 portas CDs daqueles grandes). Dei mole, tinha que ter feito um backup de todos eles, ou dos prediletos, e deixado no carro. Com uma disqueteira pelo menos consigo "esconder" essa CDzaiada toda!

 

Dai quando a TV Digital se solidificar no país, as fabricantes de equipamentos multimídia começarão a produzir sintonizadores SBTVD para carros (Sistema Brasileiro de Televisão Digital). Uns dos diferenciais da TV Digital Brasileira (em relação ao Europeu e Americano), será justamente a mobidade e portabilidade gratuita. Enquanto estiver engarrafado, possso assistir Chaves digitalmente no meu carro!!! Ou dirigindo a 140km/h, posso assistir Mr. Bean na Band, ou ainda assistir uma novela (eca) em Full HD no meu carro (imagina uma tela de 32 polegadas dentro do carro). A melhor opção de programação pra se assistir em alta definição, na minha opinnião seria futebol. Imagina vc conseguindo ver todos os minimos detalhes, a marca da bola, os detalhes da grama, o pessoal na arquibancada, a expressão do jogador..........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Apenas recebe o sinal já decodificado. Ipods não possuem saída S/PDIF, ou seja, do áudio digital não processado. O que poderia ocorrer é do próprio DRZ considerar o Ipod apenas como um "pen drive", apenas lendo os arquivos nele, mas não é o que acontece.

 

2ª) ....o DRZ simplismente pega o sinal já processado pelo IPod (enviado pelo cabo de conexão Cenet) e não faz nenhum tipo de tratamento característico e envia o sinal para as saídas pré-amplificadas? Ou ele (O DRZ) faz um processamento digital do MP3 armazenado no IPod, da mesma forma como ele faz em um CD de áudio que é inserido no conjunto óptico do player?

 

Não, não faz. Ele apenas pega o áudio, joga no DSP, e já era. De qualquer forma, esse upscaling de 16 pra 24 bits não faz milagres em MP3, já que o MP3 basicamente é um formato onde tudo o que possa ser "excluído", é jogado fora, em prol do espaço de armazenamento. O ganho que se consegue no processo é em microdinâmica, aquela que a conversão de formato já destruiu.

 

 

 

Sim, fica inutilizado. O controle de Ipod é apenas uma facilidade adicionada ao produto, mas não é, nem de longe, sua função principal. Serve pra quebrar um bom galho nas viagens, por exemplo, onde o MP3 é até uma segurança a mais no trânsito.

 

 

 

Não existe modulação nenhuma. É apenas o sinal de áudio mesmo, purinho, a ser amplificado (ter sua amplitude aumentada) e enviado aos falantes.

Valeu Kleber, bem coerente sua explicação!

 

Existe algum DVD Player automotivo que reproduz DVD-Audio, pq esses residencias (profi) que tocam, acompanhados de recivers que tenham um DSP decente, desbancaria de longe o DRZ. Imagina 192KHz e 24bits captados da fonte mesmo, sem processamento para chgar a isso? Ai deve ficar show!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Apenas recebe o sinal já decodificado. Ipods não possuem saída S/PDIF, ou seja, do áudio digital não processado. O que poderia ocorrer é do próprio DRZ considerar o Ipod apenas como um "pen drive", apenas lendo os arquivos nele, mas não é o que acontece.

 

2ª) ....o DRZ simplismente pega o sinal já processado pelo IPod (enviado pelo cabo de conexão Cenet) e não faz nenhum tipo de tratamento característico e envia o sinal para as saídas pré-amplificadas? Ou ele (O DRZ) faz um processamento digital do MP3 armazenado no IPod, da mesma forma como ele faz em um CD de áudio que é inserido no conjunto óptico do player?

 

Não, não faz. Ele apenas pega o áudio, joga no DSP, e já era. De qualquer forma, esse upscaling de 16 pra 24 bits não faz milagres em MP3, já que o MP3 basicamente é um formato onde tudo o que possa ser "excluído", é jogado fora, em prol do espaço de armazenamento. O ganho que se consegue no processo é em microdinâmica, aquela que a conversão de formato já destruiu.

 

 

 

Sim, fica inutilizado. O controle de Ipod é apenas uma facilidade adicionada ao produto, mas não é, nem de longe, sua função principal. Serve pra quebrar um bom galho nas viagens, por exemplo, onde o MP3 é até uma segurança a mais no trânsito.

 

 

 

Não existe modulação nenhuma. É apenas o sinal de áudio mesmo, purinho, a ser amplificado (ter sua amplitude aumentada) e enviado aos falantes.

Valeu Kleber, bem coerente sua explicação!

 

Existe algum DVD Player automotivo que reproduz DVD-Audio, pq esses residencias (profi) que tocam, acompanhados de recivers que tenham um DSP decente, desbancaria de longe o DRZ. Imagina 192KHz e 24bits captados da fonte mesmo, sem processamento para chgar a isso? Ai deve ficar show!

Creio que não exista não... de qualquer forma, quando falamos em áudio digital, tem player com DAC de 1 bit, sem upsampling, que toca mais que player com upsampling e upscaling... vai muito do fabricante, pois a qualidade da DAC, dos circuitos de apoio à ela, da preamplificação, e até mesmo da fonte interna, fazem toda a diferença no desempenho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
possso assistir Chaves digitalmente no meu carro!!!

partindo do msm principio que o mp3 (sinal comprimido), nao poderemos ver em HD.

se a gravação não for propria p/ o formato, nao daria p/ tirar leite da pedra.

confere?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dvd-a qualquer player decente de 2007 pra cá lê, moçada.

 

E não vai achando que é essa coca-cola não. O DRZ toca MUITO mais que eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
partindo do msm principio que o mp3 (sinal comprimido), nao poderemos ver em HD.

se a gravação não for propria p/ o formato, nao daria p/ tirar leite da pedra.

confere?

Sim, eu falei assistir Chaves digitalmente, e não em alta definição! São coisas distintas saca?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem quiser o manual de serviço do DRZ9255, manda e-mail para diogo_ianaconi@hotmail.com, que eu envio.

 

É um manual de 33 páginas em PDF com tudo sobre o DRZ (todo o esquema dele, cita todos os capacitores usados, todos os componentes, etc, etc, etc).

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei um monitor bacana e barato no Ebay (cerca de U$120).

 

Acho que combina bem com o DRZ esteticamente.

 

a4.jpg

5.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Achei um monitor bacana e barato no Ebay (cerca de U$120).

 

Acho que combina bem com o DRZ esteticamente.

 

a4.jpg

5.jpg

E ai Ianaconi, será que é boa essa tela ai?! Pareçe mesmo com o DRZ!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um conhecido lá do DIYMA Forum comprou e ta usando junto com um IPOD, apenas pra rodar vídeos. Falou que é bem bacana sim a tela.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aham, aqui ela em comparação com o DRZ:

DSC00709.jpg

 

O ideal seria um Clarion VCZ625 (U$200) ligado com cabo ótico da Clarion DCA006 (U$80), e usar uma tela dessas (U$150). O custo é bem alto. Quem sabe lá pro futuro depois de alguns meses de sistema instalado. :)

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...