Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dhandrei

Ajuda Técnica Em Projeto Para Corsa Hatch 4p

Recommended Posts

Postado em

Galera,

Preciso de ajuda com um projeto de som para o Corsa Hatch 4P.

Mas preciso saber tecnicamente o que cada componente deve ter para um som de qualidade sem ser Hi-Fi.

Penso em 2 projetos, o que for melhor em qualidade é o que eu vou buscar nas lojas. Estou na dúvida entre Projeto "PALCO SONORO" ou 4.1.

Gostaria muito que vocês me informassem tecnicamente o que cada componente precisa ter, depois e somente depois disso é que vou atrás de marca.

Começamos pelo Amplificador estéreo.

O que ele deve ter para um boa qualidade?

Quantos watts, DB, impendancia?

Etc.

Amplificador Mono para Sub.

O que ele deve ter para um boa qualidade?

Quantos watts, DB, impendancia?

Etc.

Kit 2vias que casem com o amplificador.

Watts?

Quantos Ohms?

Impendancia?

DB?

Etc.

Nas portas traseiras coloco kit 2vias ou coaxial?

Watts?

Quantos Ohms?

Impendancia?

DB?

Etc.

Subwoofer

Bobina simples ou dupla?

2 ou 4 Ohms?

Watts?

Impendancia?

DB?

Etc.

Se faltar mais alguma coisa me deixe saber.

Espero ter passado a minha dúvida.

Enfim, eu preciso saber "quem" casa com "quem" para que fique um bom som para DENTRO do carro com qualidade sem distorções.

A ajuda de todos vocês para dar andamento na compra dos componentes.

Não pedi para informar qual marca é melhor do que a outra porque tudo é muito relativo e em outras perguntas que fiz em outros sites sempre vem um enxurrada de marcas e fica até difícil escolher.

Então pensei em perguntar tecnicamente pois sei a resposta será basicamente uma só.

Se tiverem sugestão para o que colocar atrás nas portas podem coloca-las aqui.

Se ajuda meu gosto de música é Pink Floyd (progressivo), eletrônica e algumas hip-hop.

Aguardo a ajuda de vocês.

Abs

Denys

Postado em

Primeiramente, bem-vindo ao fórum.

Denys, acho q a primeira lição é q as especificações de um equipo podem falar tudo e nada ao mesmo tempo. Algumas são até descaradamente fantasiosas.

Indo por esse caminho q vc tá indo, terá grandes chances de alcançar um desastre.

Uma coisa q vc irá ouvir muito é: "só ouvindo". Outra é: "potência ñ é tudo".

Uma dica boa é ler os artigos do fórum: http://autoforum.com.br/index.php?showforum=30

Fica mais fácil fazer de outra maneira. Diz quanto vc quer investir, q tipo de projeto vc quer e qual o teu carro. O gosto musical vc já disse.

C/essas informações, o pessoal poderá de te dar algumas sugestões e, enquanto vc lê os artigos, vc pode ir tirando algumas dúvidas.

Vc já tem o player? Pergunto isso pq é por ele q o projeto deve começar, pois se o sinal for ruim, ñ tem como melhorar.

Em seguida, acho q seria bom passar p/os falantes (kit e sub) e só depois passar p/os amps, q deverão ser indicados pensando nos falantes. Tudo isso, sem esquecer do seu gosto musical.

Postado em

Exatamente, Muitos dizem "só ouvindo".

O player é um DVD da H-Buster HBD-9700 que eu já tenho.

Pretendo no máximo gastar R$ 1.500,00 no total.

O carro é um Corsa (2º geração) 4 portas.

Já estou lendo os artigos, o problema é que sou bem leigo nesse assunto e tem hora que eu leio mais de 10x a mesma coisa e a informação não entra na caxola rsrsrs

Mas vamo que vamo.

Qualquer ajuda vai ser bem vindo.

Postado em
Exatamente, Muitos dizem "só ouvindo".

O player é um DVD da H-Buster HBD-9700 que eu já tenho.

Pretendo no máximo gastar R$ 1.500,00 no total.

O carro é um Corsa (2º geração) 4 portas.

Já estou lendo os artigos, o problema é que sou bem leigo nesse assunto e tem hora que eu leio mais de 10x a mesma coisa e a informação não entra na caxola rsrsrs

Mas vamo que vamo.

Qualquer ajuda vai ser bem vindo.

cara..

se for pra continuar com este player continua com os falantes originais e não muda nada.

não vai adiantar absolutamente nada vc gastar 1500 reais em equipamentos se vc continuar com este player.

Postado em

Para fazer um 4.1 você precisaria de um processador, que é caro. aí o orçamento para investir nos outros equipamentos ficaria bastante diminuído. Com esse orçamento, para um SQ, eu iria no básico: um bom kit duas vias, pezinhos, colunas e um sub bem rápido. Se couber no orçamento, mais um amp mono para empurrar o sub e um amp 4 canais para biamp do kit. Nas portas de trás......nada. A não ser que o carro já tenha alto-falantes. Nesse caso, é só ligá-los diretamente no player e atenuá-los com o fader, isso se as saídas do sub forem non-fader.

[]´s

Crawling Chaos

Postado em

Pois é Denys, uma grande prova do "só ouvindo" é o seu player. Apenas lendo as especificações dele, pode parecer um bom player, mas ouvindo percebemos q ele tem a qualidade de áudio bastante "sofrível".

Nesse caso, como eu já disse, seria bom começar trocando ele, pois se o sinal é ruim, ñ tem como melhorar.

Após trocar o player, a dica seria partir p/o básico: kit 2 vias (instalado em portas tratadas, pezinho ou door-pod) + sub + amp.

Poderia até dar algumas dicas de equipos q sabemos q são bastante aprovados, mas é preciso saber se os R$1500 serão somente p/esses equipos ou se a troca do player entrará nessas contas. Se realmente quiser usar usar o player, tudo bem, iremos te ajudar, claro, mas já avisando q o resultado final tem grandes chances de ñ te agradar como vc esperava, pois, muito provavelmente, iremos sugerir apenas equipos bastante simples, já q outros melhores seria desperdício. Ñ pense q somos elitizados ou preconceituosos. Longe disso. É q já vimos isso acontecer inúmeras vezes.

Sobre a instalação do kit 2 vias, vc já decidiu como irá fazer? (pezinho, door-pod ou portas tratadas) Isso é fundamental p/a escolha do kit.

Já sobre suas dúvidas, vc pode esclarecê-las fazendo pesquisas aqui mesmo, no fórum, ou perguntando.

Postado em
Pois é Denys, uma grande prova do "só ouvindo" é o seu player. Apenas lendo as especificações dele, pode parecer um bom player, mas ouvindo percebemos q ele tem a qualidade de áudio bastante "sofrível".

Nesse caso, como eu já disse, seria bom começar trocando ele, pois se o sinal é ruim, ñ tem como melhorar.

Após trocar o player, a dica seria partir p/o básico: kit 2 vias (instalado em portas tratadas, pezinho ou door-pod) + sub + amp.

Poderia até dar algumas dicas de equipos q sabemos q são bastante aprovados, mas é preciso saber se os R$1500 serão somente p/esses equipos ou se a troca do player entrará nessas contas. Se realmente quiser usar usar o player, tudo bem, iremos te ajudar, claro, mas já avisando q o resultado final tem grandes chances de ñ te agradar como vc esperava, pois, muito provavelmente, iremos sugerir apenas equipos bastante simples, já q outros melhores seria desperdício. Ñ pense q somos elitizados ou preconceituosos. Longe disso. É q já vimos isso acontecer inúmeras vezes.

Sobre a instalação do kit 2 vias, vc já decidiu como irá fazer? (pezinho, door-pod ou portas tratadas) Isso é fundamental p/a escolha do kit.

Já sobre suas dúvidas, vc pode esclarecê-las fazendo pesquisas aqui mesmo, no fórum, ou perguntando.

Poxa, é tão ruim assim esse player? sniff sniff :blink:

Não acredito que meu antigo Kenwood Excelon 8756 se não me engano era melhor que esse DVD!!!!

Bom, o que me impede de colocar componentes bons e no futuro trocar o player?

Agora não posso nem pensar em troca-lo.

Mas poderia deixar o setup pronto para um melhor, é possível?

O que eu estava pensando era mesmo colocar o 2 modulos 1 stereo e 1 mono para o Sub de 10".

Na verdade um som igual ao meu HT de casa já estaria de bom tamanho :)

Dá para fazer alguma coisa nesse sentido com o player atual?

Postado em

Não acredito que meu antigo Kenwood Excelon 8756 se não me engano era melhor que esse DVD!!!!

O que eu estava pensando era mesmo colocar o 2 modulos 1 stereo e 1 mono para o Sub de 10".

Comparar um HT c/o som automotivo é covardia. O ambiente da sala ñ é um lixo, como é o do carro.

Dá p/vc montar já pensando em trocar o player sim... e quando isso acontecer, vc entenderá o q estamos falando. Se fosse um projeto mais sério, poderia até ser q vc sentisse uma lágrima descer. hahahaha!

Mas e aí, como será? Pé, door-pod ou porta tratada?

Postado em

Comparar um HT c/o som automotivo é covardia. O ambiente da sala ñ é um lixo, como é o do carro.

Dá p/vc montar já pensando em trocar o player sim... e quando isso acontecer, vc entenderá o q estamos falando. Se fosse um projeto mais sério, poderia até ser q vc sentisse uma lágrima descer. hahahaha!

Mas e aí, como será? Pé, door-pod ou porta tratada?

Porta tratada.

Se eu colocar o pezinho minha mulher com certeza vai estrear o salto dela no falante Afffff num quero nem ver, ela conseguiu destruir 3 gravadores do PC exatamente do mesmo jeito. hehehehe

Porta tratada creio ser a melhor opção, mesmo porque uso o carro no dia a dia.

Postado em

Estava pensando nessa configuração

Blaupunkt (Bosch) Amplificador GTA 480 4x160/2x425 WRMS [GTA480] para o Kit 2 vias

blaupunkt_GTA480(1).jpg

R$ 439,00

Especificações do Produto:

• Número de canais 4/3/2 ch Class A/B

• Potência máx. Potência a 4 Ohm 4x160 / 2x425 Watt

• Potência máx. Potência a 2 Ohm 4x210 Watt

• Potência RMS a 4 Ohm 4x75 /2x210 Watt

• Potência RMS a 2 Ohm 4x105 Watt

• Resposta de frequências 10 - 35.000 Hz

• Relação sinal/ruído > 95 dBA

• Fator de distorção à potência nominal. < 0,03 %

• Impedância de entrada > 10 kOhm

• Fator de amortecimento > 100

• Sensibilidade de entrada 0,3 - 8 V

• Estabilidade 2 Ohm (4 Ohm bridged)

• Filtro passa-baixo (Lowpass) 50 - 250 Hz (12dB/Oitava)

• Filtro passa-alto (Highpass) 50 - 250 Hz (12dB/Oitava)

• Bass Boost 0 - 12dB @ 45 Hz

• Entradas 4x RCA dourado, High-Level Input, 2x Direct Aux Input

• Saídas 4x speaker dourado

• Dimensões 352,5 x 53 x 268,5 mm

Bravox Kit Componente Diamond CS60D 70WRMS (PAR)

[CS60D]

bravox_componentsets_csd60.jpg

R$ 279,00

Impedância 4 ohms

Sensibilidade 89 dB

Gama de Resposta 50 - 22.000 Hz

Potência Máxima 140 Wmax

Potência Nominal 70 Wrms

Parâmetros Mid Bass

Impedância 4 ohms

Sensibilidade 89 dB

Frequência Ressonância 80 Hz

Vas 8,3 litros

Qts 0,91

XMax 2,5 mm

Parâmetros Tweeter

Impedância 4 ohms

Sensibilidade 90 dB

Frequência Ressonância 25000 Hz

Características do Midbass

Cone PPi, com superfície tridimensional

Carcaça injetada em Nylon com fibra de vidro

Terminais banhados a ouro

Borda em TPR sobre injetada no cone.

Características do Tweeter

Tweeter Dome com diafragma de Silk

Imã de Neodymium

Suportes para montagem faceada e sobreposta

Divisor de Frequência

Passa Baixa em 3500 Hz com taxa de atenuação de 6 dB/8a, bobina de grosso calibre e baixa resistência Ôhmica acoplada ao sistema magnético.

Passa Alta em 4000 Hz com taxa de atenuação de 12 dB/8a para o tweeter, com chave seletora de atenuação

Capacitores de Polipropileno

Indutores de núcleo de ar/ ferro laminado

Resistores de alta potência

Polyswitch em série com o tweeter proporcionando uma proteção contra sobrecargas de potência

Bravox Subwoofer UXP10D-4 300WRMS 2x4ohms

[uXP10D4]

bravox_UXP10D4_antigo(1G).jpg

R$249.00

Parameter: UXP10D-4

Size (inch): 10"

Z (ohms): DVC 2.0

RE (ohms): 1.80

Levc @ 1 kHz (mH): 0.97

Krm (m ohms): 2.32

Kxm (mH): 9.93

Erm: 0.79

Exm: 0.73

Sd (m2): 0.0346

Bl (T*m): 8.3

Vas (l): 42

Mms (g): 82

Fo (Hz): 35

Qms: 7.33

Qes: 0.47

Qts: 0.44

Xmax (mm): 8.0

SPL (dB @ 1w/1m): 88

Power Handling RMS (watts): 300

Power Handling Max (watts): 600

Só não sei qual modulo colocar no Sub.

O que acham?

Postado em
Eu trocaria o sub por um NAR 10SW2 (R$169).

:+1

ou se quiser continuar com o UXP colocaria outro amplificador (mono de 500rms) só para ele.

os 210rms em bridge do Blau vão deixar o UXP passando fome.

Postado em

PQP vc trocou um excellon por um H-buster!!!

cara foi umretrocesso de qualidade, o upgrade foi de tecnologia CD=>DVD, mas a qualidade caiu muito!!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...