Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Tópico De Assuntos Diversos

Recommended Posts

Iana, já tem alguma idéia do valor do L6 SE?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda não. Está em fase final o protótipo.

Ele vai ser um pouco mais caro que o L6 normal.

Em breve teremos mais novidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Abaixo vai um texto muito bacana que gostaria de compartilhar

Abraços Antonio

Música ao Vivo Flávio Adami

Na semana passada, tive a oportunidade de assistir a um concerto na sala São Paulo, onde foram executadas obras de três compositores tchecos, sendo eles Josef Suk, Antonim Devorak e Bedrich Smetana, com regência de Jakrub Hrusa e o violino de Boris Brovtysyn.

Estava muito bem posicionado, na platéia central, na quinta fila, bem na frente do centro do palco onde se apresentou a orquestra. Diria que tentar fazer um confronto entre aquilo que escutei, ao vivo, e uma reprodução eletrônica do melhor equipamento de áudio que possa existir, sem duvida nenhuma é uma tremenda covardia. Primeiramente, é obvia a supremacia do tamanho da sala de concerto, que por si só, traduz uma sensação musical impressionante. Segundo detalhe, a dinâmica e ausência de compressão é fantástica, ao contrário do que existe na grande maioria das gravações e que prejudica em muito a sensação de presença física. O próprio ato da gravação em si traduz uma perda evidente, pelo fato de que é necessário o uso de microfones e todo um aparato eletrônico para o registro da mesma. Alguns instrumentos até que podem se sair bem numa reprodução eletrônica, principalmente aqueles que possuem menos corpo harmônico, como violinos, flautas, oboé, harpa e outros. Entretanto, instrumentos com grande pressão sonora, como por exemplo, as trompas, a tuba, o piano, o corpo harmônico dos cellos e rabecões (baixos) e também a textura da reprodução dos arcos tangendo as cordas é sem duvida de arrepiar. Portanto, minha gente, principalmente aqueles que estão dando início nessa empreitada fantástica que é o mundo do áudio, um conselho: "muita música ao vivo só faz bem à saúde", obviamente sem nenhum tipo de amplificação, para que os ouvidos e cérebro possam memorizar a única referência absoluta que é a apresentação de uma grande orquestra ou musica de câmara, ou simplesmente, uma voz e um violão. Esqueçam!! Esse negócio de equipamento referência absoluta não existe. E não é nenhum sistema de referência que vai fazer a diferença! A única referência absoluta é a música ao vivo e fim de papo!!

http://www.byknirsch.com.br/produtos-antiresson-bandstand.shtml

Compartilhar este post

Link para o post

Hum.. essa história de que referência verdadeira é o ao vivo rendeu alguns posts no tópico "O que é hi-fi?" há um tempo atrás... até pensei em postar esse texto do Adami aqui, mas achei que seria provocação, já que eu estava defendendo esse ponto... Vamos ver o que as pessoas falam agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços Antonio

O powerline Audiófilo

Jorge Knirsch

Na revista de julho/2010, o leitor Marcus Gabriello, que se beneficia, no seu sistema, do condicionador de energia powerline, publicou uma carta inquirindo o diretor da revista a respeito dos aperfeiçoamentos introduzidos no powerline que o coloca entre os condicionadores atuais de ótimo desempenho.

A resposta dada mostra que o diretor esta desinformado sobre a técnica e a tecnologia eletro-eletrônica usadas no powerline, desinformando o grande público leitor. Aproveitando a oportunidade, gostaríamos aqui de elucidar os fatos como realmente são, a bem da verdade.

Como já é sabido, o powerline foi copiado, há anos, como comprova uma carta de um membro do HTForum, confirmando a cópia. E esta mesma cópia, vejam só, é usada no sistema de áudio do próprio diretor. A cópia usa, não um, mas dois filtros sintonizados semelhantes ao do powerline. Se as respostas/artigos do diretor sobre o powerline conferissem com a realidade, ele mesmo não estaria usando um produto que considera muito antigo e desatualizado e que, segundo ele, não acompanha o avanço tecnológico atual. Tudo o que este diretor afirmou sobre o powerline vale também para o produto que ele mesmo está usando, no seu sistema, já há alguns anos. Por que, então, ele usa este produto?

O segundo aspecto, muito mais importante do que este, é que os filtros sintonizados, descobertos no decorrer do desenvolvimento da eletricidade, no início do século passado, continuam hoje sendo largamente empregados na indústria para a filtragem de harmônicos. Eles representam uma gama de circuitos básicos da eletro-eletrônica, e são considerados no meio técnico, como o estado da arte na filtragem de harmônicos. Comparados com todas as outras soluções técnicas existentes na eletrônica, estes filtros são os únicos que não apresentam efeitos colaterais na audição, como o aparecimento de colorações no corpo harmônico dos instrumentos reproduzidos, ou como a metalização dos agudos, muito comum nos outros condicionadores de energia do mercado. Na teoria eletro-eletrônica não existe nenhum outro filtro que substitua, com vantagens, o filtro sintonizado na filtragem dos harmônicos da energia elétrica. No mercado, não existe outro condicionador de energia como o da By Knirsch, que apresenta uma neutralidade absoluta na filtragem, além do aparelho cópia do powerline, que o diretor está usando. A aplicação dos filtros sintonizados para a área do áudio/vídeo foi desenvolvida por nós e é uma tecnologia proprietária da By Knirsch, conforme patente requerida.

Na prática, qualquer indústria necessita de filtros sintonizados na entrada da energia elétrica da empresa. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, onde o controle sobre a distorção harmônica na rede elétrica é um assunto de interesse público, as indústrias são obrigadas, pelas concessionárias, a usar filtros sintonizados, nas entradas de energia de seus estabelecimentos, para atender às rígidas normas lá existentes para a redução dos harmônicos. Infelizmente, no Brasil não existe ainda uma legislação pertinente para evitarmos os malefícios de uma alta distorção harmônica da energia elétrica sobre nossos produtos elétricos residenciais. Assim, concluindo, filtros sintonizados representam uma tecnologia atualíssima, amplamente empregada, e, creio, assim será por longos anos ainda, cujo aprimoramento técnico o powerline tem acompanhado, sempre na vanguarda.

De forma geral, os circuitos analógicos básicos da eletrônica, e mesmo os princípios elementares da física, permanecem os mesmos ainda hoje. Embora constantemente aprimorados, em todas as suas variantes, são aplicados hoje, como também o serão no futuro, em prés, powers, receivers, integrados e aparelhos similares para áudio/vídeo, onde se procura, através do avanço tecnológico, usando componentes e materiais mais modernos e eficientes com desempenhos otimizados, obter-se uma reprodução de áudio com uma maior resolução sonora, como vem acontecendo com o powerline com seus up grades. Exemplos destes desenvolvimentos existem inúmeros, como o avanço tecnológico dos alto-falantes nas caixas acústicas, ou então, exemplo mais retumbante ainda, os aparelhos valvulados, ou até mesmo o renascimento do toca-discos, que está voltando com muita força na Europa.

Colocamo-nos à disposição de todos os leitores, amigos e clientes para as informações e esclarecimentos que se fizerem necessários.

- PRODUTOS, PROJETOS E INSTALAÇÕES

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços Antonio

Dicas de Áudio

A Fiação de Entrada

Jorge Knirsch

Elétrica

Introdução

Temos recebido inúmeros e-mails, de amigos e clientes, colocando questões e perguntas sobre os mais diversos assuntos correlatos ao áudio, à acústica, à elétrica e aos equipamentos, tanto a respeito de aspectos técnicos, como também quanto às várias sinergias entre todos estes parâmetros que influenciam na percepção musical final de um sistema de áudio. Muitas das perguntas têm sido gerais e bem interessantes e, por isso, suponho que devam interessar a muitos audiófilos, melômanos e amantes do som e da imagem. Assim, no sentido de dar uma divulgação maior a estes e-mails, sempre com a permissão de quem tem colocado a pergunta e o questionamento, pretendo publicá-los com as respectivas respostas, em uma série de comentários que irei chamar de Dicas de Áudio, as quais poderão sair nas diversas seções dos Artigos, dependendo da área a que são pertinentes. Nossas explicações estarão sempre dentro do texto enviado.

© 2004-2008 Jorge Bruno Fritz Knirsch

Todos os direitos reservados

http://www.byknirsch.com.br

A Física Continua a Mesma

Nos últimos meses, em diversos artigos da mídia escrita nacional, o grande público tem sido incorretamente informado a respeito da fiação que se deve usar a partir do quadro elétrico de entrada até a tomada da sala de audição. Temos escrito, ao longo dos anos, diversos artigos mostrando e explicando as razões técnicas de se optar pela fiação sólida que, na prática, se confirma como a melhor opção, com o melhor resultado sonoro e de imagem em um sistema de áudio/vídeo. Coloco abaixo os links para estes vários artigos onde, entre eles, está a explicação teórica para este fenômeno:

A Alimentação Elétrica do Sistema de Áudio/Vídeo

A Entrada de Energia Elétrica

Como Realizar a Sua Entrada de Energia

E a Entrada? Qual a melhor Solução?

PERGUNTAS/RESPOSTAS SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA 1a. PARTE

PERGUNTAS/RESPOSTAS SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA 3a. PARTE

Palestra: Os Harmônicos da Energia Elétrica no Áudio

Nestes artigos acima, vocês encontrarão uma base sólida, fundamentada pela física, para o uso de uma fiação rígida no neutro e na fase e de um cabo flexível para o terra, da entrada de energia da residência até a sala de audição. Estes fundamentos físicos são facilmente comprovados, na prática, após a simples substituição dos cabos flexíveis, anteriormente instalados, pelos fios sólidos. A fiação de energia, assim como os cabos de força dos aparelhos, devem deixar passar a fundamental da tensão elétrica, em 60Hz, e bloquear os harmônicos em freqüências mais altas. Desta forma, os fios e cabos que proporcionarem graves mais secos, limpos e equilibrados serão os melhores, e isto os fios rígidos fazem com maior facilidade.

O cabo flexível Cordplast (classe 5), da antiga Pirelli, hoje fabricado pela Prysmian, não é o mais recomendável. Melhor é usar fios sólidos e rígidos para fase e neutro e um cabo flexível para o terra. Nesta categoria, entra o fio Superastic (encordoamento classe 1), da Prysmian, para fase e neutro, que é um fio de alta tecnologia. Existe também o cabo Superastic Flex (encordoamento classe 2), que seria uma segunda opção, embora nitidamente inferior à primeira sugestão. Caso não os encontrem, recomendo-lhes o Voltalene (encordoamento classe 2), da Prysmian também. Para o terra, pode ser o Sintenax Flex (classe 5). A solução ideal é usar dois fios Superastic (classe 1) e um cabo verde Sintenax Flex (classe 2), trançados.

Cabos OFC não devem ser usados, pois vão valorizar os harmônicos dos médios e agudos da energia elétrica. E também o uso de fios OFC deve ser visto com muito cuidado. Além de serem muito mais caros, estes fios, se não mostrarem um grave mais seco, limpo, equilibrado e mais presente, não deverão ser recomendados. Muitos apresentam uma transparência maior, principalmente nos médios e agudos, porém com perda patente dos graves. E mesmo com uma transparência maior, levarão o seu sistema a entrar por um galho do pinheiro que, depois, difícil será sair dele. Cabos e fios OFC apresentam normalmente maior transparência, mas é preciso verificar como se comporta a reprodução dos graves. Normalmente somente os fios, sejam OFC ou não, trazem uma reprodução melhor dos graves. O equilíbrio tonal deve ser ajustado novamente com um resultado final superior.

Outra dica importante, correlacionada ao nosso assunto, é que, na entrada de energia, a derivação da fiação, para a sala de som, deverá ser feita após o disjuntor principal da instalação elétrica (ou após a seccionadora geral de fusíveis), colocando um novo disjuntor (ou porta-fusível), de cujas saídas a fiação será levada para a sala de audição. Isto é norma internacional. Não se deve ligar a fiação direto na entrada do disjuntor geral e em seguida a proteção pois, em caso de acidente, poderá haver o risco de um eventual incêndio!!

Quando a fiação chegar à sala de audição, a norma exige que seja instalado um novo disjuntor (ou seccionadora geral) antes de se fazer novas derivações elétricas. Depois desta nova proteção, poderão ser colocados os circuitos, com nova proteção, para a alimentação das tomadas. Colocamos o nosso e-mail jorgeknirsch@byknirsch.com.br a disposição de todos para esclarecer dúvidas e procedimentos para uma boa instalação.

Uma excelente audição a todos, aquele abraço e até a próxima!!

Compartilhar este post

Link para o post

ola voces que entende de SQ, entre os amplificadores Blau va 475 e Audiophonic 4100, pra mim que nao intendo NADA e nao sou muito exigente, qual seria melhor ? vou tocar kit 2 vias e talvez um coaxial !

o va 475 ta por 590 e o audio ta por 650

ta esse preço pq tem que ser parcelado !! Abraço Obrigado

Edit: nunca comprei no ML, sera que esse é confiavel ? voces comprariam ?????? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147682961-modulo-amplificador-audiophonic-club-4100-4-canais-_JM

Editado por pollaku

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal,

tenho uma pequena dúvida com relação a ligação do cabo do sub. Posso colocar apenas um cabo RCA para alimentar o amplificador ou tenho que usar um par de cabos. Tenho esta dúvida, pois sempre usei apenas um e agora me pergunto se a informação do canal L e R são necessárias, sendo somadas no aplificador. Tenho apenas um sub.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal,

tenho uma pequena dúvida com relação a ligação do cabo do sub. Posso colocar apenas um cabo RCA para alimentar o amplificador ou tenho que usar um par de cabos. Tenho esta dúvida, pois sempre usei apenas um e agora me pergunto se a informação do canal L e R são necessárias, sendo somadas no aplificador. Tenho apenas um sub.

Obrigado!

Cara, geralmente, depende dos equipamentos envolvidos. Na maior parte dos equipamentos que EU conheço, as saídas dos subwoofers são mono, ou seja, pode ligar apenas 1 RCA mesmo, agora, no MEU player por exeplo, um Alpine 9835, tenho como configurar o modo do sub em mono ou estereo, isso quer dizer que se estiver configurado em estereo e estiver utilizando apenas 1 RCA, possivelmente estarei perdendo algo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, geralmente, depende dos equipamentos envolvidos. Na maior parte dos equipamentos que EU conheço, as saídas dos subwoofers são mono, ou seja, pode ligar apenas 1 RCA mesmo, agora, no MEU player por exeplo, um Alpine 9835, tenho como configurar o modo do sub em mono ou estereo, isso quer dizer que se estiver configurado em estereo e estiver utilizando apenas 1 RCA, possivelmente estarei perdendo algo.

Abraços.

Obrigado pela resposta!

Meu player é um CDA-117, ainda não liguei ele. Em breve estarei montando o sistema todo e então posto aqui as impressões.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

bem legal, mas será que ele usa esse carro no dia-a-dia?

certas coisas só são viáveis em campeonatos mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

ola galera!

alguem conhece esse amplificador?

musee xa804

http://beatsonicusa.com/stereo/musee-xa804-pure-straight-transistor-model.html

sera que ele substituiria um amp. mcintoch mc 431? pois o meu mc ta indo pro alem.

estou em duvida entre o musee e diamond D600.4

qual seria melhor para ocupar o lugar do mcintoch?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal, estou quero montar um som interno de qualidade (HI-END) e tenho duvidas em marcas modelos e como montar. é para um GOL G5 estou disposta a gastar +ou- 3mil

alguém pode me ajudar com orçamentos, oque comprar etc...

Grato a todos

Elvis

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal, estou quero montar um som interno de qualidade (HI-END) e tenho duvidas em marcas modelos e como montar. é para um GOL G5 estou disposta a gastar +ou- 3mil

alguém pode me ajudar com orçamentos, oque comprar etc...

Grato a todos

Elvis

Bom Elvis?

Cara, acho que primeiro você deve ler um pouco dos tópicos que existem por aqui, para se informar melhor sobre o que realmente deseja.

A princípio, Hi-End é apenas uma nomenclatura, ok? Creio que o que você deseja seja um som com qualidade para curtir DENTRO do carro, é isso??

Se for, adquira um BOM player, um bom amplificador 4 ou 5 canais, um kit duas vias bom e um subwoofer.. Mas não é apenas isso, pois esta é apenas uma "receita de bolo".

Para cada gosto musical, existem alguns tipos de equipamentos na condição que podemos chamar de "mais especializados" para cumprir aquela determinada função. Por exemplo: Para rock, é legal ter um subwoofer menor (10 ou até mesmo 8 polegadas) em uma caixa que permita à ele ser rápido. Já ara Black, um sub de 12 com uma caixa que estenda um pouco os graves, pode cair melhor, e assim por diante.

A leitura é o melhor meio para você se "descobrir" neste mundo, faça bom proveito dos tópicos e quando estiver decidido, abra um tópico para melhor especificar.

Algumas marcas que você pode ir procurando são: Alpine, Clarion, Hertz, Focal, Morel, MB Quart, Audison, Knukonceptz, Canare, Seas, entre dezenas de outras, dependendo do que procura.

Leia os tópicos já criados, como disse e verá se é isso mesmo que deseja. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Elvis?

Cara, acho que primeiro você deve ler um pouco dos tópicos que existem por aqui, para se informar melhor sobre o que realmente deseja.

A princípio, Hi-End é apenas uma nomenclatura, ok? Creio que o que você deseja seja um som com qualidade para curtir DENTRO do carro, é isso??

Se for, adquira um BOM player, um bom amplificador 4 ou 5 canais, um kit duas vias bom e um subwoofer.. Mas não é apenas isso, pois esta é apenas uma "receita de bolo".

Para cada gosto musical, existem alguns tipos de equipamentos na condição que podemos chamar de "mais especializados" para cumprir aquela determinada função. Por exemplo: Para rock, é legal ter um subwoofer menor (10 ou até mesmo 8 polegadas) em uma caixa que permita à ele ser rápido. Já ara Black, um sub de 12 com uma caixa que estenda um pouco os graves, pode cair melhor, e assim por diante.

A leitura é o melhor meio para você se "descobrir" neste mundo, faça bom proveito dos tópicos e quando estiver decidido, abra um tópico para melhor especificar.

Algumas marcas que você pode ir procurando são: Alpine, Clarion, Hertz, Focal, Morel, MB Quart, Audison, Knukonceptz, Canare, Seas, entre dezenas de outras, dependendo do que procura.

Leia os tópicos já criados, como disse e verá se é isso mesmo que deseja. Abraços.

Bruno, me dê uma dica aí de qual desses kits duas vias é melhor eu comprar para instalar em meu carro. Estou em dúvida nos seguintes Kits: Kit 2 Vias Fosgate T1652-S; morel tempo ou morel hibrid.

Vou instalar em um corsa hatch e estava querendo comprar o de 6 polegadas.... Aguardo.... E desde já agradeço...

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, me dê uma dica aí de qual desses kits duas vias é melhor eu comprar para instalar em meu carro. Estou em dúvida nos seguintes Kits: Kit 2 Vias Fosgate T1652-S; morel tempo ou morel hibrid.

Vou instalar em um corsa hatch e estava querendo comprar o de 6 polegadas.... Aguardo.... E desde já agradeço...

Cara, isso depende MUITO da filosofia do projeto.

Você citou 3 kits, mas um deles carrega consigo a proposta do SPL (Fosgate) e os outros 2 (Morel's) são mais voltados para SQ, ou qualidade.

Eu NUNCA ouvi o Fosgate, então não posso opinar sobre ele, o mesmo para o Hybrid, apenas o Morel Tempo que tive por alguns meses. Apesar de recomendar FORTEMENTE o Morel Tempo, na MINHA opinião, ele deve ser instalado em pezinhos para que renda acima da média. Em portas ele é apenas um kit qualquer, já nos pezinhos, seu mid ganha MUITA força, peso e ataque em médio e médio-grave.

Se quiser um BOM SQ, sem gastar muito, Morel Tempo é um ótimo kit se instalado em pozinhos (isso não quer dizer que ele não seja bom para portas, mas com certeza em pezinhos rende 3 vezes mais (pelo menos em meus testes)).

Se quiser um som para "falar mais alto", Fosgate.... Na MINHA opinião, o Hybrid não justifica o preço.. do Tempo, EU iria para o Elate, apenas.

Mas RESSALTO que essas são as MINHAS opiniões, e JAMAIS serão verdades absolutas, ok?

No mais, leia bastante que encontrará tópicos MUITO bons..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem tem player com saida coaxial digital em SP que nao estejam usando?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...