Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Tópico De Assuntos Diversos

Recommended Posts

Olá pessoal, estou criando este tópico pro pessoal postar dúvidas, comentários e observações que não caberiam em algum tópico, ou que não justificariam a criação de um específico.

O que postar aqui?

- Dúvidas rápidas, que talvez já tenham sido respondidas em algum lugar

- Comentários

- Recados

- Off Topics*

Quanto aos Offs, evitem poluir o tópico com brincadeiras. Os moderadores vão ficar de olho aqui, caso o tópico fique muito poluído, vão dar uma limpada. Vamos evitar a zona, ok? :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu preciso de uma ajuda, já consigo enxergar relativamente bem no meu sistema o Palco (Largura, Altura e Foco), Precição Tonal (Timbre), Imagem e também os ruídos (aí é fácil né), mas ainda não sei como avaliar a ambiência do meu sistema.

Meus ouvidos ainda estão longe para avaliar equilibrio do meus sistema, mas estou os treinando.

Será que alguém me ajuda?

abs

Fabio Roble

Editado por Roblito

Compartilhar este post

Link para o post
Eu preciso de uma ajuda, já consigo enxergar relativamente bem no meu sistema o Palco (Largura, Altura e Foco), Precição Tonal (Timbre), Imagem e também os ruídos (aí é fácil né), mas ainda não sei como avaliar a ambiência do meu sistema.

Meus ouvidos ainda estão longe para avaliar equilibrio do meus sistema, mas estou os treinando.

abs

Fabio Roble

Ambiência, basicamente, é a idéia de que você está dentro de um ambiente igual ao da gravação (recriar o ambiente). Por exemplo, uma gravação de blues ao vivo deve passar a real noção da sala em que foi gravada... um ambiente fechado sempre soa "cheio", sem aquela sensação de "vácuo", como se houvesse apenas os instrumentos soltos no espaço.

Um sistema com ambiência deficiente tende a, por exemplo, dar a impressão que não existe nada atrás de você. O som vem todo da frente, não reflete nas paredes de trás da sala... já vi caso do som reverberar no fundo do carro, coisa feia mesmo.

O sub na traseira ajuda a enganar nosso cérebro, mas o ideal MESMO seria o rear fill, devidamente processado.

Compartilhar este post

Link para o post

abs

Fabio Roble

Ambiência, basicamente, é a idéia de que você está dentro de um ambiente igual ao da gravação (recriar o ambiente). Por exemplo, uma gravação de blues ao vivo deve passar a real noção da sala em que foi gravada... um ambiente fechado sempre soa "cheio", sem aquela sensação de "vácuo", como se houvesse apenas os instrumentos soltos no espaço.

Um sistema com ambiência deficiente tende a, por exemplo, dar a impressão que não existe nada atrás de você. O som vem todo da frente, não reflete nas paredes de trás da sala... já vi caso do som reverberar no fundo do carro, coisa feia mesmo.

O sub na traseira ajuda a enganar nosso cérebro, mas o ideal MESMO seria o rear fill, devidamente processado.

Sempre me interessei pelo "rear-fill" devidamente processado/etc. Não é o caso de apenas jogar uns coaxiais na traseiro e atenuar.

Tem uns tópicos que andei lendo e achei interessante.

http://www.aeolian.co.uk/acoustics/disser-...mes/10intro.htm

http://www.mlssa.com/surround/surround3.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Assunto: Altura do Palco

Jah lí e comprovei na prática que o palco se "revela" melhor com o tweeter na altura dos ouvidos.

Porém nunca ví ninguem fazer isso em carro, provavelmente por causa da distancia entre o tweeter e o midbass.

A pergunta é: Quem usa configuração 3-Way (com TA idependente para tweeter e MidBass) pode colocar o tweeter em uma posição mais alta da coluna? A profundidade vai ficar muito pior por causa da inclinação da coluna?

Valeu !!

Compartilhar este post

Link para o post
Agora vc ja pode dizer que viu rsrsrs

Bem que poderia colocar umas fotos de melhor qualidade desse carro né Fábio. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Esse carro era o dele, um sistema antigo...eu ouvi o palco tava ruizinho :vts:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Desse carro nao vai rolar, pois ele nao eh mais meu rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

abs

Fabio Roble

Sempre me interessei pelo "rear-fill" devidamente processado/etc. Não é o caso de apenas jogar uns coaxiais na traseiro e atenuar.

Tem uns tópicos que andei lendo e achei interessante.

http://www.aeolian.co.uk/acoustics/disser-...mes/10intro.htm

http://www.mlssa.com/surround/surround3.htm

Interessante! Li por cima, sem tempo nem cabeça pra ler/assimilar tanto texto agora. Mas pesquei algumas coisas que batem com o que eu estava pensando. Pensei em basicamente simular uma reflexão, com atraso de uns 3 a 4 metros, e SPL bem modesto. Um par de fullranges refletindo no vidro traseiro mesmo (pra garantir uma baixa direcionalidade). Só que o texto fala em 25ms, o que daria mais de 8 metros. Na prática, nosso ouvido consegue separar 2 sinais iguais, defasados em pelo menos 24ms, sem somá-los. Meu medo, é porquê isto já significa reverberação pesada, quase um eco... Só testando, pra saber se o efeito não vai ficar problemático.

Bem, em pouco tempo eu começo os testes. Vai ficar nas amplificadas do player mesmo, um par de fulls sony de 3" que sobraram, nos locais originais na traseira. Vamos ver o que vira. :vts

Compartilhar este post

Link para o post
A pergunta é: Quem usa configuração 3-Way (com TA idependente para tweeter e MidBass) pode colocar o tweeter em uma posição mais alta da coluna? A profundidade vai ficar muito pior por causa da inclinação da coluna?

Valeu !!

Já fiz isso, mesmo sem usar 3way. Acho q tem bastante gente q usa assim. ;)

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Jah lí e comprovei na prática que o palco se "revela" melhor com o tweeter na altura dos ouvidos.

Porém nunca ví ninguem fazer isso em carro, provavelmente por causa da distancia entre o tweeter e o midbass.

Valeu !!

Quase todo mundo usa o tweeter na coluna...

Por um lado, você ganha. Por outro, perde feio. O palco alto é uma ilusão. Nosso cérebro não consegue "mapear" o ambiente utilizando o som, como fazem alguns animais. O que "enxergamos" com os ouvidos é uma média de tudo o que chega a ele. Então, com os agudos em cima, e os médios no chão, nosso ouvido tira a média e nos diz que o palco tá alto.

MAS é uma média. Quando vc ouve uma gravação com muito baixo, bumbo e voz grave, o palco desce... é aquela piada antiga do arroz. "Arro" vem do chão, e no "zzzzzz" ele sobe. :vts

Usando um corte mais baixo pro tweeter, esse problema é mais mascarado, mas ainda é sensível. Porém a grande perda é no foco, ou seja, a imagem de cada instrumento que se cria dentro do seu palco não é nítida (como uma foto desfocada, por isto o nome). Sendo assim, fica complicado dizer que tal instrumento começa aqui e termina alí, se nas notas mais baixas ele tem um tamanho diferente das notas mais altas.

Com o tweeter embaixo, junto ao mid, o palco fica mais baixo (fica um pouco abaixo da linha do painel), mas o foco é muito superior.

Entre o que se perde e o que se ganha, cada um faz suas contas e decide por onde ganhar e onde perder. Mas usar os tws em cima é uma das opções mais baratas pra se fazer algo legal. Acima disto, só um sistema de 3vias bem montado, já que se consegue ótima altura, e ótima imagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu queria colocar o danado bem em cima mesmo... O mais alto que eu jah vih (mas nunca ouvi) eh quando o cara monta o stereo com 3 vias, mas ainda assim deixa o tw imediatamente acima do driver de medio.

"Arro" vem do chão, e no "zzzzzz" ele sobe.  :vts

Entao... Esperava contornar este problema com o TA

To começando a achar o 3 vias interessante... Apesar de pouca gente recomendar algo assim pra quem tem pouca grana...

Poxa Fabio, caça aí mais fotos desse carro... Se nao me engano eu lih o topico dele aqui, mas nao me lembro de ver as fotos..

Editado por MauricioPorto

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu queria colocar o danado bem em cima mesmo... O mais alto que eu jah vih (mas nunca ouvi) eh quando o cara monta o stereo com vias, mas ainda assim deixa o tw imediatamente acima do driver de medio.

Entao... Esperava contornar este problema com o TA

To começando a achar o 3 vias interessante... Apesar de pouca gente recomendar algo assim pra quem tem pouca grana...

Poxa Fabio, caça aí mais fotos desse carro... Se nao me engano eu lih o topico dele aqui, mas nao me lembro de ver as fotos..

Bem no alto é besteira... os sons agudos vem do teto, e os médios do chão... fica um buraco ainda maior.

TA nesse caso não ajuda não. O que ajuda é combinar um corte melhor pros tweeters, mas se separar demais, como vc quer, nem assim.

3 vias, ou vc tem dinheiro, ou tem MUITA paciência. E dinheiro tb... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns materiais de referência galera:

Parte do manual do Pioneer P9

From the Pioneer P9 Manual...

20-40Hz - This sound range feels almost like pressure on the ears of the listener, particularly if the sound is too strong.

40-80Hz - In this range, the listener feels they have heavy bass. This is also the range in which the impact of the sound is felt in the body. Excessive sound in this range will impair the clarity of the overall sound.

80-200Hz - The sound range required for bass. A lack of sound in this range results in a weak bass impact, while excessive sound will muffle the overall sound. A clear reproduction lends depth to the overall sound.

200-800Hz - This is the sound range in which the signals are most dense and where the sound outline is created. A lack of sound in this range results in a lack of warmth. Excessive sound dims clarity.

800-2kHz - The sound range required for the core of the sound. An important range for keeping the overall sound quality in balance.

2k-5kHz - In this range, the sharp, expansive sounds of the brass and electric guitar are felt. However, excessive sound in this range is tiring on the ears.

5k-10kHz - This sound range add colour and gaietyto the overall sound. A lack in sound in this range will result in a muffled overall sound, while excessive sound will enhance the metallic aspects.

10k-20kHz - This range is required for the glamorous sound of the cymbals. However, this range does not contain the basic frequencies of almost all the instruments. Therefore, if the sound in this range is lacking somewhat, the overall sound quality will not deteriorate markedly.

Links interessantes

http://www.digitalprosound.com/2002/03_mar...ng_excerpt1.htm

Freq_Chart.jpg

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post

Pra quem quiser ver uma instalação de grande qualidade:

Vídeo bem antigo mas vale a pena ver!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu !!

Por um lado, você ganha. Por outro, perde feio. O palco alto é uma ilusão. Nosso cérebro não consegue "mapear" o ambiente utilizando o som, como fazem alguns animais. O que "enxergamos" com os ouvidos é uma média de tudo o que chega a ele. Então, com os agudos em cima, e os médios no chão, nosso ouvido tira a média e nos diz que o palco tá alto.

MAS é uma média. Quando vc ouve uma gravação com muito baixo, bumbo e voz grave, o palco desce... é aquela piada antiga do arroz. "Arro" vem do chão, e no "zzzzzz" ele sobe. :vts

Usando um corte mais baixo pro tweeter, esse problema é mais mascarado, mas ainda é sensível. Porém a grande perda é no foco, ou seja, a imagem de cada instrumento que se cria dentro do seu palco não é nítida (como uma foto desfocada, por isto o nome). Sendo assim, fica complicado dizer que tal instrumento começa aqui e termina alí, se nas notas mais baixas ele tem um tamanho diferente das notas mais altas.

Com o tweeter embaixo, junto ao mid, o palco fica mais baixo (fica um pouco abaixo da linha do painel), mas o foco é muito superior.

Entre o que se perde e o que se ganha, cada um faz suas contas e decide por onde ganhar e onde perder. Mas usar os tws em cima é uma das opções mais baratas pra se fazer algo legal. Acima disto, só um sistema de 3vias bem montado, já que se consegue ótima altura, e ótima imagem.

klebao!

Mas se voce tiver o Mid lá em baixo (porta ou bota) e o TW na coluna lá em cima, trabalhar em 3-way no player + TA.

E calibrar o TA (entre o mid e tW) com um ponto exato de encontro das ondas a sua cabeca, essa perda de foco não é diminuida?

entendeu meu pensamento?

Querem ver um video dos japa q desenvolvem Alpine?

http://www.alpine.com/e/business/research/heads_movie/

Editado por Felzero

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu !!

O BMW serie 3, segunda geração (1992-1998) é assim...

post-26-1213265455.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso meu midrange e tweeter ficarão na coluna. Ou seja qualquer coisa acima de 200Hz vai ser tocado pelos speakers da coluna. :)

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta...

continua em baixa qualidade rsrsrs... mas ta melhor que a outra...

015co3.jpg

015co3.3e23f5ef10.jpg

016wh4.jpg

016wh4.214cdc5ec4.jpg[/

Editado por Fabio Arisa

Compartilhar este post

Link para o post

um dia que eu for rico....

Alguem poderia responder o pai aqui sobre o foco ajustado com Ta no meu post anterior? [^]

sobre o mid em baixo o tw em cima,,,, etc.

Editado por Felzero

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bacana Fábio!

Parece que ta show mesmo!

Quero ver essa tela do tw. Parece bem bacana.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma curiosidade: Por que cargas dágua players como alpine 9887 e Pioneer 880 PRS tem amplificação interna se pouquissima gente vai usá-lo desta forma??

Ou na gringa os caras usam o amp do player pra tocar alguma via ??

Extendendo a pergunta (agora eu posso estar falando besteira): Este amplificador interno é classe D ???

Compartilhar este post

Link para o post
Uma curiosidade: Por que cargas dágua players como alpine 9887 e Pioneer 880 PRS tem amplificação interna se pouquissima gente vai usá-lo desta forma??

Ou na gringa os caras usam o amp do player pra tocar alguma via ??

Extendendo a pergunta (agora eu posso estar falando besteira): Este amplificador interno é classe D ???

Porque lá muita gente compra esses players simplesmente pra tocar os kits originais dos carros por exemplo, ou algum kit mais simples.

Compartilhar este post

Link para o post

O único player que ví até hoje sem amplificação interna foi o Eclipse CD7200. O amplificador deles é AB, se nao me engano.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...