Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nostressbr

Campeonato Paulista De Rally X Vti

Recommended Posts

Postado em
Olha só isso. Os carros brasileiros não tem capacidade técnica então O campeonato Paulista de Rally de velocidade, em seu artigo 13, parágrafo 3º, simplesmente vetou a participaçao dos VTis no campeonato. Isso que eu chamo de medo de carro bom, Honda é Honda. Aki vai o artigo 13 do regulamento:

Artigo 13 - Os veículos destes grupos "N" e "A" deverão ser agrupados nas seguintes classes:

II - Grupo A

a) Classe 5 - até 1.400cc;

b) Classe 6 - de 1.401 até 1.600cc;

c) Classe 7 - de 1.601 até 2.000cc;

Parágrafo primeiro: É recomendável a leitura pormenorizada de toda a regulamentação CDI da FIA nos grupos "N" e "A" e de acordo com o art. 50 deste regulamento.

Parágrafo segundo: No caso de veículos que não se enquadram nas discriminações acima, caberá à FASP decidir sobre sua participação no Campeonato.

Parágrafo terceiro: O veículo HONDA CIVIC VTI 1.6 fica proibido de participar do Campeonato Paulista de Rally 2007, pois suas características técnicas não condizem com as características técnicas dos demais veículos.

retirado do Honda Club

brincadeira isso né?? hahaha bem coisa de brasileiro msm... q não tem capacidade de competir com coisa melhor q AP...

Postado em

Realmente não teria cabimento o VTi correndo juntos com os demais 1.6...

não teria disputa...

Mas ele poderia se enquadrar facilmente no Grupo A - Classe 7 - de 1.601 até 2.000cc;

E olha que iria dar bucha ainda hein...!!!

Postado em

Se fosse VTI (Stock) contra os 1.6 de rallye.... ele levava bucha fácil.

Agora como é "fácil" deixar o VTI com mais potência... melhor proibir mesmo.

Enquanto não puderem colocar TODA tecnologia importada nos carros de rallye, seria burrice mesmo permitir o VTI com mais cavalaria concorrer com motores desprovidos do Vtreco.

Postado em

mais isso ja é é antigo.

bom é que estamos acostumados com carros que servem unicamente como meio de locomoçao.

no Japao a honda estudou durante 1 ano a suspensao do integra pra tirar 1seg em "nurburgrem"(na sei como escreve, malditos alemaes com os nomes dificeis)

e tmb é soda né ter dinheiro pra manter um vti de corrida. so nos sobre os Apzera mesmo mais barato.

Postado em
brincadeira isso né?? hahaha bem coisa de brasileiro msm... q não tem capacidade de competir com coisa melhor q AP...

Deve ser por isso que o Tedesco foi campeão 10 vezes (brasileiro) e 4 vezes (sul-americano) com um Palio (categoria A6) e o atual campeão da A6 é o Tulio com um pug 206.

Quando fui ver uma etapa em Erechim (sul-americano) tinha um VTi de uns gringos lá. Deu dó ver ele tomando coro do gol do Brustolin.

Por mais que o VTi seja forte e leve, ele não se adapta pro uso em um rally. Tem pouco torque em baixa e tem que tar com o giro alto pra desenvolver. Enquanto os outros carros tem torque e potencia mais linear o VTi tem que tar com o vtec ''aberto'' pra render, tendo uma parte morta.

Para quem não sabe, os Palios A6(TedRacing/FIAT) tão chegando nos 180cv com todas as limitações que tem na categoria.

Postado em

se foi retirado do honda club, eh obvio q nao iam defende a competitividade da categoria e sim o carro, afff

fizeram certo em vetar

nao vejo nada de demais

e pra varia o papel reclamando de ap pasmafaute

Postado em
se foi retirado do honda club, eh obvio q nao iam defende a competitividade da categoria e sim o carro, afff

fizeram certo em vetar

nao vejo nada de demais

e pra varia o papel reclamando de ap pasmafaute

não reclamei de AP...

apenas acho uma idiotisse proibirem o uso de um motor pq ele rende mais q os outros da mesma categoria...

Postado em

Na realidade eles deveriam proibir o comando de válvulas variável, assim não seria algo "descarado", o que de certa fora é ético pois teoricamente todas as marcas podem ter esta característica. Se nenhum carro tem esta tecnologia e iria quebrar o equilíbrio não vejo razão para tanto alvoroço.

Postado em

Putz, cada comentário sem noção viu... :pirou:

Essa regra existe no mundo INTEIRO. A grande maioria desse tipo de competição aboliu o vti só por causa do motor. As regras de cada campeonato definem as categorias por cilindrada, tração e/ou estilo de carro, coupe/hatch. A maioria de motores de mesma cilindrada rendem quase o mesmo, e assim os regulamentos deixam livres algumas modificações e mesmo assim os motores rederiam a mesma coisa. O objetivo é aumentar a competitividade e que bons resultados venham guiando melhor e fazendo bons acertos de chassi.

Que tipo de competição q presta q nego entra com um motor 1.6 de 140hp (com preparação) e chega outro com 1.6 de quase 200... Ridiculo.

Postado em

De boa, nao vejo erro algum em vetar o uso do VTI nas corridas, é um motor OTIMO, mas desigual para a competicao, ai sim ficaria sem graça...

E quanto a ser rally, como disseram, pode ser q nem seja o MELHOR motor mesmo sendo mais CAVALUDO, q q adianta se ele precisa de 7krpm pra render isso.

Sei la acabo de me contradizer, mas se fosse uma corrida on road, acho q seria vetado pela potencia desproporcional, agora por ser off road e ele ter desvantagem ate, qual o motivo sera?/

Postado em

Questão de ética...

Ética é um troço CHATO pra carajo para ser discutido.

Acho fod@ esse tipo de restrição, pois não se "cutuca" as fábricas para pensarem em dispor de novos motores/tecnologias no mercado. Lee Iacoca ( era ele? ) tinha razão: "VenCer no domingo para venDer na segunda!". Nós acabaremos por sempre "reinventar a roda" com preps muito semelhantes em meia dúzia de motores...

Mas tmb não acho correto permitir um motor que leva vantagens iniciais absurdas perto de outros de cilindrada semelhante. Um VTi original tem potência parecida à de muitos motores de mesma cilindrada BEM preparados. E "pouco" nele, e o FDP rende 200cv. Lembrem-se que um AP de 200 cv aspro nem marcha-lenta estável tem direito. Os recordes para AP aspro são na casa dos 220cv com blocos abertos para 2.2l.

O que poderia ser feito é enquadrar os VTi em categorias "superiores"... Sei lá... Algo como 2.0l... Que devem ter mais ou menos a mesma potência que um VTi forte.

Aí sim, queria ver se nego teria muita coragem de ir apostando todas as fichas em um único motor...

:legal:

Postado em
Deve ser por isso que o Tedesco foi campeão 10 vezes (brasileiro) e 4 vezes (sul-americano) com um Palio (categoria A6) e o atual campeão da A6 é o Tulio com um pug 206.

Quando fui ver uma etapa em Erechim (sul-americano) tinha um VTi de uns gringos lá. Deu dó ver ele tomando coro do gol do Brustolin.

Por mais que o VTi seja forte e leve, ele não se adapta pro uso em um rally. Tem pouco torque em baixa e tem que tar com o giro alto pra desenvolver. Enquanto os outros carros tem torque e potencia mais linear o VTi tem que tar com o vtec ''aberto'' pra render, tendo uma parte morta.

Para quem não sabe, os Palios A6(TedRacing/FIAT) tão chegando nos 180cv com todas as limitações que tem na categoria.

fim!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...