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The_Rainmaker

Bitola Do Fio Influencia Em Potencia No Som?

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Galera, dando uma olhada no topico tbm me deu uma duvida.

Desculpe aminha ignorancia, mas entao pq temos de usar fios dimensionados

para os amplificadores entao !?!?!?!?! Li e reli o topico, inclusive o artigo do

autoforum mas ainda fique na duvida !?!?!?

Se fosse assim usariamos qualquer bitola de fio para ligar os amplificadores ?!?!

explique-se melhor 1 pokinho pls...

 

não entendi bem a dúvida, mas em se tratando de dimensionamento de cabos é necessário sim, isso só não é necessário para supercondutores e coisa e tal, mas são condutores q alcançam ou chegam o + próximo possível do zero absoluto, onde o condutor deixa de ter ou pelo menos fica com a mínima resistência possível! mas mesmo assim, eles tem q ter uma certa espessura para cada tipo de uso ou transmissão/condução elétrica...

 

abraço! :legal:

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No meu caso.. to usando cabo de 35mm da bateria do cofre pra bateria do mala.. dai sai 1 cabo de 35mm para um distribuidor.. desse distribuidor sai 2 cabos de 21 mm.. tanto para o sd2300 tanto pro roadstar 1000w... dai do sd2300 sai um fio de 2x4mm para os 2 extreme.. de quanto deve ser a bitola do meu??

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Bom, nao desrespeitando a opiniao de pessoas consagradas aki no forum, mas se fosse que nao influenciasse tanto, porq colocamos e recomendamos fiação de bitola um pouco grossa para usuarios.

 

Dessa maneira como alguns colcocam poderiamos colocar em um 1200D cabos de 10mm, ou em um SD 5000 quem sabe um 16mm mas e aew troca-se para um condutor maior e veras que nao é bem assim que funciona a coisa.

 

Pega um PONE e coloca 6mm e troca para um por exemplo 16mm ou mesmo 10mm e veras a diferença se nao notar esta com problema hahaha, a nao ser que vc usa ate 50% do volume dele ;), mas "larga" o volume como o pessoal é acostumado e veras a diferença..

 

 

lembrando que essa e MINHA opinião.....

 

esse topico faz crescer o forum novamente, discuções importantes :legal:

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amigos, nao busquem inferir uma aplicação explicitamente prática de discussões teóricas, mas se alguem for muito cético, faça o seguinte teste: pegue um amp de 3000Wrms com alimentação bem dimensionada e use cabos de 50mm2 para (+) e (-), ligue (com sinal de programa musical) por 30s e meça a tensão média de saída com "volume alto" sem clipar; espere uma hora e use agora cabos de 6mm2 e refaça o teste por 30s, meça a saída e compare...

 

no dia-a-dia o correto dimensionamento do cabeamento é tão ou mais importante quanto o dimensionamento das baterias/fontes, por questões de limitação de passagem de corrente pela seção reta do fio e por questões de segurança devido ao superacimento

 

voltando ao tópico, lembre que devemos analisar o Slew Rate do estagio amplificador, p.ex. 30V/us para um punch 400.4 (ou ninguém pensou pq os fosgates tem um grave tão bom de se ouvir, sem embolar); temos que algumas músicas pra um amp de menor custo de p.ex. 1000W @ 1ohm isso acontecerá e a capacitancia de saída buscará amenizar (e é aí q está o segredo de alguns fabricantes, mesmo antes dos PWM); mas eu nao teria tanta certeza q essas enormes variações sejam completamente filtradas pela entrada

 

as grandes diferenças de tensão entre bateria e amp normalmente localizam-se nas conexões, mas encontrar 3V de queda exclusivamente num fio como os do ex. anterior fica difícil de imaginar

 

abs :legal:

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Não influencia? Já vi mais de 3V em queda nos condutores de um amp.

Amplificador trabalhar em 12,6 e 9,6 é mesma coisa?

 

Me ajuda ai kleber e delimaju pq nao lhes entendi...

Rapaz, 3V de queda tá mais pra aterramento ruim que pra bitola de cabo. Basta pegar uma tabela qualquer de cabos, e ver a resistência...

 

Bom, vamos a um cálculo "besta"...

 

Digamos que, em um pico de 150A vc teve uma queda de 3V no condutor... isto nos dá 450W dissipados no cabo!

 

Mas ok, digamos que isto foi em 50A. Bem, vc já tem 150W. Coisa demais virando calor, purinho. O carro teria pegado fogo já...

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Não influencia? Já vi mais de 3V em queda nos condutores de um amp.

Amplificador trabalhar em 12,6 e 9,6 é mesma coisa?

 

Me ajuda ai kleber e delimaju pq nao lhes entendi...

Rapaz, 3V de queda tá mais pra aterramento ruim que pra bitola de cabo. Basta pegar uma tabela qualquer de cabos, e ver a resistência...

 

Bom, vamos a um cálculo "besta"...

 

Digamos que, em um pico de 150A vc teve uma queda de 3V no condutor... isto nos dá 450W dissipados no cabo!

 

Mas ok, digamos que isto foi em 50A. Bem, vc já tem 150W. Coisa demais virando calor, purinho. O carro teria pegado fogo já...

Vc está enganado pelo simples motivo que o delimaju falou a alguns posts atrás.

 

Essa corrente é somente alguns poucos picos, e no tempo, tem uma média muito baixa, (oq faz com que o condutor nao aqueça) porém essa queda em instantes de tempo minúsculo, ocorre na maior dissipação de potencia do módulo, antecipando distorção no momento de maior consumo.

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Correto, mas quando meço uma tensão menor nos bornes do amp do que a bateria, ou mesmo medindo a tensão em cima do condutor, percebe-se que há essa queda de tensão e portanto o amp deixa de liberar potencia a plena carga.

 

Em relação a fourier, até acredito ser dispensável, pois a fonte do amp possui capacitancia em sua entrada, e essa capacitancia Xc (Xc=1/wC) deve ser muito grande visto dos terminais de chaveamento, ja que sua frequencia w=2.pi.f é de pelo menos 2.pi.30khz, ou seja, longe de qualquer capacitancia astronomica em senoidais 60hz.

 

Essa grande frequencia de chaveamento faz com que a composição de frequencias altas e suas harmonicas sejam filtradas por qualquer capacitancia de entrada, a da entrada da fonte no caso.

 

Áh, se fizeste eng eletrica na ufrgs, basta lembrar de sistemas e sinais, onde utiliza-se fourier pra analise de sinais e constatar que as componentes de frequencia ao redor de 20khz tem que passar pela capacitância da saida da fonte, então, a capacitancia de entrada e enfim, os bornes do amp. Ou seja, é uma grande filtragem, por isso não acredito que a demanda de corrente tenha componentes de frequencia grande não.

 

 

De qualquer forma, vou botar no osciloscópio e farei esse teste.

Que loucura tchê, pra quê tudo isso? :vts

 

 

Façam como eu, adeus Eng. Elétrica e entrem para Ciências Sociais! []-[]

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Não influencia? Já vi mais de 3V em queda nos condutores de um amp.

Amplificador trabalhar em 12,6 e 9,6 é mesma coisa?

 

Me ajuda ai kleber e delimaju pq nao lhes entendi...

Rapaz, 3V de queda tá mais pra aterramento ruim que pra bitola de cabo. Basta pegar uma tabela qualquer de cabos, e ver a resistência...

 

Bom, vamos a um cálculo "besta"...

 

Digamos que, em um pico de 150A vc teve uma queda de 3V no condutor... isto nos dá 450W dissipados no cabo!

 

Mas ok, digamos que isto foi em 50A. Bem, vc já tem 150W. Coisa demais virando calor, purinho. O carro teria pegado fogo já...

Vc está enganado pelo simples motivo que o delimaju falou a alguns posts atrás.

 

Essa corrente é somente alguns poucos picos, e no tempo, tem uma média muito baixa, (oq faz com que o condutor nao aqueça) porém essa queda em instantes de tempo minúsculo, ocorre na maior dissipação de potencia do módulo, antecipando distorção no momento de maior consumo.

"Pequenos picos", se falássemos em música instrumental.

 

Dance, trance, funk, batidão, tuntztuntz, etc, etc, etc, tem "picos" bem prolongados. Não temos transiente algum, é a massa de baixa frequência mesmo, por um ou mais segundos. É bem fácil ter mais de 30% do tempo da música só com picos de corrente. Esquenta qualquer fio mal dimensionado. Além disto o cabo não dissipa o calor. Após alguns minutos, já seria possível sentir todo o calor acumulado.

 

Veja bem, dissipando 50W que sejam, em calor, em pouquíssimos segundos você teria um fio bem quentinho.

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Correto, mas quando meço uma tensão menor nos bornes do amp do que a bateria, ou mesmo medindo a tensão em cima do condutor, percebe-se que há essa queda de tensão e portanto o amp deixa de liberar potencia a plena carga.

 

Em relação a fourier, até acredito ser dispensável, pois a fonte do amp possui capacitancia em sua entrada, e essa capacitancia Xc (Xc=1/wC) deve ser muito grande visto dos terminais de chaveamento, ja que sua frequencia w=2.pi.f é de pelo menos 2.pi.30khz, ou seja, longe de qualquer capacitancia astronomica em senoidais 60hz.

 

Essa grande frequencia de chaveamento faz com que a composição de frequencias altas e suas harmonicas sejam filtradas por qualquer capacitancia de entrada, a da entrada da fonte no caso.

 

Áh, se fizeste eng eletrica na ufrgs, basta lembrar de sistemas e sinais, onde utiliza-se fourier pra analise de sinais e constatar que as componentes de frequencia ao redor de 20khz tem que passar pela capacitância da saida da fonte, então, a capacitancia de entrada e enfim, os bornes do amp. Ou seja, é uma grande filtragem, por isso não acredito que a demanda de corrente tenha componentes de frequencia grande não.

 

 

De qualquer forma, vou botar no osciloscópio e farei esse teste.

Que loucura tchê, pra quê tudo isso? :vts

 

 

Façam como eu, adeus Eng. Elétrica e entrem para Ciências Sociais! []-[]

... ou Publicidade e Propaganda... muito mais mulheres na sala... Engenharia, quando muito, tem duas... e dessas duas, nenhuma raspa as partes... :vts

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Tem que dimensionar sim! É um calculo simples, desde que saibamos qual a queda máxima de tensão desejada e tenhamos a resitividade do material do condutor, sua área e comprimento.

 

Para som automotivo eu diria 0.5V (ou 5%) no laço, e isso inclui quedas por resistências de contato e aterramento feito igual à cara do "estalador".

 

A média da corrente para um som no talo é de cerca de 60% do máximo, claro que depende da música, caixa, etc, mas é bastante né?

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Sobre os picos recomendo instalarem um amplificador de alguns kW, bons subs e uns CDs de hip hop, e "dar no bucho". Normal "cheirinho de transistor" (pasta termica quente), cheirinho de orégano (esmalte da bobina, sem alusões descabidas heim!), bateria fervendo e fusíveis acesos, quando são porcaria!

 

:vts

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Engenharia, quando muito, tem duas... e dessas duas, nenhuma raspa as partes... :vts

Tu ainda foi conferir? :vts

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concordo, tanto q depois eu fiz contábeis tb tinha umas gatinhas [¨]

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