Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rangel

Nova Metodologia De Medição Da Taramps

Recommended Posts

Eu só queria entender o pq não pode ser 12v e não 12,6 ou 12,8v sendo que estes dois ultimos está mais pra 13v do que 12v propriamente...

dai um cara qualquer vem e fala: "- O meu dá 1000wrms em 12v" e esquece o 0,6 ou 0,8 pra traz..

se fosse medido em 12v redondos... 99% dos usuarios sabem que o modulo está mandando toda potencia REAL..

e pq nao dar essa folga.. sendo que a maioria dos modelos Fosgate (se não todos) marcam por EXEMPLO 200w e liberam 240w...

O resto é de comum acordo.. resistencia fixa com senoide em 60hz.. e onda monitorada por osciloscopio.. obtendo a potencia total no momento do ceifamento...

Temos uma variação de cerca de 12,3V com carro desligado a 13,8V com o carro ligado e alternador funcionando...

Por isso o 12,6V, ou mesmo 12,8V, fica um meio termo entre as 2 situações... ;)

Eu aposto que medir a 12V não dá 2 meses pra aparecer alguem dizendo que o amp queimou os falantes dele pq o carro tava ligado e ai aumentou muito a potencia...

ou alguem mandar e-mail perguntando se pode usar os Taramps com carro ligado, pq o instalador do primo do tio da vizinha do meu amigo disse que ele é 12V, e se usar com carro ligado, ele pode queimar...

(Voces acham que não existe isso? hehehehe....Já tive que responder cada uma!)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha humilde opinião como consumidor testar a 12.6 ou 12.8 volts.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu só queria entender o pq não pode ser 12v e não 12,6 ou 12,8v sendo que estes dois ultimos está mais pra 13v do que 12v propriamente...

dai um cara qualquer vem e fala: "- O meu dá 1000wrms em 12v" e esquece o 0,6 ou 0,8 pra traz..

se fosse medido em 12v redondos... 99% dos usuarios sabem que o modulo está mandando toda potencia REAL..

e pq nao dar essa folga.. sendo que a maioria dos modelos Fosgate (se não todos) marcam por EXEMPLO 200w e liberam 240w...

O resto é de comum acordo.. resistencia fixa com senoide em 60hz.. e onda monitorada por osciloscopio.. obtendo a potencia total no momento do ceifamento...

Temos uma variação de cerca de 12,3V com carro desligado a 13,8V com o carro ligado e alternador funcionando...

Eu aposto que medir a 12V não dá 2 meses pra aparecer alguem dizendo que o amp queimou os falantes dele pq o carro tava ligado e ai aumentou muito a potencia...

ou alguem mandar e-mail perguntando se pode usar os Taramps com carro ligado, pq o instalador do primo do tio da vizinha do meu amigo disse que ele é 12V, e se usar com carro ligado, ele pode queimar...

boa Rangel.. temos que ver que a moeda tem dois lados né???

bom.. então fica como eu disse no meu primeiro post deste topico..

12,6v medidos com resistencia fixa na impedancia de trabalho do modulo, com senoide em 60hz sendo observado por osciloscopio e tendo como potencia final a maior tensão na hora do ceifamento da onda...

Compartilhar este post

Link para o post

Simples, o Kleber testa outras marcas como SD, Roadstar 1200D, Corzus, Banda e etc, e veja se só o problema é com os Taramps, se for aí é só se adequar aos métodos de medição das outras marcas, agora se estiverem todos iguais não tem como querer-mos mudar só os Taramps e ou outros continuarem informando errado, assim a Taramps quebra! Eu duvido que alguém compre um módulo que forneça 1000wrms em 12,6 por R$600,00 sendo que tem um que está escrito na carcaça 1200Wrms por R$500,00 mas no manual está 1200 em 14,4v! A maioria olha o que tem na caixa ou na carcaça e não o que está no manual Então a taramps deve seguir o padrão usado pelas outras marcas para não perder mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Como trabalhei com amps profissionais durante anos (staner - ciclotron - studioR - cygnus) meu "ver" é um pouco diferente...

Acredito eu que os amplificadores digitais de até 2500w rms declarados rendam uns 50% na vera em uso real... ou seja: metade do que declaram!

Acima disso a marmelada é maior ainda... 8000w rms num SD ??? nem sonhando... 8500w rms num T8500 é 171 !!!!

Quem duvidar, ligue sua caixinha de trio num amp de 300w rms (110/220v) pra ver a diferença...

Teste em bancada pra mim é pra fabricante!!! pois eu tenho um carro e nao uma bancada de testes...

em bancada podem medir em 16v com 1000A... isso é teoria!!!

Acredito tanto na minha teoria dos 50%, que foi exatamente o que o kleber conseguiu com o T1600.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que 12,6 seja o mais correto, por ser mais facil de se estabilizar....

o q vier a mais é lucro..

abraços :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pra ninguem falar que nao falei sobre o assunto principal do topico:

Teste de banca deve ser esse que o pessoal tá falando mesmo!

Teste do dia a dia: baterias (60A + 150A - isso é que geralemente o pessoal usa) carro ligado (alternador de uns 120A) e pronto... isso seria mais ou menos o nosso uso!

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma idéia:

pq não tentar fazer algo parecido com o tal "power cube" q é fornecido junto com os amps da Fosgate?

The PowerCube Measuring System

The PowerCube Measuring System contains twenty different loads for testing the amplifier for capacitive, resistive and inductive loads, at 8, 4, 2 and 1 ohms.

For each of the twenty load conditions, the system increases the input signal to the amplifier until the clipping level is reached. At that moment the output voltage is measured, and when all loads have been checked, the resulting graph is ready.

Reading the PowerCube Graph

Measurement graphs are themselves often referred to as power cubes. Most well built amplifiers have a power cube with an almost flat top – which is usually called cubic.

Good amplifiers do not necessarily have cubic power cubes - but this is how it usually is. However, one thing is always important; if an amplifier is rated to 20 volts at 4 ohms (100 watts), you will surely want the amplifier to deliver these 20 volts at 2 or 1 ohms as well.

alguns exemplos dos "Power Cubes" de alguns tipos de amps:

http://www.audiograph.se/subpages/cubes/cubes.htm

Especificações do teste:

http://www.audiograph.se/subpages/technica...rcube_specs.htm

arquivo PDF sobre o "power cube"

http://www.audiograph.se/downloads/PowerCu...re_complete.pdf

ah.. essa Audio Graph se dispõe a realizar as medições em qualquer amp.. é só enviar o amp pra ela.. e pagar o custo dos testes. q ela realiza os testes e devolve o amp com o "power cube" feito e todos os comentários sobre estabilidade do amp e etc..

alguem se dispõe a mandar o amp pra lá??? Taramps???

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que medir em 12V, como sugerido por alguns é penalizar desnecessariamente a marca, se o mundo todo mede em 12,6 pra cima, não é a Taramps que vai ter que medir em 12V.

Na verdade, eu acho é que os testes podem ser feitos de várias maneiras e divulgarem vários resultados nos manuais, e podem divulgar a potencia musical e a RMS.

Tipo, Taramps T2000.

Dados:

2500w Rms @ 100hz 14,4V

2000W Rms @ 100hz 13V

1600w rms @ 100hz 12v

Potencia musical:

4000 w @ 14,4V

3500 w @ 13V

2300 w @ 12V

Sendo que o valor usado para efeito de marketing e para dar nome ao amp, seria a potencia real em 13V, mas o cara ia saber, que se ele fosse esperto e fizesse um BOM sistema de alimentação poderia conseguir mais.

Acho que isso não penaliza o fabricante nem os consumidores.

Tbm acho que qualquer mudança tenha que ser feito DEPOIS dos resultados de mais testes com outras marcas, para saber exatemente em que cenário mercadológico está inserido a Taramps, e ser ela se ver como somente mais uma que usa métodos considerados (aqui) equivocados, então creio tbm ser de direito que ela exija que suas mudanças sejam feitas juntamente com todas as marcas, como isso é utópico sem uma regulamentação baseada em normas oficiais, creio que talvez seja este (normatização oficial), o único caminho para este mercado passar a ser sério.

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal,

Como trabalhei com amps profissionais durante anos (staner - ciclotron - studioR - cygnus) meu "ver" é um pouco diferente...

Acredito eu que os amplificadores digitais de até 2500w rms declarados rendam uns 50% na vera em uso real... ou seja: metade do que declaram!

Acima disso a marmelada é maior ainda... 8000w rms num SD ??? nem sonhando... 8500w rms num T8500 é 171 !!!!

Quem duvidar, ligue sua caixinha de trio num amp de 300w rms (110/220v) pra ver a diferença...

Teste em bancada pra mim é pra fabricante!!! pois eu tenho um carro e nao uma bancada de testes...

Acredito tanto na minha teoria dos 50%, que foi exatamente o que o kleber conseguiu com o T1600.

Amps de PA possuem headroom bem maior, pois sao utilizados para aplicaçoes com fator de crista mais baixo.

Como eu disse anterirormente, seria bom a medição ter que ser sustentada por um periodo minimo, assim como esses fabricantes, studior, e etc fazem. TEm linha da studior que a potencia declarada é sustentada por 8 horas a fio com sinal senoidal, porque é essa a condição que eles sao submetidos, tocar baile a noite toda.

Mas falando em cygnus, eu to com problema no meu cross, um EC400. O display apagou, msa no mais ele funciona normal. As vezes o display da uma ascendida, bem qnd liga oaparelho. Já vistes acontecer isso? estranho neh

flw

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal,

Concordo plenamente com você, quando ligo os meus HPL no meu PM 5000 ou no meu HA-II, vejo que eles redem muito mais do que o meu soundigital de 2300. Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Rangel

se ele der a potencia maxima a 12V e a 14 der mais é porque a fonte não é PWM.

Esse é o grande ponto em questao.

Com certeza o kleber vai concordar comigo,que o modulot em que liberar a mesma potencia em ambos os casos, pois a fonte deve ter folga no seu oscilador pra conseguir se ajustar.

assim basta estabelecer uma tensão minima para que a fonte possa se regular e entregar a potencia total.Quando a tensão for superior , a fotne simplismente reduz o duty cycle e a potencia se mantém mesma.

é assim que funcionam a 99% das fontes chaveadas de PCs, notebooks e o que mais vier com fonte chaveada full range.

Quanto a med~ição de potencia, acho importantissimo a medida a 60HZ e a 1khz, como também a analise espectral de potencia, quando injetado ruido rosa.

Compartilhar este post

Link para o post
Concordo plenamente com você, quando ligo os meus HPL no meu PM 5000 ou no meu HA-II, vejo que eles redem muito mais do que o meu soundigital de 2300. Abraço.

É isso que eu digo,

Já fiz muita festa com um DBS720 da cyclotron (180w rms totais em 4 ohms). Esse amp empurrava 2 caixas de retorno (over 15" + drive 1" + tw, cada caixa).

Pow, e o som rendia bem mesmo...

Acho que essa questão de medição não está sendo clara pros consumidores...

De uma forma ou outra deveria se passar uma porcentagem de rendimento em relação bancada x dia a dia...

Por ex: T1600 forneçe 1600w @ 4 ohms em bancada de 14,4volts e consumo de 100A continuo... e apresenta um rendimento de 60% usado no dia a dia, com X amperes de bateria e sem uso de fontes estabilizadoras de tensão... algo por ai...

Compartilhar este post

Link para o post

Rangel

se ele der a potencia maxima a 12V e a 14 der mais é porque a fonte não é PWM.

Esse é o grande ponto em questao.

Com certeza o kleber vai concordar comigo,que o modulot em que liberar a mesma potencia em ambos os casos, pois a fonte deve ter folga no seu oscilador pra conseguir se ajustar.

assim basta estabelecer uma tensão minima para que a fonte possa se regular e entregar a potencia total.Quando a tensão for superior , a fotne simplismente reduz o duty cycle e a potencia se mantém mesma.

é assim que funcionam a 99% das fontes chaveadas de PCs, notebooks e o que mais vier com fonte chaveada full range.

Quanto a med~ição de potencia, acho importantissimo a medida a 60HZ e a 1khz, como também a analise espectral de potencia, quando injetado ruido rosa.

Exatamente... por isto que eu disse que os 10% de diferença na alimentação na hora do teste não podem de modo algum indicar 50% de perda de potência, pois, na pior das hipóteses (fonte sem regulação) ela seria igual a 20%...

Infelizmente, com a fonte subdimensionada, o ciclo ativo bate em 50% ANTES da máxima potência, então nem estabilizar a tensão ela consegue.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim:

Na embalagem e na carcaça do modulo deveria vir a medicao em 14.4v

no manual deveria vir a 12.6 PRONTO! os 2.. assim ainda ajuda na venda!

o nome pode ser T1600 mas na carcaça estaria lá 1300Wrms a 14.4V e no manual 1000w a 12.6!

é só um exemplo!

Compartilhar este post

Link para o post
não e por nada não!

O TOPICO E TUDO MUITO LINDO, ENQUANTO A PICA QUE ESTA NO CÚ DOS COMPANHEIROS QUE TEM ESSE AMPLIFICADORES (TRAMPA)

vc vai abrir outro topico para resouver rangel?????

ou vai ficar pô risso mesmo?

E NO SEU CÚ TEM O Q?

a gente, não de brincadeira, eu fui ler o topico des do principio e encontrei isso ai em cima.

mais só era que me faltava, não foi eu que escrevi isso não

e na pagina 2 ou 3 falarão que eu sou sem edicação

eu fiquei + ou - umas 17 horas com o forum fara do ar ai fui pergunta o usuario Edinho se no dele acontecia o mesmo e ele me respondeu que o forum estava funcionado normalmente, pode perguntar pra ele

que poderia está contecendo ???

Compartilhar este post

Link para o post
mami

aqui nao tava conseguindo entrar no forum tbm nao cara

O Igor Miranda, faiz um pouco ele me chamo no msn peguntando o mesmo, o pc dele tbm não estava entrando no forum

mais no meu caso escreverão um monte de besteira, eu fui mandar uma MP pro Teixeira palio g3 e vi la na minha caixa de mensagem uma adivertencia do Marcelomoti, e mole cara, mais ja ate lerão antes de mim e nem tiverão o trabalhode apagar,

saberá deus oque responderão pra ele :pirou::blink:

Compartilhar este post

Link para o post
mami

aqui nao tava conseguindo entrar no forum tbm nao cara

O Igor Miranda, faiz um pouco ele me chamo no msn peguntando o mesmo, o pc dele tbm não estava entrando no forum

mais no meu caso escreverão um monte de besteira, eu fui mandar uma MP pro Teixeira palio g3 e vi la na minha caixa de mensagem uma adivertencia do Marcelomoti, e mole cara, mais ja ate lerão antes de mim e nem tiverão o trabalhode apagar,

saberá deus oque responderão pra ele :pirou::blink:

tô achando que hackearam o Forum, tambem desde ontem que não consigo acessar o forum e a pouco tava com umas mensagens na minha caixa. que nem tinha lido e ja foram todas lidas :unsure:

tá fogo :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Putis, entrei no meu email agorinha e tem la uma mensagem do auto forum falando que o "doug" respondeu o topico criado por mim!!!

MAS NAO CRIENI TOPICO NENHUM!!!!

Vai ai o que me mandaram....

"LeoEng,

"doug" acabou de postar uma resposta ao tópico que você assinou, entitulado "Hbm 2100 E Protech De 15".". O tópico pode ser visto

aqui:http://autoforum.com.br/index.php?act=ST&f=29&t=97074&view=getnewpost

Pode haver mais respostas a este tópico, mas somente um e-mail é enviado para cada tópico assinado. Este é o máximo de e-mails que este fórum envia à sua caixa de entrada."

QUEM CRIOU ESSE TOPICO FOI O "DOUG" EM NOVEMBRO DE 2007

Esse forum ta é muito doido!!

Compartilhar este post

Link para o post

Como sou novo no Fórum e achava que isto fosse normal nunca disse nada, já recebi mensagens de e-mail deste tipo, porém meus posts quando tenho resposta não chega nenhum e-mail avisando, se quiser ver tenho que entrar no tópico e ver se há algo diferente.

Desculpa pelo que postei, já que não se refere ao assunto deste topico.

jR

Compartilhar este post

Link para o post
não e por nada não!

O TOPICO E TUDO MUITO LINDO, ENQUANTO A PICA QUE ESTA NO CÚ DOS COMPANHEIROS QUE TEM ESSE AMPLIFICADORES (TRAMPA)

E NO SEU CÚ TEM O Q?

a gente, não de brincadeira, eu fui ler o topico des do principio e encontrei isso ai em cima.

eu fiquei + ou - umas 17 horas com o forum fara do ar ai fui pergunta o usuario Edinho se no dele acontecia o mesmo e ele me respondeu que o forum estava funcionado normalmente, pode perguntar pra ele

o forum ta doido mesmo... ontem o Mami realmente me falou q nao estava conseguindo entrar

hj no meu trampo eu nao conseguia entrar tbm... dae troquei autoforum.com.br por stforum.com.br e funcionou, eu so nao consegui postar nada.

mals ae a dirvituaçao do topico [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou muito de opinar aqui, mas essa merece!

Creio que deveria vir uma nota no manual ou na embalagem, mostrando a potencia de uso cotidiano do modulo instalado no carro, com um sistema elétrico comum ( bateria de 92ah + 92ah + alternado de 120A ou menor, tocando falantes ou resistência fixa, ou seja lá o que quiser tocar!

seria mais ou menos o que o pessoal usa... creio que isso não atrapalharia nas vendas, e a taramps poderia continuar utilizando o método de medição deles, seja lá qual for! mas conciliando com o método de uso cotidiano, em um carro e tals!

agora umas coisa que eu achei muito certa que o Rangel falou foi que aqui no fórum nos entendemos de som, temos uma puta duma noção sobre o que é o som automotivo, fuçamos sobre isso, discutimos sobre isso o dia inteiro, para terem noção nossos usuários mais básicos devem saber mais coisa que muitos instaladores de lojas por ai.... um exemplo clássico foi o que aconteceu comigo 1 semana atrás, fui procurar uma loja de som que fabricava caixas em fibra, parei em uma aqui perto de casa, e perguntei, o cara falou que fazia meu porta-malas todo em madeira, que ele ia fazer "uns cálculos" e depois construiria as caixas pro sub e pros woofers... perguntei que cálculos eram esses, ele não soube responder, nemmmm imaginava o que seria uma FS, F3, pico de curva.... falou que minha caixa do cruzador tava muito grande e que a certa seria uma caixa selada que era menor que o meu monitor de 17", sendo que a minha caixa passou por quase 2 meses de “estudos” encheçao de saco dos técnicos da hinor, horas e horas no winISD etc etc etc!

então temos de convir que: essa nova forma de medição só vai satisfazer o pessoal aqui do fórum e alguns gatos pingados perdidos por ai, os demais usuários comuns de som que montam trios cabulozos ou de graves disparadores de alarme, a maioria só sabe ligar o som e olhe lá! eu acho que a taramps deveria continuar com a forma de medição dela, mas apresentar uma nota de rodapé no manual mostrando medições com o modulo no cotidiano, carro ligado e desligado, e tals! só isso!

No nosso caso não há certos ou errados, há apenas informados e leigos!

Compartilhar este post

Link para o post
não e por nada não!

E NO SEU CÚ TEM O Q?

o forum ta doido mesmo... ontem o Mami realmente me falou q nao estava conseguindo entrar

hj no meu trampo eu nao conseguia entrar tbm... dae troquei autoforum.com.br por stforum.com.br e funcionou, eu so nao consegui postar nada.

mals ae a dirvituaçao do topico [^]

CONSEGUIRAM DISVIRTUAR O TÓPICO MAIS UMA VEZ...

Ta indo de mal a pior esse forum mesmo, pra conseguir tirar 1% de conteúdo aproveitável, precisar ler as 300 respostas inúteis que o pessoal posta!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...