Galera, eu sou leigo, pra não dizer um ignorante, nesta área de som automotivo. Já liguei na Audiophonic e na Soundigital pra falar com técnico e não consigo falar com um técnico pra tirar minhas dúvidas. No pouco tempo que tenho aqui, eu leio. Contudo, minhas dúvidas continuam. Enfim, vamos ao que tenho e o que pretendo.
Carro: Chevrolet Tracker 2008 (Suzuki Grand Vitara) - Pra trilhas leves e viagens longas.
Meu objetivo é ter a qualidade sonora que tenho no meu set de som no computador (Edifier E3100), ou perto disso, no carro. Porque? Porque sou músico, baixista de jazz e blues, e preciso TIRAR e TREINAR, de ouvido ou que li na partitura, muitas músicas que preciso para a escola de música e para os shows. Eu preciso escutar o contrabaixo, além dos outros instrumentos, com definição. E preciso aproveitar até o tempo que estou dirigindo.
Condições:
01) Nada de sub em porta mala. Porta malas da Tracker é pequeno, visível e serve para eu colocar meus instrumentos musicais. Case do contrabaixo é enorme.
02) Por conta da condição 01 eu vou usar um Sub Slim debaixo do banco do carona. Há muito espaço debaixo dos bancos dianteiros, tanto em largura, profundidade e altura.
03) Os falantes traseiros da Tracker são no teto, dá trabalho pra tirar o forro e como SQ não usa, geralmente, falante traseiro, não vou alterar nada. Fica original.
04) Vou tratar as portas dianteiras. Já fiz o serviço de catar os grilos (barulhos decorrentes de choques entre peças internas da porta), eliminando com espumas e isopores os ruídos internos. Não os provenientes da rua ou da vibração da lataria em virtude do alto falante original. Então aqui mora a minha primeira dúvida e primeira certeza. A certeza é que tenho que tratar a porta. A dúvida é: no que consiste um bom tratamento de portas?
05) Jipe tem outras prioridades, eu tenho outras prioridades, a vida tem várias prioridades e o orçamento é por etapas. Ou seja, quero o melhor CxB que o meu dinheiro pode pagar.
Etapas:
01) Tratar as portas e colocar o Kit 2 Vias.
02) Comprar um Sub Slim (aqui mora mais uma dúvida)
03) No futuro trocar o Player (Pioneer DEH-2180UB - 2 pares de saída RCA) para algum player que toque FLAC e tenha BT. Odeio ripar pra MP3.
Equipamento:
01) Por enquanto está aqui comprado o Audiophonic KS 6.2.
Dúvidas:
01) SD400.4D Evo? Ou outra indicação na faixa de preço?
02) O SD400.4D Evo toca:
100w x 4 a 2Ω e 12,6v.
50w x 4 a 4Ω e 12,6v.
125w x 4 a 2Ω e 14,4v.
63w x 4 a 4Ω e 14,4v.
O Audiophonic KS 6.2 tem 130w e eu não sei em qual dos quatro modos acima será configurado, quais modos possíveis (se pensando no sub futuro) e se é alto. Meu set de mesa Edifier E3100 tem, como efeito de comparação, Potência total: RMS 28W (woofer 12W , satélites 8W X 2). Para meu quarto e no volume máximo, sem distorção, é um volume alto pra caramba. Este módulo amplificador dará conta deste kit 2 vias e de um Sub Slim?
03) Cabos. Quais cabos devem ser usados e que tenham qualidade para não comprometer?
04) Qual Sub Slim adquirir no futuro?
Tratamento acústico:
Cada instalador de loja fala e dá um orçamento mais antagônico que o outro. A manta asfáltica vai por dentro da porta, óbvio. Mas a parte interna da porta tem dois lados. Um para a rua (lado externo do carro) e outro lado para o interior do carro. Além disso, o forro (plástico) da porta. Um instalador cobrou R$ 300,00 pelas portas dianteiras (mas não disse se ía por nos dois lados). O outro cobrou R$ 150,00 mas apenas pelo lado virado para o interior. Tirar o vidro elétrico da Tracker dá um trabalho. Então? Qual o certo?
Resumindo:
Desculpem o post long. Mas acho que pra quem é leigo fica difícil encontrar uma receita de bolo pronta. Obrigado.