Mantendo o tópico atualizado e continuo aberto a fazer mudanças no projeto.
Instalei apenas a HU alpine, me surpreendi porque foi plug n play, achei que teria que mudar algo nos conectores. Logo que mudei e liguei, percebi uma mudança geral, os agudos ficaram muito mais arejados, o som mais limpo e detalhado. Porém eu esperava mais dos médios e médio graves.
Já usei em carros anteriores a HU kenwood excelon com falantes originais, usei em um uno e em um palio, em comparação tinham médios e médio-graves muito melhores, os agudos gostei mais dos atuais. Pensei que pudesse ser característica da HU, porém aumentei o volume e os falantes dianteiros começaram a bater. Tirei a forração dos falantes e vi que as bordas deles estavam desfeitas.
Não sei se todos sabem, mas os falantes do Megane são fixados no forro. Tem atras um cúpula de plastico para proteger da água. A profundidade aproximada é de 40 a 45mm, o diametro é 5" não 5,25" e tem apenas 2 parafusos de fixação.
Logo todos pensam, passa faca. Mas mesmo assim, a profundidade até o vidro é aproximadamente 55mm e terá o problema da água. Para instalar baffle, precisar ter um lugar para fixar, porém atras não tem lata, é um grande vão. Em resumo, da para colocar um falante de 5,25" que seja compacto, porém terá que fazer doorpod ou colocar uma placa de MDF para cobrir o vão e instalar baffle nele. Porém, eu mesmo que estou a fazer tudo, não tenho muitas ferramentas, estou fazendo algo com baixo custo e não quero fazer muitas mudanças porque normalmente não fico muito tempo com o mesmo carro.
Solução, encontrei uns falantes da cabasse , que eram opcionais do renault laguna. A cabasse é uma marca de falantes residenciais de qualidade e nessa época fez em parceria com a Renault um sistema de som para os carros mais top da marca. Segundo relatos, não é como os bose da audi ou HK das BMWs de época, mas são melhores que os originais e achei com preço bem convidativo ( 35 euros 2 Mids + 2 tweeters já com frete). O link com um pequeno video comparando os originais x cabasse:
Estou pensando em cobrir o vão da porta com manta asfáltica e cortar a cúpula que protege o falante de pegar água. Porque acho que assim, não vai bater água no falante e vai deixar o falante com a parte de trás mais arejada. O que acham da idéia? Pode ser benéfico para o som?
Sobre o amplificador, meu carro é 2 portas, tem uma barra de torção embaixo do banco que faz parte do rebatimento do banco. Coloquei o banco na posição que eu dirijo, sentei no banco de tras e medi o espaço que sobrou. Ficou um espaço de 20x30, se houvesse um jeito de fixar o amplificar na "espuma" do banco, acho caberia um amplificador 30x30 cm.