AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V.
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****
-
Total de itens
693 -
Registro em
-
Última visita
Reputação
4 NeutralSobre silvinho
-
Rank
membro master
Dados Adicionais
-
Nome Completo Real
Marcell
Profile Information
-
Sexo
Masculino
-
Cidade/UF
Paraná
Últimos Visitantes
-
|| QUESTO AUDIO || - "O Pequeno Notável"
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Tu está simulando caixa de 60L, sempre o volume colocado para uma simulação é o volume líquido! ou seja, se tu colocou 60L no programa, será 60/4 = 15L + duto para cada falante e + espaço de cada falante, então cada sub precisará em torno de 18L de litragem interna bruta. Agora se tu simular com 56L, será 14L para cada sub + duto + sub, o que vai dar 17L, mas no manual o indicado é 14L, mas na verdade a Vb (volume interno líquido) é de em torno de 11L, então se for simular, faça com 44L esta simulação na verdade, ou 48L para fechar os 60L que tu deseja entendeu? -
|| QUESTO AUDIO || - "O Pequeno Notável"
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Negativo, 4 Questos de 8" gerarão mais SPL que apenas 2 de 10", isso é fato consumado, e será bem mais mesmo pois existe acolpamento por quantidade de falantes e por ter uma sintonia de Fs mais alta, o que casa melhor com o carro. Não se deixe levar por simulações feitas em programas, até porque, 60L não é o tamanho da caixa que tu deverá fazer, isso é a Vb, na verdade tu terá que fazer uma caixa maior que esta e ainda adicionar os dutos, ou seja, é maior ainda que isto e vale tanto para o 8" como para o 10". Sou prova real, 1 Questo de 10" 350W aplicando 700W nele em caixa dutada x 2 Questo de 8" aplicando os mesmos 700Wrms em caixa selada, e tenho mais SPL com os 2 de 8" em selada, imagina se fosse os 2 em dutada, então se tu irá dobrar a quantidade, terá ainda mais SPL nos 8" do que em 2 de 10" sem sombra de dúvidas e sem pensar duas vezes. É bom aplicar um filtro HPF no 8" para evitar excursionamento demasiado em baixas frequências e confirmar este comprimento de duto, pois se ele estiver com mais de 32cm, a sintonia da caixa estará muito baixa. -
|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Faça com os 2 dutos, pois se for fazer com 1 duto, o diâmetro e o comprimento deverá ser maior ainda. A função dos 2 dutos é para não ter sopros. 2 dutos de 3" tem maior área que um duto de 4", então fique com os 2 dutos como informa o manual. Sobre o amplificador, eu pensaria em algo como um DK600.1 que tem filtro subsônico e não é caro além de ter 600Wrms em 2ohms ou 400Wrms em 4ohms. -
|| QUESTO AUDIO || - "O Pequeno Notável"
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Eu uso o SD1600.1Evo para 2 de 8" no dobro da impedância, eu usaria ele para 4 casando impedância sem pensar 2x. Sd1000.1 vai ser fraquinho mesmo e clipa muito fácil. Investe uma pitada a mais e pega o 1600 que tera um som muito melhor. -
|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Xoxo? Mas nem pensar. Sobre o amplificador, eu pensaria em algo mais refinado ai nesse sistema do que os que tu disse rssrs. -
|| QUESTO AUDIO || - "O Pequeno Notável"
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
4 de 8" darão muito mais SPL na casa dos 40Hz do que um 12" da GZ, ou JL aplicando os mesmos 1000Wrms total. Quanto ao acoplamento, estou com 2 de 8" em caixa selada aplicando em torno de 600 a 700wrms neles no total, até 35, 37Hz tem bastante força, abaixo disso já perde mas ainda da para sentir. Agora com 4 subs, isso ficará ainda mais forte. Por conta do espaço, eu prefiro 2 de8" do que 1 de 10", SPL muito mais forte, mas no subgrave o 10" ainda é favorecido (abaixo dos 35Hz), mas com 4 subs, ai fica bem mais interessante, e olha que to comparando 2 de 8" em selada de 9L cada contra 1 de 10" em 44L dutada. Agora imagina 4 de 8" em dutada, muito mais forte. -
|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Sim, melhora qualidade e baixa o SPL mas o subgrave aumenta sim. -
|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Pera ai, o manual pede 57L BRUTOS, e não livres. A litragem livre da caixa é 50L mais ou menos. Se tu fez uma caixa de 77L livres internos, está bem acima do que o manual pede e com isso o excursionamento em baixa será ainda maior. Então já não está certo isso. Pelos teus dados de litragem livre de 65L na nova caixa e com estes dutos, a tua caixa está sintonizada em 31Hz praticamente, e isso é uma sintonia bem baixa, então aplicar mais potência é perigoso, além de já estar favorecendo as baixas frequências e tu aplicando mais força ainda, é prato cheio para possíveis problemas. Com a caixa de 77L a sintonia era de 29Hz quase, então cada vez mais o excursionamento é maior, então a faixa de frequência deve ser reduzida pois não há milagres também. Com sintonia assim tão baixa, a resposta em alta é sacrificada, mas se o excursionamento em baixa for grande demais e querer que o sub suba a 80Hz, terá problemas. Com caixas assim, eu recomendo LPF de 50HZ a 24dB e HPF entre 25 e 30Hz também a 24dB para aplicar boa potência. Com uma sintonia tão baixa como esta, com esse volume interno e com essa potência aplicada, filtro subsônico é obrigatório e não tem que pensar duas vezes, principalmente com uma Fs tão baixa como é a do 12" que é abaixo de 25Hz, então o sub tem espaço pra render, mas com sintonia de caixa baixa assim e potência alta, tudo é ampliado. Tenho o 12" em caixa de 57L e aplicava 400Wrms de um fosgate 200.2 em 4ohms, nunca bateu absolutamente nada no falante. -
|| QUESTO AUDIO || - "O Pequeno Notável"
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
MRC, eu nunca informei que iria vender meu par de 8", esses subs ficarão comigo pois muitos escutam o meu carro, então não faz o menor sentido eu vender eles para por apenas 1 falante. Eu fico com mais de 1 caixa em casa e posso ir trocando no carro. -
|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Todo falante vai com o adesivo dentro da caixa, a loja deve ter ficado com ele provavelmente. http://questoaudio.com.br/ Lá tu pode utilizar o cálculo de caixas para fazer de acordo com as dimensões que melhor te atenda e que caiba o sub dentro. O sub demora bem mais que 10 horas para amaciar, principalmente se for com uso no dia a dia. Coloque ai em torno de 50 a 200 horas dependendo de como é o uso e volumes utilizados. O adesivo vai sempre junto do falante. -
|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Já foi feito este comparativo diversas vezes aqui no tópico. Fabricante: Pioneer Driver: TS-W309D4 Polegadas: 12'' Fs: 37,2 Hz Vas: 33,8 L Qes: 0,87 Potência nominal 400 Wrms Eficiência: 0,192% Sensibilidade (1W/m) 84,83 Potência Acústica: 0,77 Wrms Potência Dissipada: 399,23 Wrms dB Gerados: 110,9 Fabricante: Questo Audio Driver: QS350A-12DVC2 Polegadas: 12'' Fs: 23,6 Hz Vas: 158 L Qes: 0,336 Potência nominal 350 Wrms Eficiência: 0,593% Sensibilidade (1W/m) 89,73 Potência Acústica: 2,08 Wrms Potência Dissipada: 347,92 Wrms dB Gerados: 115,2 Quanto mais alta for a sintonia da caixa, mais é preciso ter um subsônico aplicado no falante por causa das baixas frequências. Mas em ambos os casos, o Questo segundo clientes agrada muito mais e tem mais força. A diferença em sensibilidade deles é muito grande, são 5dB, isso é quase 4x a mais. -
|| QUESTO AUDIO || - "O Pequeno Notável"
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Eu faria de 14L dutada como no manual. Caixa maior vai perder controle do cone, terá de cuidar do xmax e subsonico também. Mesmo no sedan. -
|| QUESTO AUDIO || - "O Pequeno Notável"
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Tem bastante relatos por aqui e no face. Se o que tu busca é SPL ou subgrave forte a resposta é não. Se tu busca algo equilibrado para complementar bem a parte interna no som sem buscar aquele subgrave insano, sim, perfeito. -
Questo 10" DVC em caixa selada visando qualidade
' silvinho' respondeu tópico de ' RiQuati' em [QUALIDADE] Som de qualidade
É muito questão de gosto pessoal. Teste e veja o que te agrada mais. Eu usaria o Audiophonic no sub. Os corzus que já vi não gostei, ainda mais com o LPF fixo em 90Hz nos modelos que havia visto. -
|| QUESTO AUDIO || - "O Pequeno Notável"
' silvinho' respondeu tópico de ' RenanLopes' em [GERAL] do som automotivo
Acho quase impossível tu fazer a instalação de 2 subs de 8" no estepe. Teria que ser um aro muito grande pra caber eles. Cada um tem 21cm de diâmetro praticamente, como irá fazer? O sub em si tem uma profundidade de mais ou menos 11cm, não tem como e é bom fazer câmaras separadas para cada falante. Na parte de trás do sub é bom deixar de 1 a 3cm no mínimo de espaço livre para refrigerar a bobina. Sobre o SPL, sem dúvida que 2 de 8" darão mais SPL que 1 de 10", afinal, cada um tem sensibilidade de quase 87dB, enquanto o JL tem apenas 84dB, além de poder aplicar uma potência final no sistema maior que no JL Agora sobre os 40L da caixa, é demais, não adianta uma caixa de volume tão grande assim. O sub tem Fs de 40Hz, não terá ganhos com um volume maior pois o excursionamento será grande demais e terá que ter muito mais cuidado, e isso irá limitar um pouco o SPL. É melhor manter-se na caixa do manual com os 14L brutos para cada sub, com o espaço entre 1 a 3cm no mínimo para a refrigeração da bobina e duto de 3"x32cm para cada falante. Esta combinação sem sombra de dúvidas é a que irá lhe render o maior SPL sem danificar o falante.
AutoForum.com.br
O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis