Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Royo

Membro Pró
  • Total de itens

    2.837
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Royo postou

  1. dentro das opções.. eu iria de 4.6x. amp honesto e de revenda mais fácil no futuro.
  2. lucas.. naõ acho q só trocar de amp vá resolver o seu problema.. vc tem q é q tentar mexer no cross do kit.. TW geralemtne tem sensibilidade mais alta q o MID mesmo.. ai vc tem q atenuar ele pra ficar com o som mais equilibrado. por exemplo se o MID tiver sensibilidade de 88Db e o TW tiver sensibilidade de 91db.. qdo vc aplicar a mesma potencia nos dois. o TW vai tocar com o dobro "do volume".. pois 3db de diferença significa q vc precisa aplicar o dobro de potencia pra conseguir o mesmo SPL. ai ou vc consegue um cross cm atenuação de -3db pro TW.. ou usa metade da potencia aplicada ao TW. eu pensaria no cross.. acho q seja mais fácil
  3. pior q não.. pagamento do mecânico a caminho.. mas negociei com a patroa e pra não ficar sem som no carro.. vou pegar o Clarion 865mp do carro dela e instalar no meu.. ai volta o Pioneer DEH-4700 pro carro dela.. ainda bem q não me desfiz do pioneerzinho qdo tirei do carro dela.. ai terminando de pagar o conserto do carro ( 6x ) o 865mp volta pro carro dela.. e ai vou atraz do DRZ..
  4. eu uso o 1TW1 em conjunto com o mid Bravox CS60K usando o cross original da Bravox.. corte em 3500Hz.. fiz o teste usando o cross q vem junto com o tw (2500Hz) e com o cross da bravox.. com o da bravox o som fica melhor. eu iria de 1TW1 com cross do protheus.
  5. Não.. naõ fiz comparativo entre os RCAs não. e agora acho q não vou ter como fazer por um bom tempo outra vez. . o 955mc acabou de ir embora tb.. voltamos e ficar sem som no carro.
  6. foi bem por ai mesmo.. com o Reference o som ganho brilho e detalhamento.. mas acho q o maior ganho foi em dinâmica.. os 85w do Reference fazem os 100w do Clean parecer 50w. e agora depois de um bom tempo enterrado na oficina.. o Marea voltou a ativa.. e com um novo "presentinho" tb.. saiu o player 7892 e entrou um Clarion 955mc.. agora dá pra ligar o som no 3way do player.. e tb troquei o RCA do sub.. saiu o Uniq Top e entrou Monster XLN PRO.
  7. o E2K não é um sub indicado pra quem quer qualidade.. faz muito barulho se for bem alimentado. .mas deixa muito a desejar no quesito qualidade. os produtos da Focal são bem melhores pra quem busca qualidade.. mas precisa ver qual o modelo do sub.. a Focal tem diversas linhas.. desde linha de entrada ate´a linha TOP.. mas acredito q em comparação com o E2k. . até a linha de entrada da focal tenha melhor desempenho no quesito qualidade. o amp eu tb não conheço. .. mas um amp com bridge de 190w vai fazer o sub de 400w passar muuita fome. . talvez o cara da loja tenha pensado em usar um bridge pra cada bobina do sub ( no caso do sub ser bobina dupla) , mas essa opção tb não é a mais indicada.. mesmo sendo bobina dupla. as bobinas do sub precisam estar ligadas num mesmo canal.. ou em série ou em paralelo.. mas não devem ser ligadas em separado .. uma em cada bridge não. e qto aos Kicker??? acho q dois deles ligados num SD1800, vaõ deixar sem som bem desequilibrado.. vai ter excesso de graves .. pois o Hurricane com o kit pioneer não vão acompanhar esses subs não.. vai ficar um som bem mais voltado pra SPL do q pra SQ. veja ao certo q tipo de som vc quer ter no seu carro.. se SQ ou se SPL pra saber quais equipamentos usar.
  8. Royo

    Alpine X Clarion

    ainda é meio cedo pra dizer.. mas não vi grandes diferenças do 7892 por 955 não. deixando o 955 com tudo em flat.. fica muito similar ao 7892.. pode até ter suas diferenças.. mas não acho q seja esse " banho" todo não. mas vou ouvir mais um pouco.. e gostaria de ter feito um teste comparativo direto.. mas não deu..
  9. Royo

    Alpine X Clarion

    eu achei q o 7892 ganha nos médios.. mas grave, médio grave e agudos no 955mc achei q são mais presentes.. mas ouvi pouco o 955 .. vou ouvir com mais calma pra poder avaliar melhor. e vamos ver como fica com o 3 way tb.
  10. Royo

    Alpine X Clarion

    sabado passado instalei o 955mc no carro. ( finalmente voltou da mecânica com motor novo) . a principio liguei da mesma maneira q estava o 7892.. com o cross do kit.. sem usar o 3Way do player.. não tive como fazer uma comparação direta dos players, pois vendi o 7892 e fiquei uns meses sem som no carro. mas a 1ª impressão do 955mc foi muito positiva. não achei q perdi qualidade de audio , mas ganhei muito em opções de ajustes.. e o grave com o 955mc é bem mais presente q com o 7892.. no 7892 o ajuste de grave ficava quase no máximo.. no 955 tive q deixar em -1 pra ficar no mesmo nivel do 7892. agora preciso mudar o esquema de ligação, tirar os cross e ligar o kit direto no amp pra poder usar o 3 Way do player e ver como fica.
  11. 4mm???? não seria 3mm???? de Pioneer pra Alpine tem um boa diferença mesmo.. mas diria q vc não perdeu médio grave.. vc somente está com eles mais perto do q eles são na realidade ... não tem mais o excesso q tinha com o Pioneer.
  12. o meu carro deve estar recebendo o upgrade do Big 3 hj.. como o motor fundiu.. ja aproveitei pra mexer no big 3 tb.. pois com o motor fora do carro é beemm mais fácil.. vou manter os cabos originais e acrescentar cabos de 21mm² ( era o q tinha em casa sobrando) , vamos ver se dá alguma melhora.
  13. pelo q eu entendi, vc está misturando as regulgens de equalização com as de corte de frequencias ( crossover). as regulagens q tem Q-Factor ( bass, mid e treble ) são as regulagens de equalização e não do crossover.. os players da kenwood geralmente não fazem 3 way .. geralmente os kenwood tem cross com mais opções q pioneer, sony e alpine.. mas não fazem cortes acima de 200Hz.. ou seja não dá pra fazer os cortes pros TW. como o kit ja tem o crossover passivo dele mesmo.. uma regulagem inicial, seria o seguinte: Kit 02 vias: Corte HP pelo player , algo em torno de 60 ou 80Hz. Os demais cortes ( LP pro mid e HP pro TW) o proprio cross do kit ja faz. o Sub corta na mesma freq q cortou o kit , so q com corte LP. Agora os ajustes de equalização , só vão atenuar ou intensificar as freq escolhidas, mas elas vão continuar a serem enviadas aos falantes... não haverá corte dessas freq.
  14. espere o kit amaciar primeiro.. falantes tem movimentação mecânica.. necessita de um período de amaciamento até chagar a seu funcionamento normal.
  15. entre blau e 4.6x... iria de 4.6x mesmo.. o bridge dele toca o JL 10w1v2 sim.. como te falei no MSN.. se for pra pegar esse kit D1 .. paga um pouco mais e pega o Morel Tempo. se não me engano tinha um usuário aqui do fórum q trabalhava na importadora oficial da Morel.. acho q ele pode indicar onde acha o Morel Tempo pra vender.. sub eu ficaria entre JL e Fosgate mesmo.. mas talvez na linha P1 ai invés da P2.
  16. o rebaixo pros subs ficou bacana.. mas eu faria algo mais arredondado na parte de junção da massa com a parede da caixa mesmo. pois dependendo do que vc for usar pra revestir a caixa.. vai ser bem dificil de conseguir fazer o tecido fazer esse angulo de 90º sem ficar todo enrrugado. se for courvin .. pior ainda. e qto ao forro .. não dá pra fazer tanto na parte de baixo onde tá aparecendo a manta , qto na parte de cima perto do vidro , uma faixa de Courvin ??? acho q ficaria mais bonito e teria menor chance de estragar o tecido.
  17. Vamos aos cálculos e considerações então: bateria : 55Ah... amp pro sub: Fosgate 800.2 - 200x2 a 04 ohms .. consumo teórico de 67A .. fuse recomendado pela Fosgate = 60A Amp stereo: Fosgate 4.6x - 30x4 a 04 ohms .. consumo teórico de 20A . fuse recomendado pela Fosgate = 30A. consumo total do sistema: teórico 87A.. soma dos fuses : 90A. fuse principal ( perto da bateria) : 90A ou 100A , levando em consideração apenas o consumo do sistema. em qualquer um dos casos , o correto é usar uma bateia de maior capacidade. pensando na proteção da bateria no caso de algum curto circuito no sistema.. dev ser usado fuse principal de 45Ah .. só q ai não atende ao consumo do sistema.. ai a solução pra se ter 100% de proteção , tanto pro sistema sonoro qto pra bateria seria usar uma bateria de 180A. pensando únicamente na alimentação do sistema sonoro.. uma bateria de 90A é suficiente. Obs.: se for ouvir o som com o carro desligado.. em 01 hora com o som no talo.. e a bateria de 90A já estaria descarregada. com a bateria original. 30min de som ja são suficientes pra descarregar a bateria. e se mantivermos a bateria original? Mantendo a bateria original.. o q vai ocorrer é o desgaste prematuro da bateria.. pois o consumo máximo do sistema é maior q a capacidade nominal da bateria.. a bateria tem capacidade de fornecer os 90A necessários ao sistema??? tem, em curtos espaços de tempo.. ( alguns segundos ) .. pra uso constante vai haver redução da vida útil da bateria. mas isso considerando o sistema com consumo máximo. ( volume no talo) .. se ouvir o som na metade do volume.. o consumo tb cai aproximadamente pela metade.. ai teriamos o sistema consumindo 45A.. com consumo de 45h .. o disjuntor de 50A , da conta tranquilo de proteger o sistema.. e usando uma bateria de 90A , estaria tudo ok.. tanto bateria qto sistema sonoro 100% protegidos.. só q não daria pra aumentar o volume acima de 50%.. pois ai o consumo do sistema seria maior e o disjuntor iria desarmar. pra poder usar o sistema em todo o seu potencia.. o disjuntor deveria ser de 90A.. e bateria de 90A tb. o q poderia ocorrer nesse caso é q caso ocorra algum curto circuito no sistema... a corrente vai subir acima de 90A até q o disjuntor chegue a desarmar ( o desarme não é imediato.. nem no disjuntor nem em fusivel , sempre leva alguns segundos ) a bateria vai estar sendo danificada ( excesso de tensão) e sua vida útil vai estar sendo reduzida. como esperasse q o sistema tenha sido bem instalado , com as devidas proteções na fiação de alimentação.. ninguem espera q ocorra um curto circuito no sistema.. ai pode-se conviver com o risco bem minimizado de não ocorrer curto circuito no sistema e usar tanto bateria , qto disjuntor de 90A .. Caso venha a ocorrer algum curto.. os amps estarão protegidos.. porem pode ser necessário trocar a bateria, pois ela pode ser danificada. Thiago.. pra resumir. se vc for usar os equipamentos q vc tem.. ( bateria e disjuntor) , vai desarmar o disjuntor qdo aumentar o volume do som. pra usar 100% do sistema de sonoro. bateria e disjuntor de 90A .. ( mas sabendo q no caso de curto circuito a bateria pode ser prejudicada) pra ter 100% de proteção, mesmo no caso de curto circuito.. disjuntor de 90A e bateria de 180A.
  18. Thiago.. qtos amperes tem a bateria q vc vai usar no seu carro?
  19. Não é questão de misturar as coisas e sim q não é apenas o consumo do sistema q tem q ser levado em consideração na hora de definir o fuse do sistema.. a proteção da bateria tb precisa ser considerada.. não adianta dar atenção a uma coisa e esquecer da outra. ainda retirado do artigo do Moti: Bateria............... Sistema sonoro ..........Fusível .......... Obs 1 - 60A................... 120W = 20A ............... 20A ............. 100% de proteção 2 - 60A....................240W = 40A ................40A .............. Sua bateria não estará 100% protegida e se houver um curto ela terá su vida útil diminuída 3 - 60A...................420W = 70A ................ --- ............... Necessita troca de bateria para uma de maior capacidade e fusível de 70A 4- 140A..................420W = 70A ............... 70A .............. 100% de proteção da bateria 5- 95A ...................420W = 70A ..............100A ...............Um curto pode diminuir a vida útil da bateria 6- 50A ...................180W = 30A ................30A ...............Problema da vida útil Nos caso 2, 3, 5 e 6. o fuse está Ok em relação ao sistema sonoro.. porem não protege a bateria. O q estou querendo dizer é q não adianta dimensionar o fuse corretamente em relação ao consumo do sistema , se a bateria tb não estiver corretamente dimensionada... o sistema todo precisa estar dimensionado para o consumo do sistema. só q a grande maioria do pessoal, não usa bateria suficiente pro sistema sonoro instalado no carro.
  20. sim.. tb to falando do fuse principal.. mas essa regra é valida pra proteger os amps. . e não pra proteger a a bateria. é isso q to tentando dizer. pra proteger a bateria, o q importa é a amperagem da bateria.. tanto faz qual o valor da soma dos fusiveis dos amps. e essa regra de somar os fuses dos amps. tb é bem genérica.. pois tem amps q divulgam a mesma potencia.. mas tem fuses de valores diferentes.. e em amps da mesma classe.. não to misturando AB com D não. o problema é q muita gente usa a regra de somar os fuses dos amps... mas esquece q a bateria tb precisa ter amperagem suficiente pra alimentar o sistema... ai pra um sistema de 150A de consumo, põe porta fuse de 150A e usa bateria de 80A.. pros amps tá tudo blz.. mas a bateria vai estar sendo prejudicada, e sua vida útil diminuida. um projeto bem calculado leva em consideração todos os itens do sistema.. não adianta proteger bem os amps e esquecer de proteger a bateria.
  21. Galera, acho q vcs estão confundindo as coisas. o q vcs querem?? proteção para a bateria? ou proteção pros amps??? pois os critérios são diferentes. pelo q o Moti escreveu no artigo.. o fuse pra proteger 100% a bateria teria q ter metade da capacidade dela, devido ao tempo de reação do fusivel.. pois mesmo q de um curto no cabo de alimentação o fusivel demora algum tempo pra se romper , e nesse tempo a sua batria estaria sendo "prejudicada", liberando uma corrente muito alta o q prejudica a vida útil da bateria. no caso, se a bateria é de 100Ah.. pra ter 100% de proteção para a BATERIA.. o fuse a ser usado é de 50A mesmo. agora se vc quer proteger os amp e se seu sistema tem consumo de 150A.. o fuse perto da bateria deve ser de +ou- 150A mesmo.. só q ai vc deve considerar que esteja usando bateria condizente com o consumo do seu sistema.. ou seja 150A de bateria tb.. dá pra usar bateria de 80Ah pra alimentar um sistema de 150A ??? sim claro q dá.. pois uma bateria de 80Ah consegue liberar até uns 400A em espaço curto de tempo.. no caso. .na partida do motor do carro.. esse valor máximo da bateria tem nas specs da propria bateria.. só q a bateria é projetada pra liberar essa amperagam por um periodo de tempo bem curto.. apenas o suficiente pra fazer o motor funcionar. experimenta ficar dando partida direto no motor do carro pra ver qto tempo a bateria demora pra descarregar. ja na alimentação de um sistema de som.. o consumo não é só por periodo curto de tempo.. e sim um consumo +ou- cosntante... ai se a bateria for "obrigada" a liberar um amperagem mais alto por um periodo mais alto.. vai se descarregar rapidamente e sua vida útil tb vai ser bem curta. ou seja.. seus amps estão protegidos.. a amperagem necessária pro seu sistema funcionar no consumo máximo vai estar chegando aos amps. só q sua bateria vai estar indo pro saco num tempo bem mais curto. a grande maioria do pessoal talvez não perceba isso, pois ouvem o som com o carro ligado, onde alem da bateria, tb tem o alternador do carro q ajuda a suprir a demanda de energia. por exemplo, no Marea.. a bateria original é de 60Ah.. mas o alternador consegue fornecer até 140A. e outro ponto a ser considerado é q o amp não tem consumo constante tb. . o consumo aumenta de acordo com a exigencia do amp.. ou seja , de aqcordo com o volume q vc ouve o som.. acho q ninguem deva ouvir o som no volume máximo o tempo todo ( eu pelo menos não ouço) .. ai com o volume a 50% do máximo o consumo tb vai ser proximo de 50% do consumo máximo.. ai pra um sistema de 150A de consumo máximo.. só vai estar sendo consumido na realidade 75A.. e mesmo assim esse consumo não é constante.. ele varia de acordo com a musica tb.. por isso q em alguns carros as luzes piscam junto com os "graves".. pois o consumo é maior qdo ocorrem as batidas do sub. resumindo.. o valor do fuse depende de o que vc quer proteger com o uso dele.. a bateria do seu carro. .ou os amps... apesar q a grande maioria dos amps ja possuem fuses proprios que ja fazem a sua proteção .. por isso eu entendo q a função do fuse perto da bateria seja proteger a bateria
  22. acho q ja estamos desvirtuando um pouco o assunto do tópico. o texto q retirei dos artigos é do Moti.. acho q ele pode esclarecer melhor. Ianaconi, acho q as regras da iasca não servem muito de base pra o q estamos discutindo,, poiso q eu entendo das regras da Iasca sobre esse assunto é q o fusivel geral do sistema deve ser a soma dos fusivies dos amps . até ai nenhum problema.. tá correto. só q tb não esclarece nada sobre a bateria.. pois não diz se a bateria tb tem q ter a amperagem igual a soma do comsumo dos amps ( o q eu acho q seja o mais lógico) ou se pode usar uma bateria de 50Ah pra alimentar um sistema com 150A de consumo. mas acho q o ideal é abrir um outro tópico pra discutir isso.. o assunto é interessante e acho q vai dar uma boa "incrementada" técnica no fórum tb.
  23. Retirado da seção de artigos do fórum , q mesmo fazendo parte do forum agora.. o pessoal não costuma ler. "Uma grande dúvida da maioria dos instaladores de garagem é saber dimensionar o fusível do sistema, assim com esse artigo tentaremos sanar todas as dúvidas. Primeiramente devemos calcular a corrente que o sistema vai consumir I= ( PotRMS x 2 ) / 12 Onde: I é a corrente máxima consumida PotRMS é a potência realmente utilizada, não necessariamente a potência nominal do amplificador. Ex.: Amplificador de 4 x 50W RMS em 4 Ohms ( 200W total ) mas está sendo utilizados falantes de 8 Ohms portanto o amplificador estará fornecendo 4 x 25 W, total de 100W RMS realmente sendo utilizada. 2 , devido a característica da grande maioria dos amplificadores ter rendimento de 50%, isto é, metade da corrente que ele consome é dissipada em calor e a outra metade é utilizada para movimentar o ar (pelos falantes) gerando o som, assim a corrente é proporcional a duas vezes a potência nominal do amplificador. 12 é a tensão média da bateria. Ex.: sistema com 300W RMS. I = (300 x 2)/12 = 50 Ampéres Pronto, calculamos a corrente máxima que vai passar pelos cabos e pelo fusível. (o dimensionamento dos cabos iremos verificar mais adiante) Mas é só isso??? Não!!!! A principal função do fusível é proteger o sistema elétrico do carro contra um eventual curto-circuito no projeto sonoro. Portanto para termos 100% de proteção devemos considerar a máxima corrente que a bateria pode fornecer. Para manter sua bateria protegida devemos achar o valor máximo do fusível a ser utilizado. Geralmente a bateria automotiva vem especificada em A/h ou minutos de capacidade de reserva (ou MRC = minutes of reserve capacity) A/h significa a máxima corrente que ele pode fornecer durante uma hora até se esgotar e MCR (minutos de capacidade de reserva) significa o tempo que ela consegue fornecer o máximo de energia. Carros populares geralmente possuem bateria de 45 A/h e carros de médio porte, 55A/h e 60MCR. Outra especificação é a corrente de partida (ou CCA = cold cranking amps) que indica a corrente máxima de pico ( em frações de segundo) útil somente quando estudamos o que ocorre na hora da partida do motor, não tendo influência quando estudamos um projeto sonoro. Para sabermos a corrente máxima da bateria fazemos uma aproximação com o valor MCR. Ex.: Uma bateria de 60 MCR pode fornecer no máximo 60 A. A vida útil da bateria é especificada em ciclos de carga e descarga, valores como 2000 ciclos ou 2 a 3 anos de vida útil. A bateria é composta por seis células de chumbo/ácido sufúrico (duas placas de chumbo mergulhadas em ácido) que produz uma tensão de 2,4 V cada, total de 14,4 Volts na bateria com carga máxima, portanto se a tensão cai abaixo de 10,5 V é porque existe alguma célula em curto. Atualmente está sendo fabricado baterias com uma liga de prata/chumbo nos eletrodos positivos, outros possuem gel ao invés do ácido líquido e utilizam placas enroladas como caracóis ao invés de simples placas colocadas paralelamente como nas baterias comuns, tudo isso para aumentar a área de cada eletrodo aumentando assim a máxima corrente que ela pode fornecer. Agora que sabemos a corrente máxima que a bateria pode fornecer podemos dimensionar o máximo valor do fusível que melhor protege sua bateria e sistema elétrico do automóvel. (100% de proteção) Se sua bateria é de 55A/h e 60 MCR podemos aproximar a corrente máxima para 60 Ampéres, então o valor máximo do fusível será metade deste valor, isto é, 60 / 2 = 30A. Este valor é devido ao fusível ser projetado para cerca de 200% de seu valor em 5 segundos ou cerca de 350% em 2 décimos de segundo, usando este raciocínio o fusível irá proteger a bateria de fornecer mais de 60A quando ocorrer um curto-circuito no sistema sonoro. Essa é a proteção 100% mas podemos muito bem utilizar um fusível de maior capacidade (valor nominal maior) mas caso haja um curto-circuito no sistema de som este fato irá diminuir a vida útil da bateria. Mas devemos necessariamente trocar a bateria caso a corrente que o sistema consome seja maior que a máxima corrente da bateria. Ex.: bateria de 60A e seu sistema é de 366W RMS que significa que seu sistema vai "puxar" 61A que já é maior que a capacidade máxima de sua bateria, portanto deve-se trocar a bateria. "
  24. o disjuntor é pra proteger a bateria.. ele tem q ser de uma amperagem pouca coisa maior q a amperagem da bateria. não adianta por disjuntor de 150A com bateria de 80A.. não vai proteger nada. se o sistema consome 120A , tem q ter bateria que de 120A.. não resolve nada por disjuntor de 150A se a bateria continua sendo de 80A. acertou a resina na coluna dessa vez??? hehehe. como vc fez pra direcionar os TW?
  25. se o kit é o "add a woofer" o cross q vem nele e LP em 250hz mesmo. não sei nesse modelo em especifico..mas no PVF, vc liga a saida q vai pro mid do cross original do kit 2 vias na entrada do cross do add a woofer..

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...