Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ultra Sound

Sub De 1.000 W Rendendo Pouco Em Palio

Recommended Posts

Meu projeto de som consistia em um carro com graves fortes para dentro, com muito SPL e que desse para ouvir de longe aqueles buns buns buns, tuns tuns tuns chegando a alguns quarteirões.

 

Li vários tópicos aqui do fórum para aprender um pouco sobre o assunto e prestei atenção em vários carros que tinham som que faziam exatamente o que eu queria. A maioria dos carros que vi tinham instalações de mediana para ruim, os equipamentos não eram lá essas coisas e mesmo assim conseguiam ter aquele SPL de ouvir de longe, aquele gravão forte chegando, ou seja, aparentemente ter graves fortes no carro, de até disparar alarmes, não era tarefa das mais complicadas para um instalador competente.

 

Depois de muito pesquisar, finalmente encontrei um carro com instalação de campeonato e com um grave perfeito para mim: um Celta equipado com um Bravox E2K de 15 polegadas, 800 W RMS. Não cheguei a verifcar qual era o amplificador porque o carro tinha kit gás e era complicado achar alguma coisa naquela mala. Sentei nele, coloquei o subwoofer para funcionar e era aquilo mesmo que eu queria. Muita pressão sonora interna que fizeram com que meus ouvidos ficassem levemente doloridos. Sai do carro e com a tampa da mala FECHADA, se ouvia muito alto aqueles graves poderosos ameaçando arrancar a tampa da mala. Pareciam vária bombas explodindo em seqüência. Era exatamente isso que eu queria

 

Li mais um pouco sobre o assunto, cheguei ao site da Tomahawk e um dos seus textos dizia que que subwoofers de 600 a 800 W RMS eram voltados para quem queria graves animais e que tocavam alarmes facilmente. Com relação aos de 1.000 a 2.000 W RMS, estava escrito que é tanto grave que não dá para ficar dentro do carro, que eram usados em campeonatos e que com certeza iriam disparar alarmes de todos os carros em volta.

 

Ainda encontrei um tópico aqui no fórum com um cara que tinha instalado um único subwoofer Selenium Matador de 600 W RMS e que, segundo ele, "de longe vc escuta akele TUUMMMMM chegando ! O longe que eu digo é +/- uns 2 ou 3 quarterões (dependendo o tipo de grave que a música dá)".

 

Com base em todas essas informações, não medi esforços e dinheiro e comprei tudo o que aparentemente era do bom e do melhor.

 

Segue o setup:

 

Palio HLX 1.8 2004 completo

Pioneer 8600

Audiobank 4100 para o estéreo tocando um kit duas vias da Visteon na frente em pezinhos e dois kits duas vias da Bravox atrás em um tampão selado.

Soundigital 2.300 4 ohms para o grave

Subwoofer Bomber Bombastic de 15 polegadas, 1.000 W RMS, duas bobinas de 2 ohms ligadas em série para dar os 4 ohms pedidos pelo Soundigital

Cabeamento de 32 mm para o Soundigital

Megacapacitor de 2 farads

Bateria Best Boom de 100 amperes

Caixa dutada trapezoidal para o subwoofer seguindo rigorosamente os parâmetros da Bomber

 

Resultados:

 

1 - Graves presentes e fortes mas muito abaixo do que eu queria e que ouvi no Celta com E2K, ou seja, um subwoofer de 800 W RMS está rendendo muito mais do que um outro de 1.000 W RMS.

 

2 - Com o carro parado ou em movimento, pouco se ouve do grave se projetando para fora.

 

3 - A capacidade de disparar alarmes de outros carros é inexistente com os graves que estou tendo.

 

4 - É possível ficar no interior do carro confortavelmente com o som no volume máximo, coisa que não dava para se fazer no Celta com E2K.

 

5 - Graves muito suaves, com pouca agressividade.

 

Possibilidades:

 

1 - A possibilidade de ter muito estéreo dentro do carro (três kits duas vias) está praticamente descartada porque cheguei a ouvir o som do carro com dois kits instalados e a deficiência já se fazia presente. Além disso, o Celta com E2K tinha dois kits e mesmo assim fazia um estrago dos diabos. No meu carro só tem um kit duas vias a mais do que o Celta;

 

2 - Comprimento dos dutos. Eles estão muito compridos, quase batendo no final da caixa o que deve estar diminuindo o SPL. Vamos diminuir o comprimento, vai melhorar um pouco mas não estou acreditando em milagres. O Bombastic de 1.000 W RMS vai continuar rendendo pouco.

 

3 - Defeito no amplificador Soundigital 2.300 que pode não estar gerando potência suficiente para alimentar o Bombastic (OBS.: o amplificador é novo, zerado, tenho megacapacitor de 2 farads, o ganho está ajustado perfeitamente e o cabeamento de força é de 32 mm).

 

4 - O produto Bomber Bombastic é uma porcaria e não funciona adequadamente. Não é defeito porque já testamos dois Bombastics de lotes diferentes.

 

Eu estou bastante decepcionado porque gastei uma grana e não consegui ter o que queria. Pior ainda é ver gente gastando bem menos e tendo som tocando bem mais do que o meu.

 

Ficaria muito agradecido se alguém me desse uma luz ou idéia porque não sei mais o que fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa...

 

Como está a regulagem do rádio?

Cortes de frequencia?

 

Raphael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc escutou o 2k com musica de bass ???

 

 

2k é fudido com musica de bass ... ele tem um subgrave muito forte ! deve ser isso .

 

 

estranho é estar com um setup forte e achar q tá fraco ... chega a acender o led de clip do Sd ?

 

Caixa dutada trapezoidal para o subwoofer seguindo rigorosamente os parâmetros da Bomber

 

 

Mdf 25 mm , bem vedada e travada ? tentou usar em outra litragem ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deixa o SD em Full , corta em 80 hz no player e deixa tudo em flat ! regule o ganho até começar a clipar e baixe um pouco !

 

vai trabalhando os dutos , no meu caso tenho q deixar uma boa parte dele para o lado de fora da caixa.

 

 

faça um teste sem o tampão no carro , recline banco , veja se na tampa do porta malas tem muita coisa solta ... qto menos vibração na mala mais SPL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa...

 

Como está a regulagem do rádio?

Cortes de frequencia?

 

Raphael

Amigão, com relação aos cortes de freqüência, se não me engano o subwoofer está ajustado para 125 Hz e o volume do sub está no 0 (vai de -24 a +6). Acredito que o problema não esteja nesse ponto porque o cara que ajustou é fera nisso e não ia dar esse mole.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vc escutou o 2k com musica de bass ???

 

 

2k é fudido com musica de bass ... ele tem um subgrave muito forte ! deve ser isso .

 

 

estranho é estar com um setup forte e achar q tá fraco ... chega a acender o led de clip do Sd ?

 

 

 

 

Mdf 25 mm , bem vedada e travada ? tentou usar em outra litragem ?

Amigão, as músicas testada no Celta com E2K eram as mesmas que testei no Palio com Bombastic e eram músicas de hip hop.

 

O ganho do Soundigital está muito bem ajustado e somente em picos muito altos a luz de clip pisca rapidamente.

 

A caixa está com MDF de 18 mm e está muito bem vedada e travada. Não coloquei mais do isso porque o peso iria aumentar muito.

 

Estou longe de ser um mestre em som automotivo mas também não sou completamente leigo.

 

O setup que montei é mais forte do que os que testei em outros carros logo deveria tocar mais e você percebe que isso não está acontecendo. E quando escrevo isso não estou me referindo somente ao Celta com E2K que ouvi. Me refiro também a outros carros com setups mais baratos, montagens porcas, caixas totalmente fora dos parâmetros e que mesmo assim tocavam mais do que o meu som.

 

Tem alguma coisa errada no meu setup e estou quase condenando o Soundigital.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
deixa o SD em Full , corta em 80 hz no player e deixa tudo em flat ! regule o ganho até começar a clipar e baixe um pouco !

 

vai trabalhando os dutos , no meu caso tenho q deixar uma boa parte dele para o lado de fora da caixa.

 

 

faça um teste sem o tampão no carro , recline banco , veja se na tampa do porta malas tem muita coisa solta ... qto menos vibração na mala mais SPL

Farei esses testes mas não acredito em melhoras substanciais. De qualquer maneira, agradeço muito a sua e qualquer tentativa de ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

veja os RCA , troque por outros ... mude o player e por ultimo mude o SD .

 

 

sem mudar isso não pode saber o que é !

 

ou pega o 2k e coloca ai no SD ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:vts acho q vc nao pesquisou muito bem, pela grana q vc colocou era so comprar

1 mtx 9512 + uma agressive spl 3300 rms, ai sim tu ia ver o q e grave forte e BUNITO,tenho 2 mtx de 300 rms cada numa 1200d, e o troco e indessente,

 

o 9512 + agressive, bate por quatro dos meu, O.OO.O:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o colega acima falou, a maneira mais fácil é vc conseguir um sub, talvez um E2k, e por para tocar no lugar do seu Bombastic (cuidando com a potencia e a impedância) dai vc já sabe se é ampli ou não (acredito que não), ou até mesmo o contrário, testar teu sub em outra instalação (compativel é claro) e ver se tem o mesmo desempenho. Acredito que essa é maneira mais fácil de testar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentaria colocar esse E2K no seu carro.

 

Acho q pode ser caixa do sub q está com litragem errada, vc tem apenas essa bateria de 100a? para todo o carro?

 

Colocaria + uma bateria para testar e refazia a caixa com ajuda de software.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como a galera disse acima...teste outro falante em sua respectiva caixa.

 

Quem sabe naum é a impedância do sub q naum tá casando com o SD ou o sub naum é de um estilo de grave q vc goste!

 

Pega emprestado um E2K, Bicho Papão, Extreme e afins!

 

[]'s e boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa...

 

Como está a regulagem do rádio?

Cortes de frequencia?

 

Raphael

Amigão, com relação aos cortes de freqüência, se não me engano o subwoofer está ajustado para 125 Hz e o volume do sub está no 0 (vai de -24 a +6). Acredito que o problema não esteja nesse ponto porque o cara que ajustou é fera nisso e não ia dar esse mole.

Dexo ver se eu entendi, o volume do sub no rádio está em "0"??

 

Cara se for isso põe "+4" logo... Meu UXP no "0" no rádio não bate quase nada, pra bater forte mesmo é +4 !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Velho faz mais testes...pq nunk vi ninguem reclamando desse sub pra Sub-grave...e a unica coisa q ele sabe fazer,E e bem ignorantes...seu sistema ai, disparar alarmes e brincadeira...

Tem muito materia ai no forum q pode te ajudar!!

Boa sorte.... :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não épossivel q isso esteja acontecendo. Já intalei bombastic de 15" num palio 1.0 com uma bateira original em um lanzar 2000 e passava mal dentro do carro do moleque (e olha q eu ainda falei q o radio dele , sony qualquer , nem era um pioneer nao acompanhava o nivel do resto).

Ah tinha um capacitor de 2 farad tb e fiação toda 25mm².

Tinha crossover, talvez fosse o caso de pegar um da stetsom mesmo (como o do moleque).

 

Segue foto do carro, se quiser mais, mande e-mail: aj_oliveira@hotmail.com

 

Ps.: o modulo na tampa era um B52 pro kit 2 vias da tampa apenas

 

Abraço

post-28-1160790709.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como o colega acima falou, a maneira mais fácil é vc conseguir um sub, talvez um E2k, e por para tocar no lugar do seu Bombastic (cuidando com a potencia e a impedância) dai vc já sabe se é ampli ou não (acredito que não), ou até mesmo o contrário, testar teu sub em outra instalação (compativel é claro) e ver se tem o mesmo desempenho. Acredito que essa é maneira mais fácil de testar.

Amigão, essa semana eu vou estar um pouco ocupado com o trabalho mas vou conversar melhor com meu instalador e verificar se poderemos fazer esses testes na loja dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bateria!!! VC ja reviu isso?? o SDé um bebedor compra uma batera de 150 ah ou pega emprestado e liga nele p tu ver.. ja v mt gente q resolveu problema com o SD so botando batera.. rtenta arranjar uma ae e testa..!! :legal:

Amigão, não é bateria, sabe por qual motivo? Esse setup ficou instalado durante uma semana no meu antigo carro (um sedã que tem péssima acústica) e a única diferença é que tinha mais uma bateria de 100 amperes. O setup tocava a mesma coisa que está tocando hoje mesmo com 200 amperes, então estou descratando problema de bateria.

 

Além disso, como relatei anteriormente, eu vi várias instalações PORCAS, NOJENTAS, com baterias de 50, 60 amperes e que tocavam bem mais do que o meu setup.

 

Sinceramente, estou quase condenando o Soundigital por defeito de fabricação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bateria!!! VC ja reviu isso?? o SDé um bebedor compra uma batera de 150 ah ou pega emprestado e liga nele p tu ver.. ja v mt gente q resolveu problema com o SD so botando batera.. rtenta arranjar uma ae e testa..!! :legal:

Amigão, não é bateria, sabe por qual motivo? Esse setup ficou instalado durante uma semana no meu antigo carro (um sedã que tem péssima acústica) e a única diferença é que tinha mais uma bateria de 100 amperes. O setup tocava a mesma coisa que está tocando hoje mesmo com 200 amperes, então estou descratando problema de bateria.

 

Além disso, como relatei anteriormente, eu vi várias instalações PORCAS, NOJENTAS, com baterias de 50, 60 amperes e que tocavam bem mais do que o meu setup.

 

Sinceramente, estou quase condenando o Soundigital por defeito de fabricação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como a galera disse acima...teste outro falante em sua respectiva caixa.

 

Quem sabe naum é a impedância do sub q naum tá casando com o SD ou o sub naum é de um estilo de grave q vc goste!

 

Pega emprestado um E2K, Bicho Papão, Extreme e afins!

 

[]'s e boa sorte!

Vou verificar a possibilidade de testar outros setups de graves no carro.

 

Impendância não é. Os 4 ohms do Bombastic estão casando com os 4 ohms do Soundigital.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa...

 

Como está a regulagem do rádio?

Cortes de frequencia?

 

Raphael

Amigão, com relação aos cortes de freqüência, se não me engano o subwoofer está ajustado para 125 Hz e o volume do sub está no 0 (vai de -24 a +6). Acredito que o problema não esteja nesse ponto porque o cara que ajustou é fera nisso e não ia dar esse mole.

Dexo ver se eu entendi, o volume do sub no rádio está em "0"??

 

Cara se for isso põe "+4" logo... Meu UXP no "0" no rádio não bate quase nada, pra bater forte mesmo é +4 !

Amigão, o ganho do Soundigital foi ajustado tendo o volume do subwoofer no CD player no ajuste 0 (os ajustes vão de -24 a +6). Se aumentar, ou seja, se colocar no +1, +2, o subwoofer distorce e a luz de clip do Soundigital fica acesa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, não épossivel q isso esteja acontecendo. Já intalei bombastic de 15" num palio 1.0 com uma bateira original em um lanzar 2000 e passava mal dentro do carro do moleque (e olha q eu ainda falei q o radio dele , sony qualquer , nem era um pioneer nao acompanhava o nivel do resto).

Ah tinha um capacitor de 2 farad tb e fiação toda 25mm².

Tinha crossover, talvez fosse o caso de pegar um da stetsom mesmo (como o do moleque).

 

Segue foto do carro, se quiser mais, mande e-mail: aj_oliveira@hotmail.com

 

Ps.: o modulo na tampa era um B52 pro kit 2 vias da tampa apenas

 

Abraço

Galera, seguinte:

 

1 - A instalação elétrica está perfeita;

 

2 - Os ajustes de cortes, de ganho etc estão perfeitos;

 

3 - O carro é um hatch pequeno, ou seja, perfeito para ter um som forte;

 

4 - A caixa está bem feita, só os dutos estão muito compridos. Diminuindo o comprimento deles vai aumentar o SPL mas não vai fazer milagre;

 

5 - Este é o segundo Bombastic que testei nesse setup, ou seja, é impossível que o subwoofer esteja com defeito;

 

6 - Antes do instalador terminar de instalar toda a parte de graves, ele disse que eu ia ter ânsia de vômito se eu ficasse dentro do carro por muito tempo com o volume no máximo. Obviamente isso não aconteceu e senti que o instalador também estranhou alguma coisa e ficou decepcionado com o resultado final;

 

7 - Quando testei o Celta com o E2K de 15 polegadas e 800 W RMS (quase certo que o amplificador que estava sendo usado era um Banda ICE), em poucos segundos eu comecei a sentir dor nos ouvidos. Do lado de fora do carro, a tampa do porta malas parecia que ia saltar fora e os graves pareciam bombas de tão fortes, ou seja, a impressão era de que tinham várias bombas na traseira do carro explodindo em seqüência;

 

8 - Não é problema de excesso de estéreo que possa estar se sobressaindo em relação aos graves porque já testei meu setup com somente dois kits duas vias (no meu tem três) e o problema persisite. No Celta com E2K haviam dois kits e o som tocava bem legal;

 

9 - Ao contrário do que aconteceu com o Celta, no meu Palio é possível ficar confortavalmente em seu interior com o volume no máximo. Fiz um trajeto de cerca de 1 hora com o som no último volume só ouvindo músicas de hip hop poderosas e não senti dor ou desconforto algum nos ouvidos. Com o carro parado, mala FECHADA, e som no último volume, mal se ouvem aqueles tuns tuns tuns, bun bun buns de graves, a tampa do porta-malas nem se mexe, só se ouve o estéreo tocando;

 

10 - Vi um Celta hatch do modelo mais novo com um subzinho de 250 W RMS tocando BEM mais do que o meu setup, pelo menos nesse carro se ouvia os tuns tuns tuns, buns buns buns se projetando para fora do carro enquanto ele estava em movimento;

 

11 - Sabem o que é ser arregaçado? Um arregaço de verdade? Pois é, há poucas horas fui humilhado, estraçalhado por um Astra equipado com dois Bichos Papões de 550 W RMS instalados em um Banda ICE.

 

Com base em todas essas informações, TEM COISA ERRADA NO MEU SETUP, isto é inevitável. Agora vem a pergunta: Existe a possibilidade do Soundigital 2.300 estar com algum defeito que o faça gerar bem menos potência do que ele pode gerar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mede a potência do módulo, que você descobre se ele está com defeito.

Qual é o procedimento para se medir a potência de um amplificador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso tá com cara dee regulagem no SD, ele e meio chato quanto a isso

 

uma outra coisa:

 

posta ai as medidas de sua caixa como tambem diametro e comprimento dos dutos!!

 

e a litragem que tem nessa caixa, para vermos se realmente sua caixa está correta.

 

isso tá com cara de caixa errada :huh:

 

PS.: aconteceu isso com o Romu, ele fez a caixa do manual com os EROS SDS dele e ficou ruim demais [o_] , cortamos a caixa dele e diminuimos 30L em cada camara e ficou 10!!! :rever1:

 

falo isso por esperiencia propria com caixas indicadas pelos fabricantes o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
isso tá com cara dee regulagem no SD, ele e meio chato quanto a isso

 

uma outra coisa:

 

posta ai as medidas de sua caixa como tambem diametro e comprimento dos dutos!!

 

e a litragem que tem nessa caixa, para vermos se realmente sua caixa está correta.

 

isso tá com cara de caixa errada :huh:

 

PS.: aconteceu isso com o Romu, ele fez a caixa do manual com os EROS SDS dele e ficou ruim demais [o_] , cortamos a caixa dele e diminuimos 30L em cada camara e ficou 10!!! :rever1:

 

falo isso por esperiencia propria com caixas indicadas pelos fabricantes o-o-

Amigão, não sei as medidas exatamente mas elas são exatamente, rigorosamente as medidas recomendadas pelo manual, ou seja:

 

70 litros, 2 dutos de 10 centímetros de diâmetro com comprimento de 30 centímetros. MDF de 18 mm e muito bem reforçado por dentro.

 

Acredito que não seja caixa o problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...