Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
EclipseRox

Set TRIO 2 Protech SUB1000 + 1 ETD 7200 + 2 10pw3 + Cross JFA 4vias

Recommended Posts

Fala ae galera, to aqui para compartilhar meu novo Set que esta em andamento, aposto que alguns que viram meu video dos competition estao pensando "mais ja vai troca kkkkkk" pois é, sempre fui do SPL e agora cansei dos amigos com 2 stret bass ou 2 bravox bravo + algums pares de cornetas zuada, me zua pq o som nao toca nada (pra fora nehh)...

 

Bom mais vamos la, Fechei hoje alguns rolos com nosso user Saulo, onde to pegando maioria das coisas com ele, e to querendo espor minhas ideias e até mesmo pedir opinião de assunto geral.

 

Vamos aos equipamentos que ja "tenho":

 

Player DEH-4UB

 

1 kit Bravox CS60D

2 Protech SUB 1000 4ohm

1 ETD 7200

1 SD 3000 SMD 2ohm

1 Power One

1 Cross JFA 24db 4 vias

1 Fonte JFA Turbo 800 (80Ah)

1 Bateria 75Ah cofre

1 Bateria 120NewMax

 

 

Vou usar cabos de 35mm² pro SD3000, pro Pone ta um de 10mm²

 

O que esta faltando:

 

os MG de 8" (minha intensão e pegar um par que case legal com minha Pone, onde vai ser usado os 2 num bridge, pensei nos 8pw3, Snake, Over etc, algo em cerca de 125~200 rms...só que resta saber o que os mais esperientes recomendam)

 

Corneta para ETD 7200 (Nao sei ao certo qual se encaixaria melhor, pois nao entendo mto, vejo o pessoal falar mto bem das Selenium HL-14-50...mais vamos ver o que a galera fala)

 

A ideia inicial é montar os 2 MG nas laterais e a corneta no meio, isso tudo em cima da caixa.

 

Bom vamos as duvidas:

 

1 - Tenho minha caixa com 160 litros (bruto) e 4 dutos de 4" pretendo sintonizar em 50Hz que bastange gente recomenda, sera que ficara legal para um gravão + subgrave ?

 

2 - Qual MG usar ? e caixa para o mesmo, dutada ou selada ? volume ?

 

3 - Qual corneta para o ETD 7200 ?

 

4 - O ETD 7200 dara conta, pois irei ligalo em 1 canal do Pone, levando em conta que em 2ohm manda 180rms, 4ohm 100rms, em 8 mandara ~60rms, sera que da conta de leva ? acompanha todo o set ?

 

 

5 - Cortes de frequencia dos equip. SUB - MG - DRIVE (inicialmente pelo que pesquisei penso em 40~150 - 150~1500 - 1500~flat)

 

6 - A opinião da galera com relaçao a todo o resto.

 

Agradeço a ajuda de todos e a atençao.

 

Abraços

 

FOTOS E IMPRESSOES:

 

http://imageshack.us...dsc01167my.jpg/

 

 

Bom vamos as impressoes, gostei mto do som, mto gostoso de se ouvir, medio grave otimo de se escutar e corneta mto top...só fico meio que a desejar o SUB, pois achei que tocavam mais, como é meu primeiro contato com TRIO, entao estou meio perdido para afirmar se esta tocando o que deve, mais fico mto bom de ouvir, agora se deixar o esterio tocar o maximo ele cobre o grave, nao mto mais cobre.

Esta foto e de sexta a noite, fui numa festa e ja deixei tocando, levo legal, só um pena que hoje (domingo) estava escutando no volume 40 com a mala fechada (Obs: na festa deixei tocando ate o 50 e levo de boa), e tinha uma musica que tava zuada, com umas frequencias estranhas e chiados orriveis mto agudo, tipo quando se meche no RCA com o som ligado, logo que começo ja abaixei o som e senti falta do agudo, ai fui ve, meu reparo da 7200 foi pro vinagreee, ainda nao desmontei pra ver mmais com certeza ja era....

 

Deixei os cortes assim:

 

Grave: 50~180

Medio: 180~2000 (Provisorio em FLAT pois reparo do ETD ja era)

Agudo: 1200~flat

 

Galera se alguem quiser dar sua opinião fiquem a vontade, assim que trocar reparo e tiver tempo posto ums videos em HD pra galera ver como ficou e dar opinioes, pois nao manjo mto de trio.

 

Abraços

 

EDIT 03/09/12

 

Galera segue o video q fiz esse fds.

 

 

Bom galera, topico atualizado so que ja faz tempo que to pra postar e nao tenho tempo.

 

Na realidade nao gostei muito do resultado, nao fico como eu esperava, parece que o esterio ta engolindo o grave.....esperava mais..

 

creio que um dos problemas seja a caixa, pois os dutos estao na parte de baixo onde fica na borda do porta malas, a caixa ta com 160 litros bruto, sintonizada em 55Hz...4 dutos de 4"

 

Sera que fazer uma Manifold ficaria melhor ? ou tem como acertar mais esta caixa ?

 

Abraços

Editado por EclipseRox

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra começar os mg de 8 não servem , esses sub1000 vão subir ate no maximo em dutada a uns 200-250hz , usar mg de 8 cortado em 200hz não rola porque ultrapassa o Xmax facil e força de mais .

 

Pode usar 2x 10 pw3 cortados em 250hz até 1.2khz em caixa selada que a selenium recomenda.

 

O melhor seria usar mgs de 12" pois dai poderia cortar em 150hz e deixar os sub1000 trabalhar no lugar deles.

 

Pode fazer esse arranjo sim um mg em cada ponta e o ETD no meio usando Hl14-50 tranquilo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra começar os mg de 8 não servem , esses sub1000 vão subir ate no maximo em dutada a uns 200-250hz , usar mg de 8 cortado em 200hz não rola porque ultrapassa o Xmax facil e força de mais .

 

Pode usar 2x 10 pw3 cortados em 250hz até 1.2khz em caixa selada que a selenium recomenda.

 

O melhor seria usar mgs de 12" pois dai poderia cortar em 150hz e deixar os sub1000 trabalhar no lugar deles.

 

Pode fazer esse arranjo sim um mg em cada ponta e o ETD no meio usando Hl14-50 tranquilo.

 

Entao cara, vlw a opinião.

 

Mais meu problema é tampar mta a visao do retrovisor =( é lgico que se for pra ficar de acordo vou utilizar os mG10" mais...quantos litros de selada para os 10pw3 ? ainda tenho q ver se vai caber.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra começar os mg de 8 não servem , esses sub1000 vão subir ate no maximo em dutada a uns 200-250hz , usar mg de 8 cortado em 200hz não rola porque ultrapassa o Xmax facil e força de mais.

Não é por aí não...

Existem vários mgs de 8, a maioria não suporta o corte nos 200 (mas existem alguns que suportam)

 

Eu também iria num de 10, mas se o de 8 for a única opção, de uma olhada no Selenium 8MBP3.

 

Em umas simulações que eu fiz esse af consegui se sair bem dos 200 pra frente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, quando a corneta, deu uma passada numas lojas aki da cidade, e achei uma replica em aluminio da Eros EC 7204. ta por 95 reais... sera que vira ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é por aí não...

Existem vários mgs de 8, a maioria não suporta o corte nos 200 (mas existem alguns que suportam)

 

Eu também iria num de 10, mas se o de 8 for a única opção, de uma olhada no Selenium 8MBP3.

 

Em umas simulações que eu fiz esse af consegui se sair bem dos 200 pra frente

 

Sim mais ja não é mg e sim fullrange , tenta comprar um 8mbp3 desse ai.. so por encomenda .

 

Falei mais por ele ter falado em 8pw3 ..

 

 

Quanto a tampar visão do retrovisor , meu amigo sinto muito ,esqueça que vc tem carro dos bancos dianteiros para tras se quiser montar um trio..

 

A bateria de 120ah vai ter que ficar no piso atras do banco , pra tirar a o volume para os sub1000 no minimo o banco trazeiro vai ficar Reto e preso por abraçadeira de plastico ou retira o encosto .

 

Modulos vão ter que ficar na caixa do mg porque.

 

Se o carro for um celta pode esquecer do banco traseiro ,so vai ficar para quebrar um galho mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim mais ja não é mg e sim fullrange

PQ?

 

A linha MB da selenium já diz (Mid Bass)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim mais ja não é mg e sim fullrange , tenta comprar um 8mbp3 desse ai.. so por encomenda .

 

Falei mais por ele ter falado em 8pw3 ..

 

 

Quanto a tampar visão do retrovisor , meu amigo sinto muito ,esqueça que vc tem carro dos bancos dianteiros para tras se quiser montar um trio..

 

A bateria de 120ah vai ter que ficar no piso atras do banco , pra tirar a o volume para os sub1000 no minimo o banco trazeiro vai ficar Reto e preso por abraçadeira de plastico ou retira o encosto .

 

Modulos vão ter que ficar na caixa do mg porque.

 

Se o carro for um celta pode esquecer do banco traseiro ,so vai ficar para quebrar um galho mesmo.

 

Amigo, eu sei de tudo isso, tanto que ja tenho a caixa pronta, o banco do meu carro (CORSA HATCH) fica na segunda regulagem, e os modulos parafusdo no mesmo, a caixa esta com 160 litros, tamanho ideal quie todos recomendam e a bateria ja esta atrass do banco do motorista kkkkkkkkkkkk

 

quanto a visão provavelmente vou perder mesmo,. quis dizer que nao queria ne mais fazer oq.

 

medo é a policia encanar com isso =p.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, ainde resta alguma duvidas .

 

Quanto aos MG, estive vendo as seguinte opçoes:

 

- Kaybass 10KW3 10" 150rms

- Oversound Steel450W 10" 150rms

- 10pw3 10"

 

Qual deles eu escolho ? ou se recomendam outro AF.

 

E quanto ao cortes estive pesquisando, to pensando em deixar assim:

 

Baixo = 40~180 (Sera que 40Hz e mto baixo ?)

Medio = 180~2000

Alto = 1200~flat

 

E a corneta acho que vou de HL 14-50 mesmo, ainda nao tenho certeza.

 

Vlw ajudas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desse vc pode ir de pw3.

se tever com grana pega o mg da over mg10 300 muito bons

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou acrescentar algumas outras opções:

 

Dê uma olhada nesses modelos da Snake

ESX408 e esse último ESX 608 com projeto indicado pelo fabricante (Sintonia 93 Hz - 6,5 L)

 

Até que o 8PW3, é uma boa dica e tem uma faixa de resposta, o que poderia até dispensar os Driver Fenólico (Para quem não gosta), mas essa indicação eu faço mais para quem quer usar um som misto (agregando Sub no sistema), pois esses 8Pw3, a meu ver tem uma sensibilidade muito baixa.

 

Já esses que eu indiquei a sensibilidade é por volta aí dos 97 dB e 8Pw3, tem apenas 92 dB (ver pdf anexo).

 

 

 

 

http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/48_pdfManual.pdf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai logo de mg 10/300, com pouca potencia da pra fazer o corte em 150 ou 200Hz e devido sua sensibilidade alta vai tocar muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai logo de mg 10/300, com pouca potencia da pra fazer o corte em 150 ou 200Hz e devido sua sensibilidade alta vai tocar muito.

 

Estive vendo este 10/300, realmente mecheu com as lumbrigas mais ta mto caro, acho q vou de 10pw3, o custo beneficio esta muito bom...

 

colocalo em uma caixa de 15~20 litros selada ja esta otimo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera estive projetando a caixa para os MG ontem a noite, e me surgiu uma duvida.

 

Fiz ela com 35.5 litros bruto mdf 15mm, minha intensão e colocar o Drive + 14-50 junto na mesma camara, nao tem problemas ne ? nao tem perigo de danificar o DRIVE, pois pode gerar presão no reparo ou nem ?

 

Pois pelas minha contas, o falante oculpa 1.3L, a 14-50 0.9L e o drive creio q 1 litro tbm, nesta situação ja ficaria com 15.5 litros pra cada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz ela com 35.5 litros bruto mdf 15mm, minha intensão e colocar o Drive + 14-50 junto na mesma camara, nao tem problemas ne ? nao tem perigo de danificar o DRIVE, pois pode gerar presão no reparo ou nem ?

Caixa pra médio?

 

Tendo em vista o comprimento de onda das frequências que a caixa vai atingir, eu faria com câmara independente. Além de que processos fabris de construção do auto falante podem fazer com que exista uma pequena diferença nos parâmetros TS, aí já não dá pra usar em câmara única.

Editado por everton_m7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa pra médio?

 

Tendo em vista o comprimento de onda das frequências que a caixa vai atingir, eu faria com câmara independente. Além de que processos fabris de construção do auto falante podem fazer com que exista uma pequena diferença nos parâmetros TS, aí já não dá pra usar em câmara única.

Caixa pra médio?

 

Tendo em vista o comprimento de onda das frequências que a caixa vai atingir, eu faria com câmara independente. Além de que processos fabris de construção do auto falante podem fazer com que exista uma pequena diferença nos parâmetros TS, aí já não dá pra usar em câmara única.

 

Putz, sera que vai fica zuado se deixar tudo junto ?

 

ta fo** pra conseguir mais espaço pra por eles...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc não q perde muita visão né?

eu faria assim as caixa do mg separada uma de cada lado deixando um espaço no meio,e o driver em uma corneteira movel pra encaixar no meio dos mgs ai quando vc tivesse parado com o porta malas aberto vc deixa ela no meio quando for andar tira ela.

se for deixar tudo junto melhor câmara separada pra cada mg,com o driver no meio pode ate colocar uma tampa no fundo da câmara do driver pra da uma olhado se de algum problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, sera que vai fica zuado se deixar tudo junto ?

Acho que ficaria na câmara única, mas faz uns testes aí mano!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera estive calculando minha caixa hoje no WinISD, e como nao intendo mto fiquei na duvidas dos graficos que deu, vamos la:

 

Minha caixa esta com 160litros brutos sintonizada em 50Hz, montei os subs Sabado é que achei o som mto fraco, apesar de estar amaciando e eu nao ter ligado o cross ainda, entao to com medo de erguer mto.

 

Calculei ela sintonizada em 50Hz e 60Hz e notei que deu uma boa diferença

 

Nao estou conseguindo postar as imagens do grafico q a net ta muito ruim, mais se agluem puder ajudar nesta duvida ou puder simular tbm... eu agradeço...

 

Segue as frequencias que ficaaram da caixa:

 

Caixa em 50Hz - Fb ~60hz a -1.6db e F3 ~48hz

Caixa em 60Hz - Fb ~68hz a +1db e f3 ~ 54hz

 

se eu sintonizar em 60hz dara mta diferença da força do grave ? vai perde mto "subgrave" ? digo pois o som ate que esta gostoso so que ta fraco.

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai render melhor aberto, alem de foca em 80% das musicas Brasileiras vai render alguns dbs e atak. Subgrave é apenas bonito porem tem muita perda em vários sentidos e principalmente em trios.

Somente caixa w horn ou as hb são únicas que tem subgrave e com muito spl capaz de toca bem aberto e muito alem de todas as caixas de radiação. Caixa de radiação tem que toca grave para ter um ótimo rendimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai render melhor aberto, alem de foca em 80% das musicas Brasileiras vai render alguns dbs e atak. Subgrave é apenas bonito porem tem muita perda em vários sentidos e principalmente em trios.

Somente caixa w horn ou as hb são únicas que tem subgrave e com muito spl capaz de toca bem aberto e muito alem de todas as caixas de radiação. Caixa de radiação tem que toca grave para ter um ótimo rendimento.

 

Vlw amigo, foi o que pensei, pois as diferenças ali de pico ta sendo de 2,6db, quase o dobro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninguem ?

Eu rsrsrsrs

 

Como você mesmo disse os woofers ainda não estão amaciados, por isso no futuro vão descer melhor...

 

Eu acho 60 hertz sintonia pra mim é sintonia de fullrange kkkkkkkkkkk

 

Uma caixa sintonizada em 60 Hz não vai tocar funk com o a maior das destrezas, Uma caixa em 55Hz é bem versátil...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...