Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

everton_m7

[Finalizado] E Essa caixa que tal?

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala Galera

Tava fuçando o bassbox e vi essa caixa:

band%252520pass.png

Aí simulei uma bobeirinha aqui no bassbox com o WPU 1507 e percebi o seguinte:

-Essa caixa permite gerar dois picos de db um com câmara da frente e outro com a de trás.

-Ela tem uma resposta legal de db se a câmara dianteira for menor (eu acho)

Mas aí surgiu a dúvida:

Ela se da bem no trio?

Porque eu um bicho papão de 15 e to querendo fazê-lo render um poquinho mais (não riam da minha cara).

Se possível me falem o nome dela pra que eu possa fazer pesquisas e talvez até a construir.

Desde já

Editado por everton_m7
Postado em (editado)

dai rapaz. essa caixa n t lembra nada nao? algo bastante falado por aqui...

Joester, muita gente não simula mani assim...vc foi um dos que citou isso abertamente(a simulação).

Edit: Vixi me expressei mal KKKKKKK. Quiz dizer que vc citou a simulacão das mani assim e não que o pessoal não simula assim

Editado por alesalles
Postado em

dai rapaz. essa caixa n t lembra nada nao? algo bastante falado por aqui...

Manifold. (as malditas)

Foi exatamente o que pensei.

A questão é que tenho um falante só e pensei: manifold com um AF só é tipo bicicleta de uma roda.

Mas pela semelhança usei umas dicas que o user Guto de Almeida deu em um tópico sobri manifold.

Mas se o assunto é BP de 6ª ordem já pra pesquisar umas coisinhas.

hehehehehe

Postado em (editado)

Basicamente , manifold eh um efeito. As famosas caixas cw218 , uns dizem que sao bp6, outros q sao horn. Eu axo q sao uma mistura das duas na simulacao, visto que o rendimento se da pelos dois fatores.

Uma coisa interessante, pra quem quer entender o efeito que essa caixa dah:

1) Tenha uma dutada.

2) Tenha um amigo que tem dutada.

3) Que esse amigo q tem a dutada tenha recursos de regulagem e amplificacao parecidas com os teus.

Alinhe os carros ligados no mesmo player, a cerca de 3 metros um do outro. Ligue o som.

Ouca musicas eletronicas com bastante batida/grave, e se posicione na frente de cada som primeiramente.

Apos, vah andando na frente destes, ateh o meio dos dois, e depois indo pra frente e pra traz. Em um determinado momento, sentira como se o grave dobrasse/triplicasse. Eh o foco do efeito de acoplamento entre os dois veiculos. va movimentando/posicionando os carros em V (mais virados pro meio , mais virados pra fora/lateral... e procurando o ponto focal do gravao e o tipo de gravao que sai.

Dah ateh pra direionar o grave em eventos, basicamente brincando com essa parada. Fizemos isso diversas vezes por aqui, inclusive agora no reveillon, brincamos muito ateh que onde a galera dançava tremia o chao dependendo da angulaçao e posicionamento o grave subia, decia, enfim..... acoplamento perfeito, grave do jeito que queriamos.

OUTRA forma de se simular isso basicamente eh pegando duas tabuas grandes (portas por exemplo) e virando uma dutada de frente pra outra com uma tabua encima, outra embaixo e uma na traseira o mais proximo possivel pra que tenha o maximo de vedaçao. Nao precisa aparafusar visto que sera nessessario o movimento/angulaçao , pra se chegar ao som pretendido.

Basicamente, sao testes grosseiros mas que dao uma ideia de como funciona o tao afamado efeito "manifold"...

EdIT: a t18 pOr exemplo, sozinha nao faz verao. Mas posicionada corretamente pra acoplar com outra....

E com Outrass....

O efeito se da basicamente por distancia/angulaçao/volume - falantes/paredes/litros.

Outro exemplo grosseirissimo porem pratico: Pegue uma mangueira de alta pressao e mire a agua pra frente. Depois, pegue a mesma e outra igual, e mire uma reto a outra. Depois, vah dobrando em forma de V e veja a direçao que as aguas "resultantes" do choque toman.

Bom, vou tomar minha ceva ;D

Fica o relato

Abracao!

Editado por Joéster
  • Upvote 1
Postado em

Grande Joéster,

Excelente explicação só que no meu caso não rola fazer o coletor manifold pq só tenho um AF, mas ficadica aí pra galera que tenha espaço e queira se beneficiar do efeito.

Eu tava simulando essa caixa e ela é complexa

Até agora a melhor resposta que consegui tem dois picos um de 3,3 dbs em 63hz e ou de 8,8 dbs em 97hz. (não é o que quero, quero tocar música)

Mas a caminhada segue :legal:

Postado em

Simulei uma caixa aki e me agradei mais do resultado:

Câmara 1 - baixa-freq.

Vb = 70 litros

Fb = 56,83 Hz

QL = 6,6

F3 = 58,25 Hz

Câmara 2 - alta-freq.

Vb = 40 litros

Fb = 88,03 Hz

QL = 6,6

F3 = 110,6 Hz

Ela só começa a ultrapassar o Xmax a baixo de 38hz.

Abaixo as simulações

Sem%252520t%2525C3%2525ADtulo.png

2.png

O.O

3.png

O.O

Alguns Talvez achem será seco demais, mas ficou bem forte de 60 até 100 hz e eu curti.

Que tal?

:legal:

Postado em

pode nao ficar seco, mas vai ficar mononota, seu LP vai estar por volta de 80hz, nao?

pode ate tocar forte umas musicas eletronicas... mas se colocar um hiphop, escolha bem, pq hora que tocar o subgrave, vai desaparecer o som!

Postado em

pode nao ficar seco, mas vai ficar mononota, seu LP vai estar por volta de 80hz, nao?

pode ate tocar forte umas musicas eletronicas... mas se colocar um hiphop, escolha bem, pq hora que tocar o subgrave, vai desaparecer o som!

Caixa mononota eu não quero,

Mas essa caixa ficará mononota mesmo com esse picos nos 60hz.

Essa caixa vai ser ligada flat junto com um mg e com corneta e tweeter cortados com capacitores.

é mais uma caixa pra desovar esse bicho papão e poder comprar um set melhorzin.

Postado em

Qual falante vc simulou ai?

Ja experimentou descer as freqs.

Simulei com um sub bicho papão 550w com bobina 2x2 (novamente peço p/ ñ rir da minha cara) [^]

Desci um poquinho as sintonias e ela ficou mais plana. [¨]

Estou maquinando as idéias e ela vai sair do papel [¨]

[]-[]

Postado em

Basicamente , manifold eh um efeito. As famosas caixas cw218 , uns dizem que sao bp6, outros q sao horn. Eu axo q sao uma mistura das duas na simulacao, visto que o rendimento se da pelos dois fatores.

Uma coisa interessante, pra quem quer entender o efeito que essa caixa dah:

1) Tenha uma dutada.

2) Tenha um amigo que tem dutada.

3) Que esse amigo q tem a dutada tenha recursos de regulagem e amplificacao parecidas com os teus.

Alinhe os carros ligados no mesmo player, a cerca de 3 metros um do outro. Ligue o som.

Ouca musicas eletronicas com bastante batida/grave, e se posicione na frente de cada som primeiramente.

Apos, vah andando na frente destes, ateh o meio dos dois, e depois indo pra frente e pra traz. Em um determinado momento, sentira como se o grave dobrasse/triplicasse. Eh o foco do efeito de acoplamento entre os dois veiculos. va movimentando/posicionando os carros em V (mais virados pro meio , mais virados pra fora/lateral... e procurando o ponto focal do gravao e o tipo de gravao que sai.

Dah ateh pra direionar o grave em eventos, basicamente brincando com essa parada. Fizemos isso diversas vezes por aqui, inclusive agora no reveillon, brincamos muito ateh que onde a galera dançava tremia o chao dependendo da angulaçao e posicionamento o grave subia, decia, enfim..... acoplamento perfeito, grave do jeito que queriamos.

OUTRA forma de se simular isso basicamente eh pegando duas tabuas grandes (portas por exemplo) e virando uma dutada de frente pra outra com uma tabua encima, outra embaixo e uma na traseira o mais proximo possivel pra que tenha o maximo de vedaçao. Nao precisa aparafusar visto que sera nessessario o movimento/angulaçao , pra se chegar ao som pretendido.

Basicamente, sao testes grosseiros mas que dao uma ideia de como funciona o tao afamado efeito "manifold"...

EdIT: a t18 pOr exemplo, sozinha nao faz verao. Mas posicionada corretamente pra acoplar com outra....

E com Outrass....

O efeito se da basicamente por distancia/angulaçao/volume - falantes/paredes/litros.

Outro exemplo grosseirissimo porem pratico: Pegue uma mangueira de alta pressao e mire a agua pra frente. Depois, pegue a mesma e outra igual, e mire uma reto a outra. Depois, vah dobrando em forma de V e veja a direçao que as aguas "resultantes" do choque toman.

Bom, vou tomar minha ceva ;D

Fica o relato

Abracao!

Joéster,

Cara, vc acaba de tirar uma grande dúvida minha e que eu não encontrava em lugar nenhum. Que era como simular uma manifold.(Bom pelo menos acho que aprendi)

Eu sempre lia muito sobre as mani. Porem, só achava dicas no ar e nada concreto sobre como simular uma mani.

E com as leituras que tive mais a sua explicação, deduzi que simular uma mani pode ser simular uma dutada e encontrar a angulação ideal para obter-se o efeito.

Ou entendi tudo errado??? Ou seria simular uma BP 6ª ordem e o duto da camara sem falante ser a abertura fronta da mani???

Acho que agora me confundi. kkkkkk

E amigo, desculpe desvirtuar o seu tópico.

Abração

Postado em (editado)

Joéster,

Cara, vc acaba de tirar uma grande dúvida minha e que eu não encontrava em lugar nenhum. Que era como simular uma manifold.(Bom pelo menos acho que aprendi)

Eu sempre lia muito sobre as mani. Porem, só achava dicas no ar e nada concreto sobre como simular uma mani.

E com as leituras que tive mais a sua explicação, deduzi que simular uma mani pode ser simular uma dutada e encontrar a angulação ideal para obter-se o efeito.

Ou entendi tudo errado??? Ou seria simular uma BP 6ª ordem e o duto da camara sem falante ser a abertura fronta da mani???

Acho que agora me confundi. kkkkkk

E amigo, desculpe desvirtuar o seu tópico.

Abração

Bom dia, pode usar o software "hornresp" pra calcular a resposta da corneta e o volume em liros nessessario pra mesma , e o winisd/bassbox para calculo da resposta das camaras dutadas. Tendo o volume em litros da corneta, da pra montar a caixa e ir testando a angulaçao da mesma "no ouvido" pra ver se realmente é o que tu quer. O resto é tentativa e erro, visto que a pressao da corneta influencia na resposta das camaras dutadas e vice/versa (o som resultante nao dá exatamente o demonstrado, mas mostra um "caminho").

Editado por Joéster
Postado em

Bom dia, pode usar o software "hornresp" pra calcular a resposta da corneta e o volume em liros nessessario pra mesma , e o winisd/bassbox para calculo da resposta das camaras dutadas. Tendo o volume em litros da corneta, da pra montar a caixa e ir testando a angulaçao da mesma "no ouvido" pra ver se realmente é o que tu quer. O resto é tentativa e erro, visto que a pressao da corneta influencia na resposta das camaras dutadas e vice/versa (o som resultante nao dá exatamente o demonstrado, mas mostra um "caminho").

Eu baixei esse "hornresp", mas uma dúvida, simulo a "corneta" completa? Ou "divido" a mani no meio e simulo "meia corneta"???

Brigadão

Postado em

Então Galera,

Como já dito a caixa vai sair do papel.

A sintonia dela será essa:

Camara 1 - baixa-freq.

Vb = 80 L

Fb = 50,69 Hz

QL = 6,6

F3 = 51,7 Hz

Fill = normal

No. of Vents = 3

Vent shape = round

Vent ends = one flush

Dv = 76,2 mm

Lv = 120, mm

camara 2 - ala-freq.

Vb = 40 L

Fb = 80,4 Hz

QL = 6,6

F3 = 102,8 Hz

Fill = minimal

No. of Vents = 3

Vent shape = round

Vent ends = one flush

Dv = 100, mm

Lv = 170, mm

Ficou bem mais plana.

Com a resposta em -3 db em 46hz e lá pelos 55hz tem um picozinho de 4,5dbs

[¨]

Postado em

Concordo com o joester, e falo isso desde q começaram com as manifold, quer simular manifold? usem HORNRESP, simulação jah nao eh 100% da realidade, pelo menos vamos usar o programa q se aproxima mais ;):mac1[]-[]:legal:

Postado em

DICA DE OURO, quem absorver a informação vai amar caixas Band=Pass (assim como eu amo)

SEMPRE inicie um projeto com sintonias em 45hz na câmara maior, e 90hz na câmara menor... e iniciem a litragem da câmara maior com o indicado pelo fabricante em DUTADA, e segunda câmera (menor) com metade da litragem indicada pelo fabricante!

Depois vá mexendo na litragem... até ficar em um volume aceitável para um porta-malas...

Se a resposta ficar HORRÍVEL (como o gráfico de cima... (esculpe à quem simulou, mas tá bem ruim rsrsrs)), desista de fazer band-pass, pois esse falante não é pra essa caixa!

Aprendi isso com um Dinossauro do Áudio, certa vez que fui ter aula sobre áudio!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...