Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
dn_mosfet

Ligando DAC externo no 7892

Recommended Posts

Estive fazendo uns testes com um V-DAC da Musical Fidelity (DAC residencial com alimentação externa 12 Vcc) mandando sinal na entrada AUX do 7892.

O resultado foi uma considerável melhora no som em todos os aspectos, principalmente em neutralidade e transparência se comparado com o sinal do 7892 original.

No caso, usei com um DVD automotivo da Lenox como transporte.

Neste DVD a saída digital tem volume controlável pelo CR, ou seja, passa por DSP.

Pela experiência e comparando equipamentos, sei que se consegue bem mais qualidade com um sinal digital, digamos, “puro”, sem processamento como tonalidade ou volume.

A idéia seria usar um player 1 DIN como transporte no porta-luvas, mandando o sinal digital via SPDIF pro V-DAC, este ligado na AUX do 7892.

O pré-requisito desse HU: ser 1 DIN e ter saída SPDIF com sinal “sem volume”.

 

Se tiver USB e tocar DVD, bom, pontos positivos.

 

Alguém conhece/sugere algum modelo de HU disponível por aqui?

 

[ ]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala DN!

 

Pega um DVD automotivo 1DIN, sem tela. Tem aqueles Booster que são bem em conta.

 

Seu problema será a ausência do display.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem os outros "genéricos" com tela de 3 pol...podem ser uma opção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então senhores, enquanto na linha "home" a saída SPDIF é coisa normal, na linha automotiva não tão comum.

 

Se alguém souber de um modelo específico que realmente tem saída digital coaxial, agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, isso que é um tópico legal. Ainda tenho umas ideias semelhantes na cabeça.

Acompanhando com certeza.

 

 

 

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mcintosh mx4000 e mx5000 que trabalham com dac externo, respectivos mda4000 e mda5000

 

Se tiver com o bolso cheio...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nas linhas de excelencia (F1, ODR, mcintosh) certamente tem opçao. Mas eu nao queria ter de mentir (de novo) pra patroa o quanto gastei hehehe. Mas ta valendo a dica. Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu me achava um pouco entendido, mas agora vi que não sei nada!

 

Alguém teria algum material para eu ler e aprender mais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daniel, pq vc não experimenta puxar uma saída S/PDIF direto do servo do seu player, e devolver o áudio no próprio player? O áudio vai pra placa via flat, aí seria necessário uma modificação um pouco mais radical para injetar o áudio do DAC externo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Risco é calculável... primeiro tem que testar uma implementação de DAC aí... ver se dá pra tirar o sinal numa boa, e se ele irá chegar direitinho até o dac. Rodando, a segunda etapa é mais simples, basicamente buscar onde o áudio entra, interceptar (removendo algum operacional buffer, algum resistor, etc) e injetar alí o sinal que sai do DAC, casando nível e impedância.

 

Digamos que é um servicinho pesado em termos de planejamento, mas é conceitualmente simples. Só exigirá capricho pra se ter tudo casando bonitinho.

 

Manda MP pro Ccunha, ele é a pessoa pra este serviço, sem dúvidas. Se quiser eu sento com ele e a gente traça os planos pra esse bichão, mas a execução disso aí é pelas mãos do artista Carlão.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DVD de pc pula muito quando usado no carro? Precisaria de uma fonte, mas isso acha pronto fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Carlos não tem tempo de imediato, mas se motivou com o desafio dessa engenharia :rever1:

 

Potato, não tenho absolutamente nenhuma informação sobre drive de PC... pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazer esse teste com o drive de pc custa pouco; se sua bateria der pouco mais de 12v, daria pra testar com reguladores de tensão, ai o teste fica mais fácil e rápido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Potato, vou pesquisar sua sugestao. Independentemente, o CCunha esta com manual de serviço na mao analisando a possibilidade do "7892 pass-through". Abs

Editado por dn_mosfet

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edit:

 

O sinal SPDIF disponível no conector traseiro do CD-ROM sai em nível TTL (0 a 5V) e o SPDIF que um DAC ou RECEIVER está apto a receber varia de 0-0.5V.

 

Já fica aqui divulgado um projeto do conversor SPDIF TTL to SPDIF COAX level:

 

ttl2coax.png

Editado por dn_mosfet

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O SPDIF (pelo que eu entendi) geralmente é o conector de 2 pinos na traseira do drive:

 

http://audiokarma.org/forums/showthread.php?t=397995

 

 

Esse abaixo é pra drives IDE, mas é bem capaz de existir pra drives SATA também (e o vendedor desse item aí é bom, já comprei várias vezes dele):

 

http://www.ebay.com/itm/CD-ROM-Conroller-kit-can-remote-/200609378584?pt=UK_AudioTVElectronics_HomeAudioHiFi_Amplifiers&hash=item2eb5403118

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passados alguns dias, a coisa não andou muito. Falta de tempo pra todo mundo.

 

Mas tem novidade: achei um brinquedinho (xing) que pode resolver a vida de muita gente.

 

QA350_blank_1.jpg

 

QLS QA-350

 

- É um player portátil, que SÓ toca wav, aceita até 32Gb de memória via cartão SD, tem bateria interna para algumas horas de música, saída SPDIF e, o que realmente interessa: TOCA BEM.

 

- Outras funcionalidades: controle remoto, saída para fone de ouvido, de linha, digital óptica, acompanha adaptador USB para gravar o cartão, carregador de bateria, cabos, etc.

 

Por realmente pouco tempo disponível, fui direto ao centro da questão: QA350 + V-DAC pela entrada AUX do 7892 e felizmente estava lá: palco sonoro perceptivelmente mais profundo.

 

O que de saída chama atenção são os agudos mais claros, polidos e extensos.

 

Estou contando com expectativa que após algumas horas de uso ele toque mais solto e relax.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse brinqudinho é dos bão!

 

Gostei demais desses agudos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...