Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
dabepu

Set Monomarca JL Audio - 10w3v3, HD900/5 e C5-650.

Recommended Posts

Fala galera blz?

Finalmente acabei de comprar TUDO para meu som e já JUREI POR DEUS que não troco nem mais um parafuso. O set é o seguinte:

DVD Clarion VRX785BT

KIT JL Audio C5-650 (75w)

SUB JL Audio 10w3v3-4 (300w)

AMP JL Audio HD900/5 (4x 100w + 1x 500w)

RCA, Cabos e Acessórios de Instalação: Knukonceptz

Acredito que cheguei no meu set final e não penso em mudar nada.. então nao preciso de opniões quanto a outros equipamentos (claro que as críticas serão bem vindas).

Minhas dúvidas são:

1- Qual amperagem devo usar no porta fusível? Antes ia usar um de 80A para um PDX 4.150, mas como vendi o PDX e comprei o HD900/5 devo aumentar certo? 100A são suficientes?

2- Meu sistema tem necessidade de um megacapacitor?

3- Posso ligar 4 canais do AMP para o KIT mesmo que meu DVD não faça 3way?

4- Se não puder fazer o item 3, qual a melhor forma de instalar meu som?

5- Somente um cabo RCA de 4 canais é o suficiente para ligar meu som todo?

Bom acho q é isso.

Abraços.

Editado por dabepu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, primeiramente parabens pelo set.

1. Para calcular o valor do fusível, precisamos saber qual é o diametro do cabo de ernergia a ser utilizado, pois por incrível que pareça, o fusível protege o cabo e não o amplificador, pois se passar por este cabo uma corrente requirida pelo amplificador, e esta corrente for acima do que o cabo suporta, haverá superaquecimento e pode resultar em chamas, por isso utiliza-se o fusível ou disjuntor, para que ele queime ou desarme quando a corrente for acima do que o cabo suporta.

Portanto a primeira coisa que precisariamos saber é quantos amperes +- consome o seu amplificador, a partir dai calculamos a bitola do cabo e por ultimo o valor do fusível de proteção.

2. Não há necessidade de megacapacitor

3. Pode, desde que o seu kit tenha um cross para bi ampli. Se não você pode comprar um cross para bi ampli ou mandar fazer um. Ou ainda manter o seu cross apenas para o tweeter e comprar outro cross comum apenas para o mid. Destas maneiras você estaria usando 4 canais, o frente e tras, frente para tw e tras para mid.

4.Se não conseguir fazer o bi ampli, ligue apenas nos canais frontais mesmo,e inutilize os canais traseiros. O ideal é um bi ampli mesmo.

5.Depende, se for ligar sem bi ampli e utilizar apenas os canais dianteiros + sub, precisa do 4 canais, se for usar o bi ampli, precisa de 6 canais.

Compartilhar este post

Link para o post

Que set lindo!!!

Parabéns pelos equips, eu só teria comprado o JL 10W6V2 no lugar do W3.

Acho que nesse amp dá pra fazer 3-way no amp mesmo. Eu tb acho que vai precisar de 6 canais de RCA.

Compartilhar este post

Link para o post

Que set lindo!!!

Acho que nesse amp dá pra fazer 3-way no amp mesmo. Eu tb acho que vai precisar de 6 canais de RCA.

W6 ficaria fraco, tocaria menos, é um sub que precisa de uns 1000w pra tocar legal, o w3 casa melhor neste projeto, o sub é mais leve, vai tocar mais do que se tivesse o w6 neste mesmo ampli.

3way pelo ampli não é uma boa não, pois vc nao tem ajustes tao precisos, e se bobear queimaria fácio o tw.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, primeiramente parabens pelo set.

1. Para calcular o valor do fusível, precisamos saber qual é o diametro do cabo de ernergia a ser utilizado, pois por incrível que pareça, o fusível protege o cabo e não o amplificador, pois se passar por este cabo uma corrente requirida pelo amplificador, e esta corrente for acima do que o cabo suporta, haverá superaquecimento e pode resultar em chamas, por isso utiliza-se o fusível ou disjuntor, para que ele queime ou desarme quando a corrente for acima do que o cabo suporta.

Portanto a primeira coisa que precisariamos saber é quantos amperes +- consome o seu amplificador, a partir dai calculamos a bitola do cabo e por ultimo o valor do fusível de proteção.

2. Não há necessidade de megacapacitor

3. Pode, desde que o seu kit tenha um cross para bi ampli. Se não você pode comprar um cross para bi ampli ou mandar fazer um. Ou ainda manter o seu cross apenas para o tweeter e comprar outro cross comum apenas para o mid. Destas maneiras você estaria usando 4 canais, o frente e tras, frente para tw e tras para mid.

4.Se não conseguir fazer o bi ampli, ligue apenas nos canais frontais mesmo,e inutilize os canais traseiros. O ideal é um bi ampli mesmo.

5.Depende, se for ligar sem bi ampli e utilizar apenas os canais dianteiros + sub, precisa do 4 canais, se for usar o bi ampli, precisa de 6 canais.

Supercharger, primeiramente obrigado pelas respostas.... quanto ao set, demorei um tempinho e depois de algumas compras e vendas cheguei nisso ai hehe.

1- Valeu pela explicação.... O cabo de força já foi comprado! É de 4AWG (21mm²). Como eu sei qtos amperes consome meu amplificador?

2- OK. Uma coisa a menos pra me preocupar.

3- Como eu sei se meu kit faz bi-ampli? A opção de comprar novos cross acho q pra mim ta descartado cara.. nao quero gastar mais nao (a nao ser com a instalação). Talvez prefira até ficar sem bi-ampli.

4- Entendi.. seria uma pena.

5- Entendi tb. Dependendo vou ter q comprar mais 1 RCA de 2 canais se der certo o bi-ampli.

Pelo jeito entao só preciso descobrir se meu kit faz bi-ampli pra decidir como irei fazer a ligação no amplificador. Como descubro isso?

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Que set lindo!!!

oi alexandre, blz?

cara acho q os 500w do HD seria pouco pro W6... por isso optei pelo w3.. alem de ser bem mais barato tb hehe e ter ouvido muito bem dele... acho q nao vou me arrepender.

Nossa se der pra fazer bi-ampli pelo próprio HD seria bom hein.. como descubro se existe esta possibilidade?

Qto ao RCA ja estou providenciando mais um de 2 canais.

Compartilhar este post

Link para o post

W6 ficaria fraco, tocaria menos, é um sub que precisa de uns 1000w pra tocar legal, o w3 casa melhor neste projeto, o sub é mais leve, vai tocar mais do que se tivesse o w6 neste mesmo ampli.

3way pelo ampli não é uma boa não, pois vc nao tem ajustes tao precisos, e se bobear queimaria fácio o tw.

é.. tb pensei isso sobre o sub.. e o w6 saia um pouco do meu orçamento.

ixi.. entao la se foi minha opção de bi-ampli pelo ampli.

será q esse DVD não faz 3way nao?

Compartilhar este post

Link para o post

Supercharger, primeiramente obrigado pelas respostas.... quanto ao set, demorei um tempinho e depois de algumas compras e vendas cheguei nisso ai hehe.

1- Valeu pela explicação.... O cabo de força já foi comprado! É de 4AWG (21mm²). Como eu sei qtos amperes consome meu amplificador?

tem um artigo no autosom.net que mostra, de acordo com a potência total do seu amplificador, qual o consumo e qual a bitola de cabo vc vai precisar!

http://www.autosom.net/artigos.asp

da uma olhada!

Abraço e meus parabéns pelo set!

Compartilhar este post

Link para o post

tem um artigo no autosom.net que mostra, de acordo com a potência total do seu amplificador, qual o consumo e qual a bitola de cabo vc vai precisar!

http://www.autosom.net/artigos.asp

da uma olhada!

Abraço e meus parabéns pelo set!

Oi diego. Eu vi esse artigo e ele me deu as seguintes informações:

cabo de 21mm² (4AWG) e fuse de 83A (ou um pouco maior).. mas queria confirmar com o pessoal aki. estou pensando em colocar um de 100A mesmo.

olha as espec. do ampli:

HD900/5 Five-Channel Class D System Amplifier Features

Description: Five-Channel Class D System Amplifier

Patented Technology: Single Cycle Control™ (U.S. Patent #6,084,450*)

Differential-Balanced Input Topology: Three Stereo Pairs (Front, Rear and Sub)

Front Crossover: Continously-variable (50 Hz - 500 Hz), selectable-slope (12 dB/octave Butterworth or 24 dB/octave Linkwitz-Riley) HP

Rear Crossover: Continously-variable (50 Hz - 500 Hz), selectable-slope (12 dB/octave Butterworth or 24 dB/octave Linkwitz-Riley) HP

Subwoofer Crossover: Continously-variable (50 Hz - 500 Hz), selectable-slope (12 dB/octave Butterworth or 24 dB/octave Linkwitz-Riley) LP

Preamp Output: 2-channel (pass through or tracking LP)

Infrasonic Filter: Defeatable 24dB/octave at 30 Hz

Front and rear speaker output connections: Accept up to 12 AWG wire

+12V and Ground connections: Accept up to 4 AWG wire

Notes: R.I.P.S. Regulated, Intelligent Power Supply, RealSink™ Heat-Management System,

*Patented technology used under exclusive license for mobile audio from PowerPhysics, Inc. - Newport Beach, CA

Rated Power Front Channels: 100W RMS x 2 @ 4Ω (11V - 14.5V) 75W RMS x 2 @ 1.5-3Ω (11V - 14.5V)

Rated Power Rear Channels: 100W RMS x 2 @ 4Ω (11V - 14.5V) 75W RMS x 2 @ 1.5-3Ω (11V - 14.5V)

Rated Power Subwoofer Channel: 500W RMS x 1 @ 1.5-4Ω (11V - 14.5V)

THD at Rated Power: <0.03% @ 4Ω (front and rear ch.)

<0.05% @ 5 ohm (subwoofer ch.)

S/N Ratio (Front & Rear Channels): >108.5 dB below rated power (A-weighted, 20 Hz - 20 kHz noise bandwidth)

S/N Ratio (Subwoofer Channel): >95 dB below rated power (A-weighted, 20 Hz - 20 kHz noise bandwidth)

Frequency Response (Front and Rear Channels): 12 Hz - 28 kHz (+0, -1dB)

Frequency Response (Subwoofer Channel): 12 Hz - 10 kHz (+0, -1dB)

Damping Factor (Front and Rear Channels): >400 @ 4Ω per ch. / 50 Hz

>200 @ 2Ω per ch. / 50 Hz

Damping Factor (Subwoofer Channel): >800 @ 4Ω / 50 Hz

>400 @ 2Ω / 50 Hz

Input Range: Switchable from 200mV - 2V RMS (Low) to 800mV - 8V RMS (High)

Dimensions (L x W x H): 10.74 in. x 8.29 in. x 1.93 in. 273 mm x 211 mm x 49 mm (Width Measurement Includes Plugs)

Editado por dabepu

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, qual o seu carro? qual a bateria orginal dele?

veja as minahs contas:

em caso de biamp

75x4 + 300x1 (gasto do seu kit + sub) = 600W

Amplificador classe D tem 90% de eficiencia, logo

(600 x 90)/100 = 540W

a Corrente consumida pelo seu sistema de som vai ser 540W / 12V = 45A

ai tem que ver a sua bateria tambem e somar o seu sistema de som ao conjuto eletrico do carro.

Eu ACHO que minahs contas estão certas.

O fusivel tem que ser a METADE da corrente da sua Bateria, ja com o sistema de som.

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post

Digo aqui mais uma vez, o fusível serve pra proteger o cabo, e logo o sistema como um todo, portanto não utilize as regras de metade da amperagem da bateria, e nem tabelas que deixam se levar pela potência do amplificador, já que um amplificador pode ter 100w e outro 200w, porém o de 200w pode aprentar um consumo em amperes menor.

Utilize a tabela AWG, http://www.egeneral.com.br/TabelaAWG.htm

Eu usaria um fusível de 60A. Se você colocar um de 100A e se por acaso der algum curto, algum problema, vai derreter todo o cabeamento e com risco de incendio.

Compartilhar este post

Link para o post

Digo aqui mais uma vez, o fusível serve pra proteger o cabo, e logo o sistema como um todo, portanto não utilize as regras de metade da amperagem da bateria, e nem tabelas que deixam se levar pela potência do amplificador, já que um amplificador pode ter 100w e outro 200w, porém o de 200w pode aprentar um consumo em amperes menor.

Utilize a tabela AWG, http://www.egeneral.com.br/TabelaAWG.htm

Eu usaria um fusível de 60A. Se você colocar um de 100A e se por acaso der algum curto, algum problema, vai derreter todo o cabeamento e com risco de incendio.

Charger, tenho como base os proprios artigos do forum, veja: Fusível, Bateria e Cabo.

desculpe se me precipitei.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente nao podemos seguir tudo que se encontra na internet, não estou dizendo que o artigo está errado, porém ele omite algumas coisas e causa uma certa confusão, até mesmo não menciona o alternador, que funciona como umm gerador de energia.

Pois bem, vamos a um exemplo real, ja usei o seguinte set

amplificador A 4x100w e Amplificador B 2x500w, com fusíveis de proteção de 40 e 60 amperes respectivamente. Como base de cálculo foi utilizado o próprio fusível do amplificador, pois o mesmo não poderá consumir mais do que o valor do fusível dele. A bateria do carro era de 45Ah. Se for utilizar o artigo, diz que eu teria que usar um fusível de no máximo 22,5A. Ou seja, iria aumentar o volume e pufff. iria queimar o fusível.

No exemplo do artigo diz em 366w e 61A. No sistema mencionado acima teriamos 1.400W e 100A de consumo máximo.

Compartilhar este post

Link para o post

Supercharger,

antes de comprar o HD900/5 eu tinha um PDX 4.150 e o Royo (que iria fazer a instalação na época) pediu fuse de 80A (para o PDX com cabo de 4AWG).

Pela lógica, por ser um amp que gera mais potencia, teria q ser um fusivel um pouco maior para o HD certo? mas agora vc disse que um amp pode consumir menos amperes mesmo sendo "mais forte" q o outro.

agora fiquei até mais confuso de qual fuse usar... será que deixo isso para o instalador? estava falando com o Royo novamente mas não sei se vai dar certo p/ ele instalar... talvez procure o Guto de Almeida q tb faz trabalhos mto bons.

Scult,

O carro é um Ford Ka 2007.. a bateria original é de 45ah!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

ainda estou na dúvida se da pra fazer bi-ampli pelo Kit... pelas especificações do cross acho q não né?

Crossover Networks: 2-way network with 1st order low-pass and 2nd order high-pass circuit, premium Mylar® capacitors, air-core inductors, 4-position adjustable tweeter output level, 3-position midrange presence control, Polyswitch tweeter protection.

Alguem sabe se esse DVD faz 3way?

Fazer pelo amp é realmente arriscado?

Compartilhar este post

Link para o post

cara.... para efeitos práticos e até de comparação talvez, eu utilizo um amp de "1000w rms mono" e outro de 750w rms - max - stereo e mono ou 400W stereo".... uso fusivel de 100A que segura os 2 num cabo de 21 ou 25mm (não me lembro direito)... já escutei no 'talo" com pancadões, que consomem bateria (pico de corrente) e até hj não tive problemas... acredito que no seu caso, no "pau da goiaba", o fusível de 80A suporta... é como já falaram acima... vc precisa ver a corrente que o CABO aguenta... se vc já comprou de 21mm e acha q ele é suficiente pro sistema, precisa verificar nas tabelas qual a corrente suportada por cabos de 21mm...... eu diria que um fusível de 60A suporta seu sistema... pq na tabela diz que a corrente máxima em cabos 4awg é 68A.

Editado por jlm

Compartilhar este post

Link para o post

cara.... para efeitos práticos e até de comparação talvez, eu utilizo um amp de "1000w rms mono" e outro de 750w rms - max - stereo e mono ou 400W stereo".... uso fusivel de 100A que segura os 2 num cabo de 21 ou 25mm (não me lembro direito)... já escutei no 'talo" com pancadões, que consomem bateria (pico de corrente) e até hj não tive problemas... acredito que no seu caso, no "pau da goiaba", o fusível de 80A suporta... é como já falaram acima... vc precisa ver a corrente que o CABO aguenta... se vc já comprou de 21mm e acha q ele é suficiente pro sistema, precisa verificar nas tabelas qual a corrente suportada por cabos de 21mm...... eu diria que um fusível de 60A suporta seu sistema... pq na tabela diz que a corrente máxima em cabos 4awg é 68A.

Acho q vou manter esse de 80A entao mesmo... melhor pra mim que nao preciso comprar outro fuse. Se na hora o instalador pedir outro ai eu vejo oq faço.. ele me dando garantia tudo bem hehe.

Quanto ao cabo acho q o de 21mm² aguenta esse sistema... na verdade tem até uma folga ai.

Em relação a ligação bi-ampli acho q não vai dar mesmo né? vou ter q desperdiçar 2 canais do HD.. q desperdicio!

Compartilhar este post

Link para o post

Dabepu, e onde conseguiu esse Ampli da JL e por quanto? estava procurando um parrudo de boa marca!

Compartilhar este post

Link para o post

olhaa....... se o cara quiser colocar maior amperagem, eu diria que não, que é pra colocar este mesmo... o máximo que vai acontecer é vc queimar o fusivel de 80A... então, antes de pagar por outro, certifique-se que este realmente não aguenta... mas eu digo que aguenta e ainda pode estar superdimensionado.... eu testaria um de 60A... se não aguentar, aí coloca o de 80A... lembre-se: é melhor um de subdimensionado (q irá queimar em caso de alta corrente) do que superdimensionar e o mesmo não estourar em caso de alta corrente (podendo pegar fogo no cabo)...

Acho q vou manter esse de 80A entao mesmo... melhor pra mim que nao preciso comprar outro fuse. Se na hora o instalador pedir outro ai eu vejo oq faço.. ele me dando garantia tudo bem hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Dabepu, e onde conseguiu esse Ampli da JL e por quanto? estava procurando um parrudo de boa marca!

entao cara.. comprei no eBay por US$ 659,00... mas mandei entregar na casa da minha tia q mora na Florida e ela trouxe pra mim. saiu por 1.200,00 reais hehe.

tinha vendido o PDX 4.150 por 1700,00... comprei o amp e o kit com a grana!

da muita raiva ver os preços aqui no Brasil.. chegar a ser ridiculo!

Compartilhar este post

Link para o post

olhaa....... se o cara quiser colocar maior amperagem, eu diria que não, que é pra colocar este mesmo... o máximo que vai acontecer é vc queimar o fusivel de 80A... então, antes de pagar por outro, certifique-se que este realmente não aguenta... mas eu digo que aguenta e ainda pode estar superdimensionado.... eu testaria um de 60A... se não aguentar, aí coloca o de 80A... lembre-se: é melhor um de subdimensionado (q irá queimar em caso de alta corrente) do que superdimensionar e o mesmo não estourar em caso de alta corrente (podendo pegar fogo no cabo)...

é.. isso é verdade.. mas acho q vou arriscar no 80A mesmo.. e outra.. vou fazer com um instalador bom.. se ele pedir menor eu compro.. nao vou instalar com qq um nao.

valeu pela ajuda!

precisa agora só saber como vou ligar o kit no amp.. bi-ampli ou nao.. ainda tenho duvidas quanto a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pera ai, 21mm2 suportam até 68A é isso? Não estou com a tabela aqui, mas digo, não use nenhum fusível de valor acima ao que o cabo suporta, pois é a mesma coisa que não ter o fusível, ou seja, sem proteção.

Compartilhar este post

Link para o post

como eu descubro a corrente em amperes que irá passar pelo cabo?!

a corrente que passa no cabo é a mesma que o seu sistema consome. Veja meus calculos no POST 10

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...