Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

douglas_tome

[Teste] Zapco vs DLS vs PPI

Recommended Posts

Postado em (editado)

Hoje fizemos um teste de alguns amplificadores que temos em mãos. Faltou o LRX do Edgar mas tava enrolando muito melhor testar agora que depois fica mais rápido se for só para testar o LRX.

O teste foi no meu carro, aqui o sistema:

-DRZ 9255 Mod do brunouliana

-Hybrid Legatia L6

-Seas H1189

-Speaker Sonus para os tweeters

-Speaker Best para os mids

-Bateria auxiliar AGM 50ah

-Cabos de energia Shok Industries

-Megacapacitor 1F Fosgate

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=155595&st=0

Os amplificadores testados: Zapco DC360.4 vs DLS Ultimate A4 vs PPI SEDONA APA50 + PPI PC250 vs DLS A3 + PC250

O teste foi feito na seguinte ordem: primeiro o zapco que já estava instalado, seguido de A4, depois PC250 nos mids + APA50 nos twt, A3 nos mids + PC250 nos twt.

Quando testando o zapco o processamento do DRZ não foi utilizado.

O zapco não usa RCAs, mas nos outros foi usado Chord Crimson Plus para os tweeters e Audison Sonus para os mids.

img7257m.jpg

Zapco DC Refernce 360.4

Faz todo o processamento do som: TA, Cross e EQ.

Stereo, 4 ohms: 4 x 50 Watts

Stereo, 2 ohms: 4 x 90 Watts

Bridged, 2 ohms: 2 x 180 Watts

T.H.D. + Noise: <0.025% @ 4 ohms.

http://www.zapco.com/DCReference.html

DLS Ultimate A4

4 ohm 4 x 85 W RMS

2 ohm 4 x 145 W RMS

1 ohm 4 x 220 W RMS

Mono bridge mode 4 ohm 2 x 250 W RMS

Mono bridge mode 2 ohm 2 x 400 W RMS

http://dls.se/en/car/prod.html?produkt=en_108

DLS Ultimate A3

4 ohm 2 x 150 W RMS

2 ohm 2 x 270 W RMS

1 ohm 2 x 425 W RMS

Mono bridge mode 4 ohm 550 W RMS

Mono bridge mode 2 ohm 870 W RMS

Mono bridge mode 1.33 ohm 1000 W RMS

http://dls.se/en/car/prod.html?produkt=en_6

PPI PC250

- 4 ohm: 50 watts x 2

- 2 ohm: 100 watts x 2

- Bridged: 200 watts x 1

http://www.precisionpower.com/Manuals/Amplifier%20Manuals/Precision_Power_PC%20Series%20225,%20250%20&%20275%20Amplifiers.pdf

PPI APA50

- 4 ohm: 25 w rms x 2

- 2 ohm: 50 w rms x 2

- Briged: 100 w rms @ 4ohms

http://www.precisionpower.com/Manuals/Amplifier%20Manuals/Precision_Power_Sedona%20APA%20Series%20Amplifiers.pdf

Editado por douglas_tome
Postado em (editado)

Minha intenção fazendo esse teste é guiar meu upgrade de amplificador, já que o zapco caiu bem no set quando eu usava o DVD Alpine e fazia o processamento nele. Agora adquiri um Pioneer DEX-P99RS quero um amplificador comum, vou aproveitar para fazer um up.

Resultado

A briga principal aqui é entre Zapco e DLS A4. É muito pequena a diferença entre os dois, em termos de áudio são amplificadores do mesmo nível. Essa já foi a segunda vez que testei o DLS A4 no meu carro, da outra liguei somente os tweeters, o que facilitou um pouco hoje mas continuou difícil.

Zapco é um amplificador bem FLAT, tem som muito agradável, fadiga auditiva mínima, digamos que é um amplificador bem musical. Gostoso de ouvir o dia inteiro, não força em nenhuma característica. Melhor que o DLS em precisão tonal. Dinâmica na minha opnião é empate.

O DLS A4 também ótimo amplificador, mas não é o que eu procuro. Um pouco mais detalhado que o zapco, principalmente na parte dos médios, violão e guitarra ficaram mais evidentes. Imagem melhorou, difícil graduar, mas diria coisa de no Max 10%. Mas o que não me agradou muito foram os agudos, apesar de mais detalhados o som não estava tão agradável, diria que os agudos ficaram ásperos demais e cornetados.

APA no twt e PC no Mid

O APA não tem tanta raça assim para brigar aqui no meio de gente grande. Som perdeu a naturalidade, ficou fechado. O PC ficou legal no mid com médio grave bonito e encorpado.

DLS A3 no mid e PC nos tweeters

O A3 nos mids foi minha melhor supresa do dia, já me permite buscar ao invés de um 4ch 1 2ch só para tweeter. O L6 melhorou com toda essa potencia empurrando, ao contrario do que alguns podem pensar a questão não foi o grave, pois o SPL nas baixas é até menor que no zapco. Mas a dinâmica e o médio grave ficaram excelentes . Tocou muito mesmo!

Sobre o PC250 a ass sônica da PPI é de amplificadores FLATs na minha opnião(alguém discorda?) os agudos bem detalhados, extensão boa, mas faltou dinâmica em relação a zapco e DLS. Mas pelo valor desse amp é difícil bater ele na mesma faixa de preço.

E isso aí, qualquer dúvida é só perguntar. Desculpem-me pela falta de técnica ao descrever mas é um negócio complicado, to aprendendo ainda.

Editado por douglas_tome
Postado em (editado)

Realmente o Douglas descreveu bem o teste... vou apenas fazer alguns comentários !

Bom, sobre DLS A4 Vs Zapco, foi uma briga dura, amplificadores de mesmo nivel na minha opniao, intrumentos bem recortados, bem detalhados, uma naturalidade que impressiona, o Zapco sendo mais contido !

Depois de analisarmos o Zapco Vs DLS A4, colocamos a Dupla de PPI !

Sobre o PPI APA50 Sedona + PPI PC250, ficou menos natural, os instrumentos ficaram um pouco opacos, menos recortados, menos detalhados, bons medios...

Depois colocamos o DLS A3 nos mids e o PPI PC250 foi para os Twt's !

DLS A3(mids) + PPI PC250(twt's), instrumentos bem recortados novamente, mas com uma perda em dinamica e menos natural...

Bom, no mais é isso ai, vale a pena destacar esse DRZ 9255 modificado, realmente um player fenomenal !

Abraco !

Editado por viniciusaleixo
Postado em

Poxa cara. Sinceramente. Da inveja não ter participado do teste. Mas infelismente ou felismente eu tinha um compromisso inadiavel. E aniversário da minha avó. E não e todo dia que se faz 80 anos. Então pena por não ter participado do teste e feliz pela minha velha que amo muito e tá com muita saúde. Mas então. Eu já imaginava que a briga seria muito boa entre o dls e o zapco. São dois exelentes amplificadores. E esse zapco do dimi não e a linha top dos tops. Acho que é a penúltima linha da zapco. Imagino o que a linha top dos tops da zapco pode fazer. Mesmo assim eu ainda acho o dls exelente. Na minha opniao Nada na faixa de preço dele supera por vantagem grande. Eu cheguei a pensar em comprar um audison 4.1 no lugar dele. Mas pagando 2200 reais num 4.1k usado ou algo próximo de 2900 ou 3000 de um desse novo. Eu prefiro pagar 1500 num a4 e 1500 num a3 tendo 6 canais pra fazer um 3way ativo. E isso porque a diferença e muitíssimo pequena entre ele e o zapco, e pelo o que o dimi já ouviu e me disse também fica bem próximo do audison do edgar, se bem que teríamos que fazer um teste mais sério pra confirmar isso. Enfim, pela faixa de preço do dls eu acho que o resultado desse teste foi extremamente positivo com ele ficando empatado com o zapco. Aí dependeria mais de qual amplificador combina mais com o seu sistema e qual característica do amplificador você considera mais importante. Quando o edgar trouxer o audison lrx dele a gente faz outro teste e posta às impressões aqui. Grande abraço e desculpe os erros de português..

Postado em

Sim, o teste foi muito produtivo.

Infelizmente estou a mais de 200 kms da cidade de vcs, e não estou tendo tempo livre pra ir aí por esses dias só pra isso. No proximo final de semana, eu estarei aí em Vitória, mas o Douglas vai no Baile do Cafona (na minha cidade) soltar a franga então, outro desencontro...

Além do Lrx, quero tb testar o Hertz EP2x...

Meus parabéns pelo teste!! Realmente testar amplificadores é muito complicado...

Abraços!

Postado em

Realmente os PPI's são amps flats, transparentes. A falta de dinâmica nos agudos pode ter alguma relação com o ganho, são 12v, o drz manda 6 se não me engano, abrindo um pouco mais o ganho acredito que mude a figura.

O A4 principalmente está numa categoria totalmente diferente, o zapco não sei dizer, conheço um pouco o c2k que ouvi no carro do ciro... Estamos lidando com amps de 300/400 reais contra amps de 1500/2000. Mas ainda assim acredito que uma boa regulagem de ganho de outra vida ao resultado final.

Postado em

Eu gosto dos PPIs, acho que pelo que se paga toca muito. Mas é isso que você disse mesmo, os outros amps estão em outra categoria. Seria legal também testar o PC contra um JVC Classe A.

Isso é uma das coisas que inviabiliza um teste cego, as regulagens todas, pelo menos num set ativo. Se for fazer teste cego, alguém tem que instalar todos os amps e ajustar para depois começar o teste com tudo no jeito.

Vou esperar o vinicius confirmar pq ele que mecheu no PPI, mas acho que regulou o ganho sim, ele só não sabia que era 12V.

Esqueci de mencionar as músicas do teste mas não foi padronizado antes, fui colocando o que estou acostumado. Dava tempo de ouvir bastante, mas algumas foram só pequenos trechos.

Isn`t She Lovelly - Faixa 2 Cd Focal 2

Hotel California - Eagles

Faixa 11 - Cd Quality Sound

Spanish Harlem

Michael Ruff - I Will Find You There

Ana Caram - Viola Fora de Moda

Só uma colocação sobre o set, no geral os falantes são bem neutros, só está com um pico nos 100hz que corrigi no EQ em todos os amps. O tweeter pode ser classificado como neutro para o apagado as vezes.

Postado em

PArabens pelo teste!

Essa caracteristica dos agudos tbm percebi quando testei dls.

Como usava morel na epoca, acho que casou legal cm o tweeter.

Acho que eh uma caracteristica do amp msm

Postado em

Realmente os PPI's são amps flats, transparentes. A falta de dinâmica nos agudos pode ter alguma relação com o ganho, são 12v, o drz manda 6 se não me engano, abrindo um pouco mais o ganho acredito que mude a figura.

O A4 principalmente está numa categoria totalmente diferente, o zapco não sei dizer, conheço um pouco o c2k que ouvi no carro do ciro... Estamos lidando com amps de 300/400 reais contra amps de 1500/2000. Mas ainda assim acredito que uma boa regulagem de ganho de outra vida ao resultado final.

Eu gosto dos PPIs, acho que pelo que se paga toca muito. Mas é isso que você disse mesmo, os outros amps estão em outra categoria. Seria legal também testar o PC contra um JVC Classe A.

Isso é uma das coisas que inviabiliza um teste cego, as regulagens todas, pelo menos num set ativo. Se for fazer teste cego, alguém tem que instalar todos os amps e ajustar para depois começar o teste com tudo no jeito.

Vou esperar o vinicius confirmar pq ele que mecheu no PPI, mas acho que regulou o ganho sim, ele só não sabia que era 12V.

De fato Sandro, o PPI PC250 estaava com o ganho " zerado ", no minimo, e mesmo assim os twt's estavam bem altos, atenuamos muito pelo DRZ, de fato realmente pode ter comprometido sua dinamica, da proxima conversarei mais com voce, para melhor regular, mas mesmo assim, como o douglas falou, ja deu para sentir que é um amp realmente de gente grande !

Abraco

Postado em

Esse detalhe de ajustar ganho muda MUITO o desempenho de qualquer amp. De fato, esse foi o único detalhe que eu questionei ao Douglas como seria, pois até hoje (depois q mudei pra corte ativo) o meu ainda não está 100%... imagina ajustar em 10 minutos, bom, mas acredito que eles devem ter feito o melhor possível para avaliação.

Ah, eu não achei o Tw Seas nenhum pouquinho neutro para apagado (tocando com o DRZ + Dls), muito pelo contrário, por vezes até com brilho em demasia (pode ter sido sua combinação com o DLS que fez isso, pois antes com o zapco eu não achava isso...)

Postado em

Agora imagine um teste cego. Mas porque você também mudou para ativo agora, eu já usava há mais tempo. Além de já ter testado o DLS no meu carro antes mesmo que só nos tw, o que já facilita.

Pois é cara, mas é isso mesmo que você disse, ali foi o DLS. Você ouviu o set completo, acho insuficiente para definir sobre o tweeter somente.

Brilho em excesso não foi exatamente o que achei, fico mais com o que descrevi antes.

Valeu Cyro. Isso mesmo que eu to querendo saber, se alguém já percebeu a mesma coisa em outros testes, ou se foi só no meu set.

Postado em

Muito bom o teste, mas A4 por 1500?

Rapaz, na verdade paguei um pouco a mais que isso. Paguei 1650 nele e lógico que falando dele e do audison que eu citei estamos falando de preço de mercado e usados claro. Mas sim, nos últimos 4 meses eu vi 2 dls a4 sendo vendidos por 1550 reais aqui mesmo. Abraços

Postado em

Po Bruno, mas aí vc pegou pesado..

O Audison 4.1k é 2 canais de 120 + 2 canais de 130 a 4 ohms e o DLS A4 são 4 canais de 85 não é?

O mais próximo q vc poderia comparar é o 4.5 que tem 4 de 75 rms...

Sobre o preço, dificil é saber quanto alguem aqui pediria num lrx4.5 usado, pois quem tem dificilmente vai querer vender..

Rapaz, na verdade paguei um pouco a mais que isso. Paguei 1650 nele e lógico que falando dele e do audison que eu citei estamos falando de preço de mercado e usados claro. Mas sim, nos últimos 4 meses eu vi 2 dls a4 sendo vendidos por 1550 reais aqui mesmo. Abraços

Postado em (editado)

Eu queria ver o APX numa briga dessas... Alguem com ouvido "baum" se habilita a testa-lo ao lado de um hi-fi?

edit: bem legal ver o PPI PC provando ser o otimo CxB do qual o slot vinha me falando...

Editado por hiperim
Postado em

Se tivesse falado antes já teríamos testado nesse fds, tenho vontade de ouvir esse amp já que é bem querido no fórum. Mas é tranquilo de fazer hein, quando der um fds tranquilo a gente marca la na casa do slot. Falando nisso, slot posta aí uma foto do cenário de testes para eu não perder o costume hehehehe.

Abs

Postado em

Isn`t She Lovelly - Faixa 2 Cd Focal 2

Hotel California - Eagles

Faixa 11 - Cd Quality Sound

Spanish Harlem

Michael Ruff - I Will Find You There

Ana Caram - Viola Fora de Moda

E a musica do porco aranha?

ceis são froxos isso sim.

Postado em

Especificadamente nenhum, mas como o pessoal gosta poderiamos combinar.

Eu tenho um a/d/s PQ20.2, um Kicker 160SS e um Nakamichi PA-302.

Postado em

Especificadamente nenhum, mas como o pessoal gosta poderiamos combinar.

Eu tenho um a/d/s PQ20.2, um Kicker 160SS e um Nakamichi PA-302.

Opa, comenta ai o que acha deles tocando ? :vts

ADS eu ja ouvi e é bão hein

Postado em

Eu cheguei a comparar a/d/s x Kicker e a/d/s x Nakamichi.

O Kicker é mais musical que o a/d/s. Mais natural nos agudos, porém no geral o a/d/s é melhor. Mais clínico, a imagem é muito melhor, palco mais largo e profundo, vale a pena a diferença para mim.

O Nakamichi é tudo que o a/d/s é, porém melhor. Precisão tonal melhor, mais musical, um tiquinho mais largo o palco, a profundidade e disposição dos instrumentos melhora bastante, bem como a separação e estabilidade da imagem (sem "rainbow"), chegando no famoso "pinpoint" de imagem.

Review subjetivo dos infernos e cheio de power words audiófilas, mas acho que dá pra entender. Testados no mesmo sistema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...