Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiago_mansur

DefiniÇÃo : Cross Ativo X Passivo ?

Recommended Posts

Ai galera ja troquei uma idéia com várias pessoas sobre fazer corte ativo no cd e não utilizar o xover do kit ... mas queria os prós e contras de se fazer isso???

Me disseram que o corte ativo é bem melhor que o passivo ..." vc ja manda o sinal certinho para o amplificador", entre outras coisas tb.

O kit em questão é o txc 6.1 da mtx (ele já tem entrada no xover pra bi-amplificação).

Iria utilixar o cross do meu 880prs em modo pro de 3 colunas !

Já pegeuei os dados direto com a mtx:

- ponto de corte original do cross do kit é 2.5kz

- atenuação do corte é 18db/oit

Pretendo fazer o corte como o cross original do kit , se for preciso só mudar as atenuações do corte...

Por favor ajudem ai ...

------

Ai galera de tanto pensar acho que achei uma solução para meu sistema... estou querendo compra um kit bom de alta potência para bi-amplificar.

Meu sistema hj é : 880prs ; banda 5.0 performance ; mtx 5512 ; cabos rgc 59

A configuração do meu banda é 1 canal de 300rms pro sub , e 4 canais de 75rms em 4 ohm pro stereo.

Estou pensando em pegar um kit tipo o txc6.1 da mtx ou o sak 650 da swiss, retirar o cross original e fazer um cross ativo no meu cd, da certo ??? :huh:

Fazendo isso posso retirar o cross original do kit ou tenho que deixá-lo???

É necessário que eu siga os cortes do cross original do kit né ???

A impedância dos componentes do kit é tudo 4 ohm, ou é o cross que acerta isso ??? Pq se for o cross terei que deixa-lo né ??

O único perigo nesse sistema é deixar passar freq. baixa pro tweeter e queimá-lo ???

A potencia teria que ser + ou - equivalente a do módulo , correto ???

Vcs tem alguma opnião de kit bom que de certo nesse meu projeto ???

Agradeço desde já , valeu ... :rever1:

Tópicos unidos em 15/07 - Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc optar em pegar o txc 6.1, deixe o cross dele no lugar Thiago, seria um desperdício tirar ele pra fazer corte ativo, mesmo pq o cross é bem acertado, não deixa muitos vales na transição e o tw desce muito. Fora a proteção q tem pro tw, o ajuste de ângulo do mid em até 60º e a atenuação do tw em até 6db. Esse swiss em específico nunca escutei, mas oq ouvi é muito fraco, ruinzinho mesmo. Se for pegar swiss, vá de nar ntaum, ouvi e achei honesto, embora meio apagado tb, mas muito melhor q swiss.

T+,

Alexandre.

EDIT: Esqueci de mencionar q o txc vem preparado pra bi-amp, o cross dele aceita.

Compartilhar este post

Link para o post
Estou pensando em pegar um kit tipo o txc6.1 da mtx ou o sak 650 da swiss, retirar o cross original e fazer um cross ativo no meu cd, da certo ??? 

certinho!

Fazendo isso posso retirar o cross original do kit ou tenho que deixá-lo???

Vai retirar!

É necessário que eu siga os cortes do cross original do kit né ???

Não necessariamente voce vai ter que seguir os mesmos cortes.... mas isso depende muito dos alto falantes que voce usa, então, acho mais interessante manter os cortes originais, pra nao dar problema.

A impedância dos componentes do kit é tudo 4 ohm, ou é o cross que acerta isso ??? Pq se for o cross terei que deixa-lo né ??

Acredito que seja o seu kit mesmo! de qualquer jeito, como voce usaria canais diferentes pros mids e pros tweeters, nao tem problema :)

O único perigo nesse sistema é deixar passar freq. baixa pro tweeter e queimá-lo ???

Não, esse é apenas um dos perigos. O outro grande perigo é voce regular os ganhos errado e queimar um dos componentes assim :P

A potencia teria que ser + ou - equivalente a do módulo , correto ???

Apenas nao mande distorção que voce pode mandar muito mais potencia

Vcs tem alguma opnião de kit bom que de certo nesse meu projeto ???

Você nao disse nenhum orçamento... Mas os Mbquart acima d série reference ja vem prontos pra bi-amplificação. De cabeça e de manha assim, eu nao lembro outros, ehehhee

Agradeço desde já , valeu ...

de nada!

Compartilhar este post

Link para o post

Mandou bem Paulo!

Thiago, q bom q vc tá revendo seus conceitos, heim! :legal: Eu te disse q aqui ñ tem panelinha ;) se perguntar direitinho (sabendo tb diferenciar o hi-fi do geral), o pessoal ajuda sim... e lembre-se sempre de ler os artigos. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Estou pensando em pegar um kit tipo o txc6.1 da mtx ou o sak 650 da swiss, retirar o cross original e fazer um cross ativo no meu cd, da certo ??? 

certinho!

Vai retirar!

Não necessariamente voce vai ter que seguir os mesmos cortes.... mas isso depende muito dos alto falantes que voce usa, então, acho mais interessante manter os cortes originais, pra nao dar problema.

Acredito que seja o seu kit mesmo! de qualquer jeito, como voce usaria canais diferentes pros mids e pros tweeters, nao tem problema :)

Não, esse é apenas um dos perigos. O outro grande perigo é voce regular os ganhos errado e queimar um dos componentes assim :P

Apenas nao mande distorção que voce pode mandar muito mais potencia

Você nao disse nenhum orçamento... Mas os Mbquart acima d série reference ja vem prontos pra bi-amplificação. De cabeça e de manha assim, eu nao lembro outros, ehehhee

de nada!

amigo como assim não regular o ganho certo ??? explique melhor é o ganho do módulo ???

e o kit txc 6.1 da mtx é bom ???

Compartilhar este post

Link para o post
Se vc optar em pegar o txc 6.1, deixe o cross dele no lugar Thiago, seria um desperdício tirar ele pra fazer corte ativo, mesmo pq o cross é bem acertado, não deixa muitos vales na transição e o tw desce muito. Fora a proteção q tem pro tw, o ajuste de ângulo do mid em até 60º e a atenuação do tw em até 6db. Esse swiss em específico nunca escutei, mas oq ouvi é muito fraco, ruinzinho mesmo. Se for pegar swiss, vá de nar ntaum, ouvi e achei honesto, embora meio apagado tb, mas muito melhor q swiss.

T+,

Alexandre.

EDIT: Esqueci de mencionar q o txc vem preparado pra bi-amp, o cross dele aceita.

cara mas tipow , o corte ativo é melhor, e vou cortar o mais próximo possível do corte original do kit para não haver problemas ???

se eu deixar corte ativo e passivo é pior , muito corte (corte em cima de corte )

Compartilhar este post

Link para o post
amigo como assim não regular o ganho certo ??? explique melhor é o ganho do módulo ???

O ajuste de ganho é um casamento, por assim dizer. Voce estara deixando a entrada do amplificador no mesmo nivel que a saída do Cd player. Se o ganho do amplificador passar do nivel do cd player, será introduzida no sistema distorçao. E isso é MUITO, absurdamente ruim.

Tem 2 artigos na seção de artigos da autosom.net que explicam bem como ajustar o ganho. da uma olhada la depois ;)

e o kit txc 6.1 da mtx é bom ???

não sei te dizer, nunca escutei alto falantes MTX

cara mas tipow , o corte ativo é melhor, e vou cortar o mais próximo possível do corte original do kit para não haver problemas ???

se eu deixar corte ativo e passivo é pior , muito corte (corte em cima de corte )

Se o seu kit 2 vias aceita bi-amplificação, voce tem as duas opçoes. Deixar o player em modo 2-way e usar os crossovers do kit. Ou deixar o player em 3-way e usar os cortes do player. Eu recomendo usar os cortes nas frequencias e atenuações padrão. Depois voce faz mais testes.

Quanto a usar os dois juntos: não é uma boa opção porque os dois cortes não são perfeitamente iguais. Se fossem, voce apenas teria um corte mais preciso. Como não é assim voce apenas terá dores de cabeça com problemas de fase, e um corte não muito bem definido.

Compartilhar este post

Link para o post

T+,

Alexandre.

Eu já testei o txc com o cross ativo e sem o passivo quando usava um outro aparelho. Cortava o tw lá embaixo, subia o corte, invertia fase, abria ganho, fechava, e sinceramente não vi uma vantagem tão absurda do corte ativo em relação a usar um passivo, no meu caso. A hu que usava era muito parecida, até na sonoridade, com a sua...E sim, o txc é um bom kit.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

O ajuste de ganho é um casamento, por assim dizer. Voce estara deixando a entrada do amplificador no mesmo nivel que a saída do Cd player. Se o ganho do amplificador passar do nivel do cd player, será introduzida no sistema distorçao. E isso é MUITO, absurdamente ruim.

Tem 2 artigos na seção de artigos da autosom.net que explicam bem como ajustar o ganho. da uma olhada la depois ;)

não sei te dizer, nunca escutei alto falantes MTX

Se o seu kit 2 vias aceita bi-amplificação, voce tem as duas opçoes. Deixar o player em modo 2-way e usar os crossovers do kit. Ou deixar o player em 3-way e usar os cortes do player. Eu recomendo usar os cortes nas frequencias e atenuações padrão. Depois voce faz mais testes.

Quanto a usar os dois juntos: não é uma boa opção porque os dois cortes não são perfeitamente iguais. Se fossem, voce apenas teria um corte mais preciso. Como não é assim voce apenas terá dores de cabeça com problemas de fase, e um corte não muito bem definido.

Ah sim ganho do módulo tipow entendo um poquinho disso e no que entendi é :

meu cd é saida de 5v a sensibilidade de entrada do meu módulo é 0,1 a 4v... entaum em teoria poderia deixar tudo em 100% .... é isso ??? :legal:

Então cara vi que o kit da mtx que quero pode ser vendido só os mids e tweeters separados, e tipow tava pensando nisso pq economizarei mó grana ??? Será que rola ... ai farei os cortes padrão do kit !!! Oque acha ??? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

T+,

Alexandre.

Eu já testei o txc com o cross ativo e sem o passivo quando usava um outro aparelho. Cortava o tw lá embaixo, subia o corte, invertia fase, abria ganho, fechava, e sinceramente não vi uma vantagem tão absurda do corte ativo em relação a usar um passivo, no meu caso. A hu que usava era muito parecida, até na sonoridade, com a sua...E sim, o txc é um bom kit.

Abraço,

Alexandre.

Então cara vi que o kit da mtx que quero pode ser vendido só os mids e tweeters separados, e tipow tava pensando nisso pq economizarei mó grana ??? Será que rola ... ai farei os cortes padrão do kit !!! Oque acha ???

Vc sabe quais são os cortes do cross da mtx ????

Compartilhar este post

Link para o post

T+,

Alexandre.

Abraço,

Alexandre.

Então cara vi que o kit da mtx que quero pode ser vendido só os mids e tweeters separados, e tipow tava pensando nisso pq economizarei mó grana ??? Será que rola ... ai farei os cortes padrão do kit !!! Oque acha ???

Uma vantagem em usar o x-over é q terá "proteção" p/tweeters. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

meu cd é saida de 5v a sensibilidade de entrada do meu módulo é 0,1 a 4v... entaum em teoria poderia deixar tudo em 100% .... é isso ??? thumb.gif

não. Seu ganho ficaraá no mínimo! E você não tentará chegar no volume máximo do seu cd player. Caso voce mande os 5v pro amplificador, você passará 1v da sensibilidade máxima do amplificador, isso causará distorção.

O ganho você só aumenta quando a saída máxima do seu cd player é MENOR de que a entrada máxima do amplificador.

Então cara vi que o kit da mtx que quero pode ser vendido só os mids e tweeters separados, e tipow tava pensando nisso pq economizarei mó grana ??? Será que rola ... ai farei os cortes padrão do kit !!! Oque acha ??? huh.gif

é uma opçao, porém não acho que o dinheiro economizado seja realmente muito. Além do que, como disse o Alves ali em cima: proteção para os tweeters.

não.... e se não fossem 7:15 da manha eu até procurava :P Da uma olhada no site da mtx, eles devem ter o manual do kit, la deve dizer ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tô tentando pegar as T/S do mid pra simular uma bota, mas até agora nada, tenta pegar as infos no livechat deles, eu só consegui falar uma vez...ponto de corte não tem no manual, só fala q o corte é 18db/8ª...pakabá.

Mas vc se decidiu pelo txc? Pessoal aqui gosta demais dos mbquart, esse txc briga com a discus, na verdade foi o único mb que escutei, e achei melhor o txc...se vc tiver custo/benefício em pegar o mtx, vá tranquilo, se for pra pagar o preço de uma série mais "alta" da mb, aí tente escutar os dois antes.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

meu cd é saida de 5v a sensibilidade de entrada do meu módulo é 0,1 a 4v... entaum em teoria poderia deixar tudo em 100% .... é isso ??? thumb.gif

não. Seu ganho ficaraá no mínimo! E você não tentará chegar no volume máximo do seu cd player. Caso voce mande os 5v pro amplificador, você passará 1v da sensibilidade máxima do amplificador, isso causará distorção.

O ganho você só aumenta quando a saída máxima do seu cd player é MENOR de que a entrada máxima do amplificador.

é uma opçao, porém não acho que o dinheiro economizado seja realmente muito. Além do que, como disse o Alves ali em cima: proteção para os tweeters.

não.... e se não fossem 7:15 da manha eu até procurava :P Da uma olhada no site da mtx, eles devem ter o manual do kit, la deve dizer ;)

Entaum o negócio do ganho é assim exemplo: cd 2v / amplificador 01 a 4v, ai teria que dar um ganho no amplificador de 50% ???

Baixando o ganho do amplificador eu não estarei perdendo rendimento ??? tipow o ideal para o volume seria no máximo 42, ou seja 2/3 ???

A opção de deixar o cross não é pior, pois ai não teria corte ativo em cima de corte passivo ??? Isso não prejudica ??? Ouvi dizer que sempre é melhor corte ativo ao invés de passivo ???

No manual do kit não fala a freq. de corte do cross só fala a atenuação de 12db/oit pro mid e 18db/oit pro tweeter , só encontrei lá as freq. de atuação do tweeter (frequency response) 3.500hz a 25.000hz, possso usar esse corte no tweeter ???

As frequency response do mid são 43hz a 250hz ta certo isso ???

Compartilhar este post

Link para o post
A opção de deixar o cross não é pior, pois ai não teria corte ativo em cima de corte passivo ??? Isso não prejudica ??? Ouvi dizer que sempre é melhor corte ativo ao invés de passivo ???

O seu player fará o corte HP em 50Hz (por exemplo) e o x-over do kit fará o corte p/mid/tw. É assim mesmo. O q ñ pode é cortar pelo player e pelo amp juntos. Tem q ser um ou outro.

Compartilhar este post

Link para o post

thiago, jah tenho teu msn e tal.. seguinte

aquele mid nao eh o mesmo do kit, eh outra coisa ok?

o do kit responde junto ao tweeter com uma frequencia de 43hz-25khz

e aquele 6.0 eh um mid pra formar um kit 3 vias... só atinge 43hz-250hz...

entao nao sao peças separadas!

Compartilhar este post

Link para o post
Tô tentando pegar as T/S do mid pra simular uma bota, mas até agora nada, tenta pegar as infos no livechat deles, eu só consegui falar uma vez...ponto de corte não tem no manual, só fala q o corte é 18db/8ª...pakabá.

Mas vc se decidiu pelo txc? Pessoal aqui gosta demais dos mbquart, esse txc briga com a discus, na verdade foi o único mb que escutei, e achei melhor o txc...se vc tiver custo/benefício em pegar o mtx, vá tranquilo, se for pra pagar o preço de uma série mais "alta" da mb, aí tente escutar os dois antes.

Abraço,

Alexandre.

não achei os pontos de corte tb !!!

acho que vo pego esse mtx mesmo ... a única dúvida é em relação ao corte se deixo ou não o cross ou se faço ativo...

que se acha ??? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço,

Alexandre.

acho que vo pego esse mtx mesmo ... a única dúvida é em relação ao corte se deixo ou não o cross ou se faço ativo...

Como já foi dito, vc usa o crossover do kit e tb faz o corte no player (ou no amp).

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço,

Alexandre.

Como já foi dito, vc usa o crossover do kit e tb faz o corte no player (ou no amp).

mas alves o sistema de corte que quero fazer é um sistema independente para cada via ( mid e tweeter) , pois farei bi-amplificação no kit !!!! será que não ficará bem melhor fazer o corte passivamente ??? Irei usar o sistema pró do cd aquele que tem 3 colunas de regulagens (high, mid, low).

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço,

Alexandre.

mas alves o sistema de corte que quero fazer é um sistema independente para cada via ( mid e tweeter) , pois farei bi-amplificação no kit !!!! será que não ficará bem melhor fazer o corte passivamente ??? Irei usar o sistema pró do cd aquele que tem 3 colunas de regulagens (high, mid, low).

Mesmo assim, ainda usaria o xover p/os tweeters... p/proteção. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Thiago, percebo q está empolgado com a possibilidade de usar o 3-way da sua hu, mas antes de fazer isso, teste com o cross, e depois tire ele e tente os cortes ativos, é a melhor maneira de se decidir, oq ficar mais agradável vc deixa. E não esqueça de comentar resultados.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai galera enviei um e-mail para mtx pedindo os pontos de cortes originais do kit txc 6.1 recebi a resposta abaixo:

Hello Thiago,

We cross the tweet over at 2.5k and up, and the 6.5 plays 2.5K and down. We

do not HIGH pass the LOW end for the mid.

thanks

Se alguem puder traduzir certinho para todos nós inclusive a mim agradeço... :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Ai galera enviei um e-mail para mtx pedindo os pontos de cortes originais do kit txc 6.1 recebi a resposta abaixo:

Hello Thiago,

thanks

Se alguem puder traduzir certinho para todos nós inclusive a mim agradeço... :rever1:

Olah Thiago,

Nós cortamos o tweeter a 2,5 KHz, tocando acima disso, e o 6,5 [mid] toca 2,5 KHz pra baixo. Nós não Fazemos a passa alta [High-pass] dos graves para o mid.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Hello Thiago,

thanks

Ijos de la puta madre!!!

Mandei várias vezes este mesmo email, e não me responderam...

Mas é isso, agora c sabe os cortes do cross e eu tb..gostei do corte do tw...falo q desce bastante, tá aí o corte.

Ps.: ontem estava "testando" rcas com meu estalador, ele diz q num dá muita diferença preceptível essas coisas, aí fui mostrar q dava...deixei só o kit kigado, e começamos a ouvir, aí ele falou: "po, desliga o sub cara"...eu: "sub tá desligado", ele: "num pode". aí teve q decer do carro e colocar a mão no cone do sub pra ver q não tava vibrando...kkkk, ficou de cara. E está na porta tratada com anel de mdf...e o carro não e nenhum golf, é um pug206...

C vai gostar desse kit, dá pra cortar o mid dele muito baixo, a excursão do cone permite. Só espere uns dias pra amaciar, o meu agora q dá pra dizer q tá amaciado, e faz tempo q uso, já passou minha fase de spl, e sobreviveu...hehhe.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

Hello Thiago,

We cross the tweet over at 2.5k and up, and the 6.5 plays 2.5K and down.  We

thanks

Ijos de la puta madre!!!

Mandei várias vezes este mesmo email, e não me responderam...

Mas é isso, agora c sabe os cortes do cross e eu tb..gostei do corte do tw...falo q desce bastante, tá aí o corte.

Ps.: ontem estava "testando" rcas com meu estalador, ele diz q num dá muita diferença preceptível essas coisas, aí fui mostrar q dava...deixei só o kit kigado, e começamos a ouvir, aí ele falou: "po, desliga o sub cara"...eu: "sub tá desligado", ele: "num pode". aí teve q decer do carro e colocar a mão no cone do sub pra ver q não tava vibrando...kkkk, ficou de cara. E está na porta tratada com anel de mdf...e o carro não e nenhum golf, é um pug206...

C vai gostar desse kit, dá pra cortar o mid dele muito baixo, a excursão do cone permite. Só espere uns dias pra amaciar, o meu agora q dá pra dizer q tá amaciado, e faz tempo q uso, já passou minha fase de spl, e sobreviveu...hehhe.

Abraço,

Alexandre.

Cara, fugindo um pouco, mas é pq vc tocou no assunto aí. Vc botou anel de MDF na porta do pug 206? Como vc fez, tirou o suporte original?? Tem fotos? Botou manta tb? O meu 206 tem manta mas não consegui ver um jeito pra substituir o suporte de plástico original. Manda MP pra mim pra não desvirtuar o tópico...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...