Ir para conteúdo






  • Novo Tópico
  • Responder

fonte 40 amp para tocar modulo sem auxilio de bateria tuto arumado

47 respostas neste tópico

#1
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt
aew gente estava pansando no forum e resolvi arumar meu tuto tao zuado
Materiais necesario

1 nobreak velho
4 capasitor 4700uf 25v
1ponte de diodos de 50 amps

Montagem

Desmonte o nobreak velho e retire o trafo que ele tem dentro um igual da foto abaixo

fonte

Imagem Postada

entrada 127 volts fio preto e laranja

Imagem Postada

saida de corente12 ac nao retificada

Imagem Postada

ligue a ponte de seguinte forma onde tem ~ vc coloca fio do trafo onde tem + ou - sao a saida

Imagem Postada


3° pegue os capasitores e coloque ele na saida de 12v da ponte ligado em paralelo (negativo com negativo positivo com positivo (lembrando o lado que tem uma listra cinza e o lado negativo

se tiverem duvidas e so perguntar


creditos GABRIEL TOMASONI

Imagem Postada

Editado por GabrielTomasoni, 18 dezembro 2010 - 21:29 .


#2
benerofonte

benerofonte

    membro master

  • Membro
  • Posts: 613
  • Cadastrado: 15/08/2010
  • Cidade:Brasilia/DF
E lá vamos nós(e lá vamos nós, lá vamos nós...lá vamos nós...)


#3
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt

 benerofonte, em 18 dezembro 2010 - 10:07 , disse:

E lá vamos nós(e lá vamos nós, lá vamos nós...lá vamos nós...)

vc vai tentar fazer uma ?

Editado por GabrielTomasoni, 18 dezembro 2010 - 10:11 .


#4
((thytoin.))

((thytoin.))

    membro advanced =P

  • Membro
  • Posts: 5590
  • Age: 29
  • Cadastrado: 15/05/2010
  • Cidade:washington DC
opa, achei o topico hehehe

bom vejamos algo.

uma ponte formada com 4 diodos 6A10 suporta teoricos 12 amperes... de onde tirou 40A ?

sabe algo sobre dimencionamento de cabos ?

no maximo com 10A vc alimenta um cl 500 heim... de 60W

Editado por marcelomoti, 18 dezembro 2010 - 17:17 .


#5
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt

 ((thytoin.)), em 18 dezembro 2010 - 13:28 , disse:

opa, achei o topico hehehe

bom vejamos algo.

uma ponte formada com 4 diodos 6A10 suporta teoricos 12 amperes... de onde tirou 40A ?

sabe algo sobre dimencionamento de cabos ?

no maximo com 10A vc alimenta um cl 500 heim... de 60W


ediT:


pra um garoto de 13 anos.. nada mal.. ( o começo é assim mesmo !!) estuda firme aí maninho...

em mais assim sou iniciante em eletronica mais tipo vc coloca aqueles multimetro que tem um alicate na frente ele acusa 40 amp e empura um booster de 1200  rms mas ela esquenta bem mas pro meu serviso ela e top

Editado por GabrielTomasoni, 18 dezembro 2010 - 13:40 .


#6
((thytoin.))

((thytoin.))

    membro advanced =P

  • Membro
  • Posts: 5590
  • Age: 29
  • Cadastrado: 15/05/2010
  • Cidade:washington DC
40Ah vc frita os diodos heheeh...  se o trafo é bom, monte uma ponte retificadora pra suportar até 1/3 a mais q a corrente maxima do trafo.

no mais.. tá bom segue em frente na área.. faça cursos depois faculdade... (quanto mais mió !)

e use capacitores com 25V de isolação já que seu trafo rende 12V, alguma coisa. e no pico da CA carregam os mesmos em 16V...
uns 4 cap. de 4700uF x25 V em paralelo.

eu comecei assim tb...  brincando com transformadores..  diodos  tomando choque de flyback e tubos de TV hahahaha ( no mais muito cuidado garoto !!!) :legal:

edit: evite abrir topicos repetidos. use oque vc já tem.

Editado por ((thytoin.)), 18 dezembro 2010 - 13:54 .


#7
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt
blz emtao e so eu aumentar os capasitores que vou ter melhor rendimento,
tenho muito desses trafos mas teria como interligar 2 trafos ?

e tenho um bem grande de nobreak grande tem como colocar mais diodos ??
fiquei sabendo tmb que que tem alta voltagen dentro do tubo quando tirei uma chupeta do flyback e inventei de colocar o dedo la dentro  um baita pulo KKKKKKKKKKKK

Editado por GabrielTomasoni, 18 dezembro 2010 - 14:02 .


#8
((thytoin.))

((thytoin.))

    membro advanced =P

  • Membro
  • Posts: 5590
  • Age: 29
  • Cadastrado: 15/05/2010
  • Cidade:washington DC
irmão cuidado ! quando for remover uma chupeta de flyback descarregue o tubo com uma chave de fenda ( com cabo plastico pra isolação !)  oque acontece que o tudo funciona como se fosse um capacitor.  e fica carregado,, a corrente é baixa porem em alta tensão em tubos de TV's em cores de 20K a 25Kvolts !

sobre diodos.. vc acha uma ponte pronta já, é só soldar ou parafusar os fios em seus terminais ...


http://produto.merca...a-50a-1000v-_JM

veja como é uma ponte, ela possui 4 diodos internamente. esse exemplo pra 50Ah.

em comercios de componentes eletronicos ou pela net.. vc encontra ... é só pedir uma ponte retificadora de 20, 30, 50 Amperes.. que seja..

os trafos vc pode montar sim uma fonte utilizando 2 trafos.. 2 pontes, 2 bancos de capacitores.

se os trafos tem mesma tensão de saida, vc retifica usando as pontes em seguida ligue elas em paralelo depois aos bancos de capacitores !

capacitores  em paralelo soma-se a capacitancia e mantem a tensão de isolação.
capacitores em serie (ex. 2 de 2200uF) cai pela metade a capacitancia e dobra a tensaõ de isolação !

vai brincando aí..  com isso.. estude  ligações em paralelo e serie, resistencia e tals... :legal:


#9
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt
creio que o trafo seja bom por que coloco o volume bem alto so esquenta os diodos o trafo fica de boua  

vc e emgenheiro eletronico ???


#10
((thytoin.))

((thytoin.))

    membro advanced =P

  • Membro
  • Posts: 5590
  • Age: 29
  • Cadastrado: 15/05/2010
  • Cidade:washington DC

 GabrielTomasoni, em 18 dezembro 2010 - 14:36 , disse:

creio que o trafo seja bom por que coloco o volume bem alto so esquenta os diodos o trafo fica de boua  

vc e emgenheiro eletronico ???

então substitua os diodos por outros maiores, ou uma ponte dessas que te mostrei.

sou  tecnico em eletronica.


#11
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt

 ((thytoin.)), em 18 dezembro 2010 - 15:07 , disse:

então substitua os diodos por outros maiores, ou uma ponte dessas que te mostrei.

sou  tecnico em eletronica.

eu vou pedir uma ponde de 50 amp e 4 eletroliticos 4700/25v em paralelo num trafo que eu tenho aqui da vou a com fonte sosinha sem auxilho de bateria

Editado por GabrielTomasoni, 18 dezembro 2010 - 15:33 .


#12
((thytoin.))

((thytoin.))

    membro advanced =P

  • Membro
  • Posts: 5590
  • Age: 29
  • Cadastrado: 15/05/2010
  • Cidade:washington DC

 GabrielTomasoni, em 18 dezembro 2010 - 15:20 , disse:

eu vou pedir uma ponde de 50 amp e 4 eletroliticos 4700/25v em paralelo num trafo que eu tenho aqui da vou a com fonte sosinha sem auxilho de bateria
ao alimentar um modulo com esse tipo de fontes monitore a tensão de alimentação pra que não passe de 14,4Volts e nem seja menor que 11V mesmo em alto consumo . :legal:


#13
Luiz Henrique

Luiz Henrique

    Palassi!

  • Membro Pró
  • Posts: 4436
  • Age: 23
  • Cadastrado: 10/11/2008
  • Cidade:Colatina - ES
Quero ver o praia comentando nisso  :rolleyes:


mas tipo cara... 40A nao da nao..mas un 15 na saturaçao da fonte acho que tira sim = )


se quiser mais potencia so ligar varias fontes juntas...eu tenho alguma paradas aqui..so que a tençao de saida e baixa 11.alguma coisa..mas da pra ligar um ampzinho legal..

parabens... vlw a iniciativa!

Editado por Luiz Henrique, 18 dezembro 2010 - 16:33 .


#14
((thytoin.))

((thytoin.))

    membro advanced =P

  • Membro
  • Posts: 5590
  • Age: 29
  • Cadastrado: 15/05/2010
  • Cidade:washington DC

 Luiz Henrique, em 18 dezembro 2010 - 16:30 , disse:

Quero ver o praia comentando nisso  :rolleyes:



o Praia  não sabia a idade do rapaz..(quando comentou no outro topico heheheh ) bom eu penso que não.


#15
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt
pronto arumei creio que agora de os 40amps avaliem e me digao

quanto ao praia ele estava cometendo flood

Editado por GabrielTomasoni, 18 dezembro 2010 - 21:35 .


#16
((thytoin.))

((thytoin.))

    membro advanced =P

  • Membro
  • Posts: 5590
  • Age: 29
  • Cadastrado: 15/05/2010
  • Cidade:washington DC

 GabrielTomasoni, em 18 dezembro 2010 - 21:19 , disse:

pronto arumei creio que agora de os 40amps avaliem e me digao

então amiguinho...

primeiramente vc precisa saber se o trafo rende essa corrente !

pelo porte fisico dele (no que deu pra ver...) paresse não render mais que 10Amperes nominais.

fazer ele dar 40Ah é facil basta extrair ao maximo da potencia dele causando queda muito grande de tensão.

ou seja se ele tiver uma queda de 10 volts ele deve beirar essa corrente hehehehe

vc não deve só medir a corrente  com um alicate amperimetro, e sim tb a tensão. ( multimetro conferindo e o alicate amperimetro medindo a corrente !  ) e olhar o ponto exato em que começa a haver quedas minimas,
aí vc saberá o quanto realmente sua fonte rende em corrente.


#17
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt

 Luiz Henrique, em 18 dezembro 2010 - 16:30 , disse:

Quero ver o praia comentando nisso  :rolleyes:


mas tipo cara... 40A nao da nao..mas un 15 na saturaçao da fonte acho que tira sim = )


se quiser mais potencia so ligar varias fontes juntas...eu tenho alguma paradas aqui..so que a tençao de saida e baixa 11.alguma coisa..mas da pra ligar um ampzinho legal..

parabens... vlw a iniciativa!

vc zuou bantante de min no outro post

tem como fazer ela dar 40 amp sim  so mudar os diodos creio que seja isso


#18
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt

 ((thytoin.)), em 18 dezembro 2010 - 21:40 , disse:

então amiguinho...

primeiramente vc precisa saber se o trafo rende essa corrente !

pelo porte fisico dele (no que deu pra ver...) paresse não render mais que 10Amperes nominais.

fazer ele dar 40Ah é facil basta extrair ao maximo da potencia dele causando queda muito grande de tensão.

ou seja se ele tiver uma queda de 10 volts ele deve beirar essa corrente hehehehe

vc não deve só medir a corrente  com um alicate amperimetro, e sim tb a tensão. ( multimetro conferindo e o alicate amperimetro medindo a corrente !  ) e olhar o ponto exato em que começa a haver quedas minimas,
aí vc saberá o quanto realmente sua fonte rende em corrente.

tenho um trafo de nobreak grande aki ele da uns 5 kilo esse eu acho que da sim sera

esse pequeno da uns 3 quilos e se vc quiser ver um de perto e so vc desmontar um nobreak lembrando ne ele tambem toca um inversor de 12 pra 127 dentro do nobreak

e como vou fazer pra ela dar consumo pra poder medir porque no mudulo ela nao baixa de 16 v

Editado por GabrielTomasoni, 18 dezembro 2010 - 21:49 .


#19
((thytoin.))

((thytoin.))

    membro advanced =P

  • Membro
  • Posts: 5590
  • Age: 29
  • Cadastrado: 15/05/2010
  • Cidade:washington DC

 GabrielTomasoni, em 18 dezembro 2010 - 21:41 , disse:

vc zuou bantante de min no outro post



maninho releve isso !

procure estudar mais, aqui é um forum serio entende hehehehe
quando as pessoas veem algo mal explicado já é zoado mesmo hahaha normal !

outra q tu é muito novo, tem que aprender muito ainda, então 1° estude..

procure um senai da vida, faça aprendizagem, depois tecnicos, ou pule direto pra uma engenharia sacas !

no mais, não é trocando os diodos que sua fonte vai render 40Ah...
com a nova ponte só não vai esquentar mais apemnas isso.
oq define  a capacidade de corrente é a potencia do trafo.

faça como eu te expliquei meça simultaneamente a corrente e a tensão ! se der essa corrente a 12V..
tu tá de parabens.. se não der, vc já sabe, eu expliquei ! hehe


#20
((thytoin.))

((thytoin.))

    membro advanced =P

  • Membro
  • Posts: 5590
  • Age: 29
  • Cadastrado: 15/05/2010
  • Cidade:washington DC

 GabrielTomasoni, em 18 dezembro 2010 - 21:44 , disse:

tenho um trafo de nobreak grande aki ele da uns 5 kilo esse eu acho que da sim sera

esse pequeno da uns 3 quilos e se vc quiser ver um de perto e so vc desmontar um nobreak lembrando ne ele tambem toca um inversor de 12 pra 127 dentro do nobreak

pelo peso dele, deve ser bem potente ! meça a tensão de saida, se der por volta de 12 a 14 Vac. está otimo.


#21
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt
amanha de manha vou medir dai te respondo blz !

Editado por GabrielTomasoni, 18 dezembro 2010 - 22:27 .


#22
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt

 ((thytoin.)), em 18 dezembro 2010 - 21:49 , disse:

pelo peso dele, deve ser bem potente ! meça a tensão de saida, se der por volta de 12 a 14 Vac. está otimo.

em mais como vou fazer ele consumir pra poder medir (motor de partida ) pq no modulo ele nao cai de 16v


#23
Rafael_Brasil_123

Rafael_Brasil_123

    hétero assumido

  • Membro
  • Posts: 5554
  • Age: 21
  • Cadastrado: 07/02/2009
  • Cidade:Pelotas - RS
o bom é q em rede 110v o choque é leve :P


#24
GabrielTomasoni

GabrielTomasoni

    membro

  • Membro
  • Posts: 113
  • Age: 17
  • Cadastrado: 03/11/2010
  • Cidade:primavera do leste mt

 Rafael_Brasil_123, em 18 dezembro 2010 - 22:40 , disse:

o bom é q em rede 110v o choque é leve :P

bom se quiser 220 e so colocar o laranja e o amarelo desisao do choque e sua [¨]

Editado por GabrielTomasoni, 18 dezembro 2010 - 22:56 .


#25
fqueiroz

fqueiroz

    novato

  • Membro
  • Posts: 84
  • Cadastrado: 12/01/2008

 ((thytoin.)), em 18 dezembro 2010 - 14:18 , disse:



os trafos vc pode montar sim uma fonte utilizando 2 trafos.. 2 pontes, 2 bancos de capacitores.




Thytoin ligar transformadores em paralelo para alimentar a mesma carga requer mais alguns cuidados. Alem de ser necessário que eles apresentem a mesma relação e sejam ligados com a mesma polaridade é ideal que eles apresentem a mesma resistência serie (geralmente isso ocorre com transformadores de mesma potencia!). Por exemplo, se quisemos alimentar uma carga que ta exigindo 0s 100 W e quisermos fazer isso através de dois transformadores um de 20W e o outro de 80W.. Até ai tudo bem a soma dos dois dá 100 W mas imagine que os dois tenham a mesma resistência série. Caso isso aconteça passará 50w de potencia em cada trafo, e isso é um problema pois um dos transformadores suporta somente 20w!  Logo para este tipo de aplicação o ideal é que se utilize transformadores de mesma potencia e se for possível de mesma marca, pois assim teremos a mesma resistência série e garantiremos que a potencia passante em cada um seja a mesma.  Até podemos usar transformadores de potencias diferentes paralelamente, por exemplo 80W e 20 W, porem é essencial que o transformador de  80 W apresente resistência série menor que o de 20 W para que ele assuma mais carga ou seja o trafo de 80 W deve ter resistência 4 vezes menor que o trafo de 20W. Pois assim o trafo de 80w assumiria 80% da carda e o de 20W assumiria 20%, ai não teria problema algum!

[]’s

Flávio  :legal: