Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

ImOrrIvEL

Qual maquinário necessário pra fazer caixas?

Recommended Posts

Postado em (editado)

Então eu estou com alguns planos futuros e um deles é abrir uma loja de som.. Quero fazer toda parte de construção e acabamento tanto em fibra quanto em MDF. Para isso eu gostaria de saber, quais são os materiais necessários pra começar o trabalho.. E principalmente quais as ferramentas eu vou precisar pra realizar os serviços.. Se puderem passar uma quantidade inicial de material seria de muita ajuda tbm..

A principio eu não quero estar mexendo com fibras, até pq eu to correndo atras de um curso pra trabalhar com isso e vai levar um tempo pra começar.. Mas em todos casos eu já quero colocar aqui no meu planejamento os custos de maquinários e matéria prima pra trabalhar com eles já pra ver se incluo no investimento inicial ou deixo pra depois.

Então meu foco vai ser a principio cortes em MDF e madeiras em geral, provavelmente vou pegar a chapa inteira de MDF (2.80 x 1.75)e outros tipos de madeira pra fazer serviços menores, tampão, corneteiras etc..

Eu penso em começar com uma tico-tico e uma serra circular de bancada, é uma boa? Me falaram que quanto mais dentes e mais finas a serra for, melhor pra não deixar rebarbas certo? Alguma sugestão de marcas, modelos?

Outra coisa é na parte de encarpetar as caixas, eu preciso do básico apenas: carpet, estilete e cola, um grampeador pneumático ou um manual já resolve?

Outra dúvida será que é necessário um compressor? Digo pra pintura de caixas, acabamentos, grampeador, ou da pra ir levando sem o compressor?

Sei que a maioria das dúvidas aqui na prática agente ja vai resolvendo mas quem tiver experiência na área e quiser me ajudar eu agradeço. Sei que são muitas dúvidas que tenho e que ainda vão surgir então fico no aguardo..

Abraços

Editado por ImOrrIvEL
Postado em

Vai uma grana:

Compressor

Grampeador AR comprimido

Pistola

Eletrico:

Furadeira

Parafusadeira

Tico-Tico

Lixadeira orbita (ou outro tipo de lixadeira)

Bancada de corte de chapa de MDF

Tupia

Plaina

Dremel

Esmeril

Fora uma caixa caixa de ferramenta completa

Mais ou menos isso, e nao adianta compra aquelas ferramentas baratinhas, tem que logo as mais robusta, assim evita dor de cabeça.

Postado em

Báaaaasico do básico é uma tico-tico, uma circular, uma furadeira, uma parafusadeira e um grampeador decente.

Pra mim é isso mesmo que o Kleber disse.... Uma tuipa ajuda muuuuito nos acabamentos, mas se vc ainda não sabe mexer, então não adianta. Um compressor também é muito util....

Faz assim, vai fazendo os cursos, e conforme vc for aprendendo, vc vai comprando os equipamentos. Como disse, não vai adiantar vc ter uma MegaUltra oficina recheada de ferramentas e equipamentos se vc não souber opera-los...

[]s e boa sorte aí no seu projeto!!!

RUI.

Postado em

Pra pintura de caixas essas coisas.. qualqer compressorzinho portatil desses vai bem!

grampeador eu sempre usei um desses normal, de pressao, nao é ar comprimido.. e vai bem! nao sei como seria trabalhar SEMPRE com ele.. mas pra fazer oisas de vez em quando, tem servido.

No mais, parafusadeira, furadeira(eu acho que se comprar uma furadeira com velocidade variável e reverse, ja da pra usar ate como parafusadeira), serra circular.. ja da pra começar. E claro, ferramentas como, ferro de solda, estnaho, chaves philips, fenda e as normais que a gnt usa pra desmontar o carro.

Uma coisa, NAO COMPRE parafusadeira a bateria! É HORRIVEL, me arrependi muito..

***Galera, qual nome daquela ferramente que usa pra fazer estrias no mdf pra dobrar a peça? tipo... quando se faz um duto na madeira e faz uma curva com o mdf.. como se faz aquilo?

Postado em

Uma coisa, NAO COMPRE parafusadeira a bateria! É HORRIVEL, me arrependi muito..

***Galera, qual nome daquela ferramente que usa pra fazer estrias no mdf pra dobrar a peça? tipo... quando se faz um duto na madeira e faz uma curva com o mdf.. como se faz aquilo?

minha eh a bateria , 12v, fiz uma adaptacao pra usar ela na bat de carro,ficou legal...

pra dobrar o mdf, pode ser serra circular mesmo...regula ela pro disco nao cortar a madeira profundamente e vai riscando a madeira de leve....

Postado em

Você se refere só a parafusadeira, não é ?

Porque realmente elas são uma @!#!@#!@# ( tirando algumas industriais ). Eu tinha uma furadeira e parafusadeira da DeWalt que era uma maravilha.

Postado em

Tenho 2 furadeiras na fazenda, as duas com velocidade variável e reverse. Uma DeWalt e uma Bosch.. sao otimas! A Bosch ja tem sei lá quanto tempo de uso auheuaheuaheuh

Inclusive usei elas quando fiz a primeira caixa pros meus falantes de 18", pra parafusar e tal..

Postado em

Uma coisa que o tarcizio falou e é verdade... compre tudo de qualidade, para durar para sempre e não te deixar na mão no meio do serviço!

No mais, ja esta com boas dicas por ae!

Postado em

nao da pra esquecer tambem das ferramentas para medição, esquadro trena normal/eletrônica etc... ,também aquela ferramenta q vc adapta no tico-tico para cortar circulos...como dizem quanto mais ferramentas melhor mais rápido e com melhor qualidade sai o serviço :legal:

Postado em

O que tenho e sempre uso é

compressor 20 pés

pistola de pintura para aplicar cola de contato

pistola HVLP para pintura, isso quando usar polyester

pistola alta pressão para P.U, primer e vernis

lixadeira orbital eletrica e outra pneumatica

grampeador pneumatico

pinador pneumatico

serra circular

tico tico

furadeira manual

furadeira de bancada

tupia de coluna

furadeira manual

serra esquadrejadeira

uma porrada de chaves e ferramentas manuais em geral

politriz

esmerilhadeira

plaina

E tudo de marca boa pra não ter dor de cabeça

Cara parece absurdo tudo isso mais vo ti fala que usa viu, logico que fui montando aos poucos, ainda tem algumas coisa no cartão rsrs mais vale a pena pra quem quer fazer uns trampos bem feitos te garanto

O que precisa de alguma dica só fala blz? Abração!

Postado em

Vai uma grana:

Compressor

Grampeador AR comprimido

Pistola

Eletrico:

Furadeira

Parafusadeira

Tico-Tico

Lixadeira orbita (ou outro tipo de lixadeira)

Bancada de corte de chapa de MDF

Tupia

Plaina

Dremel

Esmeril

Fora uma caixa caixa de ferramenta completa

Mais ou menos isso, e nao adianta compra aquelas ferramentas baratinhas, tem que logo as mais robusta, assim evita dor de cabeça.

Vc Esqueceu de uma boa MORÇA ou TORNO DE BANCADA de no mínimo umas 8".

Postado em (editado)

Vlw galera pela ajuda, analisando o que todos falaram to pensando em dar o pontapé inicial assim:

Parafusadeira

Furadeira

Tico Tico

Morsa

Torno

Lixadeira

Será que a Tupia é necessário e de facil manuseio?

Aí um Compressor, mas ja vi que o de 20lbs foge demais do que vai dar pra gastar, pode ser algum menor, tem alguma indicação de marca/modelo? Vou usar apenas pra pintura, ar, cola e grampeador a princípio..

Pistola pra Pintura, Pistola pra Cola

Grampeador pneumatico

e uma serra circular de bancada tipo BT 1800 da B&D já que não to afim de perder um dedo agora, essa parece ser bem segura.. Ai depois quando tiver um funcionario exclusivo da marcenaria eu posso pensar em pegar uma serra de bancada com mesa deslizante pra agilizar o serviço, caso necessite.

Sem contar ainda as bancadas, prateleiras, pelo menos 1 boa caixa de ferramentas completassa, mais as ferramentas especificas que eu tenho um bom ferro de solda..

Como falei não vou poder contratar inumeros funcionarios então como eu sou perfeccionista ao extremo eu mesmo vou fazer essa parte no começo, ai depois aumentando o movimento, eu contrato alguem com experiencia em marcenaria pra cuidar só dessa parte..

Vlw a ajuda de todos quando vierem pra Curitiba a cerveja e o churrasco é por minha conta :legal:

Editado por ImOrrIvEL
Postado em

SEgue uma listinha de equipamentos que da pra voce começar tranquilo

tico tico

http://www.dutramaquinas.com.br/produto/default.asp?secaoID=0&mundoVC=&grupoID=52&subgrupoID=560&produtoID=1741

serra circular (prefira com disco de 7.1/4 aquele grande sabe? mais dificil de ficar torto o corte)

http://www.dutramaquinas.com.br/produto/default.asp?secaoID=0&mundoVC=&grupoID=52&subgrupoID=657&produtoID=1729

Tupia será necessario mais no começo nem tanto

cmpressor essas coisas voe pode adiquirir com o tempo

grampeador pode usar uma rocama, que é o grampeador de mão mesmo sem ser pneumatico

uma boa furadeira e parafusadeira é muito importante e isso precisa ser uma boa, pois se não abre o bico rapido

que eu me lembre é isso

Postado em

Opa estou correndo atrás de um ponto e acho melhor se adequar ao meu público alvo..

Problema é decidir meu público alvo, eu queria algo de giro rápido, mas analisando melhor eu venho com a idéia de montar algo inovador, uma loja diferenciada, com pessoas que vou investir em treinamentos, e creio que pelo nível de trabalho e dedicação que eu quero realizar não vou ter como competir com os preços de uma loja mais "bairrista"...

Sendo assim eu acho melhor pegar um local com público alvo com maior poder aquisitivo que valorizará a qualidade do serviço e atendimento.. Claro que não vou elitizar a loja penso em trabalhar com produtos de giro fácil, marcas conhecidas bravox, selenium, pioneer, etc etc e alguns SQ de entrada, tipo kit e sub basico, NAR, Hertz no máximo..

Aqui na cidade vejo que o pessoal ta pegando gosto pela moda do "Pancadão" então trabalhar com Eros, Ultravox, Taramps, Stetsom, Hard Power etc.. tbm acho bacana.. Mas com o menor estoque possível sempre, trabalhar mais com encomenda mesmo pois acho que o giro desse nicho não é tão grande que mereça uma atenção especial..

Eu to achando que o giro maior vai ser em acessórios, automação de vidros elétricos, alarmes, película e outras coisas como centrais multimídias, dvd nos encostos para criançada, sensor de estacionamento, atualização de GPS etc..

Eu queria trabalhar apenas com som, mas to vendo que isso é quase impossível nos dias de hj não da pra se negar o crescimento dos carros importados e da facilidade de financiamento dos veiculos e com isso, este público em si, está em grande crescimento aqui na cidade e vou ter que explorar tal mercado..

Fui atras de linhas de crédito e acho que o melhor jeito pra adquirir maquinário é através do cartão BNDES né? Será que tem bastante empresas que aceitam este cartão?

Agora preciso terminar meu plano de negócios, principalmente a parte das despesas fixas e pré-operacionais e determinar um fluxo de caixa pros próximos anos o mais próximo da realidade...

Vlw a ajuda de todos, espero contar com a participação da galera e com fé vou tirar o projeto do papel em breve. Espero em breve estar atualizando aqui, com a escolha do local, a escolha do nome, logo, cores da loja, reformas, maquinarios, design, estoques e tudo mais..

Abraços

Postado em

É cara ta com o pensamento correto sim, o carro chefe hoje em dia de lojas desse ramo tem sido os acessórios mesmo, devido ao alto lucro e procura cada vez maior por estes serviços

Na minha região o que tem mantido muitas lojas de portas abertas tem sido apenas o insufilm pois não tem maquinarios, não tem mão de obra qualificada para serviços de sonorização mais elaborados.

Estou tambem abrindo uma loja, acredito que dentro de 1 mes estará aberta, também com uma ideia proxima da sua, não pretendo trabalhar com o que vejo aqui na região 2 subs e 6 cornetas por exemplo, é moda.

Fiz uma pesguisa de campo e notei uma lacuna muito grande no mercado da região, no caso região norte de São Paulo capital, os clientes tem acesso a lojas que trabalham de forma errada, com serviços mal acabados, que queimam equipamentos direto e etc.

E se quiser algo melhor ja passa para as lojas de serviços exemplares mais de valores abusivos, como krokocar, cocuroci, Kranio sound etc.

Pretendo preencher esta lacuna de mercado, onde o cliente pode ter um serviço de valores aceitaveis, logico que justos pela qualidade, más nada absurdo, e uma qualidade superior tanto em sistemas simples como em projetos mais elaborados.

Ja temos o nome da loja o local, maquinarios, mão de obra, um nome ja de certo peso devido ao site e projetos que publico e etc.

Espero que de certo tanto pra mim quanto para voce, vamos conversando, acredito que haverá coisas que posso te ajudar e vice versa ok?

Abração! e boa sorte.

• Upvote 1
Postado em

É cara ta com o pensamento correto sim, o carro chefe hoje em dia de lojas desse ramo tem sido os acessórios mesmo, devido ao alto lucro e procura cada vez maior por estes serviços

Na minha região o que tem mantido muitas lojas de portas abertas tem sido apenas o insufilm pois não tem maquinarios, não tem mão de obra qualificada para serviços de sonorização mais elaborados.

Estou tambem abrindo uma loja, acredito que dentro de 1 mes estará aberta, também com uma ideia proxima da sua, não pretendo trabalhar com o que vejo aqui na região 2 subs e 6 cornetas por exemplo, é moda.

Fiz uma pesguisa de campo e notei uma lacuna muito grande no mercado da região, no caso região norte de São Paulo capital, os clientes tem acesso a lojas que trabalham de forma errada, com serviços mal acabados, que queimam equipamentos direto e etc.

E se quiser algo melhor ja passa para as lojas de serviços exemplares mais de valores abusivos, como krokocar, cocuroci, Kranio sound etc.

Pretendo preencher esta lacuna de mercado, onde o cliente pode ter um serviço de valores aceitaveis, logico que justos pela qualidade, más nada absurdo, e uma qualidade superior tanto em sistemas simples como em projetos mais elaborados.

Ja temos o nome da loja o local, maquinarios, mão de obra, um nome ja de certo peso devido ao site e projetos que publico e etc.

Espero que de certo tanto pra mim quanto para voce, vamos conversando, acredito que haverá coisas que posso te ajudar e vice versa ok?

Abração! e boa sorte.

Poxa Moica que ótima essa notícia tbm, com certeza vou estar torcendo aqui pelo sucesso da sua loja..

Essa mesma lacuna que vc ve no mercado na sua cidade é o que eu vejo aqui na minha cidade tbm, ou paga-se um valor altissimo por um serviço de nome, que ja vi casos do serviço não ser tão bom mas não vem ao caso, ou então vc coloca na loja do zé que parou no tempo do Pioneer Impp e quando vc chega falando em amps de alta potencia, baterias, fontes, etc. ele nem sabe dialogar com vc...

Eu vou levar mais tempo pra abrir do que vc, mas se der tudo certo no máximo nuns 2 meses quero ta com a porta aberta, claro que ainda devagar e longe do que eu planejo fazer, mas ja pra ir ajudando a pagar as despesas..

Tenho ótimas amizades com alguns distribuidores de produtos aqui da cidade, então isso ja me deixa um pouco mais seguro tbm..

Eu tenho o nome da loja decidido e um local em vista que estou esperando a resposta do proprietário mas a corretora me falou que ele deve aceitar ela então já estou mais animado tbm..

Fora isso vou ter bastante coisa pra fazer na loja, pelo que vi vou precisar de faxada nova, tomadas (só tem os fios), fazer uma rampa pra entrar com o carro dentro da loja, fazer uma porta de uns 3 metros de vidros que correm para os lados para entrar com os carros.. Pintura nova vai ter que fazer tbm.. Pelo menos internamente, fora acho que não precisa.. A sala está vazia por dentro então vou ter que dividir ela pra conseguir colocar uns 5 carros dentro, mais uma recepção, um almoxarifado e um lugar pra fazer os box, pintura etc...

Aí não tem mais fim, é contrato social, contador, junta comercial, alvará, seguro da loja (patrimonial) e seguro com acidentes dentro dela, fazer o site, registra dominio, registrar o nome da loja no INPI entre outras coisas burocraticas..

Ai começa o investimento em ativo pré-operacional, maquinario, estantes, prateleiras, bancadas, ferramentas, estoques, matérias primas, computador, sofá, bebedourou, cafeteira e ai vai $$.. se botar no papel a lista parece infinita =/

Mas acho que o tenho mais receio é achar bons funcionários, mas vou em contato com pessoal que é do ramo e pedir pessoas indicadas..

Aí tem o gasto com uniforme, banners, avisos, faixas, panfletos, e o mais caro que é um painel luminoso na frente do local..

E claro né, conseguir um bom financiamento pra tudo isso rs..rs..

Bom vamos nos falando.. Qualquer coisa me add no msn tbm ounao@brturbo.com que agente troca uma idéia..

Agora tbm to esperando a resposta da locação se tudo der certo ai eu aviso aqui.. E vou postando passo a passo como está indo o projeto, desde a reforma, plantas, cores do nome da empresa, da pintura interna, tudo mesmo...

Abraços

Postado em

Cuidado... são as modas que mantém as lojas... se vc quer lucrar, tem que trabalhar com o que tiver... :vts

Quanto à lacuna, preste sempre atenção não apenas ao que falta no mercado, mas ao que seu consumidor sente falta. Especialmente no ramo de som automotivo, existem dois tipos de consumidor: O que paga e o que não quer pagar, logo, vai pagar o mínimo possível, desde que saia tocando.

Tenha isto em mente na hora de fazer investimentos, especialmente em maquinário e, principalmente, em ESTOQUE, pois muita coisa pode acabar acumulando poeira..

O ideal é abrir e prestar atenção ao seu público. Veja qquem te frequenta!

Vou dar um exemplo interessante, aqui perto de casa...

Uma senhorita resolveu investir sua granaa em uma choperia pro público que mora aqui no meu bairro. Aqui é uma região de condomínios, alguns caríssimos, alguns nem tanto, e é passagem pra um outro "bairro" não muito "chique".

Bem, ela abriu uma choperia pensando no público rico, cardápio com capaccio e tudo mais. Fui lá pra conhecer, tomei um uísque MUITO mal servido, e vi uma casa VAZIA. Simplesmente porquê o público dela vai a locais tradicionais, e o público que poderia ir até lá fica intimidado por um cardápio onde os petiscos estão escritos em inglês e francês, e são acompanhados por molhos como "blue cheese".

Não dou 2 meses pra falir, infelizmente. Isto me deixa triste, mas como ela não pensou em nenhum esquema de feedback, e nem tá afim de ajuda profissional, só posso olhar de longe.

Ou seja: Preste atenção em quem te frequenta...

Postado em

registrar o nome da loja no INPI

Registro no INPI, só se o seu nome não contiver palavras de domínio público. É melhor você registrar a marca, não o nome.

Além disto, o registro no INPI do nome não é obrigatório, bastaa que você tenha o seu nome fantasiaa registrado no contrato social que você está protegido.

Postado em

Registro no INPI, só se o seu nome não contiver palavras de domínio público. É melhor você registrar a marca, não o nome.

Além disto, o registro no INPI do nome não é obrigatório, bastaa que você tenha o seu nome fantasiaa registrado no contrato social que você está protegido.

Realmente o nome que vou usar são todas palavras de dominio publico por isso vou registrar apenas a marca em si, a logo, etc.. O registro não é obrigatório mesmo, mas acho que o valor do investimento no INPI é de certa forma baixo.. E vc evita de outras pessoas usarem uma logo ou um nome (mesma fonte letra, tamanho) exatamente igual ao seu.. Mas ainda não cheguei na parte de criação de uma logo própria então isso não vai ser uma coisa de início.. Mas como leva 5 anos pra conseguir sair o registro em definitivo, quanto mais cedo der entrada melhor..

Abraços

Postado em

Beleza amigo sobre as ferramentas :Se tiver boa pratica com as mãos vai ser facil tu vai tirar de letra :legal::legal::legal:

Sobre a tupia cara é das melhores ferramentas que possuo a primeira vez que utilizei a peça ficou horrivel mas com o tempo tudo lindo e fora que é uma mão na roda na hora do acabamento menos sofrimento menos tempo gasto

Vai uns liks inclusive da minha garagem

http://www.lojadomecanico.com.br/subcategorias/43/401/lixadeiras

http://www.lojadomecanico.com.br/subcategorias/43/399/furadeiras

http://www.lojadomecanico.com.br/subcategorias/43/400/grampeadores

http://www.lojadomecanico.com.br/subcategorias/43/406/retificas

garagem DIY

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=145206&st=0&p=2107839&fromsearch=1entry2107839

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...