Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BMP

Instalação De Amplificador 6 Canais Audison

Recommended Posts

Postado em

Falae pessoal, blz.

Terminei a isntalação do meu som na sexta e ficou show o som.

Só tive um problema. Comprei o amplificador audison vrx 6.420 crente q era só chegar colocar os fios dos falantes, os rca e sair curtindo, mas infelizmente não é assim.

Ele tem uma construção toda diferenciada e infelizmente não consegui ligar os cabos rca do jeito que queria.

Pra quebrar um galho eu liguei os cabos rca do midrage e tw com um Y.

Explicando melhor, ele tem 3 pares de rca (IN1, IN2 e Out/insub).

Acontece q essa out/insub só serve pra tocar sub. E eu queria q servisse pra tocar pelo menos o midbass. Ou seja, se eu ligar o rca do midbass lá, vai tocar só frequencias baixas.

Pra ajudar to colocando o link do manual.

http://www.audison.eu/xml/products/pdf/aud...x_manual_EN.pdf

Na página 63 tem a topologia do amplificador vrx 6.420

Abraço

BMP

Postado em

cara,mas normalmente esses amps com mais de 4 canais não são assim?? 4 canais estereo e mais 1 (5 canais) ou 2 (6 canais) mono?

até onde eu conheço esses módulos, pra mim sempre foi assim... estereo e outro(s) mono somente.....

Postado em
Falae pessoal, blz.

Terminei a isntalação do meu som na sexta e ficou show o som.

Só tive um problema. Comprei o amplificador audison vrx 6.420 crente q era só chegar colocar os fios dos falantes, os rca e sair curtindo, mas infelizmente não é assim.

Ele tem uma construção toda diferenciada e infelizmente não consegui ligar os cabos rca do jeito que queria.

Pra quebrar um galho eu liguei os cabos rca do midrage e tw com um Y.

Explicando melhor, ele tem 3 pares de rca (IN1, IN2 e Out/insub).

Acontece q essa out/insub só serve pra tocar sub. E eu queria q servisse pra tocar pelo menos o midbass. Ou seja, se eu ligar o rca do midbass lá, vai tocar só frequencias baixas.

Pra ajudar to colocando o link do manual.

http://www.audison.eu/xml/products/pdf/aud...x_manual_EN.pdf

Na página 63 tem a topologia do amplificador vrx 6.420

Abraço

BMP

E ai Brunao !

Que brinquedao hein...hehehe

Ele lembra o meu amp nas ligaçoes...Eu nem puxei o pdf (13mb) ,o meu pode ser ligado com ate 4 pares de rca ou ate mesmo de 1 so...Tem como programar de onde derivar o sinal (do canal 1 ou ate do ultimo 7ch ou intercaladamente pra qualquer canal do sistema).

No seu caso nao sei se existe algum botao de seleçao...Mas pela configuraçao dos canais pode-se:

1~2ch= tweeters

3~4ch= midranges

5~6ch= midbass

E manda um MC's que tu tens ai de penca pro sub Aliante...hehehe

Espero ter ajudado...

Falows....

Postado em

Carai... tem tanto botão.. deve ser mais fácil configurar uma central telefônica! uahehuaehuea

Mas, acho que peguei! Tenta assim:

Página 6 do manual, tem um diagrama de blocos! Leia ele atentamente... e siga os caminhos!

Faça assim:

Botão K1 = não apertado

(Faz com que as entradas IN1 e IN2 sejam não balanceadas = RCA normal)

(Se o teu player tiver saídas balanceadas, vc consegue colocar 2 canais em um mesmo cabo, como por exemplo, cabos de microfones stereo... são 2 condutores e um terra no mesmo cabo, usando apenas 1 conector... ajuda a reduzir interferências. O nome balanceado = os 2 cabos estão conectados à mesma carga/impedância, e ao longo estão casados.)

Botão K2 = ajuste de senssibilidade do ganho (não apertado = 0,5 V a 5 V)

Botão K3 = pressionado

Botão K4 = não pressionado

(Isso vai configurar a saída PREOUT pra ser INSUB e não balanceado)

Botão M4 = não pressionado

(Isso configura o canal A como IN1, e o canal C como INSUB)

Botão M1 = não pressionado

(Habilita a entrada IN2)

Botão M2 = pressionado

Botão M5 = pressionado

Botão M6 = não pressionado

(Isso configura o canal B como IN2)

Botão M3 = ajusta se o canal A (IN1) vai ter um corte passa-faixa (não apertado) ou só um passa-alta (apertado)

Nas saídas (Canais A, B, C):

MA = MB = MC = não apertado = stereo

Com isso, acho que vc tem uma configuração normal:

IN1 = Canal A

IN2 = Canal B

INSUB = Canal C

Olhando de frente para o painel que vc postou na foto, o esquema é assim (segundo a página 3, 1a figura):

LEFT______|_____RCAs___________|__RIGHT_____

A+ B+ C+_|_IN1L__INSUBL__IN2L__|__C+ B+ A+__

A- B- C-___|_IN1R__INSUBR_IN2R__|__C- B- A-____

Não sei se deu pra entender...

Colocaria assim:

IN1 = midrange

INSUB = midbass

IN2 = tweeter

O problema, é que o INSUB tem um filtro passa-baixas fixo... vc pode variar ele (F1) de 40 a 90 Hz apenas. O SM24 é um filtro subsônico, de 14 a 36 Hz, se vc quiser usar.

No IN1, o filtro F5 controla o passa alta de 40 a 130Hz, e o F4 controla o passa baixa de 200 a 5kHz.

No IN2, o filtro F2 controla um passa alta de 400 a 5kHz ou 40 a 500Hz (dependendo do botão R2).

O PRM3 (A,B,C) é o equalizador paramétrico para o canal A, B ou C. O botão JB liga ou desliga ele.

Acho que "çó"... (carai... que amp é esse hein?? só falta servir um filé com fritas...) auhueuheauhea

Logo abaixo do diagrama de blocos, tem um pequeno guia de configuração... dá uma olhada também.

Espero ter ajudado, e não atrapalhado! hehehe

Postado em
Carai... tem tanto botão.. deve ser mais fácil configurar uma central telefônica! uahehuaehuea

Mas, acho que peguei! Tenta assim:

Página 6 do manual, tem um diagrama de blocos! Leia ele atentamente... e siga os caminhos!

Faça assim:

Botão K1 = não apertado

(Faz com que as entradas IN1 e IN2 sejam não balanceadas = RCA normal)

(Se o teu player tiver saídas balanceadas, vc consegue colocar 2 canais em um mesmo cabo, como por exemplo, cabos de microfones stereo... são 2 condutores e um terra no mesmo cabo, usando apenas 1 conector... ajuda a reduzir interferências. O nome balanceado = os 2 cabos estão conectados à mesma carga/impedância, e ao longo estão casados.)

Botão K2 = ajuste de senssibilidade do ganho (não apertado = 0,5 V a 5 V)

Botão K3 = pressionado

Botão K4 = não pressionado

(Isso vai configurar a saída PREOUT pra ser INSUB e não balanceado)

Botão M4 = não pressionado

(Isso configura o canal A como IN1, e o canal C como INSUB)

Botão M1 = não pressionado

(Habilita a entrada IN2)

Botão M2 = pressionado

Botão M5 = pressionado

Botão M6 = não pressionado

(Isso configura o canal B como IN2)

Botão M3 = ajusta se o canal A (IN1) vai ter um corte passa-faixa (não apertado) ou só um passa-alta (apertado)

Nas saídas (Canais A, B, C):

MA = MB = MC = não apertado = stereo

Com isso, acho que vc tem uma configuração normal:

IN1 = Canal A

IN2 = Canal B

INSUB = Canal C

Olhando de frente para o painel que vc postou na foto, o esquema é assim (segundo a página 3, 1a figura):

LEFT______|_____RCAs___________|__RIGHT_____

A+ B+ C+_|_IN1L__INSUBL__IN2L__|__C+ B+ A+__

A- B- C-___|_IN1R__INSUBR_IN2R__|__C- B- A-____

Não sei se deu pra entender...

Colocaria assim:

IN1 = midrange

INSUB = midbass

IN2 = tweeter

O problema, é que o INSUB tem um filtro passa-baixas fixo... vc pode variar ele (F1) de 40 a 90 Hz apenas. O SM24 é um filtro subsônico, de 14 a 36 Hz, se vc quiser usar.

No IN1, o filtro F5 controla o passa alta de 40 a 130Hz, e o F4 controla o passa baixa de 200 a 5kHz.

No IN2, o filtro F2 controla um passa alta de 400 a 5kHz ou 40 a 500Hz (dependendo do botão R2).

O PRM3 (A,B,C) é o equalizador paramétrico para o canal A, B ou C. O botão JB liga ou desliga ele.

Acho que "çó"... (carai... que amp é esse hein?? só falta servir um filé com fritas...) auhueuheauhea

Logo abaixo do diagrama de blocos, tem um pequeno guia de configuração... dá uma olhada também.

Espero ter ajudado, e não atrapalhado! hehehe

Caraca Deed, só cheguei de viagem segunda e só agora q vi sua resposta.

Valeu mesmo pela ajuda. Perfeito tudo oq vc escreveu.

É mesmo muito complexo.

Esse amp é cheio de jumpers.

Até onde vc chegou eu também cheguei.

A minha instalação ta desse jeito q vc falou:

IN1 = Canal A

IN2 = Canal B

INSUB = Canal C

Só q isso na entrada dos falantes, pq no rca eu nao to conseguindo de jeito nenhum.

Justamente por causa desse "O problema, é que o INSUB tem um filtro passa-baixas fixo... vc pode variar ele (F1) de 40 a 90 Hz apenas"

Se eu coloco o rca no INSUB o midbass só toca frequencia de até 90hz.

Nesse caso ficaria um buraco gigante no som pq o midrange só deve descer até no máximo uns 400hz.

Só achi incrivel um amp desse, top dos tops não aceitar eu ligar meu 3 pares de rca nele. Liga até liga, mas obrigatoriamente teria q ligar um sub no INSUB.

Deve ter alguma forma de resolver isso.

Eu ainda chego lá.

Por enquanto to tendo q usar um par de Y ching ling pra quebrar o galho. E nisso devo ta perdendo muito em qualidade no sinal do rca VDH.

Daqui a pouco vou postar uma foto de como estão os rca atualmente

Abraço

BMP

Postado em

Olha ai pessoal, foto do RCA como q a atualmente.

Detalhe pro Y ching ling de R$4. uauauau

dsc01648on8.th.jpg

Abraço

BMP

Postado em
e se vc usar o mid e full no in1 e in2 e o tweeter no insub com passivo? só nao sei se tem ativo pra cortar o full em alta, se nao tiver, complica...

O problema q o INSUB já tem um filtro q faz ele mandar só frequencia entre 20hz e 90hz.

Ai q está o problema. Ele deve ter alguma forma de desativar esse filtro e passar todo tipo de frequencia. Ai sim eu poderia ligar o tw nele, mid ou midrange.

No manual tem um diagrama q mostra bem isso. Acho q olhando lá fica bem mais facil de entender. Se não me engano ta na pagina 63.

Abraço

BMP

Postado em

realmente, pelo diagrama nao tem como usar a entrada insub sem passar pelo cross... só tenho uma palavra: FERROU!

agora ou vc desativa 1 vdh e usa o cross interno ou pega outro amp...

1 vdh pra medio alto e 1 pra baixo

e sei lá, usa o outro vdh pro sub, isso se vc já nao tiver um hehehe

de fato, complicou...

Postado em

Bruno, me tira uma duvida em relação a esta foto, os cabos VDH que estão chegando no Y, em uma entrada(somando) são os 2 RCA´s do TW e na outra entrada os 2 RCA´s do MidRange?

Se for assim......seu som está mono, e não sei nem se pode ligar assim...alguem sabe?

Postado em
Bruno, me tira uma duvida em relação a esta foto, os cabos VDH que estão chegando no Y, em uma entrada(somando) são os 2 RCA´s do TW e na outra entrada os 2 RCA´s do MidRange?

Se for assim......seu som está mono, e não sei nem se pode ligar assim...alguem sabe?

Falae Marcelo, blz!

Isso mesmo. Se não me engano está ligado em um Y uma o lado esquerdo de um tw e o lado esquerdo de um midrange, e do em outro Y o lado direito do tw e o lado direito do midrange.

E o Y do lado esquerdo ta entrando na entrada IN1 (left) e o do lado direito na entrada IN2 (right).

Pelo oq percebi não ta em mono não. To tendo stereo na frente normal.

A unica coisa q vou perder é a possibilidade de regular o tw e midrange independente, pelo processador.

Abraço

BMP

Postado em
Espera ai??? no mesmo canal do ampli está entrando o canal com corte para o midrange e para o TW????

Fala Marcelão, blz.

O corte é feito pelo xdp e no amp ta tipo em full range os canais q ta amplificando o tw e o midrange.

Hoje, depois de trocentos emails q mandei, o povo da audison me respondeu.

Respondeu o email né, pq minha pergunta q é bom ainda não se manifestaram. Eles perguntaram de onde eu sou eu onde comprei o amp. Com certeza pra me indicar uma assistencia.

Como aqui no Brasil não tem, quero ver oq eles vão responder agora. obs: o amp ta perfeito viu gente. É só pra facilitar a comunicação eu imagino.

Meu ingles é péssimo, mas olha a pergunta q eu fiz pra eles:

Hi, I have one audison amplifier model VRX 6.420.

How I make for to bind to one midbass in the entrance insub and it to touch above of 90hz?

Thanks

Bruno

Ou seja, se eu conseguir desabilitar esse crossover fixo de 40hz a 90hz na entrada da insub já resolveria meu problema.

Será q do jeito q eu perguntei ta fácil pra entender ou complicado?

Abraço

BMP

Postado em

Sugestao para o texto em ingles:

"Hi, I have one Audison amplifier model VRX 6.420.

I would like to know if it's possible bypass the internal crossover from the IN/SUB input, since I would like to use this channel with the midbass of a 3-way kit (and the tweeter and midrange on the other channels).

Regards,

Bruno".

Touch em ingles eh tocar, mas no sentido literal da coisa (como colocar o dedo, encostar). Tocar no sentido musical eh play.

Postado em
Sugestao para o texto em ingles:

"Hi, I have one Audison amplifier model VRX 6.420.

I would like to know if it's possible bypass the internal crossover from the IN/SUB input, since I would like to use this channel with the midbass of a 3-way kit (and the tweeter and midrange on the other channels).

Regards,

Bruno".

Touch em ingles eh tocar, mas no sentido literal da coisa (como colocar o dedo, encostar). Tocar no sentido musical eh play.

Muito obrigado Mogar. Vou mandar um email pro pessoal da audison agora.

Se eles não responderem vou começar a postar em foruns gringos.

E em ultímo caso vou ver se falo com o Sakata pra ver da pra fazer algo no amp pra liberar baypass nesse canal.

abraço

BMP

Postado em
cara.. em ultimo dos casos, será que nao dá pra alterar esse corte de frequenci abrindo o ampli e trocando algumas coisas?

Fala Zecca, blz.

Em último caso vou ter q apelar mesmo e fazer isso q vc falou.

Agora, acredito q deve ter alguma forma de fazer isso q to querendo de uma forma mais simples.

Vamos ver oq o pessoal da audison me diz.

No manual do amp diz q tem duas formas de ligar o amp em 6 canais, Já tentei as duas e ainda nada.

Na pagina 63 e 65 se nao me engano da pra ver bem isso.

Abraço

BMP

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...