Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Vícios De Direção

Recommended Posts

Postado em
eu sempre liguei o carro pisando na embreage, qual bem há nisso?

sempre fiz inconciente!

"...alivia a carga que o motor de arranque e volante de inércia recebe quando o motor é posto em funcionamento"

Fonte: Google

Postado em

Fora esses que foram ditos, tenho o costume de:

- antes de reduzir qualquer marcha dar um leve toque no acelerador com a embreagem acionada. Isso faz com que o carro não dê aquele tranco com a reduzida.

- Andar com o farol baixo ligado na estrada, mesmo durante o dia. Pra mim isso deveria ser obrigatório nas estradas! Quem viaja bastante sabe que o farol ligado ajuda visualizar o carro "antes" do que se estivesse desligado.

Postado em

Eu tambem como todos de vcs utilizo a embreagem para a partida..

Nunca ligo o carro com farol ligado [tenho raiva de quem o faz] uma vez comecei a rir indo pra facul uma mulher morreu o carro na rotatoria e tva dando partida, mais como tva chovendo ela tva com farol ligado farol e milha [era um uno] limpadores e tudo mais ligado, o motor nem girava pra dar partida so dava akela TOCCCCCCCCC

Sempre tva freio de mao em ladeira.ç

quando ligo o carro do uns segundos para sair com ele e quando saio nos primeiros minutos vo bem de manso nos primeiros minutos [ sem alcool na cabeca ]..

ao chegar mesma coisa so deixo so uns 15 segundos pelo menos pro motor dar uma [descansada nos giros]

Postado em

- Sempre desligo o farol alto quando vir carro em sentido contrário.

- Antes de dar partida, giro a chave e espero aquele barulhinho da injeção acabar. Não sei se ajuda, mas por via das dúvidas.

- Nunca ando na "banguela". Sempre reduzindo.

- Dou uma aumentada no giro antes de reduzir pra evitar aquele tranco.

- Quase sempre dou setas, raro esquecer.

- Em dias chuvosos que fica mais escuro, ligo a lanterna + neblina.

Essa da embreagem na partida não sabia... + uma pra lista agora ;)

Postado em

um que é custume é de ligar pisando na embreagem..

fiz isso na auto escola e a mulher falou que nao era bom (?), que era pra vc por no ponto morto(no caso se a marcha tiver desengatada) tirar o pé da embreagem, e dai ligar o carro... vai saber neh..

tenho uma duvida, tp vc ta num morro, e fica segurando o carro na embreagem pra ele nao descer, isso tras algum maleficio, como grande aumento no consumo, diminuiçao da vida util da embreagem... etc..

Postado em

fiz isso na auto escola e a mulher falou que nao era bom (?), que era pra vc por no ponto morto(no caso se a marcha tiver desengatada) tirar o pé da embreagem, e dai ligar o carro... vai saber neh..

tenho uma duvida, tp vc ta num morro, e fica segurando o carro na embreagem pra ele nao descer, isso tras algum maleficio, como grande aumento no consumo, diminuiçao da vida util da embreagem... etc..

Vc diz ... segurando descendo ... ou aqueles q vc tá em uma subida e ao invés de freiar depois engatar a primeira e sair só q ao invés disso segura na embreagem ??

vai desgastar a embreagem mais prematuramente pq vc tá "meio engatado" "meio desengatado" quanto ao consumo não vai fazer muuuuuuita diferença mas gasta mais sim.... afinal vc está acelerando e usando a força do motor pra segurar ele ....

habito que tenho é andar na direita já pra motoboy num vir encher o saco .... pq tou de saco cheio ... quando tão com pressa querem passar no "corredor " quando não tão andam no meio da faixa a 10 por hora ... aih vc faz a mesma coisa ... da uma "buzininha" pra ve se abre ... nao abrem nem fude** .... aih seu ignoro a lei da fisica q dois corpos não habitam o mesmo espaço já acham ruim ...... então pra evitar já ando na 3 faixa da esquerda pra direita quando tem pra não passar nervoso ... pq o fluxo de moto é menor ...

Postado em

rsrsrs,

boa parte de tudo o que falaram são preceitos da direção defensiva!!!

foi comentado sobre dar umas bombadas no freio ao sair com o carro, e eu esses dias vivi na pele algo assim rsrsrsrs

sai do trabalho numa rua de paralelepípedo com garoa, e no meio de uma curva freiei, estava devagar, e só freiaram as rodas traseiras, agora imagina rodar a 30km por hora em camera lenta na frente de todo mundo!! o-o-[^]

agora sempre dou uma bombada antes daquela curva :vts

Postado em

Vc diz ... segurando descendo ... ou aqueles q vc tá em uma subida e ao invés de freiar depois engatar a primeira e sair só q ao invés disso segura na embreagem ??

vai desgastar a embreagem mais prematuramente pq vc tá "meio engatado" "meio desengatado" quanto ao consumo não vai fazer muuuuuuita diferença mas gasta mais sim.... afinal vc está acelerando e usando a força do motor pra segurar ele ....

habito que tenho é andar na direita já pra motoboy num vir encher o saco .... pq tou de saco cheio ... quando tão com pressa querem passar no "corredor " quando não tão andam no meio da faixa a 10 por hora ... aih vc faz a mesma coisa ... da uma "buzininha" pra ve se abre ... nao abrem nem fude** .... aih seu ignoro a lei da fisica q dois corpos não habitam o mesmo espaço já acham ruim ...... então pra evitar já ando na 3 faixa da esquerda pra direita quando tem pra não passar nervoso ... pq o fluxo de moto é menor ...

digo, vc ta num morro, e pro carro nao descer, vc deixa ele com a marhca engatada como se fosse arrancar, soh q equilibrando o carro no morro..

Postado em

-checo o oleo do corsa todo dia antes de sair da garagem...

-1 vez por semana checo o sistema de iluminaçao dele, setas, farois, lanternas, tudo...

-ao ligar demanha cedo pela 1º no dia depois daquela longa noite na garagem, pezinho na embreagem sempre, e depois esperar pelo menos 1 minutinho pro motor estabilizar rotaçao e deixar a injeçao funcionar em stock ( pq ele liga, sobe pra 2.000 giro, depois de 1 minuto que ele baixa pra 1000rpm )

-halmeter sempre usado na cidade pra economia de combustivel, pq nao sou bilhonario pra manter o alcool

-reduzir antes de cruzamentos nos queis tenho preferencia, mas ninguem respeita neh!

-tirar meleca do nariz do sinal... se tiver um busao do lado, e alguem te ver tirando a meleca, fingir que to comendo! ahAUHuahuHUH

Postado em
-checo o oleo do corsa todo dia antes de sair da garagem...

-1 vez por semana checo o sistema de iluminaçao dele, setas, farois, lanternas, tudo...

-ao ligar demanha cedo pela 1º no dia depois daquela longa noite na garagem, pezinho na embreagem sempre, e depois esperar pelo menos 1 minutinho pro motor estabilizar rotaçao e deixar a injeçao funcionar em stock ( pq ele liga, sobe pra 2.000 giro, depois de 1 minuto que ele baixa pra 1000rpm )

-halmeter sempre usado na cidade pra economia de combustivel, pq nao sou bilhonario pra manter o alcool

-reduzir antes de cruzamentos nos queis tenho preferencia, mas ninguem respeita neh!

-tirar meleca do nariz do sinal... se tiver um busao do lado, e alguem te ver tirando a meleca, fingir que to comendo! ahAUHuahuHUH

pow, sempre fui curioso pra saber como utilizar um hallmeter...

alguem poderia explicar, ou mostrar algum topico/video relacionado? [¨]

Postado em
rsrsrs,

boa parte de tudo o que falaram são preceitos da direção defensiva!!!

foi comentado sobre dar umas bombadas no freio ao sair com o carro, e eu esses dias vivi na pele algo assim rsrsrsrs

sai do trabalho numa rua de paralelepípedo com garoa, e no meio de uma curva freiei, estava devagar, e só freiaram as rodas traseiras, agora imagina rodar a 30km por hora em camera lenta na frente de todo mundo!! o-o-[^]

agora sempre dou uma bombada antes daquela curva :vts

Eu sempre dou umas bombada, pq o meu fiesta tá ficando com o freio muito duro quando eu ligo o ar... caiu pra lenta, adeus servo-freio. :vts

Postado em

Na ss era original de fábrica o carro ligar somente qdo se pisar na embreagem... se naum pisasse, o carro naum dava sinal de nada....

o q fiz???

Tiri o sensor da embreagem... assim não preciso ligar om carro pisando nela hauauahau mas mesmo assim eu piso antes de ligar !?!?!

Lanternas ligadas direto.... tanto de dia, qto de noite....

Depois q começei a namorar a motoqueira, presto mais atençao nos corredores de motos.... dando sempre passagem pra eles...

Ps: Já encontrei minha mina 2 vezes na marginal, qdo eu ia fechar um motoqueiro.... por isso resolvi "respeitar".... vai q jogo o carro em cima dela hauahaua

Postado em

na verdade acredito que não existem "bons vicios", geralmente o que fazemos de bom é com algum proposito, seja por bons modos ou para assegurar a vida util do carro, e não simplesmente por vicio.

Vicio pra mim é andar com a mão no cambio que não é bom, pé na embreagem, essas coisas é vicio... acender o farol pra andar na estrada não é vicio, é precaução! hahahahaha

Postado em

boM..

de bom vicio eu:

- ligo o carro com o pé na embreagem sempre..

- em locais com muito motoqueiro ando sempre o mais longe do corredor..

- deixo a roda virada na guia pra caso o carro desça a roda segurar ele..

- sempre tomo cuidado com onibus parado, pra nao aparecer nenhum pedestre atravessando na frente dele do nada..

agora de mal vicio eu tenho um que eh andar meio colado nos outros..

se eu nao andasse tao colado teria evitado uma batida.. :(

Postado em

sempre ligo o carro com o pe na embreagem (pra flr a verdade, eu ligo o carro e só depois vou ver c tem marcha engatada aeuehaeuhe)...

e ando com farol baixo aceso a qualquer hora....

de dia isso ajuda os tiozinho a ver q vc ta com pressa e saem da frente....rs...

Postado em

# Ligar o carro com pé na embreagem

# De noite, quando eu desligo o carro para poder abrir o portão do estacionamento, o farol do carro fica acesso, e quando vou ligar o carro de novo, desligo tudo, farol, som, ventilador ou AC se tiverem ligados.

# Quando tem uma pessoa na minha frente usando as 2 faixas da avenida, eu passou, dou uma buzinadinha de leve, nada mtu forte, passou por ela e ensino ondi ela devia estar (Isso quando estou de moto).

# Ando sempre com a mão no freio de mão. Uma vez isso salvou uma velhinha de ir ver São Pedro mais cedo. qq coisa depois eu conto a história

# Quando vou ligar o carro, sempre espero a luz do combustivel apagar antes de dar partida, pois assim eu tenho ctz que tem combustivel na linha.

Por eqto eu acho que é só, se lembrar de outra coisa posto de novo.

Postado em

Um vicio que tenho e acho bom ( bom pra mim ), é nunca deixar minha mulher dirigir comigo no passageiro, AFFFFFF que sufoco...

Agora o restante a maioria faz que é ( pisa na embreagem pra ligar, não andar colado, se um motoqueiro encher taca o carro em cima e porai vai ).

Postado em
na verdade acredito que não existem "bons vicios", geralmente o que fazemos de bom é com algum proposito, seja por bons modos ou para assegurar a vida util do carro, e não simplesmente por vicio.

Vicio pra mim é andar com a mão no cambio que não é bom, pé na embreagem, essas coisas é vicio... acender o farol pra andar na estrada não é vicio, é precaução! hahahahaha

Eu chamei de vício, pq o vício é um tipo de hábito... não pelo lado ruim, mas porquê certas atitudes viram um vício mesmo... como ligar o farol na estrada.

Postado em

Fora os normais (pisar na embreagem antes de ligar..) eu sempre espero todas as luzes do painel acenderem e depois apagarem antes de dar a partida...

Postado em

Qnd meu carro tava sem peliculas... estava tirando altas melecas mesmo! girava o dedo uns 90 graus... so limpando! ou seja, descarbonizando meu nariz... qnd olho pro lado, uma guria de uns 10 anos numa kombi de transporte escolar zoando comigo! fazendo careta mostrando que eu tava errado... olhei bem serio pra ela e dei uma dedada! hhehehehe ela ficou toda errada! ai voltei a catotar...

[]-[]

Postado em

Hahah meu olha as histórias ! hahaha vo falar pra vcs o que é vício bom ...

Minha Tia em seu Palio fumando com a mão esquerda no volante e ralando o cigarro na porta, comendo maçã com a mão direita 3 primeiros dedos...e com os 2 ultimos dedos restantes da mesma mão direita ela passava creme no rosto tudo ao mesmo tempo ... isso sim é a visão do inferno ou vício MITO ! hahahaha !

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...