Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fcoelhogomes

Caixa / Divisores - 3085 + Stw 4202 + Médios

Recommended Posts

Postado em

Galera, depois de tanto insistir em tentar vender alguns itens e nada de conseguir, eu resolvi montar uma caixa com eles.

Os itens que eu possuía eram:

02 312L - 4 ohms (Eros)

02 WPU 1507 - 8 ohms (Selenium)

03 Stw 4202 - 8 ohms (Snake)

Resolvi comprar:

01 Stw 4202 - 8 ohms (Snake)

02 Drv 3085 - 8 ohms (Snake)

O meu pensamento é montar uma caixa de 03 vias, sendo que para o grave/médios, seria cornetada.

Estou em dúvida em relação a isso.

Creio que o Eros em cornetada ficaria legal, mas acontece, que há possibilidade de negociá-los.

Eu já possuo uma caixa profissional (projeto Selenium)

Cx WPU 1507

A minha dúvida principal, é se ficaria legal no caso de vender os Eros, um sistema de 03 vias, com os 1507 + 3085 (fenólicos) + Stw?

A Selenium recomenda usar o WPU somente para o grave, mas eu já vi muita gente usar Full mesmo. Ficou faltando um pouco de médios.

A opção de crossover mais barata para esse projeto, seria:

Clever 3w6-500 - 03 vias

1,6Khz @ -9dB, 8 ohms, 6 dB/o

7,5Khz @ -9dB, 8 ohms, 6 dB/o

A via de grave pode operar em 8 ou 4 ohms.

Também percorrendo alguns sites, eu vi esse:

:( Só comtempla 01 Stw apenas, a não ser que consiga um outro de apenas 01 via, que faça a mesma atenuação e o mesmo corte - acho dfícil

Número de vias 3 (graves,médios,agudos)

Freqüências de corte 1800Hz e 5,6kHz @ 8Ohms

Máxima potência 600W (rms)

Tipo de Filtro Linkwitz-Riley

Ordem 2ª-ordem (12dB/8ª)

Dimensões 155 x 140 x 80mm

Peso aproximado 950g

Atenuação saída de médios em 7dB e agudos em 6dB

Informações adicionais --

Aplicação Um alto falante de graves Um driver fenólico Um tweeter

DIVISOR DE FREQUENCIA NENIS DF603H

R$ 180,00 ou 6X 30,00

Gráfico do 3085

http://img523.imageshack.us/img523/5439/grf3085kc2.jpg

Gráfico do 4202

http://img150.imageshack.us/img150/8358/grf4202oa1.jpg

Imagens:

http://img260.imageshack.us/img260/4428/30...30854202oa1.jpg

Postado em
Galera, depois de tanto insistir em tentar vender alguns itens e nada de conseguir, eu resolvi montar uma caixa com eles.

Os itens que eu possuía eram:

02 312L - 4 ohms (Eros)

02 WPU 1507 - 8 ohms (Selenium)

03 Stw 4202 - 8 ohms (Snake)

Resolvi comprar:

01 Stw 4202 - 8 ohms (Snake)

02 Drv 3085 - 8 ohms (Snake)

O meu pensamento é montar uma caixa de 03 vias, sendo que para o grave/médios, seria cornetada.

Estou em dúvida em relação a isso.

Creio que o Eros em cornetada ficaria legal, mas acontece, que há possibilidade de negociá-los.

Eu já possuo uma caixa profissional (projeto Selenium)

Cx WPU 1507

A minha dúvida principal, é se ficaria legal no caso de vender os Eros, um sistema de 03 vias, com os 1507 + 3085 (fenólicos) + Stw?

A Selenium recomenda usar o WPU somente para o grave, mas eu já vi muita gente usar Full mesmo. Ficou faltando um pouco de médios.

Um UP para não cair no esquecimento!! o-o-

Postado em
fcoelho esses xovers citados são passivos né? a via de grave suporta a potência que vc vai aplicar?

:legal: Opa. Bastante pertinente a sua pergunta!

Suporta sim, mas isso é bem mais fácil de resolver.

A questão mais complicada é encontrar um divisor que comtemple 01 ou 02 Woofer para via de grave + 01 Drv Fenólico com um valor de atenuação X e 02 Stw com outro valor ou igual valor de atenuação.

Dessa forma ficaria mais fácil a partir disso escolher o amplificador adequado, pois fazendo os devidos cortes, protegendo os falantes e principalmente fazendo atenuação nos falantes mais críticos, por causa da alta sensibilidade, a potência escolhida fica em segundo plano, mas claro repeitando os limites de potência recomendada para cada via!!!

Postado em

Não sou fã de crossover passivo, pois ele consome 60% da potencia aplicada. Usa um ativo ai com os WPU de 50~150, 312L ate 150~800, 3085 até 800~5khz e 4202 passa alta em 5khz. Acredito que vá tocar mais alto.

Postado em
Não sou fã de crossover passivo, pois ele consome 60% da potencia aplicada. Usa um ativo ai com os WPU de 50~150, 312L ate 150~800, 3085 até 800~5khz e 4202 passa alta em 5khz. Acredito que vá tocar mais alto.

Opa. Sua observação também é pertinente.

O fato de atenuar, para mim é adequado, visto que o Drv e Stw, além de terem sensibilidade alta, possuem baixa potência nominal.

Então a potência aplicada excessiva é inimiga mortal.

Será inimiga mortal também do equilíbrio tonal e o caso do divisor passivo, precisaria de muito mais do que 01 ou 02 canais para gerenciar tudo isso.

Postado em

Sempre verifico alguns comentários em relação a ruído em relação à utilização do Stetsom. Para não parecer injusto, não sei se isso é por questão de aterramento ou não.

Já ouvi alguém dizer que o problema foi resolvido após a troca de um certo componente.

Em relação ao Stetsom, já que foi citado, é um dos que tem corte subsônico a 24 dB/8ª , que dá maior proteção aos Sub ou Woofer e nesse caso me agrada um pouco, mas não dá muita versatilidade aos cortes.

Mas um ativo precisaria usar mais mais canai!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...