Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

o kara

Projeto Fiesta Street 2002 (com Fotos)

Recommended Posts

tb acho estranho...

vc teve q aterrar todas as saidas RCAs ou só uma??? isso não seria um defeito do player??? algum canal com problema?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
tb acho estranho...

vc teve q aterrar todas as saidas RCAs ou só uma???  isso não seria um defeito do player??? algum canal com problema?

Apenas um, já que os terras dos RCAs possuem continuidade entre si, como está na foto mesmo.

Beraldo, também não sei, já tive vários Pioneer, Kenwood, Balupunkt mas é meu primeiro amplificador Mosfet.

No outro carro (Chevette) também chiava, mas nunca parei pra consertar, também meus falantes não eram lá grandes coisas, triaxiais no tampão trazeiro e só ouvia o som alto então abafava o chiado, já nesse carro quis investir, comprei kit 2 vias então não aceitei o chiado que já veio herdado do outro carro, só que com mais intensidade, já que os falantes estavam mais próximos dos meus ouvidos, além de ter mais qualidade e o carro ter mais aparatos eletrônicos.

Nesse eu fui esgotando as possibilidades até chegar nessa resolução.

Agora o som tá limpinho, mas limpinho mesmo, ganho reguladinho, equalizador ao meu gosto, to muito satisfeito mesmo, valeu todo o investimento e trabalho que deu até achar a solução para esse chiado.

Só falta agora pra ficar perfeito mandar fazer uma caixa dutada pro meu sub, sintonizado na frequência correta e aproveitando bem minha mala pra não me tirar espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho mesmo... agora que lembrei... falei de "qualidade do RCA" mas já tive cabo vagabundo no carro e não tive problema de ruídos. Está certo que parecia que tinha um pano abafando o falante, muito ruim, mas não tinha ruídos...

:huh:

Bom, já que se livrou dos ruídos, manda bala no set agora !!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Estranho mesmo... agora que lembrei... falei de "qualidade do RCA" mas já tive cabo vagabundo no carro e não tive problema de ruídos. Está certo que parecia que tinha um pano abafando o falante, muito ruim, mas não tinha ruídos...

:huh:

Bom, já que se livrou dos ruídos, manda bala no set agora !!

Jà estou mandando.

Pro ano que vem vou mandar fazer uma caixa dutada pra esse sub, o grave está muito feio, muito retumbante, mas isso já é uma outra etapa.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera to tendo umas idéias loucas aqui, me ajudem por favor senão vour surtar.

No site da Bravox (http://www.bravox.com.br/projetos_psw12d.asp)), fala que a caixa dutada para esse sub teria que ter 50/55 litros e duto de 4" x 34cm/32cms pra descer a 35Hz.

Navegando na net, achei esse projeto em PDF de alguém aqui do Autosom (http://autosom.net/shopp/prod/DTI-DW1250SD...DVC_dut_44L.pdf) para este meu sub, uma caixa de 36litros livres com duto de 4" x 46,15cm e se entendi direito o que está escrito desce à 38Hz.

Essa minha selada tem 35 litros livres, será que rola colocar esse duto de 4" x 46cm nela?

Será que vou estragar minha caixa?

Alguém já viu esse Sub tocando em dutada, tem algum projeto que possa me passar? Alguém que tenha esse software de cálculo de caixa acústica pode me dar um help, fazer uma simulação pra mim?

Os parâmetros dele estão aqui: http://www.bravox.com.br/produtos/premium2...exp_psw12d4.asp, só que o meu é o 12D6, não tem os parâmetros dele porque já saiu de linha, mas deve ser a mesma coisa do 12D4.

Antecipadamente agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
só que o meu é o 12D6, não tem os parâmetros dele porque já saiu de linha, mas deve ser a mesma coisa do 12D4.

Não consegue os specs do seu mesmo ?

Pro ano que vem vou mandar fazer uma caixa dutada pra esse sub, o grave está muito feio, muito retumbante, mas isso já é uma outra etapa.

Sabia que em tese a caixa "bazuca" é melhor que selada e dutada ?

O problema é o material utilizado, como fazer, como calcular a litragem certa, etc...

Compartilhar este post

Link para o post
Não consegue os specs do seu mesmo ?

Conseguir até consigo, tenho o manual dele, mas está lá na casa da minha mãe, sábado eu devo dar uma passada lá aí pego o manual e posto as specs aqui.

O problema é o material utilizado, como fazer, como calcular a litragem certa, etc...

Agora tu me enrolou, acho minha bazuca bem construída, toda em madeira 10mm, com reforços, bafle de 20mm, tem lã de vidro internamente, mas acho o ponto de pico muito alto, em torno de 50Hz (ela tem 26L).

Sábado vou fazer uns testes com essa selada aqui pra ver a resposta dela, se me lembro bem desce mais um pouquinho que a bazuca.

Pelo projetinnho que vi, se colocar um duto nela de 4" x 46cm ela vai abaixo dos 40Hz e acredito que a qualidade iria aumentar também.

Ontem até discuti com minha esposa por causa disso, ela alegou que já me cedeu metade da mala pra colocar som que a outra metade é dela pra fazer compras, pra gente viajar etc. hehehe.

Falei que ia colocar um duto nessa selada que eu tenho aqui e ia tirar a bazuca de lá, só que essa caixa aqui roubaria no mínimo mais 20cm de mala hehehe.

Para o futuro ainda penso na idéia de fazer outra caixa aproveitando melhor o espaço, mas queria já melhorar alguma coisa a partir de agora.

Penso o seguinte, essa caixa aqui eu não devo usar mais de qualquer forma, corto ela, meto o duto, se ficar pior volto pra bazuca e coloco a caixa à venda numa lojinha dessas de som, algum falante vai se entender bem com ela, caso o meu não se entenda.

Fico devendo as specs, sábado pego o manual na minha mãe.

Compartilhar este post

Link para o post
Conseguir até consigo, tenho o manual dele, mas está lá na casa da minha mãe, sábado eu devo dar uma passada lá aí pego o manual e posto as specs aqui.

Agora tu me enrolou, acho minha bazuca bem construída, toda em madeira 10mm, com reforços, bafle de 20mm, tem lã de vidro internamente, mas acho o ponto de pico muito alto, em torno de 50Hz (ela tem 26L).

Sábado vou fazer uns testes com essa selada aqui pra ver a resposta dela, se me lembro bem desce mais um pouquinho que a bazuca.

Pelo projetinnho que vi, se colocar um duto nela de 4" x 46cm ela vai abaixo dos 40Hz e acredito que a qualidade iria aumentar também.

Ontem até discuti com minha esposa por causa disso, ela alegou que já me cedeu metade da mala pra colocar som que a outra metade é dela pra fazer compras, pra gente viajar etc. hehehe.

Falei que ia colocar um duto nessa selada que eu tenho aqui e ia tirar a bazuca de lá, só que essa caixa aqui roubaria no mínimo mais 20cm de mala hehehe.

Para o futuro ainda penso na idéia de fazer outra caixa aproveitando melhor o espaço, mas queria já melhorar alguma coisa a partir de agora.

Penso o seguinte, essa caixa aqui eu não devo usar mais de qualquer forma, corto ela, meto o duto, se ficar pior volto pra bazuca e coloco a caixa à venda numa lojinha dessas de som, algum falante vai se entender bem com ela, caso o meu não se entenda.

Fábio,

Como costumo dizer "É TODO UM PROCESSO" rs... eu não tinha noção do que ocorre em uma instalação como a sua rs...

Deve ter ficado show de bola o seu som, quando colocar a caixa dutada poste aqui suas impressões.

Outra coisa, você é um cara muito habilidoso, gostei muito da solução do tweeter da porta, ficou muito bem acabado, nem parece que você fez uma adaptação, está perfeito, imagino quando você der o acabamento final na sua mala com carpete tampando o GNV e a madeira do amplificador revestida.

Meus parabéns pela habilidade, criatividade e bom gosto.

Li todo o passo a passo desse post e aprendi com vocês detalhes que nem imaginava existir.

Só tenho a agradecer por compartilhar sua experiência. Obrigado

Abraços

Marcellus

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor para simular ...

Complicado o projeto para uma bazuca. Mas no seu caso, acredito que a litragem deve ser pouca para ele... por isso o pico "monstro".

Hehehe... registrou o contrato em cartório ? É bom hein !! Hehehehehe...

Talvez uma caixa MDF "moldada" com fibra...

Blz... posta aí depois...

Compartilhar este post

Link para o post

pioneer sempre tem problema de RCA , por causa de terra da placa que são queimados por ligfar e desligar o rca com radio ligado

Compartilhar este post

Link para o post
pioneer sempre tem problema de RCA , por causa de terra da placa que são queimados por ligfar e desligar o rca com radio ligado

Por falar em pioneer, ontem ao conectar o chicote ao rádio nao o ligou =/

E pra piorar, a entrada do chicote está cheirando queimado... mas sem marcas aparentes...

Gostaria que fosse paw no chicote mas parece que nao eh ...

Alguma ideia em off ao assunto do topico, :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

E pra piorar, a entrada do chicote está cheirando queimado... mas sem marcas aparentes...

Bom, eu sempre tiro o fuse do carro relacionado ao chicote antes de instalar o player. Dê uma olhada se o fuse do player queimou...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma ideia em off ao assunto do topico,  :huh:

Bom, eu sempre tiro o fuse do carro relacionado ao chicote antes de instalar o player. Dê uma olhada se o fuse do player queimou...

Já havia olhado, Beraldo... Está normalzinho. :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Fábio,

Como costumo dizer "É TODO UM PROCESSO" rs... eu não tinha noção do que ocorre em uma instalação como a sua rs...

Deve ter ficado show de bola o seu som, quando colocar a caixa dutada poste aqui suas impressões.

Outra coisa, você é um cara muito habilidoso, gostei muito da solução do tweeter da porta, ficou muito bem acabado, nem parece que você fez uma adaptação, está perfeito, imagino quando você der o acabamento final na sua mala com carpete tampando o GNV e a madeira do amplificador revestida.

Meus parabéns pela habilidade, criatividade e bom gosto.

Li todo o passo a passo desse post e aprendi com vocês detalhes que nem imaginava existir.

Só tenho a agradecer por compartilhar sua experiência. Obrigado

Abraços

Marcellus

Fala Porto,

estamos os dois na busca pela melhor caixa hein.....você também depois que construir a sua não deixe de colocar suas impressões.

Você já visitava esse forum aqui ou veio pelo link que coloquei lá no HT?

Complicado o projeto para uma bazuca. Mas no seu caso, acredito que a litragem deve ser pouca para ele... por isso o pico "monstro".

Beraldo, essa Bazuca tem 25 litros é o que está no site da Bravox como sendo a litragem para "GRAVES REFORÇADOS", que diacho seria isso?

To vendo uma luz no fim do túnel, um amigo me passou o contato de um cara que faz caixas aqui perto, vou lá amanhã fazer um orçamento e ver se rola uma troca, minha selada + minha bazuca por uma caixa nova dutada, vamos ver se sai rolo e vamos ver se o cara é bom mesmo, vou como se não entendesse nada de caixas e escutar o que ele fala, se tiver coerência e preço bom eu fecho com ele, caixa mais rack pro Fosgate.

Achei as specs no site da Bravox, estava em produtos descontinuados:

http://www.bravox.com.br/produtos/premium2e_psw12d.asp

Impedância 6,0+6,0 ohms

Sensibilidade 89,5 (dB/2,83V/M)

Freqüência Ressonância 30 (Hz)

Potência Máxima 320 Wmax

Potência Nominal 160 Wrms

Qts 0,61

Qms 12,4

Qes 0,64

Vas 94 litros

X máx. 4,0 mm

Sd 0,0552 m²

Bl 9,5 TM

Re 5,6+5,6 ohms

Peso 4325 g

Projeto de caixa:

Selada:

Vc: 40.00 liters

Fc: 53.5 hertz

F3: 42.9 hertz

Qtc: 0.957

Dutada:

Vb: 50.00 liters

Fb: 32.8 hertz

F3: 35.2 hertz

QL: 7.0

Dutos: 1

Diâmetro: 10.00 cm

Comprimento: 34.00 cm

Tudo tirado dessa página que coloquei o link, que diacho é isso de "MAIS GRAVES"?

Na prática o que acontece quando se diminui a litragem de uma selada ou diminui o tamanho do duto?

Sempre gostei de som, sempre ouvi muitos carros, mas agora que to montando o meu reparei que nunca prestei atenção em specs, não sei diferenciar um grave do outro, sei o que eu quero, mas não sei a diferença. :banghead

Galera, eu tinha posto as specs erradas, meu sub é o Bravox Premium IIe e eu tinha posto as specs do Bravox Premium IIe Export, não sabia que existia essa linha Export, achava que o "e" já significava Export e só agora que notei minha ignorância, acima já estão as informações corretas e exatas para o meu sub e mudou todas as specs.

Foi mal aí pelo vacilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aconteceu com o meu, mas era mal contato na frente "descartável", forcei um pouco e limpei os contatos e funcionou.

Compartilhar este post

Link para o post

Belo trabalho, merecia ir pro DIY. A solução pro tw foi sensacional, uma das mais criativas que já vi.

Compartilhar este post

Link para o post
Belo trabalho, merecia ir pro DIY. A solução pro tw foi sensacional, uma das mais criativas que já vi.

Valeu meu brother, na verdade o lugar do Tweeter já era ali mesmo, só que não coube com a telinha original do carro (tem uma foto comparando) a única coisa que eu fiz foi alargar mais o buraco e tirar a telinha original, o Bravox já veio com o adpatador que usei e ele é direcional também, é uma espécie de semi-circunferência aquela pecinha e o tweeter pode ser direcionado ali dentro, muito legal isso.

Galera eu havia posto as specs erradas no post anterior, não tinha percebido que tem duas linhas Premium II, tem a Premium IIe e a Premium IIe Export, tinha passado as specs do Export e meu sub não é dessa linha, já editei e corrigi as informações, foi mal aí pelo vacilo.

Compartilhar este post

Link para o post

o kara, eu ja tinha colocado esse post aqui http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=96761&hl= na época em que queria comprar um CD/MP3 paro o meu carro.

Gosto tanto dele quanto o meu velho conhecido HT (curto a muito tempo home theater).

Eu te perguntei se iria rolar um encontro aqui no Rio porque pensei :pirou: em ter lido um post seu mencionando que era você que organizava os encontros aqui do Rio rs... mas o post sumiu kkkkkk deixa pra lá devo ter feito confusão.

Nunca fui a um encontro desses, mas tenho vontade de ir.

Acho que esse mês não vai rolar o meu amplificador e minha caixa :angry: pois estou de caixa baixa kkkkkkkk :banghead

Mas vou correr atrás para coloca-los.

Abraços

Marcellus

Compartilhar este post

Link para o post

Bom saber que tem gente do rio voltada pra SQ. Quem organiza os encontros é o sorriso-RJ, mas a praia é diferente, embora tenha curtido a sonzeira dele. O ideal seria trocarmos msn, infos, etc. Abraços e fico feliz mais uma vez por saber que alguém aqui no rio ouve e gosta de som de qualidade e não só de tremer vidro (nada contra a galera do SPL).

À disposição,

Júlio

Compartilhar este post

Link para o post

Eu curto muito SQ, gosto de SPL também, meu sonho são 2 UXP de 10" empurrados por um T1000 ou SD1000.1, mas não tenho grana pra investir nisso agora.

Por enquanto o que quero é tirar o melhor proveito do que eu tenho, quero fazer outra caixa pro meu sub e colocar manta nas portas e vou sossegar por um tempo, quero montar meu HT que até hoje não montei (apesar de estar no fórum HT há mais de 2 anos).

Nunca fui a nenhum encontro de fórum, imagino que nesses encontros daqui deve rolar é muito Trio mesmo, um querendo abafar o som do outro, não curto isso não.

Para o ano podemos armar uns encontros só da galera SQ, aí sim valeria a pena, tenho vontade de ouvir um som HiFi também, pra ter parâmetros comparativos.

Agora voltando ao tópico:

Baixei o WinISD e se entendi direito essa bagaça a caixa ideal teria uns 367 litros, para ter uma resposta plana a partir dos 18hz, tá certo isso?

Simulei uma caixa com 47litros (que foi o que consegui no cantinho onde está a bazuca) com duto de 4" por 50cms e ficou com um pico de 63hz (+4db), será que fiz certo isso?

Pra melhorar só aumentando o duto ou aumentando a litragem, daqui a pouco vou fazer um encanamento dentro da caixa cheio de joelhos etc..rs.

A não ser que eu tenha feito tudo errado, alguém me dê uma luz por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera como ninguém fala nada, eu mesmo vou falar o que fiz final de semana.

A fim de testar meu sistema, coloquei o CD Tojo Bass Evolution naquele teste das frequências, meu sub começa a responder bem em 30hz (em 20hz só treme o vidro e faz um zumbido baixo) e aos 40, 50 e 60 treme o carro todo, acima disso também responde bem, mas é aquele grave mais audível mesmo, normal dessas frequências.

Aí tirei a Bazuca e coloquei a caixa selada, obtive as mesmas respostas dentro do carro.

A diferença maior que notei entre a caixa selada e a bazuca foi fora do carro.

Com a caixa selada a mala treme, a placa treme toda, a porta de vidro da minha sala ficou vibrando, com a bazuca não acontece nada disso, quase nem se percebe que tem sub dentro do carro.

Então em função disso mantive a bazuca lá porque ocupa menos espaço. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Kara,

Caixa de 367L ????? isso é maior q muito porta malas por ai.. seria o mesmo q ligar o sub no tampão sem caixa..

Dá uma checada de novo nos parametros q vc usou.. acho q essa freq. de 18Hz tá muito baixa.

Compartilhar este post

Link para o post
Kara,

Caixa de 367L ?????  isso é maior q muito porta malas por ai.. seria o mesmo q ligar o sub no tampão sem caixa..

Dá uma checada de novo nos parametros q vc usou.. acho q essa freq. de 18Hz tá muito baixa.

Pois é Royo, mas andei lendo uns artigos e tutoriais sobre esse software, parece que ele simula a caixa ideal (que nunca ninguém usa) aí tem que mexer nos parâmetros pra obter uma boa resposta dentro do espaço disponível que você tem e cheguei a conclusão que uma Dutada de 50 Litros com duto de 4"x40 ou 50cms já traria melhoras satisfatórias em relação à selada que uso hoje.

O que vou fazer é colocar um duto nessa minha selada de 40Litros pra testar, antes de gastar dinheiro mandando fazer a dutada de 50.

Melhor gastar R$10,00 num duto do que R$60,00 a R$100,00 mandando fazer outra caixa sem saber se terei melhorias reais.

Se a resposta for boa aí invisto na caixa nova que devido à litragem maior terá um resultado ainda melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera só anunciando, final de semana chegando, vou fazer os testes com a caixa dutada.

Vou aproveitar minha caixa mesmo de 40 Litros (recomendado é 50 litros) e vou pôr um duto nela de 4" x 50cms para comparar o resultado com a selada (atualmente está a bazuca de 30 litros).

Se gostar do resultado, pra janeiro mando fazer a caixa dutada com 50 litros (55 pra descontar falante e duto) sob medida e o rack pro amplificador na lateral.

Aguardem mais fotos no próximo sábado, hehe, sei que vocês gostam.

Compartilhar este post

Link para o post
Beraldo, essa Bazuca tem 25 litros é o que está no site da Bravox como sendo a litragem para "GRAVES REFORÇADOS", que diacho seria isso?

"Graves reforçados" é o mesmo que "pancadão".... pico monstro. Dependendo do tipo de som que vc curte, fica horrível.

A diferença maior que notei entre a caixa selada e a bazuca foi fora do carro.

Com a caixa selada a mala treme, a placa treme toda, a porta de vidro da minha sala ficou vibrando, com a bazuca não acontece nada disso, quase nem se percebe que tem sub dentro do carro.

Tem algo errado na sua selada, ou seja, pouca litragem, "graves reforçados". E pelo jeito, "bem mais reforçados" que a bazuca.

Pois é Royo, mas andei lendo uns artigos e tutoriais sobre esse software, parece que ele simula a caixa ideal (que nunca ninguém usa) aí tem que mexer nos parâmetros pra obter uma boa resposta dentro do espaço disponível que você tem e cheguei a conclusão que uma Dutada de 50 Litros com duto de 4"x40 ou 50cms já traria melhoras satisfatórias em relação à selada que uso hoje.

Exatamente... o programa simula a "melhor" caixa possível que normalmente é impossível o-o- .

Tudo na vida depende. Dependendo do tipo de som que vc curta, dutada não agrada. Rock, metal, não fica bom.

Eu sou eclético e então estou com uma dutada... mas em breve volto para a selada... sei que "desce" menos , porém acho a resposta mais agradável...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...