Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thyago

Sintonia Correta Para Caixa Com 2 Tornado 15" 1100

Recommended Posts

Postado em
Rapaz dei uma simulada aqui e o resultado dessa configuração de dutos que vc postou foi até legal, mais resolvi testar com dutos de menor comprimento ( mais precisamente com 6cm de compr.) e o resulatado foi um bom aumento no pico da caixa lá pelos 70hz, que vai resulta numa pancada mais forte e no peito que com a configuração que vc me passou.

Abraços

Charles Rafael

charles caixa com os dutos em 6cm de comprimentos, os graves estão fortes e limpos.

será q tem como tirar mais dessa caixa?

valeu.

Postado em
Rapaz dei uma simulada aqui e o resultado dessa configuração de dutos que vc postou foi até legal, mais resolvi testar com dutos de menor comprimento ( mais precisamente com 6cm de compr.) e o resulatado foi um bom aumento no pico da caixa lá pelos 70hz, que vai resulta numa pancada mais forte e no peito que com a configuração que vc me passou.

Abraços

Charles Rafael

charles caixa com os dutos em 6cm de comprimentos, os graves estão fortes e limpos.

será q tem como tirar mais dessa caixa?

valeu.

Que bom que minha dica estava certa.

Acho que não tem mais como tirar algo a mais dessa caixa, mas vamos ver se o Romu aparece aqui com alguma idéia boa.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Só mais uma coisinha Thyago, pelo que vi nas novas fotos que vc colocou lá no seu tópico, me parece que estais usando 3 dutos de 4", é isso mesmo?

Abraços

Charles Rafael

charles, estou testando dutos com 10cm de diametro por 6cm de comprimento.

to gostando do resultado.

vou utilizar um calço de madeira pra mas testes.

valeu.

Postado em
Só mais uma coisinha Thyago, pelo que vi nas novas fotos que vc colocou lá no seu tópico, me parece que estais usando 3 dutos de 4", é isso mesmo?

Abraços

Charles Rafael

charles, estou testando dutos com 10cm de diametro por 6cm de comprimento.

to gostando do resultado.

vou utilizar um calço de madeira pra mas testes.

valeu.

Então vou ter que resimular aqui.

Espera um pouquinho aí pra eu ver se pode melhorar ainda alguma coisa.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Olha só eu dei uma resimualda aqui, e se vc colocar os 3 dutos de 4" por 6cm o tornado vai precisar de subsônico em 60hz para não excursionar demais, então acho melhor vc ultilizar dutos de 10cm mesmo, ou então ficar com os de 6cm mas tendo conciência de que corres o risco do cone dos tornados rasgarem, mas se vc tomar cuidado com os ganhos do player e o ganho do SD acho que dá pra deixar com os 6cm.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Be, na simulação que eu fiz aqui a caixa está dando o maior pico que é de 3,7Db em aproximdamente 100hz. Recomendo vc diminuir a litragem dos dutos para uns 9cm e colocar o filtro subsônico do ampli. ou do crossover, caso vc use, em 50hz.

Abraços

Charles Rafael

Bacana, eu estou utilizando o filtro subsônico em 50Hz.

Eu tentei utilizar o WinISD Beta e deu um gráfico diferente.... mas ainda estou aprendendo a usá-lo.

Tentei usar a versão Alpha (Pro) mas após inserir os parâmetros do falante não consigo salvar, sempre aparece um erro.

Bom mas valeu por simular uma caixa para mim.

Abraço.

Então tá tudo certo.

Eu tb tinha o mesmo problema com o winisd pro, mas eu dei uma conversada com o Rangel aqui do forúm e ele me deu uns toques, pra não dar erro é só vc desmacar a opção de calcular automaticamente(na janela parameters na parte de baixo) que tem lá na hora que vc vai colocar um novo driver, antes de colocar qualquer informação. Daí depois vc coloca as informações que vc tem sobre ele, e salva.

Se possível faz um teste aí com o comprimento de dutos que te indiquei.

Abraços

Charles Rafael

Charles, nao desmarcaria essa opção. Pois o programa calcula atraves de calculos matematicos. E numeros nao mentem.

E como diria o grande mestre Paulo Duto:

- Cada um faz o que lhe rende mais ao seu bolso.

Ou seja, pode ter parametros errados ali no manual do alto-falante.

Abrss!!!

E amanha, prometo q simulo aki em ksa, essa semana foi muito corrida.

Isso é verdade meu grande amigo Bira, mais só que foi a única maneira que encontrei de conseguir simular os falantes sem dar erro.

Abraços

Charles Rafel

Como o amigo citou acima, não desmarque a opção do calculo automático.

Ele é a garantiq que vc esta trabalhando com as especificações corretas e não com as que o fabricante informou, muitas vezes "errado".

Então, faca o seguinte: deixe a opção marcada e vá preenchendo as opções começando pelas mais importantes e deixando o programa calcular alguns outros. Muitas vezes ele não deixa salvar e ao apagar uma especificacao digitada e deixar o programa calcular, a diferenca e na segunda casa decimal, ou seja, imperceptivel.

Exemplo, preenche o qes e o qms e deixa o programa calcular o qts. Vai ver que a dif é quase zero, se houver.

Postado em

alguem tem algum material do winisd? eu baixei o programa, mas não sei quais são os parametros q devo ficar atento.

as especificações do altofalante, da caixa e dutos tenho tudo.... em q deve observar pra melhorar minha caixa?

valeu.

Postado em
Como o amigo citou acima, não desmarque a opção do calculo automático.

Ele é a garantiq que vc esta trabalhando com as especificações corretas e não com as que o fabricante informou, muitas vezes "errado".

Então, faca o seguinte: deixe a opção marcada e vá preenchendo as opções começando pelas mais importantes e deixando o programa calcular alguns outros. Muitas vezes ele não deixa salvar e ao apagar uma especificacao digitada e deixar o programa calcular, a diferenca e na segunda casa decimal, ou seja, imperceptivel.

Exemplo, preenche o qes e o qms e deixa o programa calcular o qts. Vai ver que a dif é quase zero, se houver.

Valeu pela dica Igor.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
alguem tem algum material do winisd? eu baixei o programa, mas não sei quais são os parametros q devo ficar atento.

as especificações do altofalante, da caixa e dutos tenho tudo.... em q deve observar pra melhorar minha caixa?

valeu.

Frequência de Pico(Transfer Function Magnitude) Excursão de cone(Cone excursion) SPL, etc.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Olá!

Com satisfação leio diversos posts aqui.

Várias cabeças pensam melhor que uma.

Conhecimento é um caminho sem volta.

Saudações e bons estudos,

Paulo.

Uma coisa que eu estou vendo nas simulaçoes aqui.

O Tornado 18sw3, na mesma caixa que o Tornado de 15", tem uma excursão de cone muito menor.

Sera que nao seria uma escolha melhor, o de 18", supondo que so teria 90lts por sub?

Abrs!!

Postado em
Olá!

Paulo.

O Tornado 18sw3, na mesma caixa que o Tornado de 15", tem uma excursão de cone muito menor.

Sera que nao seria uma escolha melhor, o de 18", supondo que so teria 90lts por sub?

Abrs!!

:+1

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Olá!

Paulo.

Abrs!!

Abraços

Charles Rafael

sem contar q os 18" vão dar uma pressão maior nas baixas...

POST 2000! yeah! 3 quadradinhos rules!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...