Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

verdiani

Como Melhorar A

Recommended Posts

Kleberlpa disse:
  Alves disse:
  Kleberlpa disse:
  dudu_koba disse:
putz...

achei aqui a solução que vou usar no meu próximo projeto!

um bom TW na coluna junto com um treco deste aqui: http://www.woofersetc.com/index.cfm?fuseac...Product_ID=5550

dai coloco um bom midbass num pezinho e um sub na mala. O problema de colocar este midrange na coluna com o tweeter é que eu precisaria ter um player 4-way (só conheço o DRZ-9255) ou então usar um cross passivo pra separar o sinal do midrange e do tweeter.

o que acham? palco num deveria ser um problema, correto?

abs!

Mete um cross passivo, e corta o tweeter mais alto. Ficaria muito bom, embora eu prefira midranges de cone, e não de domo, por serem mais direcionais e mais precisos. Domo tende a ficar muito soft, mesmo on-axis.

Se fosse usar um processador+player (pxa+7892, por exemplo), quais processadores ficariam interessante nesse casamento?

Não tenho experiência com os processadores, mas dizem que o 501 é muito bom.

501 ou 510?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  Alves disse:
  Kleberlpa disse:
  Alves disse:
  Kleberlpa disse:
  dudu_koba disse:
putz...

achei aqui a solução que vou usar no meu próximo projeto!

um bom TW na coluna junto com um treco deste aqui: http://www.woofersetc.com/index.cfm?fuseac...Product_ID=5550

dai coloco um bom midbass num pezinho e um sub na mala. O problema de colocar este midrange na coluna com o tweeter é que eu precisaria ter um player 4-way (só conheço o DRZ-9255) ou então usar um cross passivo pra separar o sinal do midrange e do tweeter.

o que acham? palco num deveria ser um problema, correto?

abs!

Mete um cross passivo, e corta o tweeter mais alto. Ficaria muito bom, embora eu prefira midranges de cone, e não de domo, por serem mais direcionais e mais precisos. Domo tende a ficar muito soft, mesmo on-axis.

Se fosse usar um processador+player (pxa+7892, por exemplo), quais processadores ficariam interessante nesse casamento?

Não tenho experiência com os processadores, mas dizem que o 501 é muito bom.

501 ou 510?

Sei que tem um 5, um zero e um 1, mas a memória me impede de lembrar a exata posição :vts

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:

É a segunda. Porém, em sistemas com falantes muito afastados eu prefiro considerar a distância entre o ouvido e cada falante.

O mais baixo possível, desde que não atrapalhe o desempenho nos médios. Uns 300Hz já é um ótimo valor, mas vc só vai conseguir usando fullranges (dá até pra cortar mais baixo, por volta dos 200Hz ou 150Hz)... midranges normalmente são feitos pra trabalhar lá pelos 500Hz.

Primeiro ponto...

Entao:

Os dois da direita (passageiro) tem uma diferenca de 2,5cm em relação ao meu ouvido (TW 120 cm / MID 122,5 cm)

Os dois da esquerda tem uma diferença de 5cm em relação ao meu ouvido (TW 77,5cm / MID 82,5cm)

Entre um mid e seu respectivo tw (centro ao centro) tem 35cm de distancia

Postei rápido pra poder gravar, to voltando pro trampo, depois faço as contas, mas como saber se meu xover é de 1 ou 2 ordem (uso o do kit)

Segundo ponto:

To pensando em usar um coaxial de 3 a 3 e 1/2 pol como MR + tw... assim que tiver notícias disso trago novidades...

A noite passo com mais calma

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente post.... boa discussão.

No meu caso eu fiz o seguinte para ajustar, não sou muito teórico hein... RTA Tabajara no laptop... Ajuste de fase de cada conjunto separado, testei com o TA separado para ver se não tinha nenhum problema de fase ainda, Equalização do ganho de cada falante, curva tabajara de cada falante na posição de audição, depois de corrigir todos os problemas ajustei o TA finalmente. Mesmo assim ficou relativamente ruim. Acreditando ter matado muito dos problemas básicos parti para o ajuste auditivo...rss. Nesta parte criei dois ajustes, o pessoal na posição de direção normal para o meu gosto e o outro na posição ideal de audição, um pouco mais recuado e mais baixo acertado sobre as regras da IASCA.

Pelo que eu observei na maioria dos carros que eu escutei e opnei, tinha fase invertida, corte e ganho errados e posicionamento, problemas básicos que muitas vezes não é percebido e tenta-se corrigir no Player ou no setup. O nível dos equipamentos e de instalação estava muito bom. Acredito que na próxima vez vai ser muito mais competitivo.

No meu caso uso um DXZ945MP fazendo Bi-Ampl e corte no Ampl. Hi 250hz p/ os Full e Low 250hz no Ampl e Hi 50hz no player. Sub Low 50hz.

Config do player Front Full, Rear Mid-bass, Sub Mono

Compartilhar este post

Link para o post
Mas hoje eu mudei um pouco o posicionamento dos tw e trabalhei o alinhamento do tempo apenas com os tw ligado

Alves disse:
Tb gosto de fazer assim.

No meu caso, como o kit ta em bi-amp, eu acerto cada TW e cada MID separado, teoricamente, alinhando 5 canais...

Medidos na fita metrica...

;)

Compartilhar este post

Link para o post
  zambrana disse:

No meu caso eu fiz o seguinte para ajustar, não sou muito teórico hein... RTA Tabajara no laptop... Ajuste de fase de cada conjunto separado, testei com o TA separado para ver se não tinha nenhum problema de fase ainda, Equalização do ganho de cada falante,  curva tabajara de cada falante na posição de audição, depois de corrigir todos os problemas ajustei o TA finalmente. Mesmo assim ficou relativamente ruim. Acreditando ter matado muito dos problemas básicos parti para o ajuste auditivo...rss. Nesta parte criei dois ajustes, o pessoal na posição de direção normal para o meu gosto e o outro na posição ideal de audição, um pouco mais recuado e mais baixo acertado sobre as regras da IASCA.

Pelo que eu observei na maioria dos carros que eu escutei e opnei, tinha fase invertida, corte e ganho errados e posicionamento, problemas básicos que muitas vezes não é percebido e tenta-se corrigir no Player ou no setup. O nível dos equipamentos e de instalação estava muito bom. Acredito que na próxima vez vai ser muito mais competitivo.

No meu caso uso um DXZ945MP fazendo Bi-Ampl e corte no Ampl. Hi 250hz p/ os Full e Low 250hz no Ampl e Hi 50hz no player. Sub Low 50hz.

Poxa... o seu era um que eu queria ter escutado e nao deu...

( e queria q vc tivesse ouvido o meu, num rolou, ne)...

Entao mesmo o 945 não tendo a opção 3way vc conseguiu configurar o seu legal como 3way, Zam?...

To me animando com esse player...

Agora como rolou o RTA laptop???

Vou surrupiar o lap de um amigo meu se for viável pra mim :)

O pobrema e q nao consigo equalizar cada falante, so o conjunto... vai dar trabalho...

Quanto as fases:

Como a diferença de posição entre um TW e seu mid está de 35cm, eu teria problema de fase em 490Hz e 1470HZ, correto?

Ou seja: Se eu for usar um coaxial no lugar do TW, teria que evitar a posição caso quisesse cortar em 500hz, mas atualmente não tenho problemas...

E em relação as distancias entre os dosi do meu ouvido, ai vai pra algo em torno de 3,5k pra mais, portanto tb num tem pobrema...

Ah... nem levei em conta o sub nisso... ta dando preguiça de fazer conta (fiz biologicas, não exatas :P)

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, vendo o pessoal falando do RTA no Note, percebi que a anta aqui deixou parado o projeto do RTA...

Já tô com todas as rotinas de ajuste pra notebook, sem depender de RTA pra calibragem, só falta montar um gerador de pink noise pra servir de referência no ajuste da placa de som...

Não me deixem esquecer... de repente semana que vem todo mundo vai poder usar seu note pra isto.

Compartilhar este post

Link para o post
  zambrana disse:

No meu caso eu fiz o seguinte para ajustar, não sou muito teórico hein... RTA Tabajara no laptop... Ajuste de fase de cada conjunto separado, testei com o TA separado para ver se não tinha nenhum problema de fase ainda, Equalização do ganho de cada falante, curva tabajara de cada falante na posição de audição, depois de corrigir todos os problemas ajustei o TA finalmente. Mesmo assim ficou relativamente ruim. Acreditando ter matado muito dos problemas básicos parti para o ajuste auditivo...rss. Nesta parte criei dois ajustes, o pessoal na posição de direção normal para o meu gosto e o outro na posição ideal de audição, um pouco mais recuado e mais baixo acertado sobre as regras da IASCA.

Pra quem tá usando RTA, há uma rotina interessante:

- Verificar a distância entre o mid e o ouvido, e o tweeter e o ouvido, e tirar a diferença (por exemplo, os 2,5cm do Verdiani). Acertar o T.A (apenas pra quem usa 3way) do falante mais próximo pra compensar APENAS esta distância, em cada lado. Não ajuste o TA pra posição de audição ainda, é apenas pra corrigir fases por hora.

- Coloque o CD com pink noise, ligue o RTA com 3dB de ponderação (pq com 1dB é BEM dificil acertar, se o RTA tiver display de matriz de LEDs. Se for no note, é bem mais simples). Leia a resposta APENAS do tweeter. Imprima, anote, ou grave na memória. Leia APENAS o mid. Faça a mesma coisa. Agora meça a resposta do conjunto (faça um lado por vez). Se houverem problemas de fase entre os falantes do mesmo lado, vai aparecer um vale ou um pico quando você sobrepor as medições. Ao invés da resposta somada, vai haver um ponto onde a resposta muda.

- Depois de tudo em cima, meça a resposta do conjunto esquerdo, depois a do conjunto direito, do conjunto todo, e sobreponha. A resposta do conjunto todo não pode diferir da resposta de cada lado.

- Se não houver nenhum problema nas medições, parta pro ajuste do TA, zoreial mesmo, lembrando de adicionar aquele atraso que medimos na primeira etapa, onde for necessário.

OBS: Meça as respostas no meio do carro (onde os problemas de fase vão se manifestar).

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:
Putz, vendo o pessoal falando do RTA no Note, percebi que a anta aqui deixou parado o projeto do RTA...

Já tô com todas as rotinas de ajuste pra notebook, sem depender de RTA pra calibragem, só falta montar um gerador de pink noise pra servir de referência no ajuste da placa de som...

Não me deixem esquecer... de repente semana que vem todo mundo vai poder usar seu note pra isto.

Legal...levanta os tópicos de novo!!

Quanto ao RTA tabajara, não tem como comparar a um profissional, o mais difícil agora é encontrar o Microfone de lapela da LeSom pois faliu!!

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:

A faixa de pink do CD IASCA não serve? eu tenho...

Alias, dispersando um pouco, deixa eu perguntar:

Ok pink noise eu conheço, mas esses dias, baixando harmonicas para testar meu som, regular de ouvido, me deparie com white noise e até brown noise...

Afinal, o que são esses???

Compartilhar este post

Link para o post

Zam, Kleber, vcs tao falando como se todo mundo soubesse...

Tem um software pra por no note, é isso?

A rotina eu ja imaginava, mas ...

Perai, não me diz q é so gravar no note e ver a resposta da gravação numa curva de espectro do winamp da vida ????

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:
  zambrana disse:

No meu caso eu fiz o seguinte para ajustar, não sou muito teórico hein... RTA Tabajara no laptop... Ajuste de fase de cada conjunto separado, testei com o TA separado para ver se não tinha nenhum problema de fase ainda, Equalização do ganho de cada falante,  curva tabajara de cada falante na posição de audição, depois de corrigir todos os problemas ajustei o TA finalmente. Mesmo assim ficou relativamente ruim. Acreditando ter matado muito dos problemas básicos parti para o ajuste auditivo...rss. Nesta parte criei dois ajustes, o pessoal na posição de direção normal para o meu gosto e o outro na posição ideal de audição, um pouco mais recuado e mais baixo acertado sobre as regras da IASCA.

Poxa... o seu era um que eu queria ter escutado e nao deu...

( e queria q vc tivesse ouvido o meu, num rolou, ne)...

Entao mesmo o 945 não tendo a opção 3way vc conseguiu configurar o seu legal como 3way, Zam?...

To me animando com esse player...

Agora como rolou o RTA laptop???

Vou surrupiar o lap de um amigo meu se for viável pra mim :)

O pobrema e q nao consigo equalizar cada falante, so o conjunto... vai dar trabalho...

Quanto as fases:

Como a diferença de posição entre um TW e seu mid está de 35cm, eu teria problema de fase em 490Hz e 1470HZ, correto?

Ou seja: Se eu for usar um coaxial no lugar do TW, teria que evitar a posição caso quisesse cortar em 500hz, mas atualmente não tenho problemas...

E em relação as distancias entre os dosi do meu ouvido, ai vai pra algo em torno de 3,5k pra mais, portanto tb num tem pobrema...

Ah... nem levei em conta o sub nisso... ta dando preguiça de fazer conta (fiz biologicas, não exatas :P)

Tranquilo, pois utilizo o Front para os Bose, o Rear para os Mid e o Sub, bom para ele mesmo.

O projeto do RTA do lap ta perdido no forum da uma pesquisada, existem diversos softwares e é necessário comprar o Mic de lapela da LeSom que é raridade hoje.

O 945 tem um EQ Paramétrico de 3 bandas separado para Front (no meu caso o Bose) e Rear (os mid) que permite algum ajuste. Já o modelo 955 e o novo DXZ775USB permite equalização separada para Canais direito e esquerdo.

Cara, realmente não entendi direito, mas no meu caso acredito que não há problema pois utilizo Full-range, o corte é muito baixo 250hz . Esse é o legal do full, não é o suprasumo mas o ajuste é mais fácil.

Aliás dos 4 primeiros 3 tinham Full! Acho que é isso.

Compartilhar este post

Link para o post
  zambrana disse:
  Kleberlpa disse:

Legal...levanta os tópicos de novo!!

Quanto ao RTA tabajara, não tem como comparar a um profissional, o mais difícil agora é encontrar o Microfone de lapela da LeSom pois faliu!!

Dá pra pedir uma cartela cheia das cápsulas Panasonic que o pessoal usava nos Le-Son. Se brincar em SP também dá pra comprar.

Se rolasse uma vaquinha, dava pra pedir 100 e cada um ficava com uma "gleba". Como esse piezo é muito bom, dá pra revender depois.

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:

Perai, não me diz q é so gravar no note e ver a resposta da gravação numa curva de espectro do winamp da vida ????

Isso... eu tenho um software completinho, crackeado, com 1/3 de banda de definição (30 bandas, se não me engano).

O CD serve, o ruim é que vc vai ter alguns desvios por conta do cd-player, mas pra avaliações desse tipo, fica perfeito. Vc precisa apenas de uma base pra comparar.

Quem tem notebook com line-in pode explorar o máximo do software. Quem vai usar a entrada de microfone vai ter algumas deficiências, mas pro básico já resolve.

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:
  verdiani disse:

Isso... eu tenho um software completinho, crackeado, com 1/3 de banda de definição (30 bandas, se não me engano).

O CD serve, o ruim é que vc vai ter alguns desvios por conta do cd-player, mas pra avaliações desse tipo, fica perfeito. Vc precisa apenas de uma base pra comparar.

Quem tem notebook com line-in pode explorar o máximo do software. Quem vai usar a entrada de microfone vai ter algumas deficiências, mas pro básico já resolve.

Line - in é a entrada do microfone, certo???

Bem, eu tenho um microfone estéreo aqui em casa com plug pra comp (um sound max da ASUS)

Não acredito que o "basico" pode ser tão simples !!!!

:rever1:

Bem, esse seu programa Kleber, é algo um pouco diferente? Pq pensei:

CD IASCA no meu carro

Note gravando com mic stereo

Reproduzo no winamp do note e vejo a curva...

É esse o principio, ou esse software q vc falou tem algo especial, além do numero de bandas ???

(desculpa a redundância, mas tem hospede em casa e algumas cervas ja...)

EDITADO:

1- Cápsulas Panasonic???

É remédio??

2- Zam, no seu , precisa ver as distancias... o q eu quis dizer e q no meu caso, não posso por o coaxial no mesmo ponto onde estao os tw, se quiser cortar em 500, por exemplo, mas nos extremos de frequencia (pelo que eu brinquei aqui com a calculadora) é mais dificil sair de fase...

E quanto a "cor" dos ruidos (pink , white , brown) ? ...

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:
Apos ser "surrado" pelo juiz, vou tentar melhorar o que for possivel antes de trocar equipamentos (grana curta é fo..... )

Uma das coizas que mais me chamou em relação a onde perdi pontos foi a "Ambiência"...

Apesar da explicação objetiva do juiz do que se tratava, escutei outros sons no encontro, e não encontrei a referida impressão de "ambiente amplo"...

Também li o manual para entender o quesito em julgamento (ta na página da 101)

Não quero dizer que outros carros não tenham apresentado isso, talvez (bem provável) eu não tenha ouvido pra perceber, mas é perguntando que se aprende.

Claro, vi palcos largos, altos e profundos, (nisso não perdi proporcionalmente tantos pontos), melhores que o meu, mas essa "impressão" a que ele se refere, continuou meio abstrata pra mim....

Ai eu pergunto:

Ate que ponto isso é criado pelo EQUIPAMENTO / qualidade de reprodução, ou depende de posicionamento de falantes, alinhamento de fase, etc...

Claro que sei que é uma somatória de fatores, mas tipo, um palco bom (onde posicionamento e fase pesam muito) não deveriam criar uma ambiência equivalente?

Ou os Pioneers (sempre o vilao da história), devido aos seus timbres as vezes artificias são que matam o som no processo, perdendo assim a "ambiência" ???

Ola Verdiani estava presente mas realmente não sei qual o teu carro...

descreva mais ou menos o Set up desde o player ( q jah sei), mid, tw, modulos, sub e posicionamento...

Vamos lah sem saber algumas coisas em relação ao seu setup começamos com o player, esse player naum tem um TA diriamos mto presciso entaum como o Klebão disse tente alinha-lo mais fisicamente q realmente no T.A. agora não entendi o fato do juiz ter encanado mais com o problema de ambiencia... pra mim este termo seria outro significado, e oq vc esta procurando parece-me mais um termo de posicionamento e fuga de instrumentos e vozes por ex, derepente a voz q esta mais em baixo sobe ou desce, algum instrumento da direita passa pra parte mais central essas coisas.. primeiramente eu faria o seguinte...

desligaria todos os EQs, todo o T.A e ajustaria os cortes para q isso não ocorra. Ao meu ver creio q esse seja o maior problema, depois disso, arrumaria o T.A e deixando por ultimo o Eq, se utilizar, nunca utilize o Loud para esses ajustes.

Experimentaria arrumar primeiro oq citei acima pra pensar em arrumar os falantes..

naum sei como eh o setup mais provavelmente creio q a altura ideal de palco, se for um kit 2 vias, com tw no painel e mid nas portas ou em pezinhos (lembrei me fale tb o direcionamento dos msms), creio q seja na altura do painel dependendo na altura do volante naum mais q isso...

O ajuste do T.A acho mto subjetivo, pq naum eh necessariamente as medidas q esttão mostradas lah mas sim o atraso em ms (mili segundos) mas isso ao meu ver eh mehor de ouvido msm...

Agora sobre q tal aparelho eh melhor aquele falante eh o tal.. essas coisas realmente são dificeis de falar... podem tocar mto pra uns e outros não, principalmente q estamos em um forum, qualquer um pode falar oq quiser... assim como eu q posso estar falando bobagem, apenas minha opnião e experiencia q tive.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Malz usar o topico pra perguntar um coisinha.

O Zambrana tu tava usando o Eq do Clarion???

experimenta usar com ele desligado olha oq acontece com a profundidade do bicho...

Compartilhar este post

Link para o post
  Eddie disse:
  verdiani disse:
Apos ser "surrado" pelo juiz, vou tentar melhorar o que for possivel antes de trocar equipamentos (grana curta é fo..... )

Uma das coizas que mais me chamou em relação a onde perdi pontos foi a "Ambiência"...

Apesar da explicação objetiva do juiz do que se tratava, escutei outros sons no encontro, e não encontrei a referida impressão de "ambiente amplo"...

Também li o manual para entender o quesito em julgamento (ta na página da 101)

Não quero dizer que outros carros não tenham apresentado isso, talvez (bem provável) eu não tenha ouvido pra perceber, mas é perguntando que se aprende.

Claro, vi palcos largos, altos e profundos, (nisso não perdi proporcionalmente tantos pontos), melhores que o meu, mas essa "impressão" a que ele se refere, continuou meio abstrata pra mim....

Ai eu pergunto:

Ate que ponto isso é criado pelo EQUIPAMENTO / qualidade de reprodução, ou depende de posicionamento de falantes, alinhamento de fase, etc...

Claro que sei que é uma somatória de fatores, mas tipo, um palco bom (onde posicionamento e fase pesam muito) não deveriam criar uma ambiência equivalente?

Ou os Pioneers (sempre o vilao da história), devido aos seus timbres as vezes artificias são que matam o som no processo, perdendo assim a "ambiência" ???

Ola Verdiani estava presente mas realmente não sei qual o teu carro...

descreva mais ou menos o Set up desde o player ( q jah sei), mid, tw, modulos, sub e posicionamento...

Vamos lah sem saber algumas coisas em relação ao seu setup começamos com o player, esse player naum tem um TA diriamos mto presciso entaum como o Klebão disse tente alinha-lo mais fisicamente q realmente no T.A. agora não entendi o fato do juiz ter encanado mais com o problema de ambiencia... pra mim este termo seria outro significado, e oq vc esta procurando parece-me mais um termo de posicionamento e fuga de instrumentos e vozes por ex, derepente a voz q esta mais em baixo sobe ou desce, algum instrumento da direita passa pra parte mais central essas coisas.. primeiramente eu faria o seguinte...

desligaria todos os EQs, todo o T.A e ajustaria os cortes para q isso não ocorra. Ao meu ver creio q esse seja o maior problema, depois disso, arrumaria o T.A e deixando por ultimo o Eq, se utilizar, nunca utilize o Loud para esses ajustes.

Experimentaria arrumar primeiro oq citei acima pra pensar em arrumar os falantes..

naum sei como eh o setup mais provavelmente creio q a altura ideal de palco, se for um kit 2 vias, com tw no painel e mid nas portas ou em pezinhos (lembrei me fale tb o direcionamento dos msms), creio q seja na altura do painel dependendo na altura do volante naum mais q isso...

O ajuste do T.A acho mto subjetivo, pq naum eh necessariamente as medidas q esttão mostradas lah mas sim o atraso em ms (mili segundos) mas isso ao meu ver eh mehor de ouvido msm...

Agora sobre q tal aparelho eh melhor aquele falante eh o tal.. essas coisas realmente são dificeis de falar... podem tocar mto pra uns e outros não, principalmente q estamos em um forum, qualquer um pode falar oq quiser... assim como eu q posso estar falando bobagem, apenas minha opnião e experiencia q tive.

[]s

Deixa eu tentar resumir:

A discussão acabou seguindo para palco e fases, mas comecei o tópico pelo que perdi em "ambiência"

O que eu quis dizer la no começo foi que todos os carros que eu escutei o som parecia confinado ao carro... Nada da impressão de uma catedral, ou uma arena, ambiente aberto, ao que se refere o livro de julgamento....

O que acho que perdi em foco foi pelo TA e pela falta de um mid-range... Tambem acho q o palco é mais facil de consertar...

Meu set ta na assinatura...

MTC 6.1 - Tw na caixa de retrovisor, foco dos TW cruzando sobre a alavanca de cambio...

MID na porta de um focus (bem tratada), o que significa que o mid esta a meia altura, com um bafle que me da + 15º ainda focando para cima...

O xover desse kit ainda oferece a opçao de compensaçao de angulo para o mid (caso de posição baixa). Conforme sugere o manual, uso uma compensação de eixo de 60º

O mid do passageiro quase foca em mim (estou pensando em reduzir desse lado a compensação de eixo), o do meu lado, não consigo ver o mid devido a tela (estou pensando em tirar a tela)

O kit esta em BI-AMP, alimentado por um 545 da alpine, 4 saidas, uma de 125rms pra cada elemento.

Alem disso um sub R10 do lado esquerdo do porta-malas (lado do motorista), sintonizado em 24hz, empurrado por um amp mono 605, tb alpine

A diferenca de posiçao de escuta (entre tw w mid de um mesmo lado ) é de 5cm a dir e 2,5 cm a esquerda....

Meu TA acerta por distancia, a cada polegada (ou 2,5 cm )

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:
[Deixa eu tentar resumir:

A discussão acabou seguindo para palco e fases, mas comecei o tópico pelo que perdi em "ambiência"

O que eu quis dizer la no começo foi que todos os carros que eu escutei o som parecia confinado ao carro... Nada da impressão de uma catedral, ou uma arena, ambiente aberto, ao que se refere o livro de julgamento....

O que acho que perdi em foco foi pelo TA e pela falta de um mid-range... Tambem acho q o palco é mais facil de consertar...

Meu set ta na assinatura...

MTC 6.1 - Tw na caixa de retrovisor, foco dos TW cruzando sobre a alavanca de cambio...

MID na porta de um focus (bem tratada), o que significa que o mid esta a meia altura, com um bafle que me da + 15º ainda focando para cima...

O xover desse kit ainda oferece a opçao de compensaçao de angulo para o mid (caso de posição baixa). Conforme sugere o manual, uso uma compensação de eixo de 60º

O mid do passageiro quase foca em mim (estou pensando em reduzir desse lado a compensação de eixo), o do meu lado, não consigo ver o mid devido a tela (estou pensando em tirar a tela)

O kit esta em BI-AMP, alimentado por um 545 da alpine, 4 saidas, uma de 125rms pra cada elemento.

Alem disso um sub R10 do lado esquerdo do porta-malas (lado do motorista), sintonizado em 24hz, empurrado por um amp mono 605, tb alpine

A diferenca de posiçao de escuta (entre tw w mid de um mesmo lado ) é de 5cm a dir e 2,5 cm a esquerda....

Meu TA acerta por distancia, a cada polegada (ou 2,5 cm )

Verdiani, ambiencia em carro é complicada, acho que todos ficaram na casa dos 3 pontos ou 4 pontos, por este mesmo motivo que vc falou, som de carro, ou seja o seu não fugia a regra.

Para melhorar o palco, foco e imagem, faça como eu disse, direcione mid e tw esquerdo no seu ombro esquerdo e mid e tw direito no seu ombro direito....com o delay vc pode trabalhar apenas as diferenças de distancias, como exemplo se o mid direito esta a 100cm de voce e o esquerdo esta a 70cm, vc adiciona apenas 30cm no mid da direita, me diz uma coisa seu som esta "fechado"? pois tem um amigo meu com amplis alpine e o som dele não se conserta.....

Compartilhar este post

Link para o post
  MDIANA disse:

Para melhorar o palco, foco e imagem, faça como eu disse, direcione mid e tw esquerdo no seu ombro esquerdo e mid e tw direito no seu ombro direito....com o delay vc pode trabalhar apenas as diferenças de distancias, como exemplo se o mid direito esta a 100cm de voce e o esquerdo esta a 70cm, vc adiciona apenas 30cm no mid da direita, me diz uma coisa seu som esta "fechado"? pois tem um amigo meu com amplis alpine e o som dele não se conserta.....

Dificil dizer, MDIANA...

Vim de um BANDA, e minha impressão era de q era bem mais "amplo" do que era antes E TB do que foi julgado, mas pelo visto todo mundo ficou entre 3 e 4, como voce disse...

Talvez fosse o caso de escutar um 8 ou mais, por exemplo, e procurar a diferença, como eu achei entre meu palco e o seu...

Ninguem chegou a isso, ne???

Engraçado... No HT em casa, as vezes tenho essa sensação de "ambiência", mas AS VEZES , e nada que justificasse "dobrar" a pontuação, por exemplo...

Mas acho q vou começar do "facil" pro "dificil":

Focar os mid

RTA / Equalizar

Ai vem: re-posicionar os TW / trocá-los por coaxiais...

Detalhe: A "dona patroa" não deixou roubar enfeite de mesa...

:P

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:
E quanto a "cor" dos ruidos (pink , white , brown) ? ...

White noise is a random signal (or process) with a flat power spectral density. In other words, the signal's power spectral density has equal power in any band, at any centre frequency, having a given bandwidth. White noise is considered analogous to white light which contains all frequencies.

An infinite-bandwidth, white noise signal is purely a theoretical construction. By having power at all frequencies, the total power of such a signal is infinite. In practice, a signal can be "white" with a flat spectrum over a defined frequency band

http://en.wikipedia.org/wiki/White_noise

Brown noise é aquele que dizem fazer vc cagar na calças. Teve até um episódio do mithbusters da Discovery Channel que tentou provar isto e não conseguiu.

olhe só a explicação:

The brown note, according to an urban legend, is an infrasound frequency that causes humans to lose control of their bowels due to resonance. There is no scientific evidence to support the claim that a "brown note" exists.

The name is actually metonymy for a common color of human feces. Effective frequencies are reportedly between 5 and 9 Hz, below the audible range for humans (generally, adults cannot hear sounds below about 20 Hz), but supposedly in the range of resonance of human body parts. However, as the supposed effects are difficult to explain through known medical science and have yet to be verifiably reproduced in a controlled environment, most medical professionals are of the opinion that the brown note, at least as described in the legend, does not exist

edit: agente tem que arrumar um carro com um bom setup (entre 5 e 9 Hz O.O ) pra testar com alguém no próximo encontro.....hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Povo, esse tópico tá ficando show mesmo. Só é ruim p/mim q fico perdido aqui na terrinha, sem referências, mas tenho certeza q essas dicas irão me ajudar bastante quando for montar meu próximo som (+ 1 206 hehehe!).

Por enquanto, meu set será:

Mid B&W (atualmente estou usando mids JL de 6")

Tw Seas

Sub 10W0

Amp Xtant3300 (2x60 p/os tw + 1x180 p/o sub) e Xtant2200 (2x100 p/os mids)

Fios e RCA Monster Cable

HU DXZ-945 ... quero trocá-lo por um 955 p/poder fazer os cortes pelo player... um dia, quem sabe, aparece algum player puro :rolleyes: (já tive um Nakamichi simplesinho e gostava muito dele), daí é tacar um bom x-over ativo ou processador :rolleyes:

Verdiani, vc pensa em coaxial para poder ter o tw centralizado com o MR?

Aproveitar e lembrar logo uma coisa ao Kleber: - Kleber, vê se ñ esquece o projeto do RTA! :vts

Compartilhar este post

Link para o post
  dudu_koba disse:

edit: agente tem que arrumar um carro com um bom setup (entre 5 e 9 Hz O.O ) pra testar com alguém no próximo encontro.....hehehehe

cubram o pano com plástico, pelo menos... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
  Alves disse:
Povo, esse tópico tá ficando show mesmo. Só é ruim p/mim q fico perdido aqui na terrinha, sem referências, mas tenho certeza q essas dicas irão me ajudar bastante quando for montar meu próximo som (+ 1 206 hehehe!).

Apareça aqui pelas terras-secas... água engarrafada, papo furado, e som pra vc ouvir, é o que não vai faltar.

Se o Tiba for com a sua cara, vc ainda descola um lugar pra passar a noite... o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Resultado Oficial Iasca

Nome Cidade Carro Qualidade RTO Instalação Total

1-Alberto L. Moço São Paulo GM/Opala 179

2-Gabriel Zambrana São Paulo VW/Polo Sedan 174

11-José Ed. T. Mobayashi São Paulo Peugeot/206 158

12-Mauricio Martins Santana São Paulo Peugeot/206 157

13-Carlos Eduardo V. Carvalho Jundiaí Ford/Focus 157

14-Sidney Honorato Palietta Pirituba GM/Montana 155

15-Fábio Roble São Paulo GM/Meriva 155