Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

verdiani

Como Melhorar A

Recommended Posts

Apos ser "surrado" pelo juiz, vou tentar melhorar o que for possivel antes de trocar equipamentos (grana curta é fo..... )

Uma das coizas que mais me chamou em relação a onde perdi pontos foi a "Ambiência"...

Apesar da explicação objetiva do juiz do que se tratava, escutei outros sons no encontro, e não encontrei a referida impressão de "ambiente amplo"...

Também li o manual para entender o quesito em julgamento (ta na página da 101)

Não quero dizer que outros carros não tenham apresentado isso, talvez (bem provável) eu não tenha ouvido pra perceber, mas é perguntando que se aprende.

Claro, vi palcos largos, altos e profundos, (nisso não perdi proporcionalmente tantos pontos), melhores que o meu, mas essa "impressão" a que ele se refere, continuou meio abstrata pra mim....

Ai eu pergunto:

Ate que ponto isso é criado pelo EQUIPAMENTO / qualidade de reprodução, ou depende de posicionamento de falantes, alinhamento de fase, etc...

Claro que sei que é uma somatória de fatores, mas tipo, um palco bom (onde posicionamento e fase pesam muito) não deveriam criar uma ambiência equivalente?

Ou os Pioneers (sempre o vilao da história), devido aos seus timbres as vezes artificias são que matam o som no processo, perdendo assim a "ambiência" ???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem esse lance q vc falou mesmo. Tem vez q por mais correto q esteja o posicionamento dos falantes/tweeters, o player acaba atrapalhando um pouco. Pode até ver q no teste do 880prs perceberam o palco mais estreito. Esse é só um exemplo da diferença q o player pode fazer (atrapalhar). O player pode ser um vilão mesmo na hora de acertar tudo.

Rapaz, essa surra q vc levou foi uma surra boa! o-o- hehehe!

hehehe! Assim é q é bom! Pq pelo menos tem quem diga o q tá certo e o q tá errado. Além de ter como ouvir outros carros e comparar c/o teu. Assim, o cara levanta da surra e parte p/briga de novo. hehehe!

Fod@ é p/mim, q tou aqui sozinho, sem referência. Aqui ñ tem campeonato! :( Nêgo só quer saber de cornetas [o_] e olha q mesmo assim ñ fazem campeonato disso. Ainda bem! hahaha! Sem falar q o q tem de "estalador" aqui ñ é brincadeira. O único q ainda faz alguma coisa certa saiu do ramo. Quando quero alguma coisa, faço eu mesmo. Se for alguma coisa como caixa, aí peço p/uns colegas, mas digo tudo direitinho como tem q ser. Um dia desses, o pai de um deles (q gosta de HT tb) ouviu um cd do Clapton+BB e ficou maravilhado pq percebeu q o som tava vindo de cima do painel. Lembro q ele apontou p/o tw e disse "tá saindo voz daqui, né!" hahaha! Ele tinha uma equipadora antes e tá querendo abrir a loja novamente. É um dos poucos q ainda vejo q sabe o q é bom... tem até um par de 12W1 guardado em casa. Ele disse tb q gostou muito do meu tw pq os q ele vê por aqui só fazem ts-ts-ts-ts-ts! hahaha!

Compartilhar este post

Link para o post

Alves, botei fogo no teste do 880.... Meu 860 deu palco mais largo no julgamento, igual ao alpine... e ó q meu set e inferior ao do teste...

Agora eu tava pensando em o que eu posso mudar ANTES de mexer em equip...

O cara que instalou meu som tem um 945, e a idéia era otimizar tudo antes, testar meu SET com o player dele pra ver o que eu estaria ganhando... Ele ta negociando com o importador dele pra pegar um 955 pra demostração, e ai eu poderia testar os 2 no meu set.. La tem tambeu um alpine, 98 alguma coisa (depois eu verifico e posto)...

EDITADO:

1 - Há um cálculo para se determinar a distancia entre o tw e o mid, pra que não fiquem em fases diferentes, alguem pode me dizer como é esse cálculo???

2 - A altura do palco, profundidade e ambiência podem ser influenciadas pela HU ??? (os outros detalhes como timbre, foco, etc eu ja vi que sim, mas para palco, todos os carros que ouvi estavam com os mids em posições diferentes do meu, então fica dificil extrapolar)

Essa seria a idéia:

Otimizado o meu set, comparar nele o premier o (ou os) clarion e o alpine, e ver o que eu ganharia e qual se adaptaria melhor ao meu sistema, entendeu???

Ate vi seu anuncio, fiquei com a impressão q o fundo é azul... é azul ou cinza ???

( o do instalador daqui é cinza)

Compartilhar este post

Link para o post
Alves, botei fogo no teste do 880.... Meu 860 deu palco mais largo no julgamento, igual ao alpine... e ó q meu set e inferior ao do teste...

O cara que instalou meu som tem um 945, e a idéia era otimizar tudo antes, testar meu SET com o player dele pra ver o que eu estaria ganhando... Ele ta negociando com o importador dele pra pegar um 955 pra demostração, e ai eu poderia testar os 2 no meu set.. La tem tambeu um alpine, 98 alguma coisa (depois eu verifico e posto)...

EDITADO:

1 - Há um cálculo para se determinar a distancia entre o tw e o mid, pra que não fiquem em fases diferentes, alguem pode me dizer como é esse cálculo???

2 - A altura do palco, profundidade e ambiência podem ser influenciadas pela HU ??? (os outros detalhes como timbre, foco, etc eu ja vi que sim, mas para palco, todos os carros que ouvi estavam com os mids em posições diferentes do meu, então fica dificil extrapolar)

Essa seria a idéia:

Otimizado o meu set, comparar nele o premier o (ou os) clarion e o alpine, e ver o que eu ganharia e qual se adaptaria melhor ao meu sistema, entendeu???

Ate vi seu anuncio, fiquei com a impressão q o fundo é azul... é azul ou cinza ???

É assim: http://img68.imageshack.us/my.php?image=ds...scf12721lh9.jpg

Ñ tou conseguindo incluir fotos. Sempre aparece somente "user posted image". Alguém sabe dizer pq?

my.php?image=ds...scf12721lh9.jpg

tão vendo?! :banghead:unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa Verdiani eu também fui surrado na avalição do meu sistema...na Meriva preta pra você lembrar....

Mas hoje eu mudei um pouco o posicionamento dos tw e trabalhei o alinhamento do tempo apenas com os tw ligado e consegui sentir uma melhora sensível no foco e na largura do palco, ficou BEM melhor (nada como referência, aí Alves você deve estar a algumas milhas de distância...hehe)

Mas a altura do palco ainda tá longe, tentei ajustar mas não mudou muito, acho que o problema está do direcionamento dos Mid...bom sei lá....preciso achar o caminho!!!

Mas e aí vai jogar os tw no fundo do painél?

Compartilhar este post

Link para o post
Mas hoje eu mudei um pouco o posicionamento dos tw e trabalhei o alinhamento do tempo apenas com os tw ligado

Tb gosto de fazer assim.

Compartilhar este post

Link para o post

EDITADO:

Essa seria a idéia:

Ñ tou conseguindo incluir fotos. Sempre aparece somente "user posted image". Alguém sabe dizer pq?

my.php?image=dscf12721lh9.jpg

dscf12721lh9.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

EDITADO:

Essa seria a idéia:

dscf12721lh9.th.jpg

É q vc não pode simplesmente selecionar o link e colá-lo, pois o imageshack " abrevia " o endereço, fazendo com que não apareça todo o link... O ideal é copiá-lo, ou fazer o msm q fiz:

Vai na imagem, clica com o Botão Direito do Mouse em Propriedades dai onde ta " Endereço ( URL ) vc seleciona o link e cola no fórum...

ou img

Ou, se quiser deixar a imagem bem pequena igual eu deixei é só vc por um .th antes do .jpg!

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu disse no teste, o direcionamento dos falantes pode mudar bastante a largura do palco... muitas vezes um alpine de outro carro pode dar um palco mais fechado, dependendo de como os falantes estão instalados... enquanto seu carro com pioneer vai se sair melhor.

Antes? Otimize a instalação. Tente aprimorar posicionamento, inverta a fase de cada falante e veja o resultado final. Verifique TA, balanço de volume entre os lados...

Palco é fácil de obter... difícil é obter uma imagem convincente. Para isto, trabalhe ao mínimo com reflexões, trabalhe ao máximo os posicionamentos, cortes do crossover, fases... tudo isto influencia no resultado final. Com uma boa base instalada, o acerto fino (TA) é mais efetivo. Lembre-se, se quer algo bom, encare o TA apenas como acerto fino, maquiagem mesmo. Uma coisa é uma mulher bonita usando maquiagem apenas para realçar, outra é uma mulher feia usando maquiagem pra se salvar.

Pra não ter problema algum com fases, só fazendo alinhamento físico bobina-bobina. Em sistemas com tw e mid separados, tente manter a mesma distância entre o seu ouvido e o tweeter, e o seu ouvido e o mid.

Cálculo pra fase? Simples, é o velho cálculo de comprimento de onda: c=343/f. Como o problema de fase ocorrerá com uma inversão de 180º, então é a metade desse comprimento que será seu problema.

Por exemplo, se seu mid fica 20cm mais distante que seu tweeter, o cálculo fica assim:

f=(343/d)/2 (apenas reorganizando a fórmula)

f=(343/0,2)/2

f= 857Hz.

Este problema de fase vai aparecer de novo num comprimento de onda igual a 1/3 desse. Ou seja, um comprimento de 6,7cm, que dá 2559Hz (3x a frequência do primeiro distúrbio).

Neste caso, é bom que esses 2559Hz estejam bem longe da frequência de corte entre o tweeter e o mid, se o seu crossover for de 1a ordem, ou esta deve ser a frequência de corte, caso seu crossover seja de 2a ordem. Neste caso, basta inverter físicamente a ligação do tweeter.

Sem falar que este cálculo deve ser realizado pra pegar distúrbios de fase entre os dois lados, levando em conta a diferença de distância entre eles e seus ouvidos...

Resumindo, você vai ficar louco se tentar calcular tudo isto antes de montar. Mais fácil montar, testar, mexer nas fases e nos cortes, até a coisa ficar coerente.

Sim e não. Altura de palco é fortemente influenciada pelo corte de frequências utilizado. Se seu player tende a ser mais boomy, o palco acaba descendo, por causa do mid. O palco alto em sistemas 2 vias é ilusão... em 3 vias já é mais real.

Profundidade vem da capacidade do seu player de reproduzir corretamente a gravação. A profundidade vem da reprodução correta dos sons, que chegam com diferentes fases entre eles e até mesmo das reproduções no ambiente. Então players pouco refinados não vão dar bons resultados neste ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebam que não é assim tão difícil criar um tópico bom. Monta-se um sistema, ao ouvir outros percebe-se algumas deficiências, cria-se uma teoria e ela é discutida aqui, enriquecendo o fórum (já aprendi alguma coisa com este tópico).

o-o- Mas, falando sério: que CD player, amplificador, kit 2 vias eu uso?????

Compartilhar este post

Link para o post

EDITADO:

Essa seria a idéia:

dscf12721lh9.th.jpg

É q vc não pode simplesmente selecionar o link e colá-lo, pois o imageshack " abrevia " o endereço, fazendo com que não apareça todo o link... O ideal é copiá-lo, ou fazer o msm q fiz:

Vai na imagem, clica com o Botão Direito do Mouse em Propriedades dai onde ta " Endereço ( URL ) vc seleciona o link e cola no fórum...

ou img

Ou, se quiser deixar a imagem bem pequena igual eu deixei é só vc por um .th antes do .jpg!

Rapaz... já tentei assim tb e ñ deu... Vou tentar depois c/o "th". Valeu pela dica :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sem falar que este cálculo deve ser realizado pra pegar distúrbios de fase entre os dois lados, levando em conta a diferença de distância entre eles e seus ouvidos...

Resumindo, você vai ficar louco se tentar calcular tudo isto antes de montar. Mais fácil montar, testar, mexer nas fases e nos cortes, até a coisa ficar coerente.

Sim e não. Altura de palco é fortemente influenciada pelo corte de frequências utilizado. Se seu player tende a ser mais boomy, o palco acaba descendo, por causa do mid. O palco alto em sistemas 2 vias é ilusão... em 3 vias já é mais real.

Profundidade vem da capacidade do seu player de reproduzir corretamente a gravação. A profundidade vem da reprodução correta dos sons, que chegam com diferentes fases entre eles e até mesmo das reproduções no ambiente. Então players pouco refinados não vão dar bons resultados neste ponto.

Quanto a largura, so pq meus tw tavam mais próximos que os do teste... Mais pra levar lenha na fogueira do que levar a sério...

Vou re-medir as distâncias, e calcular tudo...

Mas onde descubro a ordem do meu xover???

No manual nem no site nada consta...

No que vc diz "dois lados" mid x tw a dir E mid x tw a esq ???

Na altura, o problema começa a ficar mais sério...

MID de 50 a 2.5K. tw dai pra cima...

O mid ta no meio da porta, já inclinado uns 15º pra cima, ja...

to sendindo falta dum MR, mas se a altura do palco é marcada pelo contra-baixo (foi o q o juiz me disse), acho q só colocando o Mid bass no painel, não ??? O MR não vai reproduzir o contra-baixo...

E por que alguns mid de 5 em pezinho (portanto em posição mais baixa) davam uma sensação de palco mais alta ??? Pelo apontamento dele para a posição de escuta ???

Compartilhar este post

Link para o post
Poxa Verdiani eu também fui surrado na avalição do meu sistema...na Meriva preta pra você lembrar....

Mas hoje eu mudei um pouco o posicionamento dos tw e trabalhei o alinhamento do tempo apenas com os tw ligado e consegui sentir uma melhora sensível no foco e na largura do palco, ficou BEM melhor (nada como referência, aí Alves você deve estar a algumas milhas de distância...hehe)

Mas a altura do palco ainda tá longe, tentei ajustar mas não mudou muito, acho que o problema está do direcionamento dos Mid...bom sei lá....preciso achar o caminho!!!

Mas e aí vai jogar os tw no fundo do painél?

Acho que vou mexer primeiro no mid...

Talvez um doopod pra melhorar o direcionamento deles, e eventualmente corrigir a distância / fase...

Tentando tb levantar o palco

Os metais tão bons...

O contra-baixo tá meio baixo (trocadilho infeliz)...

Depois tento jogar o palco mais pro capo...

Primeiro vou tentar "cruzar" os tw mais em cima do painel (hj cruzam sobre o cambio)... Se não resolver, ai talvez jogue pro canto do vidro...

Alias, existe algum consenso nisso???

Vi carros sem cruzamento de tw, minha impressão foi de um palco com mais profundidade, porém mais estreito...

Estou começando do palco, pra depois ir pra imagem, foco e depois ambiência, pra ir do mais facil pro mais dificil, e por ai vai...

Valeu Kleber, mais alguma dica nesse sentido???

Alias, voltando a voltagem dos meus rca's, esse descompasso/clipagem pode prejudicar a imagem e o foco, né???

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a largura, so pq meus tw tavam mais próximos que os do teste... Mais pra levar lenha na fogueira do que levar a sério...

Vou re-medir as distâncias, e calcular tudo...

Mas onde descubro a ordem do meu xover???

No manual nem no site nada consta...

No que vc diz "dois lados" mid x tw a dir E mid x tw a esq ???

Na altura, o problema começa a ficar mais sério...

MID de 50 a 2.5K. tw dai pra cima...

O mid ta no meio da porta, já inclinado uns 15º pra cima, ja...

to sendindo falta dum MR, mas se a altura do palco é marcada pelo contra-baixo (foi o q o juiz me disse), acho q só colocando o Mid bass no painel, não ??? O MR não vai reproduzir o contra-baixo...

E por que alguns mid de 5 em pezinho (portanto em posição mais baixa) davam uma sensação de palco mais alta ??? Pelo apontamento dele para a posição de escuta ???

Olha, os cálculos de fase ajudam muito, mas use o ouvido pra determinar se vale ou não a pena mexer. Muitas vezes o teste de ouvido é mais rápido. Umas chaves tic-tac invertendo a ligação dos tweeters e mids vão tornar os testes mais rápidos.

O midrange no painel ajuda muito a elevar a posição até mesmo do contrabaixo... as notas mais graves ficam lá embaixo mesmo, mas como temos mais dificuldade de identificar a direção do emissor, acaba passando despercebido, e o que for reproduzido pelo midrange vai de fato estar acima do painel.

Um bom 3 vias realmente é MUITO superior a um 2 vias, não só em imagem e foco, mas os médios ganham vida, tem ataque, arejamento... É até difícil pensar em voltar às duas vias depois... :vts

Quanto ao pezinho x porta, é porquê na porta você ouve mais as reflexões do som no cão e painel, do que o som que sai diretamente do falante. Já no pezinho vc ouve o que sai do falante (você está on-axis!) e não as reflexões. Por isto o melhor resultado.

Compartilhar este post

Link para o post
Umas chaves tic-tac invertendo a ligação dos tweeters e mids vão tornar os testes mais rápidos.

desculpe a minha ignorância, mas essa inversão de fase é apenas mudando as polaridades nos tw e/ou mid?

Compartilhar este post

Link para o post
Umas chaves tic-tac invertendo a ligação dos tweeters e mids vão tornar os testes mais rápidos.

desculpe a minha ignorância, mas essa inversão de fase é apenas mudando as polaridades nos tw e/ou mid?

Sim... vc inverte 180 graus a fase.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim... vc ouviu o teste / julgamento : "Now my voice is on fase, and should sound focused and clear... Now my voice is out fase, ando sound difuse and difficult to locate"...Aquilo da uma noção do que a fase errada pode fazer

Isso é a fase... Mas aquilo é so a voz ... Alguns players vc consegue inverter a fase no HU ( o meu faz, mas so em conjunto: os dois TW, os dois mid, os dois sub, não separa o dir do esq, p ex... So meu sistema antigo, eu usava o sub em fase invertida...)

Kleber, em relação a distancia, é a distancia do MID dir em relação ao meu ouvido x a distância do TW dir em relação ao meu ouvido, ou a diância entre eles, independente do meu ouvido (imaginei a segunda)

Bem, o mid do passageiro está "on-axis" comigo, agora o da minha esquerda...

Quanto ao TW os dois estão com a mesma atenuação, mas o balanço um pouco jogado para a direita (passageiro) para compensar a distância...

Quanto a posição / cruzamento de tweeters, alguem opina ???

Num sistema de 3 vias, qual voce acha que deveria ser o corte entre o mid-range e o mid-bass ???

Vc acha que vale a pena entao usar por exemplo um misto entre blafe e doorpod (digo misto por causa do tamanho do suporte, e não vedação), e focar os mids???

Direcionei as perguntas ao Kleber, quem começou as respostas, mas gostaria das sugestões e opiniões de todos !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Num sistema de 3 vias, qual voce acha que deveria ser o corte entre o mid-range e o mid-bass ???

No kit 3 vias MB quart q eu tinha, o corte era em 350Hz. Mas esse corte vai depender um pouco do conjunto q vc tá montando. Tem q ver até onde vai cada um (até onde sobe o midbass e até onde desce o midrange), estou certo Kleber? Vou aproveitar e perguntar uma coisa q ainda ñ vi comentarem por aqui... Se o midbass sofrer apenas o corte LP, q mal isso pode ocasionar? Jogar o palco p/baixo?

Compartilhar este post

Link para o post
No kit 3 vias MB quart q eu tinha, o corte era em 350Hz. Mas esse corte vai depender um pouco do conjunto q vc tá montando. Tem q ver até onde vai cada um (até onde sobe o midbass e até onde desce o midrange), estou certo Kleber? Vou aproveitar e perguntar uma coisa q ainda ñ vi comentarem por aqui... Se o midbass sofrer apenas o corte LP, q mal isso pode ocasionar? Jogar o palco p/baixo?

É por ai, alves, e perder imagem de palco, pois a mesma frequencia começa a vir de locais diferentes...

Omagina a mesma frequencia vindo de um MR no painel e do mid lá em baixo... E mais, com intensidade / volume / direcionamento diferentes...

Perguntei pois estou imaginando uma saida a lá MDIANA...

Pegar um coaxial pequeno tipo 3 pol e ver o que consigo fazer com ele...

Ai preciso ter uma idéia do que seria "em média" o corte.... Meu mid bass sobe mais q isso, vamos ver ate onde o coax desce... depois dou mais noticias...

Compartilhar este post

Link para o post

putz...

achei aqui a solução que vou usar no meu próximo projeto!

um bom TW na coluna junto com um treco deste aqui: http://www.woofersetc.com/index.cfm?fuseac...Product_ID=5550

dai coloco um bom midbass num pezinho e um sub na mala. O problema de colocar este midrange na coluna com o tweeter é que eu precisaria ter um player 4-way (só conheço o DRZ-9255) ou então usar um cross passivo pra separar o sinal do midrange e do tweeter.

o que acham? palco num deveria ser um problema, correto?

abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Aquilo da uma noção do que a fase errada pode fazer

Realmente... e o problema mais comum de fase, é perder o "centro" do palco. Vc vem acertando o TA, a voz vai começando a ir pro centro, e de repente desfoca. Problema muito comum com quem reclama que não consegue acertar o TA.

Kleber, em relação a distancia, é a distancia do MID dir em relação ao meu ouvido x a distância do TW dir em relação ao meu ouvido, ou a diância entre eles, independente do meu ouvido (imaginei a segunda)

É a segunda. Porém, em sistemas com falantes muito afastados eu prefiro considerar a distância entre o ouvido e cada falante.

O mais baixo possível, desde que não atrapalhe o desempenho nos médios. Uns 300Hz já é um ótimo valor, mas vc só vai conseguir usando fullranges (dá até pra cortar mais baixo, por volta dos 200Hz ou 150Hz)... midranges normalmente são feitos pra trabalhar lá pelos 500Hz.

Vc acha que vale a pena entao usar por exemplo um misto entre blafe e doorpod (digo misto por causa do tamanho do suporte, e não vedação), e focar os mids???

Sim, com certeza. Se for pra 3 vias é até dispensável, pois o que se ganha em foco é mínimo, e o trabalho pra direcionar um falante na porta é grande.

Compartilhar este post

Link para o post
putz...

um bom TW na coluna junto com um treco deste aqui: http://www.woofersetc.com/index.cfm?fuseac...Product_ID=5550

dai coloco um bom midbass num pezinho e um sub na mala. O problema de colocar este midrange na coluna com o tweeter é que eu precisaria ter um player 4-way (só conheço o DRZ-9255) ou então usar um cross passivo pra separar o sinal do midrange e do tweeter.

abs!

Mete um cross passivo, e corta o tweeter mais alto. Ficaria muito bom, embora eu prefira midranges de cone, e não de domo, por serem mais direcionais e mais precisos. Domo tende a ficar muito soft, mesmo on-axis.

Compartilhar este post

Link para o post
putz...

abs!

Mete um cross passivo, e corta o tweeter mais alto. Ficaria muito bom, embora eu prefira midranges de cone, e não de domo, por serem mais direcionais e mais precisos. Domo tende a ficar muito soft, mesmo on-axis.

Se fosse usar um processador+player (pxa+7892, por exemplo), quais processadores ficariam interessante nesse casamento?

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente... e o problema mais comum de fase, é perder o "centro" do palco. Vc vem acertando o TA, a voz vai começando a ir pro centro, e de repente desfoca. Problema muito comum com quem reclama que não consegue acertar o TA.

É extamente o que acontece no meu sistema, eu vou centralizando o palco através do TA e do Balance e quando está indo pro meio ele desfoca, seria problema de Fase???

O direcionamento dos tw e mid seria uma solução?

Eu ouvi alguns sistemas que parecia que tinha um canal central, quando colocava o CD da Iasca....coisa de louco...eu comecei a centralizar, mas como disse ele chega uma hora que perde o foco legal....

Compartilhar este post

Link para o post
putz...

abs!

Se fosse usar um processador+player (pxa+7892, por exemplo), quais processadores ficariam interessante nesse casamento?

Não tenho experiência com os processadores, mas dizem que o 501 é muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...