Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jpedrobh

Som De Novato

Recommended Posts

Oi galera! Sou novato neste fórum, mas já li muita coisa interessante por aqui. Agora queria pedir umas dicas para vocês...

Estou trocando de carro (vou pegar um Gol G4 1.0) e resolvi aproveitar a ocasião pra colocar um som bacana, embora sem grandes pretensões. Minha idéia inicial é colocar um kit 2 vias na frente (ainda não sei qual) e, na mala, um sub de 10" (provavelmente um NAR 10SW2). De amplificador, um Banda Voxer 2.4. Eu usaria 3 canais: dois para os falantes da frente e o sub em bridge. O manual diz que esse amp fornece 90W em cada canal (em 2 ohms) e 180W na ligação em bridge. Acho que na questão do sub, estaria casando certinho (o NAR é de 180W). Mas agora, as minhas dúvidas:

1) Como não pretendo usar falantes traseiros, cada canal dianteiro estaria funcionando em 4 ohms, portanto eu teria 45W por canal. Isso está certo? Ou o woofer e o tweeter, mesmo com o uso do crossover, funcionam como dois falantes em paralelo?

2) Dependendo da resposta anterior, em vista da potência disponível, qual kit duas vias vocês recomendam? Penso principalmente no parâmetro "custo/benefício", aliado à qualidade.

3) A bateria e o alternador originais do Gol G4 aguentam esse sistema numa boa? Infelizmente eu ainda não peguei o carro e não sei o que vem nele. Mas gostaria de já ir planejando... O Voxer 2.4 tem 360W, mas dependendo da resposta da primeira pergunta pode ser que eu vá usar apenas 270W. Ou às vezes isso não faz diferença, não sei...

Bem, era isso... Espero que alguém possa me dar um "help". Valeu aí! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oi galera! Sou novato neste fórum, mas já li muita coisa interessante por aqui. Agora queria pedir umas dicas para vocês...

Estou trocando de carro (vou pegar um Gol G4 1.0) e resolvi aproveitar a ocasião pra colocar um som bacana, embora sem grandes pretensões. Minha idéia inicial é colocar um kit 2 vias na frente (ainda não sei qual) e, na mala, um sub de 10" (provavelmente um NAR 10SW2). De amplificador, um Banda Voxer 2.4. Eu usaria 3 canais: dois para os falantes da frente e o sub em bridge. O manual diz que esse amp fornece 90W em cada canal (em 2 ohms) e 180W na ligação em bridge. Acho que na questão do sub, estaria casando certinho (o NAR é de 180W). Mas agora, as minhas dúvidas:

1) Como não pretendo usar falantes traseiros, cada canal dianteiro estaria funcionando em 4 ohms, portanto eu teria 45W por canal. Isso está certo? Ou o woofer e o tweeter, mesmo com o uso do crossover, funcionam como dois falantes em paralelo?

2) Dependendo da resposta anterior, em vista da potência disponível, qual kit duas vias vocês recomendam? Penso principalmente no parâmetro "custo/benefício", aliado à qualidade.

3) A bateria e o alternador originais do Gol G4 aguentam esse sistema numa boa? Infelizmente eu ainda não peguei o carro e não sei o que vem nele. Mas gostaria de já ir planejando... O Voxer 2.4 tem 360W, mas dependendo da resposta da primeira pergunta pode ser que eu vá usar apenas 270W. Ou às vezes isso não faz diferença, não sei...

Bem, era isso... Espero que alguém possa me dar um "help". Valeu aí! :legal:

tem quanto pra gastar? eu nao colocaria banda nao.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto eu tenho pra gastar? Isso é relativo. Em todo caso: no conjunto "módulo + falantes + falante do sub" eu pretendo gastar na média de uns 800 contos, no máximo 900. Mas claro que o sistema completo acaba consumindo mais uma grana.

Pelo que escrevi, acho que deve ter ficado mais ou menos claro que eu não ligo pra SPL. O que eu quero é um sistema de boa qualidade sonora, dentro do razoável...

Mas Cléber, por que você não colocaria Banda? Vou até dar mais uma pesquisada no fórum, mas toda vida eu sempre ouvi falar muito bem dessa marca... Tem outro ponto também, que na medida do possível eu gostaria de prestigiar os fabricantes nacionais. Um pouco pela questão da garantia, mas também por certa dose de nacionalismo besta. :vts Mas pode indicar outras marcas também, eu tô aqui justamente pra ouvir sugestões!

Compartilhar este post

Link para o post

Kit componente bravox cs60d -no leo R$279,00

Modulo Huricane 4.120 - no leo R$319,00

ou

audiobank 4100 - no leo R$439,00 (preferencia)

Bravox coaxiais silver - no leo R$130*

(depende do tanha do falante)

sub nar 10" 180w rms - no leo R$199,00

Com o audiobank - R$1047,00 (preferencia)

Com o hurricane - R$927,00

Ligaçao:

Coaxiais direto no player

Kit 2 vias em uma saida do modulo cada um vai receber (audiobank=100wrms / hurricane = 75w rms)

sub em bridge mais saidas 3 e 4 do modulo (audiobank=220wrms /hurricane=240wrms)

bem eh isso

flw!!

Boa Sorte com o nove setup

Compartilhar este post

Link para o post

ou

Ligaçao:

Kit 2 vias em uma saida do modulo cada um vai receber (audiobank=100wrms / hurricane = 75w rms)

sub em bridge mais saidas 3 e 4 do modulo (audiobank=220wrms /hurricane=240wrms)

bem eh isso

flw!!

eu sou mais ligar o kit duas vias junto com os coaxiais no módulo por 2 motivos.

para o som nao ficar desigual, e tbm para aproveitar a poteicia total do módulo em 2ohms.

eu ligaria o CS60D + Coaxial no estério, e o sub no bridge....

Compartilhar este post

Link para o post

NAR KIT VR50.01 5' TW NEO 50W 4? XOVER PRO R$ 255,00

NAR SUB 12SW-2 4 12 POL 180W 4 R$ 181,00

BLAUPUNKT MODULO GTA 475 Potência RMS a 4 Ohm 4x75 /2x210 Watt R$ 499,00

936 reais

pra economiza mais pode trocar o modulo por um MXR 4120/ stetsom 4120/ hurricane 4120 (vai perde qualidade nos 3 casos)

c quiser da pra por coaxial ligado no player atraz no local original com adaptação em mdf

CX50.01 5,25' TW NEO 50W 4 R$ 100,00

preços sao do user Indounourrx (felipe) aqui do forum

NAR é nacional. blau nao :D

Compartilhar este post

Link para o post

ou

Ligaçao:

bem eh isso

flw!!

[-]

Compartilhar este post

Link para o post

iae cara tranquillo,

tenho um G4 tb e coloquei o seguinte nele,

Kit 2 vias Selenium 6'' 60wrms (Cada) r$ 110,00

Sub NAR 10'' 180wrms (Caixa selada de 42l) r$ 180,00

Ampl. Blaupunkt 480 (Kit canal 1 e 2 e sub bridge canal 3 e 4) r$ 480,00

Nao coloquei o coaxial ainda pq vou mudar algumas coisas entao vejo isso depois, só com isso ja toca muito muito bem "som interno" e esses valores sao refente a loja MBCOM.com.br (André daqui do forum) qualquer coisa é so mandar uma MP.

Flw.w..w

Compartilhar este post

Link para o post
iae cara tranquillo,

Kit 2 vias Selenium 6'' 60wrms (Cada) r$ 110,00

Nao coloquei o coaxial ainda pq vou mudar algumas coisas entao vejo isso depois, só com isso ja toca muito muito bem "som interno" e esses valores sao refente a loja MBCOM.com.br (André daqui do forum) qualquer coisa é so mandar uma MP.

Flw.w..w

Pessoal,

aproveitando que este tópico é sobre Gol G4, eu tb tenho um, gostaria de saber por onde vocês passaram a fiação do positivo da bateria na frente para dentro do carro ??

E por onde passaram os cabos RCA e de força também ? Remoto e de força pelo lado do motorista e os RCA pelo lado do passageiro ?

Outra coisa, qual cabo RCA vc´s usaram ? Genérico ou compraram DB Link ou Uniq ?

Valeu ai !

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, valeu as dicas aí! Acho que vou desistir do Banda mesmo...

Leonfirme, vc que também tem um Gol G4, me diga por favor: a bateria e o alternador originais tocam o seu som sem problema? Se bobear, vou fazer praticamente a mesma coisa! Só não sei se farei a caixa do sub tão grande... Primeiro tenho que dar uma olhada no porta-malas, mas isso só depois que o carro chegar (talvez semana que vem). O kit 2 vias como foi que vc instalou, na porta mesmo ou em pezinho? Se foi na porta, como ficou? Desculpa a quantidade de perguntas, mas sabe como é... A gente tem que aprender com quem já tem experiência. :legal:

PS: Pode ser que o pessoal da moderação repare que eu abri um tópico com o mesmo assunto no sub-fórum de "QUALIDADE". Na verdade eu abri primeiro aqui, mas depois achei que tinha mais a ver com o outro. Acabou que eu recebi dicas muito valiosas em ambos os tópicos, mas foi vacilo de novato. Dá um desconto aí desta vez... Prometo que não avacalho mais! [^]

Compartilhar este post

Link para o post
iae cara tranquillo,

Kit 2 vias Selenium 6'' 60wrms (Cada)  r$ 110,00

Flw.w..w

Pessoal,

aproveitando que este tópico é sobre Gol G4, eu tb tenho um, gostaria de saber por onde vocês passaram a fiação do positivo da bateria na frente para dentro do carro ??

E por onde passaram os cabos RCA e de força também ? Remoto e de força pelo lado do motorista e os RCA pelo lado do passageiro ?

Outra coisa, qual cabo RCA vc´s usaram ? Genérico ou compraram DB Link ou Uniq ?

Valeu ai !

ali onde tem a bateria, logo abaixo tem uma borracha preta e tal passei por ali, faz o seguinte , tira o tapete do carona mais em cima um pouquinho tem um buraco ali (ta com a borracha é claro) so furar ali e ta la logo abaixo da bateria, que quizer bato uma foto pra vc e posto aqui qualquer coisa e so falar, o fio da bateria passei pelo lado do carona ali pelas borrachas e tal, o rca e e dos falante foi pelo lado do motorista ai chegnado no banco de traz e passei por baixo mesmo.

o rca que usei foi porcaria mesmo, tenho ate que comprar outro, mas me arrependo de nao ter comprado um realmente bom.

Compartilhar este post

Link para o post
Galera, valeu as dicas aí! Acho que vou desistir do Banda mesmo...

Leonfirme, vc que também tem um Gol G4, me diga por favor: a bateria e o alternador originais tocam o seu som sem problema? Se bobear, vou fazer praticamente a mesma coisa! Só não sei se farei a caixa do sub tão grande... Primeiro tenho que dar uma olhada no porta-malas, mas isso só depois que o carro chegar (talvez semana que vem). O kit 2 vias como foi que vc instalou, na porta mesmo ou em pezinho? Se foi na porta, como ficou? Desculpa a quantidade de perguntas, mas sabe como é... A gente tem que aprender com quem já tem experiência. :legal:

PS: Pode ser que o pessoal da moderação repare que eu abri um tópico com o mesmo assunto no sub-fórum de "QUALIDADE". Na verdade eu abri primeiro aqui, mas depois achei que tinha mais a ver com o outro. Acabou que eu recebi dicas muito valiosas em ambos os tópicos, mas foi vacilo de novato. Dá um desconto aí desta vez... Prometo que não avacalho mais! [^]

Tocam sem problemas, desligado o carro no volume pocando deixei 1:30h direto, deu partida normal, o kit eu coloquei nas portas mesmo, vc vai precisar de um adaptador, seria legal vc dar uma tradata nas portas com manta, nao fiz pézinho pq sei la axo aquela parada mo feia hehehe, mas fico legal (o meu ta sem a manta ainda) mas toca legal nao distorce assim como alguns falam. dica ae pra vc, faz a caixa com litragem legal, e coloca um conector para quando quizer tirar a caixa a nao ser que vc use o porta malas direto.

qualquer coisa estamos aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Leonfirme, mais uma vez obrigado pelas dicas! Tô achando que vou tratar as portas com manta e instalar o kit lá mesmo. Antes eu tava considerando colocar pezinho, mas pensando melhor acho que não vai dar certo. Eu sou grande, e o espaço de descanso do pé vai fazer muita falta. Mas como vc fez com o tweeter? Onde acha que é o melhor lugar pra colocar ele?

Outra dúvida é a seguinte: quantos metros tem seu cabo RCA? Pelo que eu ando vendo, parece que 5 metros é mais ou menos o padrão, mas no caso do Gol não entendo como pode precisar disso tudo. Minha impressão é que deve sobrar... Como dizem que quanto menor o RCA, menos interferência, tô querendo ver isso. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Leonfirme, mais uma vez obrigado pelas dicas! Tô achando que vou tratar as portas com manta e instalar o kit lá mesmo. Antes eu tava considerando colocar pezinho, mas pensando melhor acho que não vai dar certo. Eu sou grande, e o espaço de descanso do pé vai fazer muita falta. Mas como vc fez com o tweeter? Onde acha que é o melhor lugar pra colocar ele?

Outra dúvida é a seguinte: quantos metros tem seu cabo RCA? Pelo que eu ando vendo, parece que 5 metros é mais ou menos o padrão, mas no caso do Gol não entendo como pode precisar disso tudo. Minha impressão é que deve sobrar... Como dizem que quanto menor o RCA, menos interferência, tô querendo ver isso.  :legal:

RCA é de 5m mesmo, é pq sai do player passa pelos cantos (beirando as portas ali) depois por baixo do banco de traz para chegar no mudulo e tal, sobra ainda. e sobre o tweeter tem gente que coloco ali dentro da saida de ar que fica entre o vidro do parabrisa no canto ali, tira aquela tampinha e colo ele ali dentro, eu simplesmente colei no canto no painel mesmo entre o parabrisa e o painel, nao fico escondido mas fico legal.

Qualquer coisa manda um MP ou email mesmo,

Flw.w..w.

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz...eu coloquei 5m no meu astra sedan...e ainda sobrou...

mas compra 5 pra nao ter erro(e eh mais facil de achar pra comprar)

detalhe: o set do leonfirme deve ser muito bom!!otimos equipamentos

Compartilhar este post

Link para o post
rapaz...eu coloquei 5m no meu astra sedan...e ainda sobrou...

mas compra 5 pra nao ter erro(e eh mais facil de achar pra comprar)

detalhe: o set do leonfirme deve ser muito bom!!otimos equipamentos

Ta me zuando né vini só pq tenho quase nada agora, deixa passar o ano pra vc ver :P , vai sentir um grave vindo de Vila Velha batendo na sua casa em Vitoria vai ficar de cara hehehehe, :mac1

Compartilhar este post

Link para o post

uahuhahua, eh pq vc nao sabe o q eu uso na minha porta: um PENTAXIAL da selenium direto no player..AHUUAHhua

mas tomara q vc passe com a somzera aqui mesmo...ver novos sets eh sempre bom!!

daqui um ou dois anos sou eu rapaz...ae vc vai ver!!

abraco

obs: juro q tenho mt vontade de ver como ta seu set, me interesso mt pelos NAR!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...