Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jef_ferson

Dúvida Na Regulagem Do Ganho Com Multimetro

Recommended Posts

"Regular num multímetro é mais rápido que regular de orelha... botou o multímetro e

um cd com faixa de 60Hz em 100% do volume do player,

é só girar o ganho até o multímetro indicar a tensão correspondente...

Se o sub for de 800W (P) e 4 ohms ®.

U² = P * R

U² = 800 * 4

U² = 3200

Tirando a raiz

U = 56,5V.

É só mexer no ganho até dar 56,5V no multímetro e acabou. Pode botar o SD de 5kw num falante de 100W que não ter erro."

essas instrucões são d um tópico do kleber. mas,fiquei na dúvida tenho um bossch1000 alimentando duas nitro 700rms .

o boss teoricamente manda 600rms na bridge para cada uma (eu não m iludo com esse valor se der 450-500rms já é milagre)

pelos meus cauculos usando o valor do alto falante menos 10% u=52,91.só q esse valor o boss não dá nem com o ganho no maximo. então fica a dúvida posso deixar o ganho alto sem perigo d queimar o alto falante?e a distorção sendo q eu não passo d 70% do volume? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Neste caso, onde o sub é mais potente que o amplificador, vc regula para a potência máxima dele. joga aí uns 550W na conta e manda bala.

Compartilhar este post

Link para o post

me interessou muito esse topico. como é feito essa medição ai como usa-se o multimetro e tal. meu sub é 400rms e ta ligado na bridge do pone teoricos 360 rms mas acho q da uns 320 rms. como faço pra medir?

Compartilhar este post

Link para o post
me interessou muito esse topico. como é feito essa medição ai como usa-se o multimetro e tal. meu sub é 400rms e ta ligado na bridge do pone teoricos 360 rms mas acho q da uns 320 rms. como faço pra medir?

Ajuste da sensibilidade (ganho):

modo, com multímetro:

As configurações da unidade principal devem estar com o Loudness desligado, Fader, balanço, bass, treble, mid todos os ajustes de som no zero. Colocar o volume da unidade principal em 2/3 do total (se ele tem volume de 0 a 30 ajuste a 20, se ele vai de 0 a 70, ajuste a 46). Esse valor de 2/3 está relacionado a distorção harmônica THD que aumenta muito acima de 2/3 da potência total.

Após regulado, você não poderá aumentar o volume acima dos 2/3, salvo casos em que o cd tenha músicas muito atenuadas (baixas).

Mas esse valor de 2/3 do volume não será válido para conseguir a potência total do amplificador se a tensão nominal do cd-player for igual a mínima tensão aceita pelo amplificador, nesse caso, deixe o volume do cd-player no máximo. Exemplo: cd-player com 0,5 Volts e amplificador que suporta 0,5 a 6,0 Volts. A 2/3 do volume do player, ele fornecerá aproximadamente 0,3 Volts

Iniciando a regulagem:

faça o alinhamento do seu amplificador evitando distorção. segue uma formulazinha pra alinhamento rápido:

- peque a potência rms do amplificador (ou do alto-falante, entre os dois, a menor potencia pra evitar queima)

- multiplique pela resistencia mínima que vc vai usar (impedancia em ohms)

- pegue o resultado e tire a raiz quadrada

ex: amplificador de 360 wrms a 4 ohms

360 x 4 = 1440

raiz quadrada de 1440 = 37 volts AC de saída

coloca o multiteste (multimetro) na saída do amplificador, coloque o cd a 2/3 do volume máximo e vá subindo o ganho do amplificador até achar a voltagem da fórmula. use uma faixa gravada com ruído rosa (http://tuningmania.com.br/autosom/mp3/Pink%20Noise.mp3) pra vc conseguir medir sem variações e desligue os falantes, né?

é só pegar o troféu hehe

Compartilhar este post

Link para o post

coloca o multiteste (multimetro) na saída do amplificador, coloque o cd a 2/3 do volume máximo e vá subindo o ganho do amplificador até achar a voltagem da fórmula. use uma faixa gravada com ruído rosa (http://tuningmania.com.br/autosom/mp3/Pink%20Noise.mp3) pra vc conseguir medir sem variações e desligue os falantes, né?

Blz amigo?

Não entendi muito bem esse final, tenho que desligar os auto falantes? O que devo colocar no lugar deles, uma resistencia?

[^]

Compartilhar este post

Link para o post

Blz amigo?

Não entendi muito bem esse final, tenho que desligar os auto falantes? O que devo colocar no lugar deles, uma resistencia?

[^]

Blz amigo.

tem que desligar os auto falantes e deve colocar no lugar deles, apenas o multímetro.

Compartilhar este post

Link para o post

eu ñ sei mexer direito no multimetro....

vcs poderiam dizer em qual posição eu tenho q deixar o multimetro pra fazer o teste????

seria dcv???

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
eu ñ sei mexer direito no multimetro....

vcs poderiam dizer em qual posição eu tenho q deixar o multimetro pra fazer o teste????

seria dcv???

obrigado.

eu tb ñ sabia mexer em multimetros....comprei um e aprendi só pra regular o ganho do meu amplificador hehe

tem q deixar o multimetro na posição ACV em 750 (ou a maior medida que tiver no multímetro pra evitar a queima do mesmo) pra fazer o teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz amigo.

tem que desligar os auto falantes e deve colocar no lugar deles, apenas o multímetro.

Opa opa opa.

Se medir sem carga alguma na saída do apli vai dar furo heim, pois eu fiz o teste e sem carga não da acerto não.

Se eu estiver errado enta meu ampli tava variando.

Eu só consegui o acerto com uma resistencia de chuveiro onde medi exatos 4 ohms, e ainda tive que por ela dentro de um balde de agua pra não ferver e mudar de valor.

Use uma resistencia de acordo com a do sistema que vai ligar no ampli.

OUtra coisa importante, se voc~e tem subs de milhares de RMS e um ampli de 2500RMS e uma bateria de 55A, esqueça d obeter valores exatos, pois VC estara limitado pela "fonte" de energia.

Outra Dica é fazer este ajuste sempre com o carro ligado, pois existe variação entre a carga apenas da bateria com a carga bateria + alternador.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa regra pode ser utilizada para amplificadores Classe D?

Eu tenho um RS1200D, será que posso utilizar esse tipo de regulagem?

No caso fazendo os calculos

U² = P x R

U² = 1200W x 1 ohm

U = 34,6V.

Mas como o 1200D não deve chegar a essa potencia e não tenho alimentação suficiente para isso, chuto uns 900W RMS, então:

U² = P x R

U² = 900W x 1 ohm

U = 30V.

Bom se for isso fica facil de regular!

Esse tópico pode ajudar muita gente a regular amplificador sem criar problemas como distorção e queima de sub. Ótimo tópico.

EDIT: Dá pra regular midbass e tw utilizando esse método?

Compartilhar este post

Link para o post

ok.

to pesquisando sobre desligar os auto falantes ou não. já li que tem de deixar ligado tb, mas eu regulei o meu apenas com o multímetro (sem alto falante). e ficou muito bom, dia desses vou até fazer um teste regulando com o falante no lugar pra ver se dás diferença. de um lado, regulandpo sem os falantes não temos o consumo e medimos com toda a voltagem da bateria. por outro lado, ouvi dizer que a regulagem fica diferente de quando os falantes estão ligados. enquanto eu não descubro, COM CERTEZA, se precisa ou não desligar os falantes, se alguém SOUBER, posta aí, ok. obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

isso ai.. se faz isso bem como o anjonegro explicou...

Se usa resistencia de chuveiro por ser constante e barata..

Poderia se fazer com os falantes também (que são resistencias no fim das contas) só que a resistencia de um falante varia um poco de acordo com a frequencia que reproduz... e a de chuveiro num balde dagua praticamente não varia!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

ah... e curioso que com amp digital nunca consegui resultados comesse teste..

não sei se é pelo fato do meu multimetro ser desses vagabundos, mas não aparece valor nenhum..

[^]

Compartilhar este post

Link para o post

como é o lance da ligação com a a resistencia? alguem pode fazer um desenho ai explicando como fazer as ligaçoes e onde por o multiteste, resistencia etc?

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem ae pode dar uma dica de como fazer um esquema com resistência de chuveiro, digo um esquema com as resistentecia associadas para resultar em 1 ohm e ligar na saida do player.

Pode ser utilizada qualquer resistência de chuveiro?

Compartilhar este post

Link para o post
Alguem ae pode dar uma dica de como fazer um esquema com resistência de chuveiro, digo um esquema com as resistentecia associadas para resultar em 1 ohm e ligar na saida do player.

Opa Blz?

Seguinte não precisa associar resistencia pra chegar a 1ohm VC pode simplesmente com um multimetro obter este valor. Mantenha uma das pontas de prova fixa no inicio da resistencia e depois com a outra ponta va testando em que ponto da resistencia VC obtem o valor pretendido (no seu caso 1ohm), quando chegar neste valor marque o ponto. Depois pegue dois pedaços de fio de uns 3mm x 1m cada e ligue um no inicio e outro no local marcado da resistencia.

Após isto mergulhe a resistencia em um balde de agua e ligue as outras pontas na saída do seu amplificador, uma no positivo e outra no negativo. Depois é so testar a partir pro abraço. Qualquer resistencia pode ser usada.

OBS: Só use 1 ohm se o fabricante do seu amplificador indicar que ele pode trabalhar com essa impedancia. Caso contrario pode ocasionar a queima do mesmo ou ele pode entrar em proteção "se tiver esta opção".

Compartilhar este post

Link para o post

e no meu caso como seria 4ohms o amp é o pone. ligo um fio em cada ponta da resistencia como c fosse um falante ligo no modulo em bridge e ai faço a medição? e pra fazer a medição como é usado o multimetro?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Blz?

Seguinte não precisa associar resistencia pra chegar a 1ohm VC pode simplesmente com um multimetro obter este valor. Mantenha uma das pontas de prova fixa no inicio da resistencia e depois com a outra ponta va testando em que ponto da resistencia VC obtem o valor pretendido (no seu caso 1ohm), quando chegar neste valor marque o ponto. Depois pegue dois pedaços de fio de uns 3mm x 1m cada e ligue um no inicio e outro no local marcado da resistencia.

Após isto mergulhe a resistencia em um balde de agua e ligue as outras pontas na saída do seu amplificador, uma no positivo e outra no negativo. Depois é so testar a partir pro abraço. Qualquer resistencia pode ser usada.

OBS: Só use 1 ohm se o fabricante do seu amplificador indicar que ele pode trabalhar com essa impedancia. Caso contrario pode ocasionar a queima do mesmo ou ele pode entrar em proteção "se tiver esta opção".

Obrigado cara, agora ficou mais claro, vou providenciar uma resistência.

E quanto a impedância de 1 ohm pode fica tranquilo, pois, meu ampli é um 1200D e ele aceita essa ligação!

Compartilhar este post

Link para o post
e no meu caso como seria 4ohms o amp é o pone. ligo um fio em cada ponta da resistencia como c fosse um falante ligo no modulo em bridge e ai faço a  medição? e pra fazer a medição como é usado o multimetro?

No seu caso VC faz o mesmo procedimento porem até encontrar 4 ohms.

O Multimetro VC coloca no ponto para medir corrente AC (Alternada) em uma escala de 100V ou maior. Uma ponta VC poe no polo positivo e outra no polo negativo da saída do ampli. Eu fiz a medição com as pontas fixas no ampli, prendi elas junto com o fio :), fica muito mais facil e vc pode ir olhando a voltagem e regulando o ganho com as mãos livres. (Faça este procedimento sempre com o carro ligado)

Compartilhar este post

Link para o post

valeu cara irei faze isso pra regular meu pone. tenho q tirar a raiz de 360rms x4 ohms certo?

Compartilhar este post

Link para o post
valeu cara irei faze isso pra regular meu pone. tenho q tirar a raiz de 360rms x4 ohms certo?

Sim, é isso mesmo.

Só não sei se da pra confiar nos 360 do Pone. Tem Q ver QQ a galera ai diz.

Na dúvida trabalha com uma margem de segurança ai de uns 10%.

Compartilhar este post

Link para o post

o rafael me respondeu pelo msn que pra regularmos o ganho do amplificador tem de ser COM OS FALANTES LIGADOS, pois se regulamos sem os falantes, no momento em que colocamos os falantes, mudam-se as propriedades e o amplificador vai estar regulado acima do esperado, mandando distorção pros falantes.

eu até zerei os ganhos do meu ampli e re-regulei o grave, agora com o falante ligado, hehe. só falta regular médios e agudos (pra isso, vou levar pra um campinho que tem aki perto de casa, pois se eu for regular em casa, a vizinha da frente vai chamar a polícia mais uma vez, kkkkkkkkkkk).

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

ta isso eh pra regular o GANHO do modulo certo?

nao tem nada ver com MEDIR A POTENCIA ow tem? pq se vc medir com a potencia real... .e ele nao der? entao ker dizer q o modulo nao da a potencia?

esse teste serve para BOOSTER, AB(mosfet), DIGITAL...?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...