Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

redfox

Trio Com 2 Vias...

Recommended Posts

Postado em

Fala pessoal,

Tenho uma dúvida: será que fica legal um trio só com duas vias, tipo um woofer de 15" com baixa fs mas que toque grave e médio grave, de 40 até 1000 por exemplo. A partir de 1000 entraria um drive de titanium como d 408ti, tocando até 20000. O desempenho do drive eu conheço bem, a dúvida é se o woofer renderia bem e com qualidade tocando grave e voz (medio grave) ao mesmo tempo.

Vamos discutir o assunto... Abraços!!

Postado em

Vai ser uma verdadeira ginástica fazer uma escolha nessas condições.

Aliar FS baixo a faixa útil bastante ampla e ainda por cima ser falante de 15".

Os falantes que eu andei olhando que se comportam bem num sistema de 02 vias e sendo de 15", são os ESX 415 da Snake, agora com Fs razoável, ou seja, nem tão baixo e nem tão alto.

Veja os T&S:

Fs: 40HzRe: 5 ohms

Qms: 7,213

Qes: 0,313

Qts: 0,300

Vas: 268 litros (9,5 pés cúbicos)

Sd: 0,088 m² (137 pol.²)

Xmax: 4mm

Le: 0,44mH

Bl: 16,1 T/m

no: 5,3%

Mms: 64g

Volume de caixa sugerido pelo fabricante

• Vb = 80L - Fb = 49Hz (sint.)

• Vb = 155L - Fb = 39Hz (sint.) - chamada de extended bass pelo fab.

Fonte:http://www.snakepro.com/pdf/specs/snk_altofalante_esx415.pdf

E concordo com o colega, que um corte mais alto para os Drivers (2Khz e no mínimo a 12 dB/8ª) é melhor e mais interessante.

Postado em
Vai ser uma verdadeira ginástica fazer uma escolha nessas condições.

Aliar FS baixo a faixa útil bastante ampla e ainda por cima ser falante de 15".

Os falantes que eu andei olhando que se comportam bem num sistema de 02 vias e sendo de 15", são os ESX 415 da Snake, agora com Fs razoável, ou seja, nem tão baixo e nem tão alto.

Veja os T&S:

Fs: 40HzRe: 5 ohms

Qms: 7,213

Qes: 0,313

Qts: 0,300

Vas: 268 litros (9,5 pés cúbicos)

Sd: 0,088 m² (137 pol.²)

Xmax: 4mm

Le: 0,44mH

Bl: 16,1 T/m

no: 5,3%

Mms: 64g

Volume de caixa sugerido pelo fabricante

• Vb = 80L - Fb = 49Hz (sint.)

• Vb = 155L - Fb = 39Hz (sint.) - chamada de extended bass pelo fab.

Fonte:http://www.snakepro.com/pdf/specs/snk_altofalante_esx415.pdf

E concordo com o colega, que um corte mais alto para os Drivers (2Khz e no mínimo a 12 dB/8ª) é melhor e mais interessante.

Não sei porque mas não vou com a cara dos snakes. Alguns não batem os parâmetros, outros não divulgam o xmax, e os que divulgam o xmax e os parametros batem passam da xmax facilmente. O que você acha disso?

Valeu

Postado em

cara, eu tenho 2 15pw5a da selenium os "woofer quatro"...

e eu uso o corte no woofer de 4kHz... sei que eh alto pra ca****... mas ele toca muito bem cara, ele responde legal...

jah vi gente com amplificador AB, tocando voz no woofer de 15... fico legal...

tu perde um poco do grave com certeza... mas não quer milagre tbm neh??? hehehe

abração...

Postado em

Claro que alguns colegas de fóruns (não só desse), em função de algum conhecimento técnico, já começam a olhar as coisas de outra forma e sendo assim começam a questionar, como foi o seu caso.

Eu não teria argumentos para discutir tais pontos, então o melhor a fazer é postar esse tipo dúvida para o próprio fabricante e diante da resposta, postar aqui para os colegas, a resposta do fabricante, até porque eles são os que mais devem conhecer os falantes e assim todos aprenderemos.

Na minha humilde opinião é todos os Snakes que eu vi, melhor dizendo, ouvi em ação, se mostraram bastante fiéis, ou seja, bastante musiciais, aos que eles se propunham.

Não tenho ouvido treinado e nunca tive à disposição ferramentas/instrumentos que pudessem dar uma noção exata com relação ao comportamento de falantes para dar um parecer mais técnico, mas me agradaram, assim como alguns outros, como por exemplo, o Eros 312L.

Postado em
Claro que alguns colegas de fóruns (não só desse), em função de algum conhecimento técnico, já começam a olhar as coisas de outra forma e sendo assim começam a questionar, como foi o seu caso.

Eu não teria argumentos para discutir tais pontos, então o melhor a fazer é postar esse tipo dúvida para o próprio fabricante e diante da resposta, postar aqui para os colegas, a resposta do fabricante, até porque eles são os que mais devem conhecer os falantes e assim todos aprenderemos.

Na minha humilde opinião é todos os Snakes que eu vi, melhor dizendo, ouvi em ação, se mostraram bastante fiéis, ou seja, bastante musiciais, aos que eles se propunham.

Não tenho ouvido treinado e nunca tive à disposição ferramentas/instrumentos que pudessem dar uma noção exata com relação ao comportamento de falantes para dar um parecer mais técnico, mas me agradaram, assim como alguns outros, como por exemplo, o Eros 312L.

Fala galera,

Um dos problemas que eu vejo nesse tipo de sistema é que pra quem quer um uso mais misto, interno na maior parte do tempo e externo algumas vezes, não serve bem, já que não dá pra vc isolar grave e sub grave da voz. Com tres vias fica mais tranquilo, pq dá pra desligar os drivers ti e os mg se quiser e só dar uma configurada nos graves, nomalmente diminuir o ganho, quando for usar pra dentro do carro junto com um kit duas vias por exemplo.

Eu tô usando atualmente dois protech de 12" com 2 10pw3 e dois drives da eros, o 7200 titanium, e acho que fica uma qualidade bem legal, até a definição de agudos desse drive me agradou bem, mesmo que vc deixe tudo ligado dentro do carro. o único problema é que vc perde a config de palco, mas a qualidade e definição do áudio em si fica muito boa. Depois que eu comecei a usar esses drives ti de 2", eu desisti definitivamente de drive/ corneta de 1", a qualidade do 2" é infinitamente superior. O problema é que vc ficar dentro do carro com um woofer de 15" berrando voz e grave na sua mala.

Abs!!

Postado em

Nossa , faz tempo que não posto no TRIO em ???

Acho que porque aqui em SP tá uma BOOOOOOOSTA pra se ligar trio , policia mala du caraio viu ! Ai acabei perdendo o tesão por trio =(

Mas deixa eu dar minha humilde opinião aqui no tópico ...

Eu já tive um sisteminha MUITO interessante que deixou MUITO surpresos ...

2 pw3 de 15" (o engraçado é que muitos pensam que ele num toca grave hehehe estão muito enganados)

2 ST302 (isso mesmo , só os TW)

e ficou um sistema MUITO

Pw3 em FULL e ST cortado em 5khz em primeira ordem mesmo !

Não ficou um sistema de PARAR o transito , mas posso dizer que dava pra animar uma festinha pra umas 50 pessoas DANDO RISADA !

mas como Red fox disse ... num dá pra usar em sistema misto (se vc for querer uma qualidade em sterio e definição)

Postado em
Nossa , faz tempo que não posto no TRIO em ???

Acho que porque aqui em SP tá uma BOOOOOOOSTA pra se ligar trio , policia mala du caraio viu ! Ai acabei perdendo o tesão por trio =(

Mas deixa eu dar minha humilde opinião aqui no tópico ...

Eu já tive um sisteminha MUITO interessante que deixou MUITO surpresos ...

2 pw3 de 15" (o engraçado é que muitos pensam que ele num toca grave hehehe estão muito enganados)

2 ST302 (isso mesmo , só os TW)

e ficou um sistema MUITO

Pw3 em FULL e ST cortado em 5khz em primeira ordem mesmo !

Não ficou um sistema de PARAR o transito , mas posso dizer que dava pra animar uma festinha pra umas 50 pessoas DANDO RISADA !

mas como Red fox disse ... num dá pra usar em sistema misto (se vc for querer uma qualidade em sterio e definição)

ja vi os street bass (aqueles com o cone roxo) com tw

2 street bass + 2 tw e olha nao parecia que tinha so isso dava um pacadao legal pra fora e um pouco de voz tambem, e os agudos fazendo a parte deles...

agradava muito ate pelos equipos....

Postado em

No meu carro to com algo parecido, o som é pequeno mas o resultado me agradou muito.

Tenho um Tornado de 15" tocante até uns 1500hz +/- e duas D210Ti com crossver cotnado em 2000hz pra cima.... ficou um buraco entre os dois, mas o Tornado é Sub e não reponde muito alto... mas mesmo assim o som ficou bacana, realmente estou satisfeito com o resultado.

Postado em

Fala galera,

Eu pessoalmente tenho preferido drives ti que possam trabalhar com um corte um pouco mais baixo, entre 900 a 1200 ou no máximo 1500. Isso no caso de drives de 2" que jogam a voz longe mas com qualidade. Se vc faz um corte muito alto vc perde boa parte da voz no drive, então seu som ganha em qualidade mas perde em alcance, já que os 10pw3 por exemplo não tem o mesmo alcance de voz de um expansor de 2" pra jogar mais longe.

Eu quero acompanhar o tópico do Ivo pra ver como vai ficar o sistema de 2 vias, acredito que fique muito bom, talvez só não fique 100% pelos drives de 1", mas vai mt de gosto.

Abs!!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...