Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pologti

Box Com Sub Pra Dentro, Dá Hi-fi?

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, gostaria de saber sobre os sistemas onde o SUB é colocado numa SELADA tocando virado pra dentro.

Qual o rendimento desse sistema, comparado a selada normal e a dutada?

Qual a qualidade?

Nesse sistema a caixa tem de ser sempre selada?

Eu nunca vi tocando e gostaria de saber... porque acho o visual muito legal.

No meu caso o SUB será um JL 10w6v2 de 400wrms, alimentado com 250wrms.

Qual a melhor opção pra hi-fi, e como tocaria nesse sistema, selado pra dentro.

Valew.

Postado em
Pessoal, gostaria de saber sobre os sistemas onde o SUB é colocado numa SELADA tocando virado pra dentro.

Qual a qualidade?

Valew.

O que muda principalmente é estetica. Para o som nao tem nenhuma diferenca, tanto faz ser feito isso em dutada ou selada. Outras vantagens sao resfriamento melhor da bobina, por nao estar dentro de uma caixa, e menor volume da caixa, ja que o sub esta para fora, porem isso traz mais volume do lado de fora.

Postado em

Qual a qualidade?

Valew.

O que muda principalmente é estetica. Para o som nao tem nenhuma diferenca, tanto faz ser feito isso em dutada ou selada. Outras vantagens sao resfriamento melhor da bobina, por nao estar dentro de uma caixa, e menor volume da caixa, ja que o sub esta para fora, porem isso traz mais volume do lado de fora.

e quando é virado para o banco?

Colocado dentro da caixa em sua forma normal, porem colocado no lado digamos no trapézio, e virado para o banco traseiro. ( como é feito nas pickups).

Será que nao abafa?

Postado em

Qual a qualidade?

Valew.

Colocado dentro da caixa em sua forma normal, porem colocado no lado digamos no trapézio, e virado para o banco traseiro. ( como é feito nas pickups).

Será que nao abafa?

Que eu saiba podem haver diferenças no som, porem minimas, pois o som grave nao caminha como os medios e agudos, que precisam ser direcionados.

Exemplo disso é na montagem de um home-theater, onde as caixas de som sao direcionadas para o ouvinte, e o sub nao importa onde esteja, mas o ideal é que ele fique virado para o lugar que de a maior extensao na sala, para que possa haver o maior comprimento de onda possivel. ( se nao me engano é isso)

Postado em

A bobina movel do alto-falante faz o cone se movimentar. A idéia da caixa é evitar que as ondas produzidas pela parte de tras (na movimentação do ar) "encontrem-se" com as ondas produzidas pela parte da frente do sub, evitando o cancelamento.

Tanto para dentro ou fora o resultado será o mesmo.

Se quiser ler mais sobre isso eu pesquisei no Google para você:

http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/ondas2/ondas2.html

Abraços

Postado em

Então posso fazer que não vai dar diferença?

Eu acho mais agressivo, estéticamente...hehehe

Me falaram que é preciso que a HU, tenha opção de mandar o sinal invertido pro Sub.

Postado em

Será que nao abafa?

Não entendi o que vc quiz dizer.

O box que eu falo é um box normal, porém o SUB é parafusado com o seu conjunto magnético pra fora, e o cone voltado pra dentro do box... ficando todo o SUB pra fora da caixa.

Postado em

Me falaram que é preciso que a HU, tenha opção de mandar o sinal invertido pro Sub.

Isso se deve ao fato de você precisar "casar" as fases, é mais ou menos o seguinte, quando os alto falantes estiverem trabalhando, no momento que os mids e tweeter estiverem indo pra frente (pra fora da caixa), o sub estará indo pra frente também (mas como está invertida a posição, nesse caso ele está indo pra dentro da caixa) e isso gera cancelamentos.

Não é obrigatório você ter na HU essa função de inversão de fase, ela só torna as coisas mais práticas. Caso não tenha, basta você inverter + e - entre eles no próprio Amp.

Na verdade o ideal é você colocar uma música pra tocar, ir ouvindo e colocar a fase (ir invertendo até dar certo) do jeito que o som fique melhor, já que devido a outros fatores o som pode já estar com a fase invertida....

Postado em

Isso se deve ao fato de você precisar "casar" as fases, é mais ou menos o seguinte, quando os alto falantes estiverem trabalhando, no momento que os mids e tweeter estiverem indo pra frente (pra fora da caixa), o sub estará indo pra frente também (mas como está invertida a posição, nesse caso ele está indo pra dentro da caixa) e isso gera cancelamentos.

Não é obrigatório você ter na HU essa função de inversão de fase, ela só torna as coisas mais práticas. Caso não tenha, basta você inverter + e - entre eles no próprio Amp.

Na verdade o ideal é você colocar uma música pra tocar, ir ouvindo e colocar a fase (ir invertendo até dar certo) do jeito que o som fique melhor, já que devido a outros fatores o som pode já estar com a fase invertida....

Se foi movido para cá, "Som de qualidade", é porque não dá Hi-fi ... :(

Postado em

Se foi movido para cá, "Som de qualidade", é porque não dá Hi-fi ... :(

Engraçado né! Objetivo HiFi, perguntando as coisas sempre com isso em mente, e do nada o topico é removido do HiFi.

Por isso ainda digo, a impressão é que o Som de qualidade é o "lixo" do hifi, o que eles nao querem jogam para cá.

Brincadeira isso viu.

Tá la no início do topico "Qual a melhor opção pra hi-fi"

O topico estava ate sendo tratado legal no hi fi. A unica possibilidade que eu gostaria de acreditar é que foi movido por engano, se não apenas posso dizer, lamentável...

:pirou:

Postado em

Também tenho a intenção de comprar dois subs JL 10w6v2 e colocá-los ao contrário no meu som com propósito Hi-Fi. A traseira desse sub é muito bonita...

Eu acredito que realmente dê o mesmo efeito dum sub normal, já que está se isolando a parte da frente da parte de trás como em qualquer caixa, desde que seja feita a sintonia de fase.

Inclusive teve um membro, o Pardal que colocou dois subs desse ao contrário no Prisma, ficou muito bonito, agora eu tinha conversado com o instalador dele e não entendi muito bem a explicação sobre a construção, acho que ele estava viajando, disse que a caixa tinha uns segredos de construção, que era bem menor que o normal (o requerido pelo falante) e usava o espaço do porta-malas como uma caixa virtual... não entendi bem, creio que não seja isso...

Postado em

Como foi citado acima, o alto falante trabalha pela bobina movel, que vai para frente e para tras. Quando colocamos um altofalante para trabalhar in free air, ele tem muitos cancelamentos, quase não conseguimos ouvir a musica saindo dele. O principio da caixa é evitar o cancelamento, isolando a parte de tras e da frente. Isso está no topico e tbm no link que eu mandei.

Agora sobre ele estar para fora, para dentro, creio que não mude nada, pois o principio fisico ainda será aplicado da mesma forma.

Construição da caixa? Creio que deva mudar pouca coisa, pois o centro de gravidade do alto-falante é deslocado e talvez deva-se fazer algum tipo de melhora na estrutura da caixa para ele não ceder nem para ele tombar.

Sobre se esse topico é hi-fi ou não, que esse sub forum é o "lixo" do hi-fi, vamos com calma. Acho que a propria definição de hi-fi/hi-end dizem muita coisa. Pesquisem antes. Saber se sub-invertido pelo simples fato de ser invertido dá hi-fi é demais neh não?

Abraços

Postado em

Eu ainda acho um absurdo terem mudado esse topico para cá. Não estou dizendo que ele nao se adequa ao forum SQ, pelo contrario, acho que ele nao deveria ter sido movido do lugar onde havia sido postado, seja aqui, seja no hifi.

Postado em
Como foi citado acima, o alto falante trabalha pela bobina movel, que vai para frente e para tras. Quando colocamos um altofalante para trabalhar in free air, ele tem muitos cancelamentos, quase não conseguimos ouvir a musica saindo dele. O principio da caixa é evitar o cancelamento, isolando a parte de tras e da frente. Isso está no topico e tbm no link que eu mandei.

Agora sobre ele estar para fora, para dentro, creio que não mude nada, pois o principio fisico ainda será aplicado da mesma forma.

Construição da caixa? Creio que deva mudar pouca coisa, pois o centro de gravidade do alto-falante é deslocado e talvez deva-se fazer algum tipo de melhora na estrutura da caixa para ele não ceder nem para ele tombar.

Sobre se esse topico é hi-fi ou não, que esse sub forum é o "lixo" do hi-fi, vamos com calma. Acho que a propria definição de hi-fi/hi-end dizem muita coisa. Pesquisem antes. Saber se sub-invertido pelo simples fato de ser invertido dá hi-fi é demais neh não?

Abraços

Acredito que o que o Pologti queria saber era se ele virar o sub, se vai perder alguma coisa no som, por exemplo, pra onda se propagar ela não pode ter barreiras na frente, certo? Nesse caso do sub ao contrário, temos todo o corpo do sub na frente dele.

A intenção, pelo menos a minha, é de saber se isso vai fazer com que a forma que a onda se propague na parte de fora da caixa mude, gerando alguma coloração, ou timbre diferente, ou coisa do tipo... Ou pelo fato de as baixas frequências serem pouco direcionais, cortando o sub bem baixo ele pode fazer isso sem gerar nada indesejável, ganhando apenas no visual.

Postado em
Respondendo: Box Com Sub Pra Dentro, Dá Hi-fi?

Acredito que no manual/projeto do sub viria assim então.... JL 40 L = normal, JL 60 L = resposta plana, JL bunda para fora = Hi-End.

Postado em
Acredito que no manual/projeto do sub viria assim então.... JL 40 L = normal, JL 60 L = resposta plana, JL bunda para fora = Hi-End.

Lógico que colocar a bunda pra fora mantendo o volume exigido pela caixa determinado pelo fabricante ou cálculos nos programas... Essa é a dúvida.. será que é tão difícil de entender assim?

Postado em
Lógico que colocar a bunda pra fora mantendo o volume exigido pela caixa determinado pelo fabricante ou cálculos nos programas... Essa é a dúvida.. será que é tão difícil de entender assim?

Não entendi a sua colocação... quis dizer o seguinte, ou seja, responder o seguinte, "não dá hi-fi".

O falante não irá responder melhor pelo simples fato de colocá-lo ao contrário.

Ok ?

Senão, qualquer manual de fabricante sério viria escrito "Sub invertido com tal litragem visando qualidade total na resposta".

EDITEI.... na minha opinião, será a mesma resposta. Se quiser inverter o sub, construa uma boa caixa, litragem adequada, etc, e manda bala.

Postado em
Não entendi a sua colocação... quis dizer o seguinte, ou seja, responder o seguinte, "não dá hi-fi".

O falante não irá responder melhor pelo simples fato de colocá-lo ao contrário.

Ok ?

Senão, qualquer manual de fabricante sério viria escrito "Sub invertido com tal litragem visando qualidade total na resposta".

EDITEI.... na minha opinião, será a mesma resposta. Se quiser inverter o sub, construa uma boa caixa, litragem adequada, etc, e manda bala.

Entendi.. achei que você estivesse zuando pelo fato de não se preocupar com o tamanho da caixa, só com a posição do sub (ao contrário ou normal)... desculpa mesmo.

Também acredito que seja isso, a única diferença seja visual.

Postado em
Entendi.. achei que você estivesse zuando pelo fato de não se preocupar com o tamanho da caixa, só com a posição do sub (ao contrário ou normal)... desculpa mesmo.

Também acredito que seja isso, a única diferença seja visual.

De boa brother.... não me expressei bem também....

:legal:

Seguinte, "hoje" eu não recomendo mais fazer isso porque no fds tive um ocorrido grave. Rolou uma festa no sítio. Galera geral ficou beuda para variar e quando me dei conta, já era. O malas do meu colega, era só poeira dentro.... Algum mané confundiu o SQ dele com Trio. "Abre o malas que dá mais som!!"

Detalhe, malas entupido de pó. Aquela poeira vermelha mesmo. Na hora lembrei desse tópico.... e se o sub fosse invertido ?? :blink:

Postado em
Eu ainda acho um absurdo terem mudado esse topico para cá. Não estou dizendo que ele nao se adequa ao forum SQ, pelo contrario, acho que ele nao deveria ter sido movido do lugar onde havia sido postado, seja aqui, seja no hifi.

Eu tbm acho que deveria ser feito com mais "calma" esta mudança, ja que pelo jeito quem moveu não estava nem ai pro problema do cara, nem quiz saber se o sistema dele vai mesmo ser hi-fi ou não.

Por dedução pensaram que a dúvida estava aquém da capacidade de quem vai fazer um Hi-fi, logo não irá ser, então moveram...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...