Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diego_na_nett

Fuçando Fonte Atx

Recommended Posts

Eu tenho o seguinte esquema,me corrijam algo de errado.

Vou Adaptar um Jumper ou interruptor interno no PS-ON e o GNS,o que eu possa ativar ou desativar a fonte internamente,em caso de segurança!Eu já tenho o interruptor liga/desliga dela mesmo.

Vou pegar todos os fios pretos e soldar na lata da fonte,que será o Terra e Soldar um fio grosso na lada por dentro e puxar para fora da fonte,esse vai ser o Negativo.

Todos os Positivos 12V eu vou soldar em um Fio grosso e puxar para fora da Fonte,que vai ser o que eu vou usar,de acordo com o Diodo de saída da linha 12V ele é de 10A.Creio que eu consiga consumir no máximo 5A a 8A.

Vou adaptar um led ao lado de fora da Fonte indicando ligado,e ligar no +3V.

E o +5V vou ligar um pequeno Cooler dentro,para ajudar o Dissipador e Vou puxar um fio meio grosso para fora para usar o +5V tb,em TDAs e outros.

Dá pra fazer isso?Tem algo errado no meu esquema que deveria mudar?

E Sobre eu ter que utilizar as saídas 5V para a fonte não perder o controle e ao invés de desarmar mandar a tensão 12V para o alto,uns 50V no minimo,dá pra eu fazer o esquema do Zener só que sem remover o L2,minha fonte não tem L2.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu tenho o seguinte esquema,me corrijam algo de errado.

Vou Adaptar um Jumper ou interruptor interno no PS-ON e o GNS,o que eu possa ativar ou desativar a fonte internamente,em caso de segurança!Eu já tenho o interruptor liga/desliga dela mesmo.

Vou pegar todos os fios pretos e soldar na lata da fonte,que será o Terra e Soldar um fio grosso na lada por dentro e puxar para fora da fonte,esse vai ser o Negativo.

Todos os Positivos 12V eu vou soldar em um Fio grosso e puxar para fora da Fonte,que vai ser o que eu vou usar,de acordo com o Diodo de saída da linha 12V ele é de 10A.Creio que eu consiga consumir no máximo 5A a 8A.

Vou adaptar um led ao lado de fora da Fonte indicando ligado,e ligar no +3V.

E o +5V vou ligar um pequeno Cooler dentro,para ajudar o Dissipador e Vou puxar um fio meio grosso para fora para usar o +5V tb,em TDAs e outros.

Dá pra fazer isso?Tem algo errado no meu esquema que deveria mudar?

E Sobre eu ter que utilizar as saídas 5V para a fonte não perder o controle e ao invés de desarmar mandar a tensão 12V para o alto,uns 50V no minimo,dá pra eu fazer o esquema do Zener só que sem remover o L2,minha fonte não tem L2.

o que vc fez ta tudo certinho ,mas essa parada de soldar os fios pretos na lata da fonte é meio duvidoso .

Na verdade os +5v dessas fontes são para se por acaso a linha de 12v cair para 10v, 11v ,esses 5v irão complementar para formar os 12v ,mas isso so acontece com HDs ,cd rons de computadores .

No seu caso , vc vai usar sua fonte para alimentar circuitos eletronicos de 12v ou 5v ,não é ?

Então pode ligar e ficar tranquilo , mas lhe dou um conselho , não ligue os fios pretos na lata ,( não sei pq , mas liguei uma assim e torrou tudo ) .

ESpero ter ajudado. hand26:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Torrou tudo,mas o que aconteceu será,não foi curto não?Eu mesmo não vi problema em soldar,afinal do geito que está a lata já esta aterrada,se eu ligar um módulo no + e o negativo eu colocar na lata funciona.Mas por via das duvidas eu não vou fazer isso.

E sobre o +5V eu usar ele de vez enquando pra ligar TDA,Leds,Luz ritima ou VU meter...Então eu queria saber também se é possivel eu ligar o +5V junto ao +12V para ambos trabalharem juntos para a fonte não perder o controle e acontecer a cagada que já ouvi falar que acontece.Eu mesmo nunca consegui desarmar essa fonte,mas não tá faltando muito.

Compartilhar este post

Link para o post
Torrou tudo,mas o que aconteceu será,não foi curto não?Eu mesmo não vi problema em soldar,afinal do geito que está a lata já esta aterrada,se eu ligar um módulo no + e o negativo eu colocar na lata funciona.Mas por via das duvidas eu não vou fazer isso.

E sobre o +5V eu usar ele de vez enquando pra ligar TDA,Leds,Luz ritima ou VU meter...Então eu queria saber também se é possivel eu ligar o +5V junto ao +12V para ambos trabalharem juntos para a fonte não perder o controle e acontecer a cagada que já ouvi falar que acontece.Eu mesmo nunca consegui desarmar essa fonte,mas não tá faltando muito.

Vc quer ligar o 5v eo 12v para formar 17v ?

Compartilhar este post

Link para o post
Vc quer ligar o 5v eo 12v para formar 17v ?

Não exatamente,queria mais para usar o 5V e 12V juntos,assim utilizando os dois,além de somar a amperagem de um para o outro eu utilizaria as duas saídas e assim utilizando a fonte total,o q impediria dela arriar em quase 100%.

Então quer dizer que se eu ligar o +5V junto com o +12V,com diodo em cada saída claro,eu teria 17V.E tem algum regulador que abaixaria esse 17V para 12V?

Compartilhar este post

Link para o post
Não exatamente,queria mais para usar o 5V e 12V juntos,assim utilizando os dois,além de somar a amperagem de um para o outro eu utilizaria as duas saídas e assim utilizando a fonte total,o q impediria dela arriar em quase 100%.

Então quer dizer que se eu ligar o +5V junto com o +12V,com diodo em cada saída claro,eu teria 17V.E tem algum regulador que abaixaria esse 17V para 12V?

se vc ligar em serie , ira somar para 17v

se vc ligar em paralelo ,ira ficar os 12v mesmo.

É sempre bom ligar um diodo nas saidas .

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu ligar em Serie vai da curto no 5V pois o vou ligar no GND e isso dá curto com certeza.

E se eu ligar os 5V e 12V em paralelo ouvi dizer que pode queimar a fonte ou até mais do que isso,mesmo com Diodos,acho que precisarei de mais conhecimento em eletronica pra isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Se eu ligar em Serie vai da curto no 5V pois o vou ligar no GND e isso dá curto com certeza.

E se eu ligar os 5V e 12V em paralelo ouvi dizer que pode queimar a fonte ou até mais do que isso,mesmo com Diodos,acho que precisarei de mais conhecimento em eletronica pra isso.

Se vc ligar 12v com o 5v em serie ira queimar a fonte mesmo pois, o GND do 12v e 5v sao o mesmo . O melhor é vc usar a linha 12v separadamente da linha 5v.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc ligar 12v com o 5v em serie ira queimar a fonte mesmo pois, o GND do 12v e 5v sao o mesmo . O melhor é vc usar a linha 12v separadamente da linha 5v.

galera, me respondam uma duvida...

to com uma fonte atx aqui... só que nao sei como faço para liga-la, pois as AT tem botao e a ATX é preso no gabinete... onde coloco um botao para liga-la?

Compartilhar este post

Link para o post

to com uma fonte atx aqui... só que nao sei como faço para liga-la, pois as AT tem botao e a ATX é preso no gabinete... onde coloco um botao para liga-la?

BAsta vc fazer um jumper no fio verde para um fio preto.

Compartilhar este post

Link para o post

no plug que liga na placa mae?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,pelo que eu vi neste desenho abaixo:

6_1_thumb.jpg

Tem -5V,GND,-12V...eu posso juntar tudo no mesmo fio que será negativo sem problemas?

Já adaptei o Led na lata dela pra indicar quando ligada,vou arrancar agora um Jumper de uma placa de PC mesmo e soldar aqui onde ficaria o PS-ON.

Compartilhar este post

Link para o post

no plug que liga na placa mae?

exatamente.

Compartilhar este post

Link para o post
E sobre minha pergunta acima?

Me passei [^][^]

MAs respondendo :

O GND da fonte, " é neutro" isso que dizer não tem carga alguma .

Já os -5v e o -12v é tensão negativa ( um exemplo ,é um termometro, o zero é como se fosse um neutro , os numeros acima do zero é + e os numeros abaixo do zero é - ).

Esse exemplo não tem nada a ver ,mas é só um exemplo. :+1

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe...não entendi muito...

Mais tipo,eu notei que o -12V é até mais grosso que os outros e no meu multimetro analogico,quando eu ligo nos fios amarelos e GND dá no 12V certinho,mas quando eu liga no amarelo e o -12V ele dá um pouco mais que 12V algo que diz ter uns 16V não sei porque.

Ps.:Quando eu ligo o multimetro no -12V e Amarelo,o multimetro marca a mesma tensão que nas minhas fontes do paraguay e as estabilizadas que dizem ter 12V.E eu uso elas no módulo sem problemas,mesmo marcando mais que 12V no multimetro.

O que pode acontecer então se eu ligar o -12 junto ao GND,sendo que ambos são negativo?

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpe...não entendi muito...

Mais tipo,eu notei que o -12V é até mais grosso que os outros e no meu multimetro analogico,quando eu ligo nos fios amarelos e GND dá no 12V certinho,mas quando eu liga no amarelo e o -12V ele dá um pouco mais que 12V algo que diz ter uns 16V não sei porque.

Ps.:Quando eu ligo o multimetro no -12V e Amarelo,o multimetro marca a mesma tensão que nas minhas fontes do paraguay e as estabilizadas que dizem ter 12V.E eu uso elas no módulo sem problemas,mesmo marcando mais que 12V no multimetro.

O que pode acontecer então se eu ligar o -12 junto ao GND,sendo que ambos são negativo?

Esse lance de ligar o -12v junto ao GND , para falar a verdade ,nunca tentei isso. :huh::huh: ,mas eu acho que possa ter algum problema, ou nem ligue a fonte .

Agora ,para que vc quer ligar o GND no -12v ? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lá,me dá impressão de que fica melhor.

Tipo,eu fucei ela aqui,ta pronta para usar.

Adaptei o Led na lata para indicar ligado como disse acima.

Enrrosquei o fio PS-ON no parafuso que prende a placa,com isso dando contato com a lata e altomaticamente ativando.

Liguei todos os fios GND da fonte em apenas um FIO grosso,e assim tb com os +5V,+3V e +12V que estão a um conector femea encostado na lata,ao invéz de puxar fios para fora,coloquei um conector desses utilizados para ligar 6x9 em tampao,sendo femea,além de ficar melhor que aquela fiozaiada que ficaria para fora,fica muito dificil dar curto circuito atoa.Vou postar umas fotos aqui,tá um negócio bem feito mesmo...

Tb pretendo encapa-la toda externamente com papel contact preto para evitar contato e assim dando um choque em alguem.

Compartilhar este post

Link para o post

pra evitar dela arriar usando só o 12V, é só ligar uma resistencia de uns 5-6W ou uma lampada na linha de 5V

alem de evitar "arriar" isso tambem estabiliza a voltagem da linha 12V, que quando os 5V estão desligados oscila bastante!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...