Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gariba

Eliminando Ruídos Indesejáveis

Recommended Posts

Lendo algumas revistas neste final de semana achei uma matéria interessante sobre ruídos.

 

Vejo que períodicamente o pessoal posta dúvidas sobre este assunto, acho que este conteúdo será de bom proveito de muitas pessoas e evitará tópicos repetidos.

 

Segue abaixo:

 

Na sonorização automotiva, bem como em qualquer outro tipo de sonorização, é comum o aparecimento de ruídos indesejados, tanto durante a instalação quanto depois de um certo tempo de uso. As causas são várias, mas como eliminar esses ruídos ou, pelo menos, atenua-los?

Para responder a esta pergunta, temos que conhecer os principais “vilões” desta historia, as causas dos ruídos, e saber como combatê-los.

 

Principais tipos de ruídos e suas causas

 

Em um sistema de som como o trio elétrico, podemos encontrar vários tipos de ruídos. Os mais comuns são:

- “Hiss Noise”: um ruído agudo constante que não aumenta nem diminui de intensidade conforme o manejo do sistema, parecido com o ruído de uma televisão fora do ar;

- Ruído de ignição e rotação do motor: interferências causadas pelo sistema elétrico do próprio veículo durante seu funcionamento;

- Ruído heteródino: interferência de outros equipamentos diretamente nos alto-falantes, por meio dos cabos ou até mesmo do próprio alto-falante. Este tipo de ruído aparece com o sistema de áudio desligado;

- Ruídos diversos, como “chiados” constantes, estalos de comutação, freqüências baixas aplicadas nos alto-falantes de graves, etc.

Os ruídos podem aparecer no sistema de áudio por diversas formas: mau contato, oxidação, falta de conexão, falta de aterramento, por ciclo de terra ou, principalmente, por diferença de potencial elétrico entre os diferentes equipamentos utilizados no sistema de áudio.

 

Importância do aterramento

 

Como o sistema de áudio é formado por diversos equipamentos, estes devem funcionar de forma harmônica para que o resultado seja satisfatório. Um bom ponto de inicio para que isto ocorra é igualar o sistema de aterramento destes diferentes equipamentos de um sistema funcionarem sob a mesma diferença de potencial elétrico, a possibilidade de aparecimento de ruídos indesejados será menor.

Assim, quando planejamos a instalação de um sistema, devemos já pensar em como aterrar todos os equipamentos no mesmo chassi.

Certos pontos de aterramento comumente utilizados não são adequados para os equipamentos, principalmente os amplificadores, pois estes têm um grande consumo de corrente elétrica.

Quando temos um sistema composto por três amplificadores, um crossover ativo, um CD/DVD player e mais três baterias para alimentá-los, podemos fazer seus aterramentos da seguinte forma:

 

esquematm8.th.jpg

 

Como podemos ver na figura acima, cada equipamento, bem como cada bateria auxiliar ou original, tem seu próprio cabo de aterramento. Este deverá estar ligado diretamente no chassi do veículo e ser de bitola igual ou maior do que a especificada pelo fabricante do equipamento.

Tanto os cabos de aterramento como os de alimentação positiva não podem sofrer emendas, pois isto facilitaria o aparecimento de oxidações e mau contato.

 

Até agora vimos os aterramentos de carcaça e geral de alimentação, mas existe um outro tipo de aterramento muito importante, principalmente quando falamos de equipamentos alimentados exclusivamente por baterias, que é o aterramento da malha negativa do conector RCA dos geradores ou processadores de áudio. Este é um ponto muito sensível principalmente nos CD/DVD players. Mas onde fica este aterramento?

 

Audio_RCA.jpg

 

 

Este é o terra indicado na figura acima, ele pode ser testado com um multímetro, onde a malha do terra do RCA deve estar em curto-circuito com a carcaça do CD/DVD player.

 

Dica: nunca tire e coloque qualquer conector e cabos RCA com o CD/DVD player ligado, pois o aterramento da malha do conector RCA da maioria dos CD/DVD players possui um fusível de segurança que se rompe facilmente nesta operação. Se a malha do conector RCA estiver com o terra aberto (não em curto com o terra do chassi), o restante do sistema poderá receber interferência do sistema de ignição do veiculo, ter ruído de rotação do motor e também introduzir uma interferência de baixa freqüência nos amplificadores, de modo a fazer os alto-falantes de graves se movimentarem mesmo com o volume do CD/DVD player no zero.

Este é o problema mais comum em relação aos ruídos, pois mesmo sendo de fácil detecção poucos sabem a respeito dele.

 

Importância da organização da passagem dos cabos

 

Outro ponto importante a ser observado quando falamos de ruídos é a organização de passagem dos cabos de um sistema de áudio.

Como regra geral sabemos que não podemos passar cabos RCA junto a cabos de alimentação, pois os cabos de alimentação geram interferência por conduzir grande quantidade de corrente elétrica. Os cabos RCA são os cabos que devemos ter mais cuidado, pois além deste cuidado, também não devemos passá-lo perto de módulo de injeção eletrônico, módulo de ignição ou de ABS, pois todos estes também introduzem ruído ao sistema.

Já na passagem de cabos de alto-falantes, não devemos passa-los perto de módulo de injeção eletrônico e módulo de ignição, pois podem introduzir ruído icterídeo nos alto-falantes.

Em caso de sistemas que utilizem amplificadores de classe D da alta potencia, não é aconselhado passar os cabos de saída deste amplificador junto a outros cabos de alto-falantes, pois por possuir grande potencia esta saída poderá interferir nos outros cabos por indução, assim gerando ruídos indesejados nos outros alto-falantes quando acionado este amplificador.

 

Conclusão

 

O aterramento correto, além de proporcionar maior segurança ao sistema de áudio, também vai proporcionar maior qualidade de áudio, pois ele que acaba por harmonizar o funcionamento do sistema.

 

Créditos: Revista Car Stereo Tuning

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabens pela postagem do artigo amigão!!

 

tem galera aqui no forum que chega soh falando que tem ruido e naum explica nada e naum procura nada... aqui jah eh um bom lugar pra começar!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mto bom isso.!

Parabéns, e obrigado por compartilhas ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ótima dica, sou iniciante com som automotivo. essa semana devo instalar meu primeiro módulo e meu primeiro sub(Pone + UXP12"500W), vou ficar de olho na instalação! é melhor o instalador fazer tudo certinho, se não, terei que virar um cliente "chato" e ficar "metendo o bedelho"... hehehe

 

abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu soubesse que o pessoal iria aproveitar, até me animaria de procurar outros artigos tirando dúvidas.

 

Estava pensando em complementar ainda mais esse artigo, se alguém tiver alguma sugestão. Achei um tópico com a foto do micro-fusível do rca: micro-fusível

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To tentando ajudar um colega aqui em Jundiai que não quer abrir a mao pra levar em um instalador, sem ter noçao do que seja (pra não levar uma facada)...

 

Dei uma escutada, e tem "dois" tipos de ruido:

 

- Um chiado constante (carro desligado), que aparece ao ligar o player, demorando coisa de meio segundo pra aparecer, e aumenta ao aumentar o volume do player... Ainda com o player no máximo, é baixo, porém perceptivel... Lembra atrito entre papel, um farfalhar (palavra meio gay, ne?).

 

- ESSE MESMO RUIDO (pelo menos minha impressão é que seja o mesmo)... com o carro ligado e em movimento (parado não muda) muda de timbre / frequencia ao se acionar o acelerador , volta ao que era ao se tirar o pé (carro engatado), mas NÃO SE ALTERA ao acelerar / subir a rotação do motor (não é ruido de alternador, esse eu ja tive no meu primeiro carro)...

 

Só é audível nos tweeters...

 

No dia a dia, com som ligado, so se percebe entre uma faixa e outra (e facilmente encoberto pela musica)...

 

Ate onde consegui checar os cabos, os rca (que sao meio xing ling) passam perto dos cabos do falante do porta malas, mas não dos cabos de força. Os rcas dele num tem fiozinho de aterramento como eu via antigamente...

(bem os meus hj tb num tem, e num sao xing)

 

Não enxerguei aquele aterramento do modulo/carcaça no dele( um banda antigo). Todos amp's tem ??? Vou dar uma olhada no meu...

 

Ele tem um mega cap , tambem xing (um blitz de 3F)... e o primeiro cara falou que era o mega e tinha que trocar, por isso ele pediu uma opinião ...

 

Pode ser o mega , ou o player (o dele é um sony)???

Alguma idéia / sugestão ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
To tentando ajudar um colega aqui em Jundiai que não quer abrir a mao pra levar em um instalador, sem ter noçao do que seja (pra não levar uma facada)...

 

Dei uma escutada, e tem "dois" tipos de ruido:

 

- Um chiado constante (carro desligado), que aparece ao ligar o player, demorando coisa de meio segundo pra aparecer, e aumenta ao aumentar o volume do player... Ainda com o player no máximo, é baixo, porém perceptivel... Lembra atrito entre papel, um farfalhar (palavra meio gay, ne?).

 

- ESSE MESMO RUIDO (pelo menos minha impressão é que seja o mesmo)... com o carro ligado e em movimento (parado não muda) muda de timbre / frequencia ao se acionar o acelerador , volta ao que era ao se tirar o pé (carro engatado), mas NÃO SE ALTERA ao acelerar / subir a rotação do motor (não é ruido de alternador, esse eu ja tive no meu primeiro carro)...

 

Só é audível nos tweeters...

 

No dia a dia, com som ligado, so se percebe entre uma faixa e outra (e facilmente encoberto pela musica)...

 

Ate onde consegui checar os cabos, os rca (que sao meio xing ling) passam perto dos cabos do falante do porta malas, mas não dos cabos de força. Os rcas dele num tem fiozinho de aterramento como eu via antigamente...

(bem os meus hj tb num tem, e num sao xing)

 

Não enxerguei aquele aterramento do modulo/carcaça no dele( um banda antigo). Todos amp's tem ??? Vou dar uma olhada no meu...

 

Ele tem um mega cap , tambem xing (um blitz de 3F)... e o primeiro cara falou que era o mega e tinha que trocar, por isso ele pediu uma opinião ...

 

Pode ser o mega , ou o player (o dele é um sony)???

Alguma idéia / sugestão ??

estou com o MESMISSIMO problema..

o ESTALADOR vi*** me falo que é no modulo, porem nao to confiando nele nao

pq até a ordem dos falates que ele instalo no meu carro tá errado :o

 

o que faço? :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
To tentando ajudar um colega aqui em Jundiai que não quer abrir a mao pra levar em um instalador, sem ter noçao do que seja (pra não levar uma facada)...

 

Dei uma escutada, e tem "dois" tipos de ruido:

 

- Um chiado constante (carro desligado), que aparece ao ligar o player, demorando coisa de meio segundo pra aparecer, e aumenta ao aumentar o volume do player... Ainda com o player no máximo, é baixo, porém perceptivel... Lembra atrito entre papel, um farfalhar (palavra meio gay, ne?).

 

- ESSE MESMO RUIDO (pelo menos minha impressão é que seja o mesmo)... com o carro ligado e em movimento (parado não muda) muda de timbre / frequencia ao se acionar o acelerador , volta ao que era ao se tirar o pé (carro engatado), mas NÃO SE ALTERA ao acelerar / subir a rotação do motor (não é ruido de alternador, esse eu ja tive no meu primeiro carro)...

 

Só é audível nos tweeters...

 

No dia a dia, com som ligado, so se percebe entre uma faixa e outra (e facilmente encoberto pela musica)...

 

Ate onde consegui checar os cabos, os rca (que sao meio xing ling) passam perto dos cabos do falante do porta malas, mas não dos cabos de força. Os rcas dele num tem fiozinho de aterramento como eu via antigamente...

(bem os meus hj tb num tem, e num sao xing)

 

Não enxerguei aquele aterramento do modulo/carcaça no dele( um banda antigo). Todos amp's tem ??? Vou dar uma olhada no meu...

 

Ele tem um mega cap , tambem xing (um blitz de 3F)... e o primeiro cara falou que era o mega e tinha que trocar, por isso ele pediu uma opinião ...

 

Pode ser o mega , ou o player (o dele é um sony)???

Alguma idéia / sugestão ??

estou com o MESMISSIMO problema..

o ESTALADOR vi*** me falo que é no modulo, porem nao to confiando nele nao

pq até a ordem dos falates que ele instalo no meu carro tá errado :o

 

o que faço? :huh:

Olha depois de muito fuçar na instalaçao dele (e comparar com a minha), e conversar com um instalador (que matou o problema e consertou sem cobrar)

 

O que ELE ME DISSE (não vi o processo)

 

Os rca's mais novos não tem terra (aquele fiozinho que vinha no meio... eu tive um desses, o RCA tinha dois cabos e um fiozinho vagabundo entre eles), qeu e feito no player e no amp (como mostra a foto lá em cima)...

 

No caso do meu amigo foi no player

Segundo o instalador, ao puxar o playerpode ter soltado dentro...

A gambiarra dele ( e que funcionou) Re-aterrou o negativo do rca na carcaça do player...

 

Não vi o estrago, mas de fato funcionou...

 

Ele disse que é muito comum no pioneer (alguns ja vem de fabrica assim, e eu acho q ja tive um desses), mas que ele nunca tinha visto na sony...

 

vale a pena testar os aterramentos do RCA (modulo e player)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal. Estava procurando algo sobre ruído no google e acabei encontrando este tópico.

Pois é, tenho um problema que está me deixando completamente maluco: quando o carro está parado, meus 6x6" que estão nas portas e ligados diretamente no radio funcionam corretamente. Mas, quando ligo e carro e dou alguma acelerada, os mesmo parecem que abaixam o volume sozinhos, como se tocassem desregulados. Um com o volume mais alto, outro mais baixo, outra hr estão os dois baixos e por ai vai...

Levei no cara q instalou meu som, ele fez os testes e depois de 2 hrs me garantiu que o problema é no player (pioneer premier 490). Alguém já tem experiencia com isso e tem idéia de como resolver?

Grato desde já ;)

 

Edit: mais uma coisinha, não sei se ajuda, mas mesmo assim: minha sub e minha corneta(ambas em RCA) não apresentam os mesmo problemas, tocam perfeitamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para quem estiver interessado no meu problema: hj levei o Tempra para arrumar os vidros elétricos. Não arrumou, mas decobriu que o problema é uma placa. Dae perguntei para o cara oq poderia estar acontecendo com o som. Ele disse q poderia ser a corrente, e pediu q levasse no instalador e pedisse q ligasse o player diretamente na bateria.

Fiz exatamente isso, e o instalador me falou q fez o teste e não é corrente, pois se fosse teria apresentado o mesmo problema no outro player q ele usou para teste. Por fim, ele acabou me indicando uma eletrônica para levar o player, pois ele acreditava que seria mal contato na saída amplificada. Deixei o player na eletrônica e o eletronico disse q abriria o player para tentar encontrar algum problema, e se não encontrasse, soldaria a saída amplificada.

Agora só resta esperar, 2 hrs é para eu ir buscar o player e fazer o teste. Se não funcionar o negócio vai ser ligar o bicho no módulo e trocar o player no 6º mês, pois ele tem 7 meses de garantia. xD

 

Edit: legaaaaal, o cara reforço a solda da saída mas continuou a mesma mer**. ¬¬'

Levei no instalador e ele disse q é o player mesmo.

Hj de tarde levei em um cara q arruma player. alto falantes e essas coisas. Ele disse para eu levar semana quivem que ele vai ter mais tempo. Agora só resta esperar. :/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

estava com muito ruido de interferencia no carro, até com o carro desligado, mas com a chave na posição ACC. pra terem idéia, com a chave na posição ACC, se eu pisasse no acelerador (eletrônico) do astra, fazia ruido bem chato nos alto falantes...

 

depois de muito quebrar a cabeça, vi que o ganho estava totalmente desregulado. Meu CD Player manda 4V nas Pré-out , e o AMP tem um potenciometro que regula o ganho de 0,15v até 3v. Ele estava em 0,15v , ou seja, totalmente incompatível (quando deixava o volume no 15, já estava bem alto), mudei então pra 3v, e agora está bem melhor casado. Não há mais esse ruido chato, e agora o som está bem mais linear. Se antes já estava alto por estar desregulado no volume 15, agora em 15 está bem mais baixo. Quando vou chegando nos 30 que o som já fica bem alto, e 35 é o maximo.

 

é isso pessoal, revejam o ganho quando tiverem problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

 

estava com muito ruido de interferencia no carro, até com o carro desligado, mas com a chave na posição ACC. pra terem idéia, com a chave na posição ACC, se eu pisasse no acelerador (eletrônico) do astra, fazia ruido bem chato nos alto falantes...

 

depois de muito quebrar a cabeça, vi que o ganho estava totalmente desregulado. Meu CD Player manda 4V nas Pré-out , e o AMP tem um potenciometro que regula o ganho de 0,15v até 3v. Ele estava em 0,15v , ou seja, totalmente incompatível (quando deixava o volume no 15, já estava bem alto), mudei então pra 3v, e agora está bem melhor casado. Não há mais esse ruido chato, e agora o som está bem mais linear. Se antes já estava alto por estar desregulado no volume 15, agora em 15 está bem mais baixo. Quando vou chegando nos 30 que o som já fica bem alto, e 35 é o maximo.

 

é isso pessoal, revejam o ganho quando tiverem problemas.

vc achou uma forma do som se sobressair sobre o ruido.

 

mais o ruido continua la.. muuaahahahaha

 

:vts

 

 

meu sistema funcionava normal, sem ruido, até que um dia tava trocando as corntas e dexei o som ligado, sem querer os fios bateram e rapidamente se formo um curto na saida do modulo (coisa rapida, só bateu e largo), o som deu um leve TUM mais tudo normal..

 

depois instalei as corntas (som agora desligado), ai quando fui testar, funcionando tudo ok..

 

liguei o carro e apareceu um ruido super alto nos drives quando acelerava. Tirei o player, aterrei os rca e 1 minutinho, coloquei devolta e pronto, ruido ja era

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou dar um up para o pessoal que ainda não viu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

 

estava com muito ruido de interferencia no carro, até com o carro desligado, mas com a chave na posição ACC. pra terem idéia, com a chave na posição ACC, se eu pisasse no acelerador (eletrônico) do astra, fazia ruido bem chato nos alto falantes...

 

depois de muito quebrar a cabeça, vi que o ganho estava totalmente desregulado. Meu CD Player manda 4V nas Pré-out , e o AMP tem um potenciometro que regula o ganho de 0,15v até 3v. Ele estava em 0,15v , ou seja, totalmente incompatível (quando deixava o volume no 15, já estava bem alto), mudei então pra 3v, e agora está bem melhor casado. Não há mais esse ruido chato, e agora o som está bem mais linear. Se antes já estava alto por estar desregulado no volume 15, agora em 15 está bem mais baixo. Quando vou chegando nos 30 que o som já fica bem alto, e 35 é o maximo.

 

é isso pessoal, revejam o ganho quando tiverem problemas.

vc achou uma forma do som se sobressair sobre o ruido.

 

mais o ruido continua la.. muuaahahahaha

 

:vts

 

 

meu sistema funcionava normal, sem ruido, até que um dia tava trocando as corntas e dexei o som ligado, sem querer os fios bateram e rapidamente se formo um curto na saida do modulo (coisa rapida, só bateu e largo), o som deu um leve TUM mais tudo normal..

 

depois instalei as corntas (som agora desligado), ai quando fui testar, funcionando tudo ok..

 

liguei o carro e apareceu um ruido super alto nos drives quando acelerava. Tirei o player, aterrei os rca e 1 minutinho, coloquei devolta e pronto, ruido ja era

 

:legal:

um curioso fez uma coisa parecida! e depois trouxe o carro pra mim dar uma olhada ao tetei o rca e nada aterrei o rca e nada ai peguei um ampli meu e testei e nada de ruido ai falei que o problema seria o ampli mesmo e i cara deuxou comigo para que eu olhasse, abri o ampli e os capacitores da fonte estão tudo estourado o-o-

vou trocar e acho que não terá mais problema. ainda nãi troquei porque na minha cidade não tem loja de componentes eletronicos, só assistencia e os infelizes não vendem nada! :angry: mas tá certo num é loja de componentes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

 

estava com muito ruido de interferencia no carro, até com o carro desligado, mas com a chave na posição ACC. pra terem idéia, com a chave na posição ACC, se eu pisasse no acelerador (eletrônico) do astra, fazia ruido bem chato nos alto falantes...

 

depois de muito quebrar a cabeça, vi que o ganho estava totalmente desregulado. Meu CD Player manda 4V nas Pré-out , e o AMP tem um potenciometro que regula o ganho de 0,15v até 3v. Ele estava em 0,15v , ou seja, totalmente incompatível (quando deixava o volume no 15, já estava bem alto), mudei então pra 3v, e agora está bem melhor casado. Não há mais esse ruido chato, e agora o som está bem mais linear. Se antes já estava alto por estar desregulado no volume 15, agora em 15 está bem mais baixo. Quando vou chegando nos 30 que o som já fica bem alto, e 35 é o maximo.

 

é isso pessoal, revejam o ganho quando tiverem problemas.

vc achou uma forma do som se sobressair sobre o ruido.

 

mais o ruido continua la.. muuaahahahaha

 

:vts

 

 

meu sistema funcionava normal, sem ruido, até que um dia tava trocando as corntas e dexei o som ligado, sem querer os fios bateram e rapidamente se formo um curto na saida do modulo (coisa rapida, só bateu e largo), o som deu um leve TUM mais tudo normal..

 

depois instalei as corntas (som agora desligado), ai quando fui testar, funcionando tudo ok..

 

liguei o carro e apareceu um ruido super alto nos drives quando acelerava. Tirei o player, aterrei os rca e 1 minutinho, coloquei devolta e pronto, ruido ja era

 

:legal:

um curioso fez uma coisa parecida! e depois trouxe o carro pra mim dar uma olhada ao tetei o rca e nada aterrei o rca e nada ai peguei um ampli meu e testei e nada de ruido ai falei que o problema seria o ampli mesmo e i cara deuxou comigo para que eu olhasse, abri o ampli e os capacitores da fonte estão tudo estourado o-o-

vou trocar e acho que não terá mais problema. ainda nãi troquei porque na minha cidade não tem loja de componentes eletronicos, só assistencia e os infelizes não vendem nada! :angry: mas tá certo num é loja de componentes

tinha ruído tbem em 2 street, resolvi aterrando os 2 lados do cabo RCA, mas ainda um ruído do CD aparece quando está lendo o CD por exemplo, mas bem baixo. porém ainda não aterrei a carcaça do módulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou dar um up que vi novos usuários perguntando sobre o assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

 

estava com muito ruido de interferencia no carro, até com o carro desligado, mas com a chave na posição ACC. pra terem idéia, com a chave na posição ACC, se eu pisasse no acelerador (eletrônico) do astra, fazia ruido bem chato nos alto falantes...

 

depois de muito quebrar a cabeça, vi que o ganho estava totalmente desregulado. Meu CD Player manda 4V nas Pré-out , e o AMP tem um potenciometro que regula o ganho de 0,15v até 3v. Ele estava em 0,15v , ou seja, totalmente incompatível (quando deixava o volume no 15, já estava bem alto), mudei então pra 3v, e agora está bem melhor casado. Não há mais esse ruido chato, e agora o som está bem mais linear. Se antes já estava alto por estar desregulado no volume 15, agora em 15 está bem mais baixo. Quando vou chegando nos 30 que o som já fica bem alto, e 35 é o maximo.

 

é isso pessoal, revejam o ganho quando tiverem problemas.

vc achou uma forma do som se sobressair sobre o ruido.

 

mais o ruido continua la.. muuaahahahaha

 

:vts

 

 

meu sistema funcionava normal, sem ruido, até que um dia tava trocando as corntas e dexei o som ligado, sem querer os fios bateram e rapidamente se formo um curto na saida do modulo (coisa rapida, só bateu e largo), o som deu um leve TUM mais tudo normal..

 

depois instalei as corntas (som agora desligado), ai quando fui testar, funcionando tudo ok..

 

liguei o carro e apareceu um ruido super alto nos drives quando acelerava. Tirei o player, aterrei os rca e 1 minutinho, coloquei devolta e pronto, ruido ja era

 

:legal:

um curioso fez uma coisa parecida! e depois trouxe o carro pra mim dar uma olhada ao tetei o rca e nada aterrei o rca e nada ai peguei um ampli meu e testei e nada de ruido ai falei que o problema seria o ampli mesmo e i cara deuxou comigo para que eu olhasse, abri o ampli e os capacitores da fonte estão tudo estourado o-o-

vou trocar e acho que não terá mais problema. ainda nãi troquei porque na minha cidade não tem loja de componentes eletronicos, só assistencia e os infelizes não vendem nada! :angry: mas tá certo num é loja de componentes

capacitores trocados e problrma resolvido!

quanto ao ruido entre as musicas depende da marca do player! pra falar a vardade a qualidade do player!

falo mais uma vez: unodade principal é pioneer. a menos que se tenha um player melhor ai já parte prum SQ!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E se nao usar RCA, e sim os cabos dos falantes ligados no amplificador (no caso, hurricane 4120) ?

Aí nao tem terra do RCA... Pode ser capacitor do amplificador queimado? Ou do player?

O que eu devo tentar aterrar melhor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha eh meio esquisita.

 

Tenho um cross stx 84 que apresenta ruido se o sd2300 estiver ligado.

Se desligar o sd... nada de ruido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depois de fazer milhoes de tentativas, descobrimos uma maneira de reduzir muito o ruido que tinha com o hurricane 4120 e as saidas amplificadas do player original do new civic...

instalar conversor RCA atrás do player e aterrar bem os cabos RCA...

só nao sei a explicação, pois se o cabo dos falantes nao sofre interferencia, o som devia sair limpo... mas ficava um chiado absurdo... acho que a entrada amplificada do hurricane deve ter algum filtro faltando em relação a entrada rca...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
depois de fazer milhoes de tentativas, descobrimos uma maneira de reduzir muito o ruido que tinha com o hurricane 4120 e as saidas amplificadas do player original do new civic...

instalar conversor RCA atrás do player e aterrar bem os cabos RCA...

só nao sei a explicação, pois se o cabo dos falantes nao sofre interferencia, o som devia sair limpo... mas ficava um chiado absurdo... acho que a entrada amplificada do hurricane deve ter algum filtro faltando em relação a entrada rca...

 

 

Modesto, tive o mesmo problema com o hurricane, e no meu caso tentei de tudo, inclusive no conector de entrada para as saídas amplificadas tem um cabinho próprio para o aterramento, só vi isso neste módulo, porém só resolvi meu problema aterrando o negativo das saídas do player, solução esta dada por técnicos da hurricane, quando mudei o player e usei rca o problema voltou, mesmo retirando o cabo da entrada tinha ruído, e aí eu desisti, no ínimo só disfarçei meu problema no início, agora como já vi muitos desses amplificadores, e algumas instalações bem judiadas e sem nenhum ruído, acredito que o problema veio com o amplificador, porém não tenho conhecimento técnico para ir mais a fundo, e o pior a garantia expirou!

 

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...