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Trovac

Comb Filter [?]

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Bem , como sou perfeccionista, eu andei estudando um pouco sobre a configuraçao Dáppolito !!

 

Vi sua desvantages e desvantegens, dificuldades e facilidades :

 

Como casar resposta polar

Atenuação em apenas um dos woofers com uso de indutor em serie

Difração etc

 

Entre outros o que me chamou a atenão foi o tal do COMB FILTER

 

Entao acho que "pra quem nao sabe o que é" seria importante saber!

 

FONTE: REVISTA AUDIO MUSICA & TECNOLOGIA

AUTOR : por Enrico de Paoli

 

 

XXXXXXXXXXX

 

Comb Filter - Há Males que Vêm para o Bem por Enrico de Paoli

 

Se eu tivesse que citar uma das maiores causas de som ruim, certamente, diria COMB FILTER. Um termo famoso, mas pouco entendido. E, apesar de ser completamente técnico e matemático, suas conseqüências na prática degradam mesmo a nossa música. Ou não! Vamos primeiro entender o que o Comb Filter é, e depois (acreditem ou não) vamos usá-lo para o nosso benefício.

O Comb Filter ocorre quando dois sons iguais são tocados simultaneamente, porém, com atraso de um para o outro. E isso acontece em qualquer ramo da música:

 

1) Em uma sala de mixagem ouvimos o som direto das caixas somado com o som refletido na superfície do console. Obviamente, o som refletido sempre chegará aos nossos ouvidos com um mínimo de atraso em relação ao som direto;

2) Em um sistema de PA é comum ver duas caixas de som dando cobertura para um mesmo ponto na platéia. Novamente, é claro que, por essas duas caixas não ocuparem um mesmo espaço no universo, uma sempre vai estar chegando aos nossos ouvidos milésimos de segundos antes da outra;

3) Em uma microfonação, usando-se mais de um microfone, o som de uma determinada área do instrumento sempre estará chegando em um dos microfones antes de chegar no outro.

 

A princípio, este atraso pode ser chamado de "delay". Mas ele é tão rápido, que não chega a ser um "delay" do tipo eco. Ele é tão rápido, que nosso cérebro nem o detecta como repetição. Ouvimos um único som, mas bem diferente se estivéssemos ouvindo apenas o som original.

Um pouquinho de matemática... (tentei ao máximo ficar só na filosofia... :))

Partamos do básico... O som viaja a uma velocidade de 340 metros por segundo.

O termo Hertz significa ciclo por segundo, ou seja: cada vez que um alto falante emite um som, ele parte de seu ponto de descanso para a frente causando uma movimentação positiva de ar; em seguida, ele volta para trás passando novamente por seu ponto de descanso e indo àquela mesma distância para trás, movimentando o ar negativamente e, finalmente, voltando ao seu ponto de partida. Esta viagem se chama um ciclo, 360 graus. Então, uma frequência de 1000 Hertz, ou 1000 ciclos por segundo, faz com que o alto-falante se movimente 1000 vezes em um segundo, conforme acima, para gerar aquele famoso som de "1k" (um mil hertz) que tanto conhecemos.

Se ligarmos dois alto falantes em fase invertida um do outro, cada vez que um for para a frente, o outro vai para trás, fazendo com que a resultante da movimentação de ar seja cancelada. Isto se chama cancelamento de fase e é facilmente perceptível nas frequências baixas.

É claro que ninguém vai ligar caixas invertidas propositadamente para criar inversão de fase. Espero. Mas vamos às limitações físicas de posicionamento de caixas ou microfones...

Em primeiro lugar, vamos descobrir o tamanho de uma frequência de 1000 Hertz. Se o som viaja a 340 metros por segundo, e neste mesmo segundo esta frequência consegue concluir seu ciclo mil vezes, então, um ciclo apenas seria concluído em 340 metros divididos por mil ciclos = 0,34 metros (34 centímetros). Fica claro também que metade deste ciclo ocuparia 17 centímetros. Portanto, acabamos de descobrir que se posicionarmos, propositadamente ou não, as duas caixas com 17 centímetros de distância e emitirmos nelas a frequência de 1000 hertz, não ouviremos nada. (Sim, ouviremos alguma coisa vinda de reflexões, mas não sinais diretos, pois estarão cancelados).

Vale lembrar ainda que, se em um segundo, o som viaja 340 metros, ele precisa de apenas 1 milissegundo para viajar 34 centímetros e 0,5 ms para percorrer 17 cm. Ou seja, essa situação pode ser recriada eletronicamente adicionando um sinal direto a um outro com um delay de meio milissegundo.

Bem, sinceramente, acredito que pouca gente tenha o estranho hábito de ouvir qualquer música que contenha apenas um sinal limpo senoidal com 1000 hertz. Portanto, se tocarmos um programa com todas as frequências, em duas caixas distanciadas de 17cm ou passando uma delas por um delay de 0.5ms, teremos da mesma forma um cancelamento em 1000 hertz, e, conseqüentemente, 3000 hertz, 5000 hertz e assim sucessivamente. Os picos estarão nas frequências de 2000, 4000, 6000 Hz etc. Estarão se cancelando hamônicos ímpares e se somando os pares, referentes a 1000 hertz.

Este fenômeno é conhecido como Comb Filter (filtro pente). Este nome foi dado por que, se visto em um analisador de espectro o resultado, a imagem se assemelha a um pente de cabelos, com frequências se somando e outras se cancelando sucessivamente.

Tentamos minimizar o Comb Filter ao máximo. Mas em determinadas situações podemos obter resultados muito bons usando-o como efeito. Por exemplo: se aplicarmos um delay de 1ms somado a um canal de guitarra no mesmo volume do original, teremos nosso primeiro cancelamento em 2000 hertz e, então, em 6000, 10000, etc. Em 4000 hertz, 8000, 12000, teremos um pico ou soma. Se variarmos o volume do delay, não chegaremos a ter um cancelamento nos 'notches' (buracos) ou uma dobra nos picos, mas apenas uma variação no volume dos harmônicos. Outro efeito seria splitar (dividir) o sinal da guitarra e do delay em dois pares e inverter a fase de um dos delays, assim invertendo as frequências somadas e canceladas. Desta forma pode-se abrir o pan e fazer uma guitarra mono virar bem estéreo! Fique à vontade para experimentar tempos de delays variando até atingir um resultado que combine com o timbre da guitarra e da música.

Outra aplicação muito conhecida é o flanger. Neste efeito, um sinal tem seu tempo de atraso ciclicamente variado, de maneira muito lenta. Este sinal é, então, somado ao sinal original sem atraso, produzindo assim cancelamentos que oscilam acima e abaixo no espectro, ou seja, um pente que desliza para cima e para baixo na freqüência.

Bons COMBs!

 

Enrico De Paoli é engenheiro de áudio e produtor musical. Projetos mais recentes incluem a tour do cantor Djavan, a produção do remix da faixa Cair em Si também de Djavan e o Grammy de melhor disco de Jazz do ano com Marcus Miller. E-mail:

 

:legal:

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O texto é um pouco de difícil compreensão, hermético, mas dá pra se ter uma noção

 

E pelo o pouco que eu estudei, (audiolist, fóruns internacionais etc)

 

O comb filter é (de forma bem simplificada e grosseira) o “cancelamento’ nos médios, que ocorre devido ao acoplamento !

 

Quando a distancia entre os centros dos woofers é de 1/3 ,1/2 , não ocorre mais ganho por acoplamento (os famosos 3dB) e quanto mais alta a freqüência , elas começaram a interagir negativamente, provocando o grande vilão : “cancelamento de fase”

 

Esse ganho , com a soma de SPL, ou seja, os 3dB, só ocorre quando é igual ou superior a 1/4 do comprimento de onda !!

 

Ou seja, AO CONTRARIO DO QUE MUITOS PENSAM, você terá uma perda numa parte !!! ao contrario de um ganho, como acontece nas faixas mais baixas !

 

Ai onde entra o tal “lambda

 

 

L (lambda) = comprimento de onda = 340/f

d = distância entre centros

 

 

Já na Dáppolito, há a questão da atenuação do segundo wooffer, pra ele a medida que a freqüência sobe, o segundo woofer será atenuada cada vez mais em relação ao primeiro

 

O problema é que neste acontecimento, quanto mais alta a freqüência , MENOS TERÁ EFEITO , os “benefícios “ da tal configuração dáppolito !!! :(

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Apesar desse forum ser especifico para som AUTOMOTIVO, mesmo assim vou arriscar perguntando se alguem já usou ou usa essa configuração usada em caixas com a V-DOSC e EV (Electro Voice)

 

Especificamente, na parte onde os midbass são postos de forma inclinada, respeitando um ângulo de 90° graus

 

 

hist-06.jpg

 

Acima, foto da V-dosc

 

Abaixo, o EV - Xvls

 

xvls_large.jpg

 

 

Já andei lendo sobre os motivos dessa configuração, tava atras agora de depoimentos ...

 

 

MAS ACHO MUITO DIFICIL :(

 

 

*Mesmo sem conhecer, alguem quiser deixar uma opinião a respeito, eu agradeço !!! :legal:

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Além da resposta polar, algum outro benefício?

Na verdade, "casar resposta polar" é algo que DEVE ser feito para se ter um bom resultado !!!!

 

 

No mais, a configuração D'appolito melhora o foco e a estereofonia !!

 

 

**mas com relçao as caixas onde os Midbass ficam com um agulo de 90° graus e com os agudos no meio, isso JÁ É OUTRA COISA !!!

 

 

Isso já tá relacionado a uma melhor disperção no plano horizontal e evitando assim uma especie de "disperdício" (falando à grosso modo)

 

Dê uma olhada nesta matéria da revista REVISTA AUDIO MUSICA & TECNOLOGIA (fala sobre esta caixa, que a muito tempo tá no mercado, mais continua surpreendendo muita gente)]

 

 

http://www.musitec.com.br/revista_artigo.a...=114&navID=1218

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Opa Trovac, eu usava a configuração d'appolito no meu carro. Tinha um par de peitinhos com 2 fullranges de 3" em cada um deles. Um médio excelente, SPL bem legal, mas acima da frequência máxima (definida pela distância entre os centros dos falantes) a resposta fica tosquíssima.

 

Bem, efeito pente é um nome que deriva do gráfico da resposta de um sistema problemático: Ao invés de termos uma linha retwa, temos uma linha com picos e vales, como se fosse um pente. Quando associamos 2 falantes lado a lado, a máxima frequência que isto pode tocar é definida pelo comprimento de onda. Por exemplo, se temos 2 falantes de 3", colocados bem juntos, teremos 7,62cm entre os centros, que equivale à metade do comprimento de onda do nosso limite (já que metade do comprimento equivale à inversão de fase).

 

7,62*2 = 15,24cm

F= 15,24 * 343

F=5227Hz

 

Ou seja, acima de 5227Hz os cancelamentos e os reforços começam a aparecer. Isto explica porquê que associar cornetas, lado a lado, é mais complicado que parece. Muito mais.

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Opa Trovac, eu usava a configuração d'appolito no meu carro. Tinha um par de peitinhos com 2 fullranges de 3" em cada um deles. Um médio excelente, SPL bem legal, mas acima da frequência máxima (definida pela distância entre os centros dos falantes) a resposta fica tosquíssima.

 

Bem, efeito pente é um nome que deriva do gráfico da resposta de um sistema problemático: Ao invés de termos uma linha retwa, temos uma linha com picos e vales, como se fosse um pente. Quando associamos 2 falantes lado a lado, a máxima frequência que isto pode tocar é definida pelo comprimento de onda. Por exemplo, se temos 2 falantes de 3", colocados bem juntos, teremos 7,62cm entre os centros, que equivale à metade do comprimento de onda do nosso limite (já que metade do comprimento equivale à inversão de fase).

 

7,62*2 = 15,24cm

F= 15,24 * 343

F=5227Hz

 

Ou seja, acima de 5227Hz os cancelamentos e os reforços começam a aparecer. Isto explica porquê que associar cornetas, lado a lado, é mais complicado que parece. Muito mais.

Kleber,

 

É verdade, tanto que muitas empresas quando fazem suas Line Arrays , se fazem uso de um método de colocar um INDUTOR (ligado em série) de 1ª ordem atenuando apenas UM dos woofers (caso sejam dois) acima da freqüência de risco !!

 

Ou seja, apenas um woofer trabalhará em toda a banda que foi destinado , e o outro somente a parte inferior da freqüência limite (de acordo com a distância)

 

Ocorrendo assim, o ganho dos 3dB na parte inferior, e a parte superior, apenas UM woofer se encarrega do serviço, evitando assim o cancelamento de fase! e as indesejaveis consequencias !

 

 

O problema è que exatamente nesta parte onde temos apenas um woofer fazendo a “cobertura” de freqüência mais alta, OS EFEITOS da D’appolito são anulados !!!

 

De toda forma , é melhor do que o cancelamento de fase, né !!!

 

XXXXXXX XXXXXXX XXXXXXX XXXXXXX

 

A minha dúvida seria com relação aos midbass postos de forma inclinada perante os agudos (guias de onda) !!

 

Se isso minimizaria os efeitos do cancelamento ou se trata apenas de uma questão de melhor dispersão ?!!

 

 

E outra , como eu vou usar um CROSSOVER ATIVO em 24dB/8ª para os 02 midbass , “acho” que se eu colocar um indutor em serie de 1ª ordem (6dB/8ª) NÃO daria certo !!!

 

Não entendo nada dessa área , acho que vou por um tópico lá no subforum (ELÉTRICA, ELETRÔNICA e ASSISTÊNCIA) para ver se alguém me ajuda !!

 

Vc saberia algo a respeito ?? ??

 

Valeu :legal:

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Bom, vamos por partes...

 

O problema è que exatamente nesta parte onde temos apenas um woofer fazendo a “cobertura” de freqüência mais alta, OS EFEITOS da D’appolito são anulados !!!

 

De toda forma , é melhor do que o cancelamento de fase, né !!!

 

Neste caso, parte-se pra outra via. Em sistemas assim, ou se usam trocentos falantes pequenos pra conseguir atingir frequências mais altas, ou se utiliza várias vias. A solução de atenuar um dos falantes é interessante, mas eu ainda prefiro ter várias vias no sistema, mesmo que exija um tweeter que desça mais pra acompanhar.

 

A minha dúvida seria com relação aos midbass postos de forma inclinada perante os agudos (guias de onda) !!

 

Se isso minimizaria os efeitos do cancelamento ou se trata apenas de uma questão de melhor dispersão ?!!

 

Os sistemas que eu já vi com inclinações nos falantes eram pra permitir o alinhamento de fase entre o tweeter e o woofer (alinhamento físico). Assim você minimiza os distúrbios na resposta causados por problemas de fase na região do crossover (onde o tweeter e o woofer tocam simultaneamente, cada um com sua atenuação, claro).

 

E outra , como eu vou usar um CROSSOVER ATIVO em 24dB/8ª para os 02 midbass , “acho” que se eu colocar um indutor em serie de 1ª ordem (6dB/8ª) NÃO daria certo !!!

 

Dá certo sim... um dos woofers terá uma taxa de atenuação de 24dB, e o outro de 30dB/8a. Nunca utilize um crossover de 12dB/8a pra esta função, pois as rotações de fase de 180 graus irão criar outro buraco na resposta.

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Kleber, obrigado pela ajuda !!!

 

Ajudou bastante !! :legal:

 

 

Até mais

hand26

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Trovac,

 

Li no ORKUT que a LUDOVICO iria fabricar um guia de ondas para drivers de titanium.

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Trovac,

 

Li no ORKUT que a LUDOVICO iria fabricar um guia de ondas para drivers de titanium.

Que noticia boa [-] ( se for do jeito que eu penso)

 

Já estava na ora de alguém se "atrever" a fazer uma coisa dessas , pois toda grande marca usa em sua Line Arrays , esses guias de onda para melhor resultado

 

Eu já olhei projetos da Beyma, Ev, JBL etc e sao todos semelhantes

 

 

Olha esse” trechinho” de matéria sobre o guia de onda usado na V-Dosc :

 

 

 

"Um Novo Sistema

Para que os elementos que constituem uma coluna produzam uma saída verticalmente coerente e sem cancelamentos, pelo menos uma das seguintes condições deverá ser satisfeita:

a) A soma das áreas de radiadores individuais deve ser pelo menos 80% da área total radiante;

b) A distância entre os centros de radiadores vizinhos deve ser menor que a metade do comprimento de onda, para todo o espectro a ser reproduzido.

Estas condições nortearam o desenvolvimento do sistema V-DOSC. A primeira condição criou a guia de onda DOSC (Difusor de Ondas Sonoras Cilíndricas). Este dispositivo, usado para a reprodução de altas freqüências, alinha no tempo as ondas que entram nele, de modo que na estreita abertura retangular vertical ("fita") à sua frente, as ondas sonoras estão alinhadas em tempo e em fase - ou seja, perfeitamente coerentes. Essa abertura é em forma de "V", promovendo uma dispersão horizontal de 90°. Devido à coerência vertical, todas as ondas geradas são horizontais, isto é, o ângulo teórico de dispersão vertical é zero. Vemos na fig. 2, a guia de onda do sistema Vertec da JBL. que funciona segundo os mesmos princípios."

24_6_2005_10_59_40_throat2.1.jpg

 

FONTE:

http://www.musitec.com.br/revista_artigo.a...=114&navID=1218

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E outra , como eu vou usar um CROSSOVER ATIVO em 24dB/8ª para os 02 midbass , “acho” que se eu colocar um indutor em serie de 1ª ordem (6dB/8ª) NÃO daria certo !!!

 

Dá certo sim... um dos woofers terá uma taxa de atenuação de 24dB, e o outro de 30dB/8a. Nunca utilize um crossover de 12dB/8a pra esta função, pois as rotações de fase de 180 graus irão criar outro buraco na resposta.

Kleber, por favor, só mais uma ajudinha !!!

 

Eu esqueci de perguntar se: devido a serem dois WOOFERS (8ohms) ligados em paralelo (resultante em 4 ohms), e sendo que apenas um deles terá o INDUTOR , eu devo fazer o calculo dos Micro-faradays em 8ohms ou 4 ohms ??? :unsure:

 

vc poderia me ajudar!! :legal:

Desde já eu agradeço !

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