Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eric INFK

[ Artigo ] A Monótona Emoção Da F-1 Moderna

Recommended Posts

Postado em

A monótona emoção da F-1 moderna

Categoria hoje é muito mais reunir dados e fazer contas do que corrida de carro

por LUÍS JOLY

Na coletiva após a corrida em Istambul que deu a vitória ao brasileiro Felipe Massa, seu companheiro Kimi Raikkonen disse assim: “A corrida foi definida no sábado”. E foi mesmo. Como foi em quase todas as etapas este ano. A pole nunca valeu tanto como em 2007 – mesmo sem a bonificação que deveriam dar a ela, como fazem na GP2, por exemplo. Massa ainda disse na mesma coletiva: “Foi uma corrida de cabeça”. Cabeça, já que qualquer erro poderia lhe custar a vitória.

A Fórmula 1 de hoje é muito mais estratégia do que impulso. Muito mais dados e contas do que corrida de carro. Pare e pense. Analise. Reflita. Chegue, mas com cuidado. Pense de novo. Se tudo estiver bem, tente a ultrapassagem – mas de leve.

Se fosse na Fórmula 1 que gostaríamos de ver, seria Kimi e Felipe trocando de posições, fechando portas e pegando vácuos – nem que fosse em alguma parte da prova, ao menos. Porém a F-1 moderna dá um novo significado à palavra “emocionante”. Muitos, aliás, consideram esse um dos campeonatos mais empolgantes de todos os tempos.

Será que sou só eu que não acha isso? À parte do fato de que somos brasileiros e gostamos quando um brasileiro vence, a corrida foi, na verdade, (mais) uma grande chatice. Não tivesse o pneu da Hamilton estourado a poucas voltas do final, pouca coisa teria mudado na tabela.

Para desespero dos que torcem pelas ultrapassagens de antigamente, ficou bem claro, para quem viu a prova, que Raikkonen não estava poupando esforços para ultrapassar seu companheiro. Ele simplesmente não conseguia chegar perto o suficiente. O mérito não é de Massa, admitamos. É dessa “emoção”, que, salvo exceções como a do último Grande Prêmio da Europa, impede que os pilotos fiquem próximos um do outro.

Equilíbrio? Sim, isso existe. Faltando apenas cinco corridas, quatro pilotos disputam o título de forma direta. Três vitórias para cada um. A verdade é que todos eles sabem que há ainda chances de levar o caneco. Uma cena inimaginável para qualquer um, que nos anos anteriores via um alemão dominar a categoria.

E ainda temos de ficar felizes por isso.

Reta oposta

SporTV, que sábia decisão

Já estava para dizer isso aqui há algum tempo. Parabéns ao SporTV por inserir as entrevistas coletivas após as corridas. Afinal, se o Multishow fazia o mesmo quando acabava o BBB na Globo, porque não pode existir o mesmo na F-1? Para ficar perfeito, deveriam inserir a função SAP ou pedir ao tradutor que entenda um pouco mais da categoria.

Hamilton também tem azar

São aqueles momentos que decidem o campeonato. Mas a estrela de Hamilton é tão brilhante – pelo menos nesta fase – que ele ainda conseguiu voltar dos boxes e terminar em uma posição razoavelmente boa.

“Dont’ make me laugh” (não me faça rir)

A resposta de Barrichello por rádio ao seu engenheiro quando perguntado se poderia andar mais rapidamente lembrou um outro momento do piloto, quando foi ao ar a frase “estou sofrendo como um porco”, nos tempos de Ferrari. Pelo jeito, Barrichello dá bons depoimentos também para sua equipe.

Luís Joly é jornalista e escritor. Escreve sobre Fórmula 1 após cada corrida.

Postado em

A resposta de Barrichello por rádio ao seu engenheiro quando perguntado se poderia andar mais rapidamente lembrou um outro momento do piloto, quando foi ao ar a frase “estou sofrendo como um porco”, nos tempos de Ferrari. Pelo jeito, Barrichello dá bons depoimentos também para sua equipe.

pois é !

Depois q assisti a final da indy ano passado, f1 é lixo.

Na ultima volta 4 pilotos poderiam ganhar o campeonato, e alternando isso até a linha de chegada. isso sim é competição !

Postado em
Pra mim a F1 acabou quando Senna morreu.

Hj F1 é puro cauculo mesmo onde só ganha o time q tem mais carro e $$.

VC's querem emoção assista D1! [¨]

ano q vem ... ano q vem ...

veremos de perto, ñ só pela televisão ! [-]

Postado em

Formula 1?

Quando estou tomando café da manhã na casa dos meus pais, por consideração ao meu pai, assisto a largada... depois vou mexer no meu fusca.... ou em qualquer outro carro la da oficina...

Postado em

Fórmula 1 tá cada vez mais enjoada. Mais fresquinha, mais viadinha... os pilotos se resumem a meros condutores, um macaco de auditório que só precisa seguir as orientaçãos pra ir até o final da corrida em segurança, dentro dos padrões estabelecidos pela equipe.

Cabou-se a mágica, a coragem, a perícia. O Schumacher era outro macaco de auditório, mas tinha personalidade. Agora nem isto. Montoya foi minha esperança de um retorno dos velhos tempos, um cara que não tinha medo de arriscar. Mas bundou também.

Lembro-me claramente da corrida que o câmbio do Senna quebrou, e ele completou a corrida com o câmbio quebrado! Hoje em dia, o cara apenas para nos boxes e sai do carro.

Foi-se a mágica. Ainda não entendo pq tanta gente ainda idolatra essa corridinha medíocre que se transformou a F1.

Postado em
Pra mim a F1 acabou quando Senna morreu.

Hj F1 é puro cauculo mesmo onde só ganha o time q tem mais carro e $$.

VC's querem emoção assista D1! [¨]

Nem me fale véio, to acompanhando a Formula D agora, putz, da até gosto de acompanhar as disputas, F1 já deu, ainda mais se for como "Gavião" Bueno narrando...

Postado em

pois é !

Na ultima volta 4 pilotos poderiam ganhar o campeonato, e alternando isso até a linha de chegada. isso sim é competição !

Cara nesse ano não vai ser muito diferente! Faltam 2 corridas e o 1 e 2 do campeonato estão com uma diferença de 4 pontos um do outro... Sendo q são disputados 53 em cada corrida...

E o brasileiro ia estar na briga se não fosse aquele fdp do Marco Andretti fazendo uma mer-da terrível na última corrida!!!

Desisti de ver F1 qdo Senna morreu... Que graça tem o 1 colocado sempre abre minutos do segundo... HAUHAUAHUAHAUHAUHAUHAUAHA!!! Eu não perco meu tempo mais! ;)

Postado em

pois é !

Cara nesse ano não vai ser muito diferente! Faltam 2 corridas e o 1 e 2 do campeonato estão com uma diferença de 4 pontos um do outro... Sendo q são disputados 53 em cada corrida...

E o brasileiro ia estar na briga se não fosse aquele fdp do Marco Andretti fazendo uma mer-da terrível na última corrida!!!

Desisti de ver F1 qdo Senna morreu... Que graça tem o 1 colocado sempre abre minutos do segundo... HAUHAUAHUAHAUHAUHAUHAUAHA!!! Eu não perco meu tempo mais! ;)

vc é o culpado deu ver indy agora, graças a danicaracing.com ...

hauhauhauhauha

Postado em

não tenho paciencia de ver F1.. nunca tive.. nem no tempo do senna... muito menos indy... arrancada eu já fico agoniado achando que demora demais..hauhuauha só da pra aturar prova de circuito se tiver pilotando :P e como sou pobre pra correr.. aproveito o domingo de manha pra dormir :P

Postado em

mas nem que o massa seja campeao eu volto a assisti

ta chato demais

tenho + emoçao empinando sacola de supermercado da janela do meu quarto huauhauhahuhau

a indy, sempre esqueço de assisti

Postado em

eu to curtindo as provas alternativas que passam na ESPN ou na sportv... copa clio, copa gol, algumas corridas da extinta copa corsa, uma copa doidona ai que é cheia de palios, gols e corsas... essa é a mais animal hauHUhauhuh sempre sai uns cara sem noçao capotando, e os carro é tudo misturado mo doidera!

Postado em
não tenho paciencia de ver F1.. nunca tive.. nem no tempo do senna... muito menos indy... arrancada eu já fico agoniado achando que demora demais..hauhuauha só da pra aturar prova de circuito se tiver pilotando :P e como sou pobre pra correr.. aproveito o domingo de manha pra dormir :P

somos dois então viu...

meus amigos sempre ficam indignados que eu gosto de carro e não assisto formula 1!! os cara que nao curtem assistem todas as corridas.

Sempre falo pra eles: se vcs gostassem de carro, iriam ver que isso aí é uma mer**! hahahahaha

Não tenho paciencia pra ver corrida, seja ela qual for. Até curtia F1 na época do Senna, mas coisa de muleque que vai na onda do pai, pq não era nenhum fanático.

Postado em
somos dois então viu...

meus amigos sempre ficam indignados que eu gosto de carro e não assisto formula 1!! os cara que nao curtem assistem todas as corridas.

Sempre falo pra eles: se vcs gostassem de carro, iriam ver que isso aí é uma mer**! hahahahaha

Não tenho paciencia pra ver corrida, seja ela qual for. Até curtia F1 na época do Senna, mas coisa de muleque que vai na onda do pai, pq não era nenhum fanático.

meu pai fala até hj...que formula 1 era bom na epoca do SENNA.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...