Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hellmind

Ligar E Desligar Apenas Com Um Botão

Recommended Posts

Pessoal, estou querendo comprar farol de neblina para instalar no meu carro, mas infelizmente ele não pode ser ligado no botão original pois o original é daqueles botões de pulso e o kit do farol de neblina vem com aquele botão duas posições. Por acaso ninguém teria algum esquema que acione e desligue um relê com apenas 1 pulso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal, estou querendo comprar farol de neblina para instalar no meu carro, mas infelizmente ele não pode ser ligado no botão original pois o original é daqueles botões de pulso e o kit do farol de neblina vem com aquele botão duas posições. Por acaso ninguém teria algum esquema que acione e desligue um relê com apenas 1 pulso?

se voce vai acionar o rele com o interruptor do botão bota ele p/ ligar e desligar a miha de uma vez!!!

Compartilhar este post

Link para o post
se voce vai acionar o rele com o interruptor do botão bota ele p/ ligar e desligar a miha de uma vez!!!

Usando apenas um botão de pulso? Impossível!

Compartilhar este post

Link para o post

Se for apenas pra ligar, você pode usar um SCR, jogando o pulso desse botão em sua porta. Assim ele dispara e comuta (procure um bom SCR e use um bom dissipador, ou utilize-o pra acionar um relê). Pra desligar, só desligando a chave ou os faróis do veículo (se vc instalar o comando atrelado à iluminação do painel).

Outra possibilidade é usar um 4017, contando de 0 até 1 (o relê fica conectado à saída 1), e com o reset ligado à saída 2. Assim, pulsando, ele vai variar entre ligado e desligado.

Eu, particularmente, usaria a primeira idéia...

Compartilhar este post

Link para o post

kleber, não estou familiarizado com o 4017 (ou não lembro mesmo de ter mexido com este componente). Por acaso é um flip-flop?

Compartilhar este post

Link para o post
kleber, não estou familiarizado com o 4017 (ou não lembro mesmo de ter mexido com este componente). Por acaso é um flip-flop?

É um contador com 10 posições (0 a 9). Tem uma entrada pros pulsos, um reset, que volta a saída pra posição 0. Nesse caso que te falei, ele fica como um flip-flop mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
É um contador com 10 posições (0 a 9). Tem uma entrada pros pulsos, um reset, que volta a saída pra posição 0. Nesse caso que te falei, ele fica como um flip-flop mesmo.

Pela referência eu só achei o CD40174 da TI. Seria isto mesmo?

4017xv3.jpg

Pelo o que eu entendi cada vez que ele seleciona uma saída ele tb seleciona uma entrada, o que tornaria possível trabalhar com sinais diferentes por exemplo. E o pulso, é só jogar no clock?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...