Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Stannn

Oversound 15 800 Ou Tornado 1100?

Recommended Posts

39814116351519374853413.jpg

Eu ainda prefiro os PAÍNI kkkk'

Brincadeiras a parte, acho que o Tornado 18" toca de tudo não? Joéster Só una perguntita amigo, vc falou dessa caixa manifold, quantos litros você acha que ficaria bom nela, 120 não é muito pra uma manifold não, sintonizadas em 55hz eh isso?

Estou querendo exprimentar(futuramente é claro) o novo modelo dos Tornados, os que dão tais 2.000Wrms, vamos ver né...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brincadeiras a parte, acho que o Tornado 18" toca de tudo não? Joéster Só una perguntita amigo, vc falou dessa caixa manifold, quantos litros você acha que ficaria bom nela, 120 não é muito pra uma manifold não, sintonizadas em 55hz eh isso?

Estou querendo exprimentar(futuramente é claro) o novo modelo dos Tornados, os que dão tais 2.000Wrms, vamos ver né...

Amigo, te adianto, pode ate ser menos que 120L, mas não sera muito menos não, isso para render em subgrave. Agora se preferir um grave mais "seco" e picos mais altos, ai as de menor vol são ideais. A famosa receita não muda: para conseguir subgrave necessita de vol.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Dai meu amigo.

Pro MEU gosto, fiz um projeto de manifold aqui pra tornados de 18... Se alguem se animar a montar, tenho certeza q vai se apaixonar na hora...

Porem, a caixa fica com 115 litros brutos (110 liquidos) por camara dutada...

Inicio da resposta em 42hz (-3db), 0db em 47hz, 3db em 53hz, 6db!! em 64hz, (pico de grave da maioria das musicas)... Esses 6db se extendem subindo gradativamente (6,1 6,2 6,3) e decendo (6,3 6,2 6,1) até 86hz (pico de baitdas eletronicas/dance/techno/psy) e começa a decer.

Simplesmente a caixa perfeita. Somada a sintonia obtida pelo acoplamento da corneta la pelos 130 a 160hz, tem se uma caixa com subao violento e ataque perfeito.

Alguem se anima a botar na pratica? nao tenho mais tornados pra fazer... mas axo q seria de cinema... Nao passa o x-max (a nao ser aplicando 3.000w +- no falante, passaria cerca de 2mm, mas apenas em 74hz (o que nao tem pico em musica alguma).. baixissimo risco (menor ainda com a ajuda da corneta que segura o cone...

Aliado a isso, o pico de impedancia do sistema ficaria entre 74 e 77hz, o que tambem nao é preocupante visto nao ter estilos musicais que tenhan pico nessa frequencia...(as outras se sobressairian). Digo isso pq se o pico de impedancia do sistema coincidir com o pico da caixa, é bobina queimada na certa em casos de headroom forte...

[]´s

Ps.

Estimados 54cm de altura, 105 de largura, 90 de profundidade :vts[^]

Eu com esse espaço todo, até voltaria pros tornados....

Se eu tivesse tornado ia testar [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom caso tiver com o projeto ae eu posso testar, mas estou sem os equipamentos e se for fazer só no ano que vem lá pra novembro quando eu tirar uma caminhoneta hehehehe, por mim me disponibilizo, só que ai precisaria ver...

Aproveitando aqui neste tópico vocês botariam "confiança" nos novos tornados(sei que ainda não estão disponíveis..)? Queria saber um amplificador bom também pra tocar esse set todo e fora as baterias, porque se eu for montar realmente um set com tornado não poderei gastar todo espaço da caçamba da caminhonete, estou juntando money desde jah para comprar os equipamentos em geral.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom caso tiver com o projeto ae eu posso testar, mas estou sem os equipamentos e se for fazer só no ano que vem lá pra novembro quando eu tirar uma caminhoneta hehehehe, por mim me disponibilizo, só que ai precisaria ver...

Aproveitando aqui neste tópico vocês botariam "confiança" nos novos tornados(sei que ainda não estão disponíveis..)? Queria saber um amplificador bom também pra tocar esse set todo e fora as baterias, porque se eu for montar realmente um set com tornado não poderei gastar todo espaço da caçamba da caminhonete, estou juntando money desde jah para comprar os equipamentos em geral.

Eu esperaria um pouco o lançamento para surgirem assim as impressões na prática.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu esperaria um pouco o lançamento para surgirem assim as impressões na prática.

É exatamente o que eu irei fazer, tanto é que só irei instalar se caso for lá pra novembro do ano que vem, e o lançamento tá pra ser em janeiro do ano que vem, acho que até lá já terão divulgado os parâmetros,rendimento etc,etc...

Vamos ver né, se realmente der os teóricos 2000wrms será uma boa pra mim, porque não posso gastar todo espaço da caçamba, agora o jeito é aguardar.

Editado por LuKaUm

Compartilhar este post

Link para o post

É exatamente o que eu irei fazer, tanto é que só irei instalar se caso for lá pra novembro do ano que vem, e o lançamento tá pra ser em janeiro do ano que vem, acho que até lá já terão divulgado os parâmetros,rendimento etc,etc...

Vamos ver né, se realmente der os teóricos 2000wrms será uma boa pra mim, porque não posso gastar todo espaço da caçamba, agora o jeito é aguardar.

Não se iluda com Wrms...

Compartilhar este post

Link para o post

Dai meu amigo.

Pro MEU gosto, fiz um projeto de manifold aqui pra tornados de 18... Se alguem se animar a montar, tenho certeza q vai se apaixonar na hora...

Porem, a caixa fica com 115 litros brutos (110 liquidos) por camara dutada...

Inicio da resposta em 42hz (-3db), 0db em 47hz, 3db em 53hz, 6db!! em 64hz, (pico de grave da maioria das musicas)... Esses 6db se extendem subindo gradativamente (6,1 6,2 6,3) e decendo (6,3 6,2 6,1) até 86hz (pico de baitdas eletronicas/dance/techno/psy) e começa a decer.

Simplesmente a caixa perfeita. Somada a sintonia obtida pelo acoplamento da corneta la pelos 130 a 160hz, tem se uma caixa com subao violento e ataque perfeito.

Alguem se anima a botar na pratica? nao tenho mais tornados pra fazer... mas axo q seria de cinema... Nao passa o x-max (a nao ser aplicando 3.000w +- no falante, passaria cerca de 2mm, mas apenas em 74hz (o que nao tem pico em musica alguma).. baixissimo risco (menor ainda com a ajuda da corneta que segura o cone...

Aliado a isso, o pico de impedancia do sistema ficaria entre 74 e 77hz, o que tambem nao é preocupante visto nao ter estilos musicais que tenhan pico nessa frequencia...(as outras se sobressairian). Digo isso pq se o pico de impedancia do sistema coincidir com o pico da caixa, é bobina queimada na certa em casos de headroom forte...

[]´s

Ps.

Estimados 54cm de altura, 105 de largura, 90 de profundidade :vts[^]

Eu com esse espaço todo, até voltaria pros tornados....

Trocaria os SDS 2,7k pelos tornados? O.O

Compartilhar este post

Link para o post

:D

"com esse espaço todo"

Eu nao voltaria pq estou satisfeito. Foi uma forma de falar hehe. Ocorre que a resposta da simulaçao ficou BEM interessante, bonita mesmo, com um tipo de som que me chamou bastante a atençao.

E outra pq a caixa tem quase 1 metro de profundidade né... Quem quer ter isso num carro hatch?

O tornado dá na manifold o que o eros sozinho dá na dutada... Ataque. Como o tornado dece bem, porem lhe falta ataque, aparentemente a caixa foi feita pra ele.

O sds é mais versátil.

Mas uma coisa é fato: Tornado na "manifold" com projeto bem feito, fica o bixo.

[]´s

edit: Esqueci de mencionar que as perdas de eficiencia por aquecimento no tornado sao MUITO mais perceptíveis, beirando o assustador. E isso no eros eu até hoje nao consegui perceber.

É um fator que conta muito pra quem gosta de tocar por longos períodos.

[]´s

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

Joester meu velho, onde vc simulo tudo isso?

a minha ta com um volume bem menor por falante (invertidos e com faze invertida tbm) e não tem problema de aquecimento, mesmo tocando por horas. pasmafaute

a minha tem 50x105x65 (externos) abertura tem 65 na frete e 35 no fundo. não chega a 70 litros por câmara.

3 dutos de 4" x 27cm, deve dar (deveria pelo menos) 53hz na sintonia, com pico de 6db nao lembro onde.

se tu puder me contar onde (e como) faz essa simulação (nunca achei o jeito) eu simulo aqui, quem sabe até faço outra maiorzinha.

tenho umas chapas sobrando e espaço na strada não lá um problema tão grande. :mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Joester meu velho, onde vc simulo tudo isso?

a minha ta com um volume bem menor por falante (invertidos e com faze invertida tbm) e não tem problema de aquecimento, mesmo tocando por horas. pasmafaute

a minha tem 50x105x65 (externos) abertura tem 65 na frete e 35 no fundo. não chega a 70 litros por câmara.

3 dutos de 4" x 27cm, deve dar (deveria pelo menos) 53hz na sintonia, com pico de 6db nao lembro onde.

se tu puder me contar onde (e como) faz essa simulação (nunca achei o jeito) eu simulo aqui, quem sabe até faço outra maiorzinha.

tenho umas chapas sobrando e espaço na strada não lá um problema tão grande. :mac1

Boa tarde rapaz, beleza? Vamos lá:

Quando eu tinha tornados de 18 num 3k7, era bem atucanado com o lance de headroom e tal, entao raramente clipava, e bem pouquinho. Porem os falantes estavan sempre com a bolota (calota) quente, as vezes fervendo.

O que nao ocorre com meus sds.

Simulei a caixa antiga que eu tinha e o pico de impedancia dela nao coincidia com o pico da caixa. Entao cheguei a conclusao de que eles aquecian um pouco sim. No caso dos SDS mesmo levando 4kwa cada um, fican apenas mornos (coisa bem estranha por sinal)... Aparentemente a dissipaçao de calor deles é melhor.

Temos uma montana por aqui de um amigo, com 4 tornados em manifold ligados num sd8000 1ohm, q quando tah tocando a toda os imãs parecem que vao derreter, é MUITO quente. Porem, simulando o sistema , os picos de impedancia coincidem com os maiores picos da caixa...Onde a impedancia vai lá encima e o modulo acaba enviando distorçao...

Porem, eu nao sou o dono da verdade. Foran alguns fatos que eu percebi, que nao tiran em hipotese alguma os meritos dos tornadoes (tanto que comprei um par ontem pra reformar e brincar com caixas) pois o som deles me agrada MUITO.

Sobre a caixa q mencionei, reparei uma coisa no tornado. Como ele dece bastante, bastante mesmo, desde que com no minimo 110~120 litros, pode-se usar um volume em litros bom, e sintonizar os mesmos numa frequencia alta. O resultado é um falante que começa a tocar em 40hz (f3) , tem um pico de quase 6,5db em 64,3hz (onde TODAS as musicas tem seu pico de grave/sub) , e esse ganho se estende até 86h, englobando 80hz, onde sao os picos de grave da maioria das musicas , e 86hz de 100% das musicas eletrtonicas de todos os tipos (o grave mais firme).

Entao, pode-se cortar de 50hz pra cima tranquilamente que já nos 51 se terá um baita ganho

O que se ve por aí nessas caixas de alto rendimento sao caixas com pico apenas na regiao dos 75 aos 95 , onde se tem um grave forte e firme, mas apenas iniciando o trabalho lah pelos 60~64hz (f3) o que pra mim é pouqissimo visto que o grave dessa regiao é lindo. Entao, se tivermos os dois juntos (um range maior de ganho da caixa), pense num som bonito.

Somado a isso, um pico bruto entre os 130~160hz resultante do acoplamento pela corneta, dá o ataque que a caixa precisa e a "lapada" no peito caracteristica.

Nas medidas que cheguei, os picos sao exatamente nessas faixas mencionadas acima. Picos de quase 7db ...

É de ficar interessado, nao?

Os calculos sao feitos no BassBox mediante parametros fornecidos pela propria selenium. Me add no msn pra trocarmos idéias.

Um grande abraço!

EDIT: Nao esquece que o que postei aqui, conforme mencionei acima, é algo que agradaria bastante a mim (uma caixa que nao simplesmente "começa" a tocar nos 60hz e aparece nos 80-90, e sim uma que começa a tocar brutalmente nos 60 e mantem até os 90)...O q é bom pra mim pode nao ser bom pra voce :D

EDIT2: Esqueci de mencionar um detalhe: O tornado (ao menos nos graficos) CONSEGUE decer mais que o SDS2.7k, bem linear, SUB mesmo. Porem, tem x-max de 7.75, e fazendo alguns calculos o mesmo passa o x-max meio que facilmente se o corte nao for BEM feito...

E aí...Aquecimento :)

Se o projeto da "manifold" for bom, a mesma controla melhor o cone e consequentemente nao aquece tanto por justamente nao passar o x-max, mas lembre-se, quanto mais controle, mais seco... Menos controle, mais sub...

[]´s

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

E ae galera sou novo no forum e rachei agora...

F250 cheio de Cara preta!! kkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Olha no meu projeto me indicarao o 15-800

eu vi um videos dele tocano numa uno e toco muito bem chego ate a tremer o teto

quanto a caixa vo faze uma dutada de 160 L pra 2 15-800 80 L pra cada woofer

mas c vc prefere o tornado vai fundo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...