Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Edusortidos

Tips 35c E 36c Fritando!

Recommended Posts

Kleberlpa disse:
Rapaz... que coisa bizarra... Vc retirou os TIPs das saídas, pra poder medir mais livremente?

Tira, e vai medindo a tensão na base de todos os transístores. Vai comparando entre o canal bom e ruim...

Qual o modelo dele? Vou tentar achar algum esquema.

Tirei sim Kleber, inclusive pra não esquentar né... Aproveitei e comprei TIPs novos tb pra quando eu conseguir ajeitar...

To sempre comparando a tensão das bases entre canal bom e ruim, os dos canais bons ainda estão iguais aos daquela tabela q postei antes, os ruins q ainda insiste em ficar por volta de -19 e 19V... E outra: um canal, na porta fica +19V, independente se é do transistor PNP ou NPN, e do outro canal exatamente o contrário, -19V independente de qual transistor. Isso tá me deixando intrigado também, uma vez que nos canais bons a tensão é negativa na porta dos PNP e positiva pros NPN...

O modelo dele é Pyramid Super Pro 1000W, inclusive ele só tem um par de transitores por canal , mas tem espaço para 2 pares por canal.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, olhando a foto, eu desconfiaria daqueles 2 transístores quadrados, que parecem BD135. Foram esses que vc trocou? Eles são os drivers, se estiverem em curto, vai tensão da fonte direto na base.

Outro que eu desconfiaria, é aquele A1023... pelo "jeitão", ele parece ser do último estágio de ganho de tensão, que fica em classe A. Se estiver em curto ele superexcita os transístores de saída também, mas normalmente só faz isto com os transístores da parte de cima (os NPN).

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:
Aqueles resístores + zener alimentam todos os 4 canais, ou apenas 2?

Há um par de resistor zener para cada 2 canais Kleber.

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:
Bom, olhando a foto, eu desconfiaria daqueles 2 transístores quadrados, que parecem BD135. Foram esses que vc trocou? Eles são os drivers, se estiverem em curto, vai tensão da fonte direto na base.

Outro que eu desconfiaria, é aquele A1023... pelo "jeitão", ele parece ser do último estágio de ganho de tensão, que fica em classe A. Se estiver em curto ele superexcita os transístores de saída também, mas normalmente só faz isto com os transístores da parte de cima (os NPN).

Kleber, troquei hj os A1023 e os C1027, porque achei que fosse eles mesmo, já q quando os retirei a tensão caiu a 0,2V. Só que ao trocar, voltou à mesma história. Não achei os mesmo, por serem fabricados pela KEC, peguei uns equivalentes...

Os transistores quadrados que vc fala são quais Kleber? Troquei os drivers, que eram 2SDd600K e 2SB631K, por uns equivalentes tb , que são os BD139 e BD140 respectivamente.

Será que eu tinha q trocar também todos os outros transistores de encapsulamento TO-92?

Compartilhar este post

Link para o post
  Edusortidos disse:
Há um par de resistor zener para cada 2 canais Kleber.

Hmmmm... Isto deve explicar algo.

Bem, coloque os resístores de volta, e meça quanto há depois do zener. Tem que ter + e -15V, que é o típico pra 99% dos amplificadores.

Retire aqueles transístores maiores, quadrados, do circuito, e meça quantos volts há em cada terminal... um deve estar direto na alimentação, outro na base do TIP e o outro (base) vem do último estágio de ganho de tensão. Se houver essa alta tensão alí, deve ser o transítor desse estágio...

Compartilhar este post

Link para o post
  Edusortidos disse:
  Kleberlpa disse:

Kleber, troquei hj os A1023 e os C1027, porque achei que fosse eles mesmo, já q quando os retirei a tensão caiu a 0,2V. Só que ao trocar, voltou à mesma história. Não achei os mesmo, por serem fabricados pela KEC, peguei uns equivalentes...

Os transistores quadrados que vc fala são quais Kleber? Troquei os drivers, que eram 2SDd600K e 2SB631K, por uns equivalentes tb , que são os BD139 e BD140 respectivamente.

Será que eu tinha q trocar também todos os outros transistores de encapsulamento TO-92?

Ah tá... são esses "BDs" mesmo.

Eita, o negócio tá complicado... não tá mais com cara de ser transístor não. O jeito é medir o circuito inteiro pra descobrir de onde vem esse problema. É medir a tensão em cada terminal de transístor e ir anotando, pra comparar com o do canal bom.

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:
  Edusortidos disse:
  Kleberlpa disse:

Ah tá... são esses "BDs" mesmo.

Eita, o negócio tá complicado... não tá mais com cara de ser transístor não. O jeito é medir o circuito inteiro pra descobrir de onde vem esse problema. É medir a tensão em cada terminal de transístor e ir anotando, pra comparar com o do canal bom.

É o que vou fazer hj então Kleber...

Lembrando que medi as tensões nos terminais do A1023, o emissor e base tem tensões muito próximas, por volta de 20V, e estão idênticas aos do canal que está bom. Mas no coletor, que por fim das contas tem a tensão que entra no coletor do driver, a tensão é 19V, contra 0,8V do canal bom.(Lembrando que a tensão o terminal do driver que é ligado a fonte (base) está com tensão compatível ao do driver do canal bom, e o emissor que sai para os TIPs tá com a tensão bizarra) Daí que saiu a idéia de que o problema seria nele. Mas troquei e não resolveu. Medi as tensões nos terminais de todos os transistores menores, e todas estão iguais aos do canal bom excetuando os coletores dos A1023 e C1027, que troquei mas não resolveu o problema.

Vou medir tudo e depois posto aqui Kleber. Mas que o negócio tá estranho, isso tá... Vou tirar mais fotos também.

Mais uma vez obrigado! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

TESTES

A medida em que eu for fazendo testes vou postando aqui galera!

Teste 1

Tirei o driver aqui e a tensão naum mudou, continua nos 20V.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...