Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

elsio jr.

Hbm 2100 Arrumando

Recommended Posts

to com um problema no meu hbm 2100 tambem, pegou fogo nos fets troquei eles o amp ligou tocou um pouco mas estava fraco dai pegou fogo denovo levei pro camarada arrumar ele disse q é o KA7500C que ta com defeito... =/ onde eu encontro isso? aqui na minha cidade nao tem....

valeu

Se não tiver no comércio de sua cidade (provavelmente não tem) o jeito é tentar na Santa Efigênia. Muitas lojas enviam pelo correio, o problema é o custo...

Em todo caso, tente a multicomercial: http://www.multcomercial.com.br/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo...

Que isso??? lote dos controladores ruins? só pode... putz... :(

tem que avisar a H Buster para ter um recall...

esse 2100 é classe D, ne? putz... q mer**!

Ps.: Com o Kleber + Rafaelsound + Carlos... acho que vc consegue consertar!

Abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post
Meu amigo...

Que isso??? lote dos controladores ruins? só pode... putz... :(

tem que avisar a H Buster para ter um recall...

esse 2100 é classe D, ne? putz... q mer**!

Ps.: Com o Kleber + Rafaelsound + Carlos... acho que vc consegue consertar!

Abçs,

Rapha

Ufah, rafael mora perto de casa,

hasushuashu

mais pedi pra ele conserta nao é boa ideia nao,

o negocio e vc faze ele volta a funcionar, imagina só o tanto de conhecimento q vc nao ganha... ^^

hahua

Bom,

no caso do meu nao é Lote com defeito nao!

Foi Khda minha msm!

O HBM 2100 é classe AB!

É um otimo ampli, em relaçao a custo e beneficio.

E nao eskenta mto^^

comparado a mtos AB por ae!

diamond

Vamos a busca, qq coisa me aviza,

qq coisa t avizo,

Acabei de manda um e-mail pra Hbuster pedindo informaçoes da peça,

Equivalente, ou onde comprar!

valew!

Compartilhar este post

Link para o post

bom mandei email pra la ontem a noite e recebi a resposta agora de manha jah,

pedindo para que eu liga-se para a central de atendimento...

liguei pra la ela me passou o numero da autorizada mais proxima falando que é só entrar em contato com eles que consigo a peça...

e ai? sera q nao vao enfiar a faca no sujeito n? =P

abracos

Compartilhar este post

Link para o post
só uma correçãozinha ao elsio

ele é um classe D full range

Poxa,

essa nem eu mesmo como proprietario sabia^^

hashuashua

Brigado carlos^^

Bom, voltando ao assunto..

Hj separei a fonte do restante do modulo e conclui que o problema é realmente Fonte msm...

Como ta com FET`S novos, só pode ser o KA 7500 msm!

Bom, voltando ao assunto..

Liguei na Hbuster e o cara pediu pra liga pra uma autorizada,

Liguei na autorizada e o cara pediu pra liga na Hbuster

Liguei na Hbuster denovo e ele pediu pra liga na autorizada e pedi pro tecnico pedi, e dps envia para mim!

Liguei na MultiComercial, pois o site ta fora do ar, e o cara falo q nunca tinha visto, mas ele tinha cara de se novo lah^^

Existe um C.I. oscilador SMD de 16 terminais tmb UC 3842... agora resta ver se ele é compativel, Vo da uma estudada hj a noite!

Amanha trago mais noticias...

Bom Se nao for abusar mto de vcs,

Oq vem a ser Full Range??

srsrs

Valew!

Compartilhar este post

Link para o post

Em último caso, monta um circuito com TL494 numa plaquinha separada, e bota o bicho pra pulsar os fets... Mas é último caso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Aleluia VIVA VIVA...

shuhuas

esse TL494 é mto mais popular, conseguentemente deve se mto mais facil de encontrar...

E ele parece ser identico ao KA7500c...

pelo menos pelo datasheet!

olhem ai:

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/pd...files/CAP11.pdf (TL494)

www.fairchildsemi.com/ds/KA%2FKA7500C.pdf (KA7500C)

Enquanto ao UC3842 pequei o nome com um tecnico aki, mas acho que ele se enganou, pois só tem ateh 14 terminais, e nao 16 que é oq agente precisa!

Salve

diamond estamos quase com problemas solucionados!

E salve pessoal!

Amanha vo procura, qq coisa eu coloco ele amanha msm e posto os resultados!

Fuiiiiiii

Compartilhar este post

Link para o post

opaa q boa noticia!

realmente comparando o diagrama interno deles, sao praticamente identicos!

e procurando na net olha o que eu achei

"Por sorte a grande maioria das fontes AT e ATX usam como regulador o mesmo CI: o controlador PWM TL494 (http://focus.ti.com/lit/ds/symlink/tl494.pdf) ou seu clone, o CI KA7500 (http://www.fairchildsemi.com/ds/KA%2FKA7500C.pdf), o que nos vai permitir “afinar” quase qualquer fonte seguindo algumas diretrizes simples, independentemente de modelo ou fabricante."

"Uma vez escolhida a vítima, devemos localizar o controlador PWM. Como dissemos antes temos de buscar um TL494 ou equivalente (DBL494, IL494, GL494, SL494, KIA494...) ou seu clone, o KA7500."

LINK

estarei aguardando noticias amanha entao!

vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Deram sorte, hein... o 494 vocês acham em quase qualquer loja de componentes, a uns 2 ou 3 reais.

Comprei um por 1,50 ontem :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

maldita seja zica... fui la na loja onde ta o modulo pra falar com o maluco q esse tl494 é compativel q é so coloca-lo no lugar que ele faz o servico do outro, ele disse q nao da pra adaptar pq o outro é de superficie. pqp

alguem se der da uma luz ai

Compartilhar este post

Link para o post
maldita seja zica... fui la na loja onde ta o modulo pra falar com o maluco q esse tl494 é compativel q é so coloca-lo no lugar que ele faz o servico do outro, ele disse q nao da pra adaptar pq o outro é de superficie. pqp

Tem TL 494 SMD sim... os fosgates usam o TL495 SMD. Mas pra comprar, acho que só em SP mesmo... tem que ver se existe no comércio local, com a popularização do SMD tá ficando mais fácil encontrar. Dá uma olhada no site da Farnell e vê qual o pedido mínimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem TL 494 SMD sim... os fosgates usam o TL495 SMD. Mas pra comprar, acho que só em SP mesmo... tem que ver se existe no comércio local, com a popularização do SMD tá ficando mais fácil encontrar. Dá uma olhada no site da Farnell e vê qual o pedido mínimo.

Opa

Bom saber que o controlador do HBM é um clone de 494.

Bom , quanto ao fato de ser dificil achar smd, não vejo maiores problemas.Só fazer uma pcb pequena e adaptar.

Mas hein Elsio, tu chegou a tirar os fets da fonte e medir o sinal com o osciloscopio?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, nem li o topico inteiro..

to aki na facul,

pelo q vih o diamonte consegue achar eles nas fontes AT de pc neh?

Entao cara,

nao é boa ideia nao...

é mto dificiul tirar ele intacto com ferro de solda, a nao ser q vc tenha akelas secadores...

Bom... comprei o meu por $1 real

aki em sorocaba msm..

tirei meu KA 7500 Sem destruir mto as trilhas,

E soldei o TL494

advinha só pessoal

FUNCIONOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

huasuhas

Saiu da proteçao, e aparentemente ta td ok....

Só nao liguei ele hj pq tive q testar meu T1.6 q chego hj!

Qdo eu chega da facul eu conto melhor!

se vcs quizerem eu ateh posto fotos!

Fuiiiiiiiiiiii

Compartilhar este post

Link para o post

Quando for testar, use um falante vagabundo qualquer... dica de quem já queimou o que não devia ter queimado quando foi testar amp.. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

bom posta as fotos ai do que vc fez vou comprar um ferro de solta e fazer por minha conta mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi pessoal blz?

bom..

vo explica minha trajetoriaa inteirinha!

1º detectei os Fet`s queimados,

substitui eles pelos IRLZ 48, E liguei o modulo ===> Sem sucesso

Com um teste prolongado onde deixei o ampli ligado e fui correndo o circuito e medindo as tensoes. Um dos Fet`s Fumaciou, POrem nao apresentou curto, Mesmo assim troquei deixei ligado bastante tempo... Queimo denovo^^

2º Desliguei a saida do retificador em ponte do ampli pra medi a tensao de saida da fonte (Os terminais do meio de cada retificador) ====> Sem tensao no segundario!

Concluindo que era realmente o oscilador, e que td mundo q eu perguntava daki de sorocaba me desanimava... Fui além

3º procurar Ci`s osciladores semelhantes, montar uma placa osciladora, ou mesmo ligar em paralelo com o escilador de outro modulo =====> Encontrado TL494 e visto pelo datasheet ====> SEMELHANTE

4º Liguei na eletronica e COMPREi por apenas 1 real, Aproveitei e comprei 2, pois é meio dificinho soldar ele (qq erro neh.. husuashu)... Para tirar o KA 7500 tive q "tacar" o ferro num dos lados dele e ih meio q fazendo uma alavanca com a chave de fenda, com o maior cuidado para nao danificar mto as trilhas... Dps q consegui soltar um lado, foi só colocar o ferro de solda no outro lado e puxar com o alicate e chave de fenda ===> Resultado, KA destruido porem Nao tava mais lah^^

5º Soldei o TL494 e conferi solda por solda, com auxilio de uma Lupa e do multimetro msm!

6º Liguei e Funciono normal, pelo menos saiu da proteçao... Nao testei o modulo ainda! mais aparentemente ta normal!

Ufa, dps d td isso....

Amanha vo pro Hopi, entao nao vo consegui postar as fotos, mas ateh o fds coloco elas ai +/- par mostra como q eu tirei o Ka e coloquei o TL

Tenho um Smd aki ainda Diamond, se vc quizer t envio por sedex ou qq coisa,

...

se vc quizer passar aki em sorocaba eu soldo pra vc!

Bom, QQ duvida pode pergutna ai.. acho q fikei meio craque em HBM2100^^

msm pq o tecnico da autorizada disse q nunca tinah trocado e provavelmente era PT^^

tO A disposiçao de quem preciza..

e o mais rapido possivel mando as fotos..

Valew pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post

po meu camarada vlw mesmo pelas explicacoes, depois se der me adiciona no msn pra gente conversar pra vc me mandar esse smd ai =) vai ser de muita serventia, se eu contar a voces q to a quase 1 ano com esse modulo parado por causa disso =/

vlww

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, QQ duvida pode pergutna ai.. acho q fikei meio craque em HBM2100^^

msm pq o tecnico da autorizada disse q nunca tinah trocado e provavelmente era PT^^

esse técnico que tem na sua city é fraco ou ficou com preguiça, hein? :banghead: . no caso de trocar ci's smd, tem uma solda que tem baixo ponto de fusao, voce poe em cima da solda antiga e derrete, como ela demora mais pra endurecer dá tempo de tirar o ci. bom pra quem nao tem soprador termico ou estacao de smd. parabens pelo conserto, um desafio que voce conseguiu superar :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pra quem for dessoldar SMD, tem outra solução: Enche os terminais de um lado com solda, fazendo aquela "bolha". Enquanto você mantém a solda quente, vai puxando o integrado com uma pinça. Depois é só fazer do outro lado, deixar a placa esfriar, e limpar.

Tem que tomar cuidado, pois tem montadora que aplica um adesivo entre a placa e o componente.

Soldar SMD com ferro de solda também dá, se houver espaço entre os terminais (tem SMD que é impossível). Basta estanhar cada trilha na placa, deixando uma pequena gotinha de solda (baixa, sem fazer meleca!). Mete uma gotinha bem pequena (pequena MESMO) de cola branca na placa, gruda o CI em cima, centralizando bem pra cada terminal ficar na posição exata, e aí vai apertando a ponta do ferro de solda em cada perna do CI, até que ela fique soldada à trilha. Tem que usar ferro com ponta fina, e nem pensem em usar ferro com mais de 30W pra isto.

Com capricho não tem erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Pra quem for dessoldar SMD, tem outra solução: Enche os terminais de um lado com solda, fazendo aquela "bolha". Enquanto você mantém a solda quente, vai puxando o integrado com uma pinça. Depois é só fazer do outro lado, deixar a placa esfriar, e limpar.

se for smd com terminais dos 2 lados dá, mas se for com 4 lados nao dá tempo, esfria antes, usa a solda que é barata e um pedaço de 10cm rende varios ci's. em campinas (sp), onde costumo comprar, tem em varias lojas de eletronica, e já vi em home center tb. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O Hbm tem cola em baixo do SMD sim...

Bem lembrado, nao pensei na dica do Kleber...

assim deve fika bem mais facil^^

mas vai t q usa alguma coisa como alavanca pra solta a cola de baixo do smd...

djchu

Ah, aki ta cheio de tecnico q tem uma preguiça do Cão! rsrsrrs

Diamond, Eu nao to entrando mto no msn ultimamente, pq nao da tempo msm!

mais pra qm quize

msn:

elsioj@hotmail.com

orkut:

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1018...551466420457103

falow pessoal...

Compartilhar este post

Link para o post

Po pessoal, danou-se...

O hbm saiu de proteçao, ai fui ligar ele ontem, e o danado nao tocou nada!

Ai desmontei ele denovo e reparei que ainda nao tinha tensao no secundario...

Fui olhar melhor,

existem dois transitores nanicos, de smd, junto com a saida do oscilador que tmb estao queimados...

Só existe escrito em cima deles 2A

e pelo esquema eletrico que o amigo tinha nos passado aqui no topico da pra detecta que sao transistores PNP e ta escrito 3906...

Alguem tem ideia doque posso usar para substituir eles?

valew pessoal

Compartilhar este post

Link para o post
Po pessoal, danou-se...

O hbm saiu de proteçao, ai fui ligar ele ontem, e o danado nao tocou nada!

Ai desmontei ele denovo e reparei que ainda nao tinha tensao no secundario...

Fui olhar melhor,

existem dois transitores nanicos, de smd, junto com a saida do oscilador que tmb estao queimados...

Só existe escrito em cima deles 2A

e pelo esquema eletrico que o amigo tinha nos passado aqui no topico da pra detecta que sao transistores PNP e ta escrito 3906...

Alguem tem ideia doque posso usar para substituir eles?

valew pessoal

http://www.reparaturtipps.tv/diverses/SMD-PHILIPS.pdf

tem os codigos dos trt. tipo, o 2a deve ser mmbt3906 ou pmbt3906 (pnp). pode usar bc856 como equivalente.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...