Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

elsio jr.

Hbm 2100 Arrumando

Recommended Posts

Postado em
to com um problema no meu hbm 2100 tambem, pegou fogo nos fets troquei eles o amp ligou tocou um pouco mas estava fraco dai pegou fogo denovo levei pro camarada arrumar ele disse q é o KA7500C que ta com defeito... =/ onde eu encontro isso? aqui na minha cidade nao tem....

valeu

Se não tiver no comércio de sua cidade (provavelmente não tem) o jeito é tentar na Santa Efigênia. Muitas lojas enviam pelo correio, o problema é o custo...

Em todo caso, tente a multicomercial: http://www.multcomercial.com.br/

Postado em

Meu amigo...

Que isso??? lote dos controladores ruins? só pode... putz... :(

tem que avisar a H Buster para ter um recall...

esse 2100 é classe D, ne? putz... q mer**!

Ps.: Com o Kleber + Rafaelsound + Carlos... acho que vc consegue consertar!

Abçs,

Rapha

Postado em
Meu amigo...

Que isso??? lote dos controladores ruins? só pode... putz... :(

tem que avisar a H Buster para ter um recall...

esse 2100 é classe D, ne? putz... q mer**!

Ps.: Com o Kleber + Rafaelsound + Carlos... acho que vc consegue consertar!

Abçs,

Rapha

Ufah, rafael mora perto de casa,

hasushuashu

mais pedi pra ele conserta nao é boa ideia nao,

o negocio e vc faze ele volta a funcionar, imagina só o tanto de conhecimento q vc nao ganha... ^^

hahua

Bom,

no caso do meu nao é Lote com defeito nao!

Foi Khda minha msm!

O HBM 2100 é classe AB!

É um otimo ampli, em relaçao a custo e beneficio.

E nao eskenta mto^^

comparado a mtos AB por ae!

diamond

Vamos a busca, qq coisa me aviza,

qq coisa t avizo,

Acabei de manda um e-mail pra Hbuster pedindo informaçoes da peça,

Equivalente, ou onde comprar!

valew!

Postado em

bom mandei email pra la ontem a noite e recebi a resposta agora de manha jah,

pedindo para que eu liga-se para a central de atendimento...

liguei pra la ela me passou o numero da autorizada mais proxima falando que é só entrar em contato com eles que consigo a peça...

e ai? sera q nao vao enfiar a faca no sujeito n? =P

abracos

Postado em
só uma correçãozinha ao elsio

ele é um classe D full range

Poxa,

essa nem eu mesmo como proprietario sabia^^

hashuashua

Brigado carlos^^

Bom, voltando ao assunto..

Hj separei a fonte do restante do modulo e conclui que o problema é realmente Fonte msm...

Como ta com FET`S novos, só pode ser o KA 7500 msm!

Bom, voltando ao assunto..

Liguei na Hbuster e o cara pediu pra liga pra uma autorizada,

Liguei na autorizada e o cara pediu pra liga na Hbuster

Liguei na Hbuster denovo e ele pediu pra liga na autorizada e pedi pro tecnico pedi, e dps envia para mim!

Liguei na MultiComercial, pois o site ta fora do ar, e o cara falo q nunca tinha visto, mas ele tinha cara de se novo lah^^

Existe um C.I. oscilador SMD de 16 terminais tmb UC 3842... agora resta ver se ele é compativel, Vo da uma estudada hj a noite!

Amanha trago mais noticias...

Bom Se nao for abusar mto de vcs,

Oq vem a ser Full Range??

srsrs

Valew!

Postado em

Aleluia VIVA VIVA...

shuhuas

esse TL494 é mto mais popular, conseguentemente deve se mto mais facil de encontrar...

E ele parece ser identico ao KA7500c...

pelo menos pelo datasheet!

olhem ai:

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/pd...files/CAP11.pdf (TL494)

www.fairchildsemi.com/ds/KA%2FKA7500C.pdf (KA7500C)

Enquanto ao UC3842 pequei o nome com um tecnico aki, mas acho que ele se enganou, pois só tem ateh 14 terminais, e nao 16 que é oq agente precisa!

Salve

diamond estamos quase com problemas solucionados!

E salve pessoal!

Amanha vo procura, qq coisa eu coloco ele amanha msm e posto os resultados!

Fuiiiiiii

Postado em

opaa q boa noticia!

realmente comparando o diagrama interno deles, sao praticamente identicos!

e procurando na net olha o que eu achei

"Por sorte a grande maioria das fontes AT e ATX usam como regulador o mesmo CI: o controlador PWM TL494 (http://focus.ti.com/lit/ds/symlink/tl494.pdf) ou seu clone, o CI KA7500 (http://www.fairchildsemi.com/ds/KA%2FKA7500C.pdf), o que nos vai permitir “afinar” quase qualquer fonte seguindo algumas diretrizes simples, independentemente de modelo ou fabricante."

"Uma vez escolhida a vítima, devemos localizar o controlador PWM. Como dissemos antes temos de buscar um TL494 ou equivalente (DBL494, IL494, GL494, SL494, KIA494...) ou seu clone, o KA7500."

LINK

estarei aguardando noticias amanha entao!

vlw

Postado em

maldita seja zica... fui la na loja onde ta o modulo pra falar com o maluco q esse tl494 é compativel q é so coloca-lo no lugar que ele faz o servico do outro, ele disse q nao da pra adaptar pq o outro é de superficie. pqp

alguem se der da uma luz ai

Postado em
maldita seja zica... fui la na loja onde ta o modulo pra falar com o maluco q esse tl494 é compativel q é so coloca-lo no lugar que ele faz o servico do outro, ele disse q nao da pra adaptar pq o outro é de superficie. pqp

Tem TL 494 SMD sim... os fosgates usam o TL495 SMD. Mas pra comprar, acho que só em SP mesmo... tem que ver se existe no comércio local, com a popularização do SMD tá ficando mais fácil encontrar. Dá uma olhada no site da Farnell e vê qual o pedido mínimo.

Postado em

Tem TL 494 SMD sim... os fosgates usam o TL495 SMD. Mas pra comprar, acho que só em SP mesmo... tem que ver se existe no comércio local, com a popularização do SMD tá ficando mais fácil encontrar. Dá uma olhada no site da Farnell e vê qual o pedido mínimo.

Opa

Bom saber que o controlador do HBM é um clone de 494.

Bom , quanto ao fato de ser dificil achar smd, não vejo maiores problemas.Só fazer uma pcb pequena e adaptar.

Mas hein Elsio, tu chegou a tirar os fets da fonte e medir o sinal com o osciloscopio?

Postado em

Pessoal, nem li o topico inteiro..

to aki na facul,

pelo q vih o diamonte consegue achar eles nas fontes AT de pc neh?

Entao cara,

nao é boa ideia nao...

é mto dificiul tirar ele intacto com ferro de solda, a nao ser q vc tenha akelas secadores...

Bom... comprei o meu por $1 real

aki em sorocaba msm..

tirei meu KA 7500 Sem destruir mto as trilhas,

E soldei o TL494

advinha só pessoal

FUNCIONOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

huasuhas

Saiu da proteçao, e aparentemente ta td ok....

Só nao liguei ele hj pq tive q testar meu T1.6 q chego hj!

Qdo eu chega da facul eu conto melhor!

se vcs quizerem eu ateh posto fotos!

Fuiiiiiiiiiiii

Postado em

Oi pessoal blz?

bom..

vo explica minha trajetoriaa inteirinha!

1º detectei os Fet`s queimados,

substitui eles pelos IRLZ 48, E liguei o modulo ===> Sem sucesso

Com um teste prolongado onde deixei o ampli ligado e fui correndo o circuito e medindo as tensoes. Um dos Fet`s Fumaciou, POrem nao apresentou curto, Mesmo assim troquei deixei ligado bastante tempo... Queimo denovo^^

2º Desliguei a saida do retificador em ponte do ampli pra medi a tensao de saida da fonte (Os terminais do meio de cada retificador) ====> Sem tensao no segundario!

Concluindo que era realmente o oscilador, e que td mundo q eu perguntava daki de sorocaba me desanimava... Fui além

3º procurar Ci`s osciladores semelhantes, montar uma placa osciladora, ou mesmo ligar em paralelo com o escilador de outro modulo =====> Encontrado TL494 e visto pelo datasheet ====> SEMELHANTE

4º Liguei na eletronica e COMPREi por apenas 1 real, Aproveitei e comprei 2, pois é meio dificinho soldar ele (qq erro neh.. husuashu)... Para tirar o KA 7500 tive q "tacar" o ferro num dos lados dele e ih meio q fazendo uma alavanca com a chave de fenda, com o maior cuidado para nao danificar mto as trilhas... Dps q consegui soltar um lado, foi só colocar o ferro de solda no outro lado e puxar com o alicate e chave de fenda ===> Resultado, KA destruido porem Nao tava mais lah^^

5º Soldei o TL494 e conferi solda por solda, com auxilio de uma Lupa e do multimetro msm!

6º Liguei e Funciono normal, pelo menos saiu da proteçao... Nao testei o modulo ainda! mais aparentemente ta normal!

Ufa, dps d td isso....

Amanha vo pro Hopi, entao nao vo consegui postar as fotos, mas ateh o fds coloco elas ai +/- par mostra como q eu tirei o Ka e coloquei o TL

Tenho um Smd aki ainda Diamond, se vc quizer t envio por sedex ou qq coisa,

...

se vc quizer passar aki em sorocaba eu soldo pra vc!

Bom, QQ duvida pode pergutna ai.. acho q fikei meio craque em HBM2100^^

msm pq o tecnico da autorizada disse q nunca tinah trocado e provavelmente era PT^^

tO A disposiçao de quem preciza..

e o mais rapido possivel mando as fotos..

Valew pessoal!

Postado em

po meu camarada vlw mesmo pelas explicacoes, depois se der me adiciona no msn pra gente conversar pra vc me mandar esse smd ai =) vai ser de muita serventia, se eu contar a voces q to a quase 1 ano com esse modulo parado por causa disso =/

vlww

Postado em

Bom, QQ duvida pode pergutna ai.. acho q fikei meio craque em HBM2100^^

msm pq o tecnico da autorizada disse q nunca tinah trocado e provavelmente era PT^^

esse técnico que tem na sua city é fraco ou ficou com preguiça, hein? :banghead: . no caso de trocar ci's smd, tem uma solda que tem baixo ponto de fusao, voce poe em cima da solda antiga e derrete, como ela demora mais pra endurecer dá tempo de tirar o ci. bom pra quem nao tem soprador termico ou estacao de smd. parabens pelo conserto, um desafio que voce conseguiu superar :legal:

Postado em

Pra quem for dessoldar SMD, tem outra solução: Enche os terminais de um lado com solda, fazendo aquela "bolha". Enquanto você mantém a solda quente, vai puxando o integrado com uma pinça. Depois é só fazer do outro lado, deixar a placa esfriar, e limpar.

Tem que tomar cuidado, pois tem montadora que aplica um adesivo entre a placa e o componente.

Soldar SMD com ferro de solda também dá, se houver espaço entre os terminais (tem SMD que é impossível). Basta estanhar cada trilha na placa, deixando uma pequena gotinha de solda (baixa, sem fazer meleca!). Mete uma gotinha bem pequena (pequena MESMO) de cola branca na placa, gruda o CI em cima, centralizando bem pra cada terminal ficar na posição exata, e aí vai apertando a ponta do ferro de solda em cada perna do CI, até que ela fique soldada à trilha. Tem que usar ferro com ponta fina, e nem pensem em usar ferro com mais de 30W pra isto.

Com capricho não tem erro.

Postado em
Pra quem for dessoldar SMD, tem outra solução: Enche os terminais de um lado com solda, fazendo aquela "bolha". Enquanto você mantém a solda quente, vai puxando o integrado com uma pinça. Depois é só fazer do outro lado, deixar a placa esfriar, e limpar.

se for smd com terminais dos 2 lados dá, mas se for com 4 lados nao dá tempo, esfria antes, usa a solda que é barata e um pedaço de 10cm rende varios ci's. em campinas (sp), onde costumo comprar, tem em varias lojas de eletronica, e já vi em home center tb. :legal:

Postado em

O Hbm tem cola em baixo do SMD sim...

Bem lembrado, nao pensei na dica do Kleber...

assim deve fika bem mais facil^^

mas vai t q usa alguma coisa como alavanca pra solta a cola de baixo do smd...

djchu

Ah, aki ta cheio de tecnico q tem uma preguiça do Cão! rsrsrrs

Diamond, Eu nao to entrando mto no msn ultimamente, pq nao da tempo msm!

mais pra qm quize

msn:

elsioj@hotmail.com

orkut:

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1018...551466420457103

falow pessoal...

Postado em

Po pessoal, danou-se...

O hbm saiu de proteçao, ai fui ligar ele ontem, e o danado nao tocou nada!

Ai desmontei ele denovo e reparei que ainda nao tinha tensao no secundario...

Fui olhar melhor,

existem dois transitores nanicos, de smd, junto com a saida do oscilador que tmb estao queimados...

Só existe escrito em cima deles 2A

e pelo esquema eletrico que o amigo tinha nos passado aqui no topico da pra detecta que sao transistores PNP e ta escrito 3906...

Alguem tem ideia doque posso usar para substituir eles?

valew pessoal

Postado em
Po pessoal, danou-se...

O hbm saiu de proteçao, ai fui ligar ele ontem, e o danado nao tocou nada!

Ai desmontei ele denovo e reparei que ainda nao tinha tensao no secundario...

Fui olhar melhor,

existem dois transitores nanicos, de smd, junto com a saida do oscilador que tmb estao queimados...

Só existe escrito em cima deles 2A

e pelo esquema eletrico que o amigo tinha nos passado aqui no topico da pra detecta que sao transistores PNP e ta escrito 3906...

Alguem tem ideia doque posso usar para substituir eles?

valew pessoal

http://www.reparaturtipps.tv/diverses/SMD-PHILIPS.pdf

tem os codigos dos trt. tipo, o 2a deve ser mmbt3906 ou pmbt3906 (pnp). pode usar bc856 como equivalente.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...