Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

igorfrota

Caixa Eros Sds 818 - Volume, Layout, Sintonia

Recommended Posts

Postado em

Pois é, isso eu também percebi.

Imaginei exatamente que ganharia para tocar forró principalmente.

Mas e as frequencias inferiores ???

Sera que não va fazer falta ?

O que me complica é esse noção do equilíbrio entre ganhar um pouco aqui e não perder muito ali. Me falta a noção do que exatemente eu vou ganhar e perder no ouvido.

Postado em

deixa ele começar la de baixo mesmo q ele sobe de acordo com a musica :vts

pessoal aproveitando o assunto, a grosso modo qual seria diferença entre dutos retangulares, triangulares e redondos na sonoridade e frequencias? :legal:

Postado em

Decidi colocar os Eros na minha caixa antiga apenas para testes.

A caixa tem 112L livres e com o desconto dos falantes e dutos deve descer para uns 100L.

A sintonia dela está em 45Hz.

Decidi utiliza-la para os testes até para ver como se comporta com essa litragem abaixo do especificado.

Em breve as fotos e vídeos !!!

A nova caixa farei com compensado de 20mm, bem parafusada, com reforço interno e bem vedada. Decidi não usar mdf devido principalmente a ficar numa caçamba e sujeita à humidade !!!

Os detalhes de configuração ainda vão depender das opiniões postadas nesse tópico

Paulo, no aguardo se suas análises !!!

Abraco

Postado em

Igor, se eu morasse em Fortaleza eu iria levar a minha caixa com os 312L, para você verificar qual o comportamento deles.

Se o objetivo é utilizar mais forró do que qualquer outro estilo de música, creio que a utilização de falantes de 12" (acima de 04 unidades), você teria um resultado melhor. Tente verificar isso. Se puder marcar com o SaciBahia para ouvir o som dele com 04 GTX num SD, seria bem interessante. Pelo menos teria algo de mais concreto.

Postado em
Decidi colocar os Eros na minha caixa antiga apenas para testes.

A caixa tem 112L livres e com o desconto dos falantes e dutos deve descer para uns 100L.

A sintonia dela está em 45Hz.

Decidi utiliza-la para os testes até para ver como se comporta com essa litragem abaixo do especificado.

Em breve as fotos e vídeos !!!

A nova caixa farei com compensado de 20mm, bem parafusada, com reforço interno e bem vedada. Decidi não usar mdf devido principalmente a ficar numa caçamba e sujeita à humidade !!!

Os detalhes de configuração ainda vão depender das opiniões postadas nesse tópico

Paulo, no aguardo se suas análises !!!

Abraco

Tu testa o falante pra vê como fica nesta caixa e com com essa sintonia qualquer, coisa é só ir diminuindo o comprimento do duto pra ir aumentando a sintonia.

Postado em

Tudo blz.

Não entende bem td o que vc falou mas vamos as perguntas que entendi:

Vc pode tentar abaixar a sintonia da caixa aumentando o comprimento do duto. Normalmente esculto forro onde o bumbo da bateria fica localizado entre 60 e 80HZ.

Posta ai as configuraçoes da caixa dos eros e dos snakes(litragem, quantidade de dutos, comprimento dos dutos etc).

Postado em

Paulo,

Nada a comentar sobre os gráficos e as questões que fiz acima ???

Da uma olhada nos meus 4 últimos posts e tenta dar uma dica, nem que seja no estilo Mestre Ioda !!!!

Brincadeira heim !!!

fcoelhogomes, o sistema terá inicialmente 2 E312LC, mas ainda estou estudando o estilo de caixa (selada, dutada, cornetada) e os volumes.

Isso vai ser motivo de outras questões nesse tópico mais em frente.

To pegando na net por conta do parcelamento !!!

Postado em

Boa tarde moçada !!

Ontem testei os novos Eros e818 sds na mesma caixa que estavam os slx.

O resultado foi grave, muito grave.

Com apenas 40% do volume o som já da muito mais som que os slx. Além de ser um grave de descer tudo, faz tudo tremer.

Infelizmnete nao tava com o resto do sistema para analisar o conjunto.

A carroceria do carro ta toda tremendo, causando um som chato.

Antes de fazer a nova caixa, vou subir a sintonia dessa caixa para testar. Quero ver se consigo um pouco mais de grave do bumbo. Aquela pancadinha seca no peito.

Segue foto dos falantes na caixa antiga.

0208071826uu9.jpg

Postado em

Um grafico comparando o resultado atual com o que pretendo atingir no final.

A linha cinza é a configuração da caixa atual com 100L livres e dutos de 16,5cm a sintonia ficou em 47,17 Hz.

A linha vermelha é como ficara ainda nesta caixa quando eu reduzir os dutos para 10,5cm. A sintonia subirá para 55,43hz. Percebe-se que daria um bom pico entyre 60-80Hz, porém acredito que vou perder abaixo dos 55hz. Vou testar e sentir as impressões.

A linha verde é a configuração da nova caixa com 120L livres e dutos 12,26cm. A sintonia ficaré em 48Hz e percebe-se que o som ganhará em sub-graves em relação à caixa anterior em toda a faixa. Acima de 63hz a caixa anterior com sintonia mais alta levará uma pequena vantagem.

A linha amarela corresponde a caixa de 120L com dutos de 9,11 e sintonia de 53hz. Nesa hipótese a caixa ainda renderia um bom subgrave, já superando a primeira versão a patir dos 45hz e alcançando um pico de 127,00db a 70 hz.

Bem, todas as caixas serão testadas e os resultados analisados.

A medida do possível as impressões estarão sendo postadas aqui.

Vídeos serão gravados e exibido aqui.

Conto com a ajuda de vcs

imagem3aj6.png

Postado em

Opa Igor ficou muito show as panelonas de 18", agora me diz uma coisa, vc pode me dizer o LE do Eros SDS 18" ?

No site nao tem, to aqui brincando no BassBox e não achei o LE do SDS.

Se vc puder me quebrar essa, lhe agradeço.

abs

Postado em

guim22, a litragem bruta da caixa atual é 112L, a nova caixa terá 132L.

Litragem bruta da parte interna da caixa.

Os dutos atualmente são 4 triangulares de 9cm de lado e 16,5 de profundidade.

Postado em
deixa ele começar la de baixo mesmo q ele sobe de acordo com a musica :vts

pessoal aproveitando o assunto, a grosso modo qual seria diferença entre dutos retangulares, triangulares e redondos na sonoridade e frequencias? :legal:

ajuda ai galera pasmafaute

Postado em

Segundo os levantamentos ue fiz, o formato do duto não muda o som.

Aqui o pessoal ta usando bastante os dutos triangulares, pois ajuda para quem tem pouco espaço.

Postado em

Aqui o pessoal ta usando bastante os dutos triangulares, pois ajuda para quem tem pouco espaço.

Opa Igor, o formato dos dutos mudam sim o som, dizem que os dutos REDONDOS desce mais do que os retangulares e triangulares. Embora tbm dizem que por descer mais não é bom pra trio e sim pra SPL e que os retangulares seriam melhores pra trio(deve ser por ficar mais pancadão) e sobre os triangulares nunca ouvi falar.

Estou pensando em tirar os dutos redontos da minha caixa que fica pra tras(pra dentro do carro) e colocar triangulares no espaço que sobrou, mas tou na duvida ja q uso os gtx q são MG ai se ficarem descendo uma diferença consideravel fica complicado.

abss

Postado em

Opa Igor, o formato dos dutos mudam sim o som, dizem que os dutos REDONDOS desce mais do que os retangulares e triangulares. Embora tbm dizem que por descer mais não é bom pra trio e sim pra SPL e que os retangulares seriam melhores pra trio(deve ser por ficar mais pancadão) e sobre os triangulares nunca ouvi falar.

Estou pensando em tirar os dutos redontos da minha caixa que fica pra tras(pra dentro do carro) e colocar triangulares no espaço que sobrou, mas tou na duvida ja q uso os gtx q são MG ai se ficarem descendo uma diferença consideravel fica complicado.

abss

Olá Tiago !

A primeira frase do quote é o correto até segunda ordem.

Saudações,

Paulo.

O que eu disse foi o que me passaram né, agora puxando a sardinha pro meu lado, se eu mudar os dutos para frente da caixa e triangulares, vai ter uma melhora significativa?

abs

Postado em

fernandogd, posso sim, passa aí os falantes e as características da caixa.

SaciBahia, segundo o Paulo Duto, para tocar p/ fora, os dutos na dianteira são um melhores. Se for p/ dentro, não vai fazer diferença. Pelo menos foi isso que eu entendi em um outro ost dele.

Postado em
São exatamente esses dos falates ErosSDS 18" Por isso dei uma aproveitada no topico!

Abraços

Simulei 3 sintonias p/ caixa de 160 L livres.

Em 45Hz, 2 dutos de 7,63 - Vermelha.

Em 48Hz, 2 dutos de 5,80 - Amarela.

Em 53hz, 2 dutos de 3,40 - Cinza.

A linha verde eu coloquei apenas como parametro.

ë de uma caixa com 120L sintonizada em 53Hz.

imagemmj1.png

Qq coisa tamo aí !!!!

Postado em

UP

Galera profissional das acixas, por favor deem uma olhadinha na pagina 2 e comentem.

Paulão, abandonou de vez o meu tópico ????

Tô numa dúvida arretada para a caixa de MG também.

Vou trabalhar com 2 Eros E312LC e tô avaliando dutadas seladas-cornetada.

O que acham ?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...