Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CplNet

Impedancia Nessa Associação...

Recommended Posts

Oi... preciso tirar uma duvida..

Vou ligar um mid nar kw65.01 + tweeter nar 5015 c/ capacitor em cada canal de uma blaunpunkt gta 280.

Ambos falantes sao 4ohms, porem irei ligar eles em paralelo, deixando a resistencia equivalente em 2ohms, porem tenho certas duvidas:

a impedancia nao vai ser sempre 2ohms pq o tweeter so vai tocar acima de 5khz... e o mid vai estar em full.

entao, o mid tem 50wrms e o tw 30wrms... e o amp tem 105wrms@2 e 75wrms@4ohms...

como vai ficar o ganho / impedancias / potencia ??

vou conseguir casar / regular bem a potencia do amp para os falantes?

tipo.. o tw vai receber metade da potencia do canal do amp (52,5wrms), pq se for isso, vai queimar.... ?? ou como que vai ficar a relacao das potencias/impedancias/frequencias?

alguem consegue me explicar como vai ficar a impedancia para o amplificador . e a potencia que cada falante vai receber?

to perdido!

valew

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A impedância final do teu sistema sera de 2 ohms.

Portanto teu ampli vai liberar 105W.

A probabilidade de seu tweeter queimar existe porem se maneirar no ganho do ampli não tem problema. A potencia vai ser distribuida de forma igual para ambos os falantes do sistema 52,5W para cada.

O que VC pode fazer é atenuar o tweeter em alguns DB.

Da uma olhadinha na tabela ai.

http://www.autosom.net/artigos/cartab.htm

Compartilhar este post

Link para o post

ae

entao tava falando com o tukamania-df aqui no msn..

ele me falou q vai ser em 4ohms+ o meu sistema

pq.. ate uns 5khz o mid vai ter 4ohms.. e apartir disso o tw tem 4ohms...

q eu entendi, o grafico de impedancia visto pelo amp vai ser tipo esse:

assoc_graf01.gif

e o ganho do amp, tenho q regular pra ele soltar uns 50wrms...

nao ta certo isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

tá ai um topico que promete muito, em conteudo.

uma certa ocasião, estava ligando 4 drivers e 2 ST, para um trio de um amigo, e fechando as ligações para 2 bridge de 4 ohms.

coloquei em cada ligação, 1 ST e 2 Drivers, todos de 8 ohms, e esperava que ficassem com o resultado de 2,66 ohms no multimetro, mas aconteceu que ficava sempre em 4 ohms. :unsure:

ai vem a pergunta, será que o ST nessa ligação, com no caso do coleta Cplnet, não fica anulado a impedancia?? por algum motivo, ja vi alguns comentarios que para ligaçoes em paralelos, não considerar a impedancia dos tweeters, será que isso é verdade??

tambem estou interessado nesse assunto ;)

Compartilhar este post

Link para o post

o tazaki me falou q vai ficar em 4ohms mesmo....

e me sugeriu fazer um l-pad para os tweeters... acredito que atenuacao em 3,5dB fica bom.

Compartilhar este post

Link para o post
e me sugeriu fazer um l-pad para os tweeters...

WHAT POR*A IS THIS??

ps: desculpa... to sendo sincero....

Compartilhar este post

Link para o post

excelente topico.... aproveitando a boa vontade dos expert

estou com 1 modulo 400x2rms - em 4 ohms

1x400= 4 cornetas em 2 ohms

1x400= 2 10pw3,

pensei no seguinte:

passar um par de cornetas junto com os 10pw3 q devem estar recebendo uns 400rms, só q para isso tenho q atenuar as cornetas, deixando que recebam no máximo 200 rms,

dB: 10*log(pin/pount)

dB: 10*log(400/200)

db: 10*log(0,3)

dB: 3 devo atenuar 3db, para reduzir de 400 para 200?

MINHA DUVIDA AKI:

deixo os capacitores de 22uf no borne de cada corneta, e posteriormente as ligo em paralelo, ficando 4 ohms, depois ligo o R1 Série de 1,17ohms e R2 Paralelo de 9,7 Ohms, e ligo nos Driver, depois que estejam com o capacitor e em paralelo,

é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

sim, atenuar 3dB !

agora quais capacitores usar nao sei, mas faz o calculo ali no site do autosom dai!

coloca o ohms do falante... atenuacao de 3.. e a potencia que vai sair do amp! :)

no meu caso, acredito q 1ohm e 9ohm eh o q vou usar.... pra abaixar de 60w > 30w... atenuacao 3dB, 4ohms!

E outra duvida... eu posso colocar o l-pad antes do capacitor de passa-alta ne?

assim: amp -> l-pad -> passa-alta > tw

pq o passa-alta é dentro do TW... pode fazer assim?

Compartilhar este post

Link para o post

eexato! 3db de atenuação = metade da potência!

Bom pessoal.. a impedancia de cada drive é respectiva na sua frequencia. Se o woofer toca de 40hz a 5khz (mesmo que com deficiencia), ele vai ter sua impedancia próxima da nominal nessa área! já o tweeter, se ele toca de 2khz até uns 20khz, idem! Então.. se simplesmente ligarmos um woofer como citado acima junto com o tw citado acima, a impedancia vai ser A DE CADA DRIVE na sua faixa de frequencia!

Mas se observar bem, entre 2khz e 5khz ambos estarão tocando. Então, nessa área corre o risco de somar (entenda-se "somar" como associar em paralelo) as impedâncias, resultando numa impedancia mais baixa que o de cada drive. É nesse momento que corre o risco de sobrecarga no amp, pico na resposta e provavelmente queima de componentes.

Vamos à pratica. Se o woofer tem 8ohms de 40hz a 5khz.. e o tweeter tem 8ohms de 2khz a 20khz (suas respectivas respostas), o amp vai enviar 8ohms de 40hz a 2khz... e de 5khz pra cima! Porém, entre 2khz e 5khz ambos estarão tocando... ou seja... entre 2khz e 5khz teremos 4ohms.

Como resolver isso? Crossover! Um circuito baseado em Indutor + capacitor, que SEPARA as frequencias, fazendo com que cada drive toque apenas a frequencia que vc "escolher". No mesmo exemplo, eu colocaria um crossover cortando o woofer (Low Pass) em 4khz +/-, e colocaria o tweeter com High Pass disso pra cima (4khz). Dessa forma, cada conjunto vai tocar apenas sua frequencia e o amp vai enxergar tudo uniforme como sendo apenas um falante.

Com um crossover passivo, é possível ligar woofer, drive e tweeter em apenas um canal de amp, fazendo com que ele enxergue como sendo apenas um! Isso mesmo, um woofer de 4ohms, 2 drives de 8ohms e 2 tweeters de 8ohms num bridge de 4ohms! O.O Milagre? Não... é o crossover fazendo o seu trabalho!

Quais cortes escolher? Bom.. aí depende de cada projeto (finalidade, gosto pessoal) e dos equipamentos utilizados. Se não me engano, acho que é o Kleber que corta seus mids em 50hz! Se eu fizer isso no meu, vai jogar o cone na casa da *** enfim.. rssr

E o L-pad? quando usar? Quando tiver a necessidade de atenuar a resposta de um drive. Ex.: O woofer tem 90db de sensibilidade.. e o tweeter tem 93db de sensibilidade. O ideal é atenuar o tw em 3db (pra ficar perfeito equilibrio)..mas nada impede que vc deixe o tw tocando um pouco mais alto (tem gente q gosta de som 'colorido').

Bom.. tá na hora do almoço.. mas qualquer coisa, eu apareço por aqui dnv pra ajudar no possível! Vlw galera

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal.. a impedancia de cada drive é respectiva na sua frequencia. Se o woofer toca de 40hz a 5khz (mesmo que com deficiencia), ele vai ter sua impedancia próxima da nominal nessa área! já o tweeter, se ele toca de 2khz até uns 20khz, idem! Então.. se simplesmente ligarmos um woofer como citado acima junto com o tw citado acima, a impedancia vai ser A DE CADA DRIVE na sua faixa de frequencia!

Mas se observar bem, entre 2khz e 5khz ambos estarão tocando. Então, nessa área corre o risco de somar (entenda-se "somar" como associar em paralelo) as impedâncias, resultando numa impedancia mais baixa que o de cada drive. É nesse momento que corre o risco de sobrecarga no amp, pico na resposta e provavelmente queima de componentes.

Vamos à pratica. Se o woofer tem 8ohms de 40hz a 5khz.. e o tweeter tem 8ohms de 2khz a 20khz (suas respectivas respostas), o amp vai enviar 8ohms de 40hz a 2khz... e de 5khz pra cima! Porém, entre 2khz e 5khz ambos estarão tocando... ou seja... entre 2khz e 5khz teremos 4ohms.

Como resolver isso? Crossover! Um circuito baseado em Indutor + capacitor, que SEPARA as frequencias, fazendo com que cada drive toque apenas a frequencia que vc "escolher". No mesmo exemplo, eu colocaria um crossover cortando o woofer (Low Pass) em 4khz +/-, e colocaria o tweeter com High Pass disso pra cima (4khz). Dessa forma, cada conjunto vai tocar apenas sua frequencia e o amp vai enxergar tudo uniforme como sendo apenas um falante.

Com um crossover passivo, é possível ligar woofer, drive e tweeter em apenas um canal de amp, fazendo com que ele enxergue como sendo apenas um! Isso mesmo, um woofer de 4ohms, 2 drives de 8ohms e 2 tweeters de 8ohms num bridge de 4ohms! O.O Milagre? Não... é o crossover fazendo o seu trabalho!

Quais cortes escolher? Bom.. aí depende de cada projeto (finalidade, gosto pessoal) e dos equipamentos utilizados. Se não me engano, acho que é o Kleber que corta seus mids em 50hz! Se eu fizer isso no meu, vai jogar o cone na casa da *** enfim.. rssr 

E o L-pad? quando usar? Quando tiver a necessidade de atenuar a resposta de um drive. Ex.: O woofer tem 90db de sensibilidade.. e o tweeter tem 93db de sensibilidade. O ideal é atenuar o tw em 3db (pra ficar perfeito equilibrio)..mas nada impede que vc deixe o tw tocando um pouco mais alto (tem gente q gosta de som 'colorido').

Bom.. tá na hora do almoço.. mas qualquer coisa, eu apareço por aqui dnv pra ajudar no possível! Vlw galera

Imagina o seguinte.

A resultante do sistema fica em 4 ohms ai tem cruzamento de frequencia onde esta pode baixar pela associação e o ampli libera "mais potencia".

Imagina Q beleza pra equalizar isso e não deixar buracos ou picos de frequência no sistema.

Crossover é indispensavel e quanto maior a ordem melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

ae, entao ... tipow,

o tweeter , segundo a nar comeca a responder em 4,5khz.

já o mid nao sei ate quanto ele sobe, eh um nar kevlar 6,5"... falam que ele sobe ate 5khz sim.

agora minha duvida... entre 4,5khz e 5khz provavemente vai estar juntando as impedancias.. pq os dois estarao tocando certo?

estou pensando em deixar o som ligado assim:

tw atenuado em 3dB.

e o mid normal....

vao estar em paralelo...

o mid tem 4ohms 50wrms, o tw tem 4ohms 30wrms..

e o amp solta 75w@4 ou 105w@2ohm

acredito que devo regular o ganho pra nao soltar toda a potencia , correto? regular pra soltar um pouco menos que os 75w.... né? ( meu sistema vai ter 1V no volume maximo.. acho q posso colocar o ganho em 1,3V +- dai... correto?

e o l-pad pro TW de 1ohm + 9ohm.... isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Então vc tem q optar por um dos dois... ou coloca o tw pra responder apartir de 5khz ou desce a resposta do mid pra 4.5khz....

Uma coisa é certa... vc vai ter q usar um cross passivo, com LP e HP em 4.5khz ou 5khz. O segredo dos sons bons é justamente isso, quando o cara consegue achar o ponto ideal de corte!

E se vc deixar os dois do jeito que estão, ligados direto no amp.. vai ter a soma deles em torno de 4.5khz~5khz e a impedancia vai cair pela metade, gerando uma leve sobrecarga no amplificador (como a frequencia é alta, é mais tranquilo pro ampli) e um pico na resposta de frequencia!

EDIT: e o ganho, coloca o player em 80% do volume.. e aumenta "no ouvido" mesmo.. é a melhor regulagem, com excessão do osciloscópio! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

bloom, eu entendi... entao na faixa que os dois tocarem, a impedancia vai diminuir... mas viu, se eu usar um l-pad no tweeter, vai dar pra tocar bem nao vai ?

se eu regular o amp pra liberar 60w@4... em 2ohms ele vai liberar uns 80w...

se o tw tiver 3dB de atenuacao, metade da potencia vai ser enviada pro TW apenas... acho que da pra usar o sistema assim nao da? se bem regulado... e com lpad, fica legal, nao ?

e pq sobrecarga no amplificador?

meu amplificador toca em 2ohms sim...

dai no fim do ano eu compro um cross. ;) valew

Compartilhar este post

Link para o post

Crossover separa.. L-Pad reduz a potencia (isso à grosso modo). Então, cross passivo + lpad = som bem equilibrado! :legal:

ah, eu falei quanto à sobrecarga pq imaginei q o minimo fosse 4ohms.. mas é 2ohms.. então tá tranquilo! (pode dispensar o cross, mas não deve!) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...